Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por Nonnus » 28 jun 2018, 15:33

Eu também já pensei em levar a assembleia municipal o assunto, visto que em Outubro confrontei a vereadora com o assunto e até hoje ainda ninguém me disse nada. Talvez se fossem questionados na presença de mais gente, inclusive da oposição, ganhassem vergonha e dessem andamento a coisa.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por migle » 28 jun 2018, 19:23

Bem, parabéns! Se todos fizéssemos assim, pelos menos alguns postos seriam criados...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por Nonnus » 03 jul 2018, 17:11

Ontem em conversa com a minha mulher ela referiu que tem visto mais carros eléctricos na estrada. Por exemplo ontem viu um Leaf, um Leaf 2, um ZOE e um Tesla. Ao que eu respondi pois se as vendas estão aumentar é normal que cada vez mais se avistem carros eléctricos.

Isto só vem reforçar a minha teoria que se nada for feito em breve, vamos ficar com graves problemas.

Também pode ser só o pessoal aproveitar as férias para passear no VE. :naughty:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por migle » 03 jul 2018, 17:15

Eu neste momento estou deprimido. A achar que exagerámos nos pedidos pelo pagamento dos PCRs. Agora, pimba! Vai-nos cair aí um preço exemplar que vai garantir que os PCRs estão todos tão desocupados quanto os espanhóis.

PS: depressão depois de ter feito a conta que o meu carro, em AE a 110km/h, em Espanha, gasta 9€/100km.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por hmendes » 03 jul 2018, 17:29

migle Escreveu:
03 jul 2018, 17:15
Eu neste momento estou deprimido. A achar que exagerámos nos pedidos pelo pagamento dos PCRs. Agora, pimba! Vai-nos cair aí um preço exemplar que vai garantir que os PCRs estão todos tão desocupados quanto os espanhóis.

PS: depressão depois de ter feito a conta que o meu carro, em AE a 110km/h, em Espanha, gasta 9€/100km.
Já tenho pensado nesta questão... a confirmar-se essa previsão de valores, compensa mais (economicamente falando) andar de fumarento.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por pemifer » 03 jul 2018, 17:31

A mobilidade elétrica não está comprometida.
O que está comprometido é a teoria de ir a todo o lado de VE.
Se antes se pensava em comprar um VE para ir a todo o lado e carregar onde estivesse parado, agora já há a noção que o único posto de carregamento com que se pode contar é o próprio e o VE é otimo para andar dentro do limite dos quilómetros da sua própria autonomia.
Qualquer viagem fora da autonomia do VE é uma aventura.
O mais provável é que corra bem em termos de conseguir chegar, agora conseguir planear uma hora de chegada... é mais fácil acertar no Euromilhões!

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por Nonnus » 03 jul 2018, 17:36

Aquilo que vocês estão abordar agora, também encaixa no titulo deste tópico, mas por outro motivo.

A mobilidade eléctrica fica comprometida, mas é pelos preços praticados. "Ninguém" vai comprar VE´s se o preço dos carregamentos fora de casa ficar mais caro que o gasóleo.

Não vamos sofrer por antecipação ( :lol: ), vamos ver o que o futuro nos reserva.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por BrunoAlves » 03 jul 2018, 17:39

A questão dos valores, teremos de esperar para ver, não vale a pena conjecturar. E como os pagamentos vão entrar até ao primeiro semestre de 2018, vamos saber em breve. Eu disse primeiro semestre? Ah espera... :think:

:lol:

Não estou a fazer contas ao kWh porque espero honestamente que o pagamento seja por tempo :pray: E nessa hipótese, o preço que pagaste em França (1€/5min) parece-me muito justo.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por migle » 03 jul 2018, 17:41

Pois, mas não é nesse ponto que queremos ficar. Voltar à cena do VE é para a cidade e arredores quanto muito. Isto é para andar para frente, não para trás. Ir a todo o lado de VE não é uma teoria, é o que fazemos, não é para voltar atrás.

Se há demasiado movimento nos PCRs, a verdadeira solução não é aumentar o preço até que deixem de ser usados, a solução é fazer mais PCRs.

Quase que ando com vontade de fazer uma série de fotos de sítios bons para PCRs. De cada vez que vejo um PT penso nisso. E são tantos!

PS: Claro que continuamos a usar PCR mesmo a peso de ouro. Pelo menos aqueles de nós para os quais o PCR é a excepção. Mesmo assim, é muito mais barato por km (contando com os carregamentos em casa). Sai mais caro manter um segundo carro ou alugar! Manutenção, seguro, inspecção, etc...

PPS: BrunoAlves, não te esqueças de que se falou em limitar o preço ao preço do gasóleo por km. Quando cada parte na nossa complexa rede de carregamento fez o seu preço, tudo somado, estava a dar um valor superior.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por Nonnus » 03 jul 2018, 17:43

pemifer Escreveu:
03 jul 2018, 17:31
A mobilidade elétrica não está comprometida.
O que está comprometido é a teoria de ir a todo o lado de VE.
Se antes se pensava em comprar um VE para ir a todo o lado e carregar onde estivesse parado, agora já há a noção que o único posto de carregamento com que se pode contar é o próprio e o VE é otimo para andar dentro do limite dos quilómetros da sua própria autonomia.
Qualquer viagem fora da autonomia do VE é uma aventura.
O mais provável é que corra bem em termos de conseguir chegar, agora conseguir planear uma hora de chegada... é mais fácil acertar no Euromilhões!
Custa-me ver-te escrever assim. :( Tu que foste um aventureiro como poucos em ir buscar o carro ao outro lado do mundo, agora tens essas palavras de desincentivo para quem quer fazer KM de VE.
Última edição por Nonnus em 03 jul 2018, 20:28, editado 1 vez no total.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Responder

Voltar para “Carregamento”