Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
fernandinand
Proprietário Leaf
Mensagens: 409
Registado: 26 dez 2015, 18:41
Data de fabrico: 01 dez 2014
Capacidade bateria: 47,79Ah@01/2024
Localização: Alvorge, Ansião

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por fernandinand » 01 jun 2018, 12:52

Em relação a isto só tenho a dizer:
- Mais um ano que vou ao Algarve de fumarento
- Mais um ano que quando vou para o interior do País, vou de fumarento
- Mais um ano que a palhaçada da Mobi.E continua

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por jfr2006 » 01 jun 2018, 13:13

Eu acho que faz falta uma associação de utilizadores de vê que começasse a fincar o pé em frente ao governo, exigindo rapidez no processo de instalação, manutenção e cobrança dos carregamentos... :evil:

Ohhh... espera aí.. :roll:

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por Erbium » 01 jun 2018, 13:21

BrunoAlves Escreveu:Este ano prevejo o terror nas deslocações de férias. Ainda por cima não vou sozinho.
Tanto queremos carros com baterias maiores para fazer as viagens mais rápido, sem tantas paragens, e agora que começam a existir melhores ofertas como a rede não acompanhou provavelmente as viagens vão voltar/continuar a ser demoradas!

Avatar do Utilizador
NunoLopes
Mensagens: 206
Registado: 20 mar 2018, 23:07
Data de fabrico: 16 jan 2015
Capacidade bateria: 56,90Ah 12 barras
Localização: São Domingos de Rana, Cascais

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por NunoLopes » 01 jun 2018, 13:27

A Mobi.e duvido que faça alguma coisa, sendo apenas a entidade gestora.

Agora a UVE podia/devia pedir audiências aos diversos grupos parlamentares, Ministro dos Transportes, Primeiro Ministro, e ao Presidente Marcelo, para chamar á atenção do problema a que se está a chegar, crescente parque de VE's, e com o abandono dos PCN's, alguns sem funcionar aos meses e outros perto de um ano, tenho aqui dois exemplos perto de mim, já reportados "n" vezes por mim á Mobi.e, e ainda permanecem na mesma, outro com duas tomadas avariadas á quase um mês, falta de fiscalização nos estacionamentos, falta dos lugares pintados, parece que ninguém tem interesse que os postos funcionem, desde Mobi.e aos operadores passando pelos fabricantes dos PCN's até á tutela.
Nissan Leaf Tekna Preto 01/2015, desde 28/03/2018, 44.000Km

Imagem

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2963
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por Nonnus » 01 jun 2018, 13:59

labutess Escreveu:A minha opinião é que estão a ver o assunto de carregar nos fóruns mal visto.O carregamento nos fóruns é pq eles querem atrair clientes,não para carregar a frota toda de Ve s.é apenas um carregamento por cortesia, não irão meter mais postos dos que ja existem,isso é trabalho para a mobi-e. Esta sim devemos reclamar até resolvermos o nosso problema.
Eu dei o exemplo de um fórum porque foi o que presenciei, mas a continuar assim, isto vai acontecer em todo o lado. Dentro de alguns meses quantos carros eléctricos andaram nas auto-estradas? Um PCR por estação de serviço é suficiente?

Achas que o único motivo de os fóruns terem carregadores é para cativar mais clientes? Se achas que sim, então assim ainda faz mais sentido aumentar o nº de carregadores. Porque assim deixo de ir ao fórum X porque nunca tem um lugar vago para eu puder carregar, vou ao Y, ou então vou ao Z, que não tem carregadores, mas também é indiferente, porque os outros estão sempre cheios.

É trabalho da mobi.e, estamos todos de acordo, o que tem de fazer é, não só criar postos de carregamento onde não há, como serem em maior numero, porque deixa de ser prático ter um carregador com duas tomadas por parque de estacionamento, seja ele num fórum ou numa avenida.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

labutess
Proprietário Leaf
Mensagens: 551
Registado: 12 fev 2013, 11:56
Data de fabrico: 28 mar 2013
Capacidade bateria: 57,5 Ah

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por labutess » 01 jun 2018, 14:30

Enquanto não for a pagar a nossa situação vai piorar, tem de haver legislação que permita que empresas não ligadas ao comércio de energia possam cobrar os carregamentos e quando isso acontecer vamos ter todo o tipo de postos com serviços associados. Não será só tipo de carregares num fórum e ires às compras mas tb poderao fazer aspiração, lavagem,revisões etc.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por BrunoAlves » 01 jun 2018, 14:54

