Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
alarmesdomeco
Mensagens: 59
Registado: 19 jun 2018, 17:22
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por alarmesdomeco » 14 jul 2018, 19:32

Uma das soluções para a mobilidade electrica em Portugal nesta fase seria a comercialização/oferta de + Veiculos Hybridos e Hybridos PHEV acessíveis no preco.

Eu vejo com bons olhos estas viaturas como uma transição mais “suave e ponderada tambem amiga do ambiente.

Hunday Ionic Hybrid
Toyota Prius
Kia Niro
Lexus ct-200h
Toyota c-hr hybrid
Toyota auris hybrid
Toyata yaris hybrid
Suzuki swift shvs
Suzuki ignis shvs
Suzuki baleno shvs

Obvio que um hybrido Phev com +50km seria ideal se houvesse oferta no mercado a preços menos pornograficos.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por migle » 15 jul 2018, 09:13

O único problema é o incómodo, realmente... Toca a campainha, "lá vem mais um..."
De resto, também deveria ser possível um grupo de pessoas constituir-se em operador de rede de carga... O maior problema é isso provavelmente significar ter um fornecimento diferente do da casa, que estraga todo o interesse da coisa. Mas não sei... Talvez a casa possa ser alimentada com energia do posto de carga.

Depois, ninguém diz que têm de ser transacções a dinheiro. Podem bem ser trocas... Cada vez que alguém carrega na minha casa, ganhava créditos para carregar na casa dos outros... O pior é depois o pessoal a incomodar os outros sem necessidade só para gastar os créditos...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3042
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por Filipe » 15 jul 2018, 09:59

Mais uma posta de pescada ( já fora do prazo ), e se começássemos a visitar as residências de todos os funcionários do departamento dos transportes,
inclusive ministro, secretários de estado e quejandos, a pedir para ligar um bocadinho a uma tomada para podermos chegar ás nossas casas. :roll:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

alarmesdomeco
Mensagens: 59
Registado: 19 jun 2018, 17:22
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por alarmesdomeco » 15 jul 2018, 18:59

Vou deixar aqui um link que já deixei noutro forum sobre um encontro que aconteceu sobre o futuro da mobilidade eléctrica em 2017.

Varios fabricantes mundiais de VE e varias entidades de energia + poll de 850 utilizadores deram o mote para discussão e ideias para o que deve ser feito nos próximos anos.

link para download : https://www.dropbox.com/s/fw47sa04po6q6 ... o.pdf?dl=0
How can we make public charging easier?
The roundtable’s solutions to this question, resonated with the outcomes from the survey. These are the top 3 features electric drivers would like to see on a public charging station:

1 Fast (DC) charging option
2 Other payment methods
3 Status display on the station

We need interoperability between service providers.
This would mean that whatever charge card provider a driver may have, everyone will be able to charge at every charging station domestically and internationally, as long as the car and charging cable allow.
We should also enable direct (mobile) payment.

Drivers should be able to pay any charging session with any method, hasslefree. Instead of reinventing the wheel, we can utilize exisiting location apps
(e.g. Google Maps) to provide charging statuses and exact routes to an available charging point.
There are no business models made yet to make this 99% correct. But user rating, just like we would rate a restaurant or hotel, could be a solution to this

alarmesdomeco
Mensagens: 59
Registado: 19 jun 2018, 17:22
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por alarmesdomeco » 15 jul 2018, 20:27

Neste Link tem o inquérito feito a 850 utilizadores de veículos eléctricos (13 foram inquiridos em portugal) com cerca de 65 perguntas.

https://evbox.typeform.com/report/l9C9OB/Sgz4


A que mais me surpreendeu foi esta resposta...aonde costuma carregar o VE ? 50% dos 850..nunca em casa.

Imagem

RaaR
Mensagens: 178
Registado: 22 abr 2018, 05:42

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por RaaR » 15 jul 2018, 20:53

Essa pergunta especifica "with regular socket". A pergunta seguinte refere "At home with EV Charging Station". Possivelmente muitas das pessoas que nunca carregaram em casa com tomada normal, carregam usando um EVSE. Eu, por exemplo, carrego quase exclusivamente em casa e nunca carreguei com uma tomada normal.

Mais à frente, na pergunta "Where do you charge your Electric Vehicle the most?", 75% dizem carregar principalmente em casa, o que invalida a possibilidade de 50% nunca carregarem em casa. Ainda mais à frente, apenas 22% dizem não ter uma "charging station". Há países onde até são subsidiadas.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por BrunoAlves » 15 jul 2018, 21:41

Esses “estudos” exploram a mais versátil das componentes matemáticas, a estatística. Dá sempre para arrumar os números da forma que melhor representa a verdade que queres mostrar.

Para mim isso são tudo preocupações válidas sem dúvida, mas que não beliscam em nada a possibilidade de ter um VE.
A maioria dessas preocupações são legítimas, mas só as tem quem não tem um VE. Depois de o ter (podendo carregar em casa bem entendido) isso deixam de ser questões e toda a gente afirma nunca mais voltar a ter um carro que não seja eléctrico
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

alarmesdomeco
Mensagens: 59
Registado: 19 jun 2018, 17:22
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por alarmesdomeco » 16 jul 2018, 07:03

BrunoAlves Escreveu:
15 jul 2018, 21:41
Esses “estudos” exploram a mais versátil das componentes matemáticas, a estatística. Dá sempre para arrumar os números da forma que melhor representa a verdade que queres mostrar.

Para mim isso são tudo preocupações válidas sem dúvida, mas que não beliscam em nada a possibilidade de ter um VE.
A maioria dessas preocupações são legítimas, mas só as tem quem não tem um VE. Depois de o ter (podendo carregar em casa bem entendido) isso deixam de ser questões e