Electromaps - utilidade e atualização

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
plpepapf
Mensagens: 230
Registado: 31 out 2017, 16:38
Data de fabrico: 01 out 2016
Capacidade bateria: 12 barras

Electromaps - utilidade e atualização

Mensagem por plpepapf » 26 fev 2018, 19:41

Olá a todos!

Pesquisei mas não encontrei esta vertente nos vários tópicos que mencionam o electromaps, pelo que decidi lançar o assunto:

A meu ver, o electromaps tem duas grandes utilidades (se encontrarem outras por favor adicionem):
1. Permite saber onde existem os postos (por tipologia, etc, o que é extremamente útil)
2. Permite perceber se os postos estão em ordem ou com algum problema, para que não se "arrisque" a ficar sem carga indo para um sitio onde se contava com um posto e afinal este não funciona.

Ora esta segunda funcionalidade é que me parece que se está a perder (ou é falta de prática da minha parte?) visto que já me aconteceu, um dia com tempo, decidir testar um posto marcado como não funcional e afinal este funcionava perfeitamente.
É que acabei de consultar o mapa de pontos de carga á procura de PCR's em Lx e os dois perto da 2ª circular aparecem como avariados, no entanto ao ver no site da mobie estão listados como ok. Ou é problema da mobie?

E se algum ou alguns utilizadores colocarem o posto como não funcional para que menos pessoas o procurem, de forma a que esteja mais vezes disponível? Existe algum mecanismo no electromaps previsto para evitar isto, à parte existirem outros utilizadores "escuteiros" que lá vão verificar e corrijam a situação? Alguma atualização automática a partir da mobie? Ou essa é que não é mesmo de fiar?

Obrigado pelos V/ comentários.
Pedro.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Electromaps - utilidade e atualização

Mensagem por Apr » 26 fev 2018, 22:35

Não há forma de evitar a má fé de quem quiser manipular os dados para seu beneficio próprio, mas também não acredito que isso seja um problema muito grave se todos participarem a atualizar os postos.

Há situações bem piores, como o posto do hospital dos covoes que so carrega 5 minutos, isto desde a 1a vez que lá fui em 2015. Alguém que lá vá fazer algum reconhecimento vai dizer que está OK e não está. E no site da mobi-e está OK.. e não está!

Pelo menos outros 2 mandam abaixo os postos todo se houver varios carros a carregar ao mesmo tempo, e estão dados como OK, e estão! se mais ninguém tentar carregar! Depois passa a EDP, liga o posto e fica disponivel novamente... por pouco tempo!

Ou seja, estamos num estado tao avançado de degradação com avarias tão bizarras que fazer depender uma viagem dos postos publicos neste momento não me parece ser uma abordagem muito segura.

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Electromaps - utilidade e atualização

Mensagem por rnlcarlov » 27 fev 2018, 12:51

plpepapf Escreveu:É que acabei de consultar o mapa de pontos de carga á procura de PCR's em Lx e os dois perto da 2ª circular aparecem como avariados, no entanto ao ver no site da mobie estão listados como ok. Ou é problema da mobie?

E se algum ou alguns utilizadores colocarem o posto como não funcional para que menos pessoas o procurem, de forma a que esteja mais vezes disponível? Existe algum mecanismo no electromaps previsto para evitar isto, à parte existirem outros utilizadores "escuteiros" que lá vão verificar e corrijam a situação? Alguma atualização automática a partir da mobie? Ou essa é que não é mesmo de fiar?

Obrigado pelos V/ comentários.
Pedro.
Eu costumo ser um dos "escuteiros" que vai vendo como estão os postos, em particular se os marcados como não funcionais estão de facto assim. Na minha experiência não creio que haja utilizadores a marcá-los inoperacionais por malícia. Penso que existem maioritariamente dois tipos casos: 1) O posto esteve mesmo com problemas mas entretanto foram resolvidos e o electromaps não foi atualizado; 2) Ecrãs pouco legíveis e pessoas sem experiência a tentar usar -> Marcam como não funcionais quando na realidade funcionam. 2a) Utilizadores de renault ZOE em que o carro não gosta da terra de algum posto e não carrega.

P.S - Quais são os postos perto da 2ª circular que refere?

lifo
Mensagens: 134
Registado: 27 jul 2016, 15:24
Data de fabrico: 01 nov 2014
Capacidade bateria: 12 barras

Re: Electromaps - utilidade e atualização

Mensagem por lifo » 27 fev 2018, 12:58

costumo consultar o electromaps com alguma regularidade e acho que nunca me falhou em relacao a essa informação.
a maior queixa que tenho da aplicação é de vez em quando obrigar-me a fazer novamente o login, calha sempre numa altura má.

plpepapf
Mensagens: 230
Registado: 31 out 2017, 16:38
Data de fabrico: 01 out 2016
Capacidade bateria: 12 barras

