Electromaps - utilidade e atualização
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2479
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: Electromaps - utilidade e atualização
Da ultima vez que entrei no electromaps anda era patrocinado pela VW
Esta realmente muito diferente, tem opções de pagamento e reserva de postos... será uma plataforma para gerir uma rede alternativa?
Esta realmente muito diferente, tem opções de pagamento e reserva de postos... será uma plataforma para gerir uma rede alternativa?
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3473
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Electromaps - utilidade e atualização
Há mais de 6 meses que não carrego fora de casa e portanto não atualizei nenhum posto no eletromaps.
Fiquei a saber dessas novas restrições por aqui.
Eu passo para o Open Charge Maps, o difícil é levar o resto das pessoas para outra plataforma.
O eletromaps durante algum tempo foi a única plataforma a ser utilizada em Portugal com alguma dimensão e acho que tem a maioria dos utilizadores. Agora com várias plataformas vai ser muito difícil alguma ganhar massa crítica para que as informações estejam minimamente atualizadas.
Um agregador de dados de todas as plataformas é que era impecável.
Fiquei a saber dessas novas restrições por aqui.
Eu passo para o Open Charge Maps, o difícil é levar o resto das pessoas para outra plataforma.
O eletromaps durante algum tempo foi a única plataforma a ser utilizada em Portugal com alguma dimensão e acho que tem a maioria dos utilizadores. Agora com várias plataformas vai ser muito difícil alguma ganhar massa crítica para que as informações estejam minimamente atualizadas.
Um agregador de dados de todas as plataformas é que era impecável.
- migle
- Mensagens: 2977
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
- Localização: Alcochete
Re: Electromaps - utilidade e atualização
Eu acho que é, tanto mais que há postos que são activáveis pelo electromaps (app e cartão RFID). E a verdade, é que em Espanha eles bem precisam, porque as que existem são de bradar aos céus. Eu ainda estou à espera há semanas da resposta do Ayuntamiento de Barcelona acerca da possibilidade de obter um cartão.Apr Escreveu:Esta realmente muito diferente, tem opções de pagamento e reserva de postos... será uma plataforma para gerir uma rede alternativa?
Também é verdade que uma plataforma dessas também é útil para nós, para podermos pagar a electricidade de restaurantes, etc, postos privados.
Mas um sistema informativo, um OpenStreetMap dos postos (onde todos os outros vão buscar a informação à pala) também faz falta.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6359
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Electromaps - utilidade e atualização
Já o disse no FB: para mim o electromaps está muito pior.
Antes era um sistema simples de usar e muito adaptado à nossa (triste) realidade. Depois veio a moda do check in e modificaram aquilo tudo, para pior.
Tem várias coisas piores, mas o maior problema é sem dúvida obrigar estar junto ao posto para fazer check in. Sem nexo... A consequência inevitável é menor actualização do estado dos postos.
Enfim, continuo a usar para planear as viagens, mas no terreno é o mapa da MobiE e o mobiechecker do grande Renato.
Antes era um sistema simples de usar e muito adaptado à nossa (triste) realidade. Depois veio a moda do check in e modificaram aquilo tudo, para pior.
Tem várias coisas piores, mas o maior problema é sem dúvida obrigar estar junto ao posto para fazer check in. Sem nexo... A consequência inevitável é menor actualização do estado dos postos.
Enfim, continuo a usar para planear as viagens, mas no terreno é o mapa da MobiE e o mobiechecker do grande Renato.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
- rnlcarlov
- Mensagens: 2320
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
- Localização: Lisboa
Re: Electromaps - utilidade e atualização
Concordo, por isso é que só tenho instalada a versão 3.1.8. Asssim continuo a poder atualizar info dos postos à vontade. Quando tive de instalar noutro telemóvel tirei apenas a apk com essa versão.BrunoAlves Escreveu:Já o disse no FB: para mim o electromaps está muito pior.
Antes era um sistema simples de usar e muito adaptado à nossa (triste) realidade. Depois veio a moda do check in e modificaram aquilo tudo, para pior.
Tem várias coisas piores, mas o maior problema é sem dúvida obrigar estar junto ao posto para fazer check in. Sem nexo... A consequência inevitável é menor actualização do estado dos postos.
Re: Electromaps - utilidade e atualização
Boa ideia.rnlcarlov Escreveu:Concordo, por isso é que só tenho instalada a versão 3.1.8. Asssim continuo a poder atualizar info dos postos à vontade. Quando tive de instalar noutro telemóvel tirei apenas a apk com essa versão.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6359
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Electromaps - utilidade e atualização
Boa. Nunca me tinha ocorrido
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
- rimsilva
- Proprietário i3
- Mensagens: 2414
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: Electromaps - utilidade e atualização
Eu pessoalmente não estou totalmente de acordo com alguns dos aspectos referidos.