Desde que os tachos instalados (aka REN, EDP distribuição e outros que tais) possam lucrar daí, parece perfeitamente viável :roll:

Parte da minha descrença com isto tudo vem um bocado daí... Ah e tal queremos pagar (alguns) mas tem de ser centrado na MobiE. Claramente a MobiE meteu mais na boca do que consegue mastigar. Mas cada um cobre o seu. Não dá, a legislação não o permite, não fosse algum tacho ficar sem guarnição...
Há excepções, mas não são para os mortais :(
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
pedromgs
Proprietário Leaf
Mensagens: 166
Registado: 11 nov 2016, 00:39
Data de fabrico: 01 mar 2017
Capacidade bateria: 30 ah
Localização: Guimaraes

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por pedromgs » 01 jun 2018, 16:19

Em minha opinião, existem 2 grandes problemas, má utilização da rede existente e devemos carregar em casa, quem consegue, faço algumas viagens longas e dou este exemplo em Guimarães 11 pcn só 2 a trabalhar com os mesmos carros o dia todo (em Guimarães não se paga estacionamento)... Caldas da rainha 9 PCN só 2 a trabalhar dentro de um estacionamento pago, cada vez que lá vou quem me safa é a auto Júlio de Leiria.
PCR deveriam estar em locais controlados e fora das zonas urbanas, quem lá vai carrega 30 minutos e baza, os PCN pelo que vejo são destruídos maioritariamente por donos de carros elétricos e híbridos por falta de cuidado na utilização.
Nissan Leaf 03/2017

plpepapf
Mensagens: 230
Registado: 31 out 2017, 16:38
Data de fabrico: 01 out 2016
Capacidade bateria: 12 barras

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por plpepapf » 01 jun 2018, 16:41

Este tópico resume em alguns posts a razão porque decidi apostar para já num carro elétrico apenas para percursos citadinos...

Para mim, não tanto os PCN's, mas sim a falta de PCR's é a grande limitação.

Quanto a mim em três vertentes:
1. Nem todas as áreas de serviço terem PCR
2. Um PCR por área de serviço apenas
3. Os PCR's terem uma manutenção muito baixa

Ou seja:
1. Ora só poder carregar em algumas áreas de serviço, já tenho de fazer contas porque a autonomia não é famosa, assim então não faz sentido. Eletricidade há em todas, porque não PCR's??
2. Então eu já tenho de esperar cerca de 20/30 minutos de carregamento "rápido", ainda tenho de esperar mais 20/30 por cada outro VE que decidiu viajar no mesmo dia?? O que é piorado pela primeira questão, como nem todas as áreas têm carregamento, mais provável é encontrarmo-nos na que tem...
3. Em cima das outras duas, e precisamente por serem poucos PCR's e em poucas áreas de serviço, não poder ter certeza que o único PCR disponível numa zona de kms pode estar avariado por falta de manutenção, completa o quadro negro. :evil:

My 2 cents :roll:

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por migle » 08 jun 2018, 00:12

labutess Escreveu:A minha opinião é que estão a ver o assunto de carregar nos fóruns mal visto.O carregamento nos fóruns é pq eles querem atrair clientes
É isso. Estão a ver mal. Mas eu acrescentaria outra coisa: ajudava muito se pusessem os PCNs o mais longe possível da entrada do centro comercial. Bem longe, na outra ponta do parque. Acho que muitos utilizadores entendem-nos não como um posto de carregamento, mas sim como um lugar reservado a eléctricos, onde ainda por cima se pode carregar um bocadinho à borla.

Aqui, acho que a borla não é o problema. Não são os cêntimos, o problema é o lugar que é tão bom. Faz sentido ter um PCN num centro comercial, a pessoa que carrega pode ter de ficar a fazer tempo. Não faz é sentido nenhum que seja o lugar mais cobiçado do parque. À partida não há razão nenhuma para achar que quem usa um VE tem algum problema de mobilidade.

No fórum Montijo, vi um Tesla X estacionar no PCN sem tentar pô-lo a carregar sequer. Não disse nada porque já era noite, eu estava a sair (de híbrido). De resto, agora é chato, quando vou de eléctrico ao fórum, tenho de estacionar mais longe, porque também não estaciono nos lugares para híbridos (fiz uma vez e fiquei a sentir-me mal :oops: )
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Carregamento”