Será preciso inventar a roda?

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pemifer
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Re: Será preciso inventar a roda?

Mensagem por pemifer » 20 mar 2018, 16:22

Gameiro101 Escreveu: É funcional e pratico até certo ponto, o sistema com multibanco e muito mais pratico, pois serve também para turistas, venham eles com carro próprio ou de aluguer, pode perder algumas funcionalidades, mas nem toda a gente tem a necessidade/vontade de andar a fazer contas a médias, consumos, etc.

A ideia da Mobi-e e para evitar que as pessoas andem com carradas de cartões um de cada operador, quando basta o multibanco que praticamente toda a população tem.
No verão, quando fui ao Algarve, vi no Plugshare que um turista inglês estava enrascado, combinei com ele no PCR de Loulé e lá pus o senhor a carregar...

A minha ideia seria para evitar andar com mais um cartão da Mobi.e ;)

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Nonnus
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Re: Será preciso inventar a roda?

Mensagem por Nonnus » 20 mar 2018, 18:15

Gameiro101 Escreveu:
É funcional e pratico até certo ponto, o sistema com multibanco e muito mais pratico, pois serve também para turistas, venham eles com carro próprio ou de aluguer, pode perder algumas funcionalidades, mas nem toda a gente tem a necessidade/vontade de andar a fazer contas a médias, consumos, etc.

A ideia da Mobi-e e para evitar que as pessoas andem com carradas de cartões um de cada operador, quando basta o multibanco que praticamente toda a população tem.
O meu cartão mobi-e faz parte do meu Leaf, não anda comigo é um acessório do carro ;)

Em relação aos turistas até podes ter razão daqui alguns anos, quando todos os problemas da mobilidade eléctrica estiverem colmatados, e sim, temos de pensar a longo prazo, mas neste preciso momento acho que esse problema ainda não se põe, o que não quer dizer que não se ponha num futuro muito próximo. Seria um turista muito louco vir para um pais que não conhece num carro eléctrico. Com a autonomia que os eléctricos tem actualmente é arriscado vir para Portugal fazer turismo, mais de metade das férias iriam ser passadas a procura de postos de carregamento operacionais :cry: . A não ser que venham todos em Teslas, mas para esses já existem os Superchargers que dentro em breve já podem percorrer o pais todo sem preocupações.

Em relação aos carros aluguer, cada carro eléctrico tem um cartão mobi-e.

Quando se passa numa portagem o que é que mais prático, usar a Via Verde ou um cartão multibanco?

Cartão multibanco > põe o cartão -> marcar código -> começar a carregar -> fim de carregamento -> põe cartão -> põe NIF -> imprimir factura (isto a imagem do que se passa nas bombas de combustível).
mobi-e > passa cartão -> começar a carregar -> passa cartão -> fim de carregamento.
Quando digo que a roda já foi inventada, já foi MESMO!
Os postos de carregamento já estão equipados com leitores de cartões!
Dos que usei nunca reparei, verdade seja dita usei poucos, quando carrego fora de casa uso PCR´s
Aliás até já li histórias de pessoal que conseguiu começar cargas com cartões de crédito.
Não sabia, é a primeira vez que "ouço" tal coisa
Como é que é funcional e simples se é preciso aderir a mais um cartão?
Na via verde também não aderes a mais dispositivo, e esse não te causa transtorno.
Como é que é funcional se eles à mais de 2 anos que não o conseguem por a funcionar?
Como já foi dito, o problema não esta na forma de pagamento, esta em chegarem a um consenso de como nos cobrarem para encherem os bolsos sem estragarem o projecto mobilidade eléctrica, porque se cobrarem preços altos, lá se vai uma das mais valias da mobilidade eléctrica (economia em comparação aos combustíveis).
Como é que é simples se a tarifa de carregamento vai incluir uma série de sub tarifas?
Mais uma vez o problema esta ai, eles não se entenderem em como nos esmifrarem. Não no sistema de pagamento.
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FullElectric
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Re: Será preciso inventar a roda?

Mensagem por FullElectric » 20 mar 2018, 23:44

Essa ideia de um cartão aceite em toda a rede é uma uma mais valia mas no sistema que está a ser montado tem também vários contras.
Em primeiro lugar, como já disse, adiciona uma parcela à fatura. Em segundo lugar coloca uma entidade gestora privada, DDT, a controlar o negócio da rede e gerir a faturação de cada um dos operadores.
Além disso, quando começar a fase de pagamento, o que vamos ter na pratica é uma meia dúzia de cartões para a usar (1 por operador ou pelo menos para os mais importantes). Cada operador vai tentar cativar clientes para os seus carregadores e clientes para os seu cartão, criarão discriminação positiva para os seus clientes/rede. Na pratica... blá blá blá

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BrunoAlves
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Re: Será preciso inventar a roda?