Na versão antiga o que é que faziam quando uma tomada funcionava e outra não? No campo de comentário escolhiam a opção "some sockets do not work" e explicavam o problema, na versão actual fazemos check-in na tomada que está a funcionar e no final o Electromaps regista essa tomada como funcional (porque a gestão é tomada a tomada) e podemos desde logo indicar no comentário o status de todas as tomadas (como sempre fizemos), se quisermos ser mais rigorosos podemos fazer check-in na outra tomada, escolher a opção que não foi possível carregar, seleccionar a opção "some sockets do not work" e reportar a avaria...
Na versão actual os comentários continuam a ser possíveis de realizar, são não dá para escolher o estado do posto.
Como principio faz sentido que os postos sejam actualizados quando o utilizador está lá comprovando o estado do mesmo, mas para isso a função que liga ao GPS do telemóvel deve funcionar como deve ser, coisa que não estava a acontecer. Eu fui um dos utilizadores que reportei o problema e parece-me que já foi resolvido porque já usei umas 2 ou 3 vezes sem problemas.
As pessoas têm tendência a comparar o sistema de check-in do Electromaps com o do Plugshare, mas a meu ver é misturar alhos com bugalhos, porque o Plugshare é muito mais básico, sem qualquer gestão dos postos tomada a tomada, que hoje pode não parecer nada relevante, mas mais tarde quando se começar a pensar em integrar estas aplicações com os pagamentos, será a única forma de a aplicação poder funcionar.
Na versão antiga o que é que faziam quando uma tomada funcionava e outra não? No campo de comentário escolhiam a opção "some sockets do not work" e explicavam o problema, na versão actual fazemos check-in na tomada que está a funcionar e no final o Electromaps regista essa tomada como funcional (porque a gestão é tomada a tomada) e podemos desde logo indicar no comentário o status de todas as tomadas (como sempre fizemos), se quisermos ser mais rigorosos podemos fazer check-in na outra tomada, escolher a opção que não foi possível carregar, seleccionar a opção "some sockets do not work" e reportar a avaria...
Na versão actual os comentários continuam a ser possíveis de realizar, são não dá para escolher o estado do posto.
Como principio faz sentido que os postos sejam actualizados quando o utilizador está lá comprovando o estado do mesmo, mas para isso a função que liga ao GPS do telemóvel deve funcionar como deve ser, coisa que não estava a acontecer. Eu fui um dos utilizadores que reportei o problema e parece-me que já foi resolvido porque já usei umas 2 ou 3 vezes sem problemas.
As pessoas têm tendência a comparar o sistema de check-in do Electromaps com o do Plugshare, mas a meu ver é misturar alhos com bugalhos, porque o Plugshare é muito mais básico, sem qualquer gestão dos postos tomada a tomada, que hoje pode não parecer nada relevante, mas mais tarde quando se começar a pensar em integrar estas aplicações com os pagamentos, será a única forma de a aplicação poder funcionar.
- rnlcarlov
- Mensagens: 2320
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
- Localização: Lisboa
Re: Electromaps - utilidade e atualização
Só por uma pessoa estar no local do posto não implica necessariamente que tenha ligação à internet.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6359
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Electromaps - utilidade e atualização
Ou quando não apanhas GPS, ou quando o telemóvel demora minutos a apanhar o GPS, ou porque pura e simplesmente te esqueceste e podias fazê-lo 5min depois...
Uma solução de compromisso seria deixar de obrigar a estar junto do posto. Até agora isso não era necessário e as actualizações e comentários funcionavam bem e sem abusos que se conheçam, não percebo porque é que agora implementam isso e com um raio minúsculo...
Uma solução de compromisso seria deixar de obrigar a estar junto do posto. Até agora isso não era necessário e as actualizações e comentários funcionavam bem e sem abusos que se conheçam, não percebo porque é que agora implementam isso e com um raio minúsculo...
Parte do meu desagrado com esta actualização é exactamente por não reconhecer nenhuma valia a este sistema, quer numa quer noutra aplicação. "Estragaram" uma aplicação que funcionava perfeitamente bem para implementar uma funcionalidade que, do meu ponto de vista, tem pouca ou nenhuma mais valia. Nunca fiz nenhum check in num posto que tivesse outro check in feito há menos de um mês.As pessoas têm tendência a comparar o sistema de check-in do Electromaps com o do Plugshare,
Esta funcionalidade de facto é uma melhoria. Não compensa o resto, mas aceito que no futuro quando houverem mais tomadas a funcionar do que não seja importante que as pessoas tenham criado o hábito de registar tomada a tomada.Na versão antiga o que é que faziam quando uma tomada funcionava e outra não? No campo de comentário escolhiam a opção "some sockets do not work" e explicavam o problema, na versão actual fazemos check-in na tomada que está a funcionar e no final o Electromaps regista essa tomada como funcional (porque a gestão é tomada a tomada) e podemos desde logo indicar no comentário o status de todas as tomadas (como sempre fizemos), se quisermos ser mais rigorosos podemos fazer check-in na outra tomada, escolher a opção que não foi possível carregar, seleccionar a opção "some sockets do not work" e reportar a avaria...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!