Re: Electromaps - utilidade e atualização

Mensagem por plpepapf » 27 fev 2018, 13:59

Obrigado pelas contribuições!
rnlcarlov Escreveu:P.S - Quais são os postos perto da 2ª circular que refere?
O PCR do Campo Grande e o da bomba da Repsol O/E
rnlcarlov Escreveu:Eu costumo ser um dos "escuteiros" que vai vendo como estão os postos
Da minha parte, Obrigado, é uma contribuição importante!
lifo Escreveu:a maior queixa que tenho da aplicação é de vez em quando obrigar-me a fazer novamente o login, calha sempre numa altura má.
Nunca me aconteceu, mantém sempre o login até agora...
Apr Escreveu: Ou seja, estamos num estado tao avançado de degradação com avarias tão bizarras que fazer depender uma viagem dos postos publicos neste momento não me parece ser uma abordagem muito segura.
Pois, o problema passa muito por aí, se não estivesse tão mau, apanhando um avariado, facilmente se encontrava outro que funcionasse e não era um verdadeiro problema...

E a informação da mobie, será fidedigna ou eles apenas têm informação parcial, como se o posto está ligado ou não, por exemplo?
Já vi um outro tópico acerca da afirmação que apenas 20% dos postos estão inactivos ou inoperacionais, poderá ser por aí? Terem apenas uma parte da informação e não se de facto se consegue carregar os carros?

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Electromaps - utilidade e atualização

Mensagem por rnlcarlov » 27 fev 2018, 14:05

plpepapf Escreveu:
O PCR do Campo Grande e o da bomba da Repsol O/E
Nos PCRS, pode acreditar que a informação do electromaps é mais correta. São tão utilizados que raramente ficam muito tempo sem atualização de estado. Infelizmente esses PCRs estão mesmo com problemas. Não desligados, mas com botões partidos e outras coisas. No caso da Repsol O/E, sempre esteve um bocado no ON/OFF. Às vezes funciona, às vezes dá problema. Hoje parece que está a carregar, segundo os condutores uber.

plpepapf
Mensagens: 230
Registado: 31 out 2017, 16:38
Data de fabrico: 01 out 2016
Capacidade bateria: 12 barras

Re: Electromaps - utilidade e atualização

Mensagem por plpepapf » 27 fev 2018, 14:08

rnlcarlov Escreveu: Hoje parece que está a carregar, segundo os condutores uber.
Como é que consegue essa informação? Se puder partilhar, claro :)
No electromaps o ultimo comentário que consigo ver é de ontem...

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Electromaps - utilidade e atualização

Mensagem por rimsilva » 27 fev 2018, 14:36

No caso dos PCR's a informação online no site da mobi.e é bastante fiável, tudo o resto já tem margem de erro...

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Electromaps - utilidade e atualização

Mensagem por rnlcarlov » 27 fev 2018, 14:42

plpepapf Escreveu: Como é que consegue essa informação? Se puder partilhar, claro :)
No electromaps o ultimo comentário que consigo ver é de ontem...
É um grupo de Whatsapp onde alguns condutores uber da zona de lisboa vão trocando informações sobre os tempos de espera em cada PCR. O da Repsol, como bom Magnum Cap que é, tanto dá como deixa de dar. Ás vezes até é preciso tentar mais do que uma vez.

RS232CSerialUser
Mensagens: 724
Registado: 25 dez 2015, 13:48
Data de fabrico: 17 dez 2015

Re: Electromaps - utilidade e atualização

Mensagem por RS232CSerialUser » 01 mar 2018, 09:06

rnlcarlov Escreveu:
plpepapf Escreveu: O PCR do Campo Grande e o da bomba da Repsol O/E
Nos PCRS, pode acreditar que a informação do electromaps é mais correta. São tão utilizados que raramente ficam muito tempo sem atualização de estado. Infelizmente esses PCRs estão mesmo com problemas. Não desligados, mas com botões partidos e outras coisas. No caso da Repsol O/E, sempre esteve um bocado no ON/OFF. Às vezes funciona, às vezes dá problema. Hoje parece que está a carregar, segundo os condutores uber.
O PCR da 2ª circular mm quando funciona não é de fiar: já lá tentei carregar (3 ou 4 no total) e a mais das vezes a carga, em vez de subir o ritmo de carga, começa a descer, e desce até ao ponto de ser inútil pq muito lento mesmo. De uma das poucas vezes que funcionou tive que tentar ligar 3 vezes de seguida porque estava a dar erros de comunicação, ou começava e em pouco tempo parava a carga. É uma pura perda de tempo e nunca mais lá fui. A forma de funcionamento é tão irregular que para uns funciona, para outros não funciona. Colocar isso no electromaps é tb por isso complicado, já tive situações de colocar os meus comentários no electromaps e quem vem a seguir descasca no comentário anterior porque a experiência de uso é diferente.

Responder

Voltar para “Carregamento”