Mensagem por BrunoAlves » 20 mar 2018, 23:57

FullElectric Escreveu:Na pratica... blá blá blá
Exactamente o meu ponto de vista. Zero aumento de valor/funcionalidade, mais uma entidade a receber, mais um grão de areia na engrenagem.
Repito o que já disse várias vezes: até prova em contrário, não sabem ou não conseguem fazer funcionar a utopia que desenharam.

Em relação ao cartão único, não me lembro de ter de ter um cartão para a Galp ou BP, que funcione em qualquer operador ao mesmo preço. Mas em qualquer uma delas eu e qualquer pessoa de qualquer parte do mundo pode abastecer com cartão de débito ou crédito.
É uma utopia que vai continuar a criar nada mais que atrasos e custos acrescidos à operação dos operadores.
Certo que o pagar não é garantia de qualidade da rede (veja-se França no exemplo recente) mas, se o dinheiro da gestão que havemos de vir a pagar à MobiE por carregamento fosse entregue aos operadores ou não pago pelos clientes, talvez não ficasse tão pouco interessante para os primeiros ou tão oneroso para os segundos...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Erbium
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Re: Será preciso inventar a roda?

Mensagem por Erbium » 21 mar 2018, 10:02

Nonnus Escreveu:Cartão multibanco > põe o cartão -> marcar código -> começar a carregar -> fim de carregamento -> põe cartão -> põe NIF -> imprimir factura (isto a imagem do que se passa nas bombas de combustível).
mobi-e > passa cartão -> começar a carregar -> passa cartão -> fim de carregamento.
Se for como nas portagens, pagamentos de "baixo valor" não necessita de por o código...

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rimsilva
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Re: Será preciso inventar a roda?

Mensagem por rimsilva » 21 mar 2018, 16:22

Nonnus Escreveu: Não sabia, é a primeira vez que "ouço" tal coisa
Sim, já me aconteceu no passado, por distracção usei um cartão de MB e foi possivel iniciar a carga (Em Aveiras salvo erro), mas hoje em dia julgo que nenhum PCR permite essa situação.
FullElectric Escreveu: Além disso, quando começar a fase de pagamento, o que vamos ter na pratica é uma meia dúzia de cartões para a usar (1 por operador ou pelo menos para os mais importantes). Cada operador vai tentar cativar clientes para os seus carregadores e clientes para os seu cartão, criarão discriminação positiva para os seus clientes/rede. Na pratica... blá blá blá


Não foi isso que foi comunicado, teremos de ter um contrato com um dos CEME e podemos usar sempre o mesmo cartão para todas a rede.

Como referi anteriormente, estou convencido que não é a este nivel que está o problema para o arranque da fase de pagamento, o problema está no valor a cobrar (os operadores querem um valor mais elevado ou pelo menos uma fatia maior no valor a pagar) enquanto que o regulador quer um valor máximo mais baixo.
No final ainda vamos ter um valor subsidiado... veremos.

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Re: Será preciso inventar a roda?

Mensagem por Gameiro101 » 21 mar 2018, 20:31

Nonnus Escreveu:
O meu cartão mobi-e faz parte do meu Leaf, não anda comigo é um acessório do carro ;)

(...)
Quando se passa numa portagem o que é que mais prático, usar a Via Verde ou um cartão multibanco?

Cartão multibanco > põe o cartão -> marcar código -> começar a carregar -> fim de carregamento -> põe cartão -> põe NIF -> imprimir factura (isto a imagem do que se passa nas bombas de combustível).
mobi-e > passa cartão -> começar a carregar -> passa cartão -> fim de carregamento.
Em relação a primeira parte aqui é igual cartão junto aos documentos do carro, tanto o da Mobi-e como da Prio.

As portagens e diferente porque te obriga a parar, mas percebi a analogia.

Agora pensa, muita gente apenas vai utilizar os PCR em férias ou deslocações ocasionais, a grande poupança está em carregar em casa em bi-horario se possivel, e completamente desnecessário fazer um contrato com um CEME, para utilizar meia duzia de vezes por ano, quando precisas perdes mais um minuto e tas safo, quem utiliza com regularidade ai sim fará sentido.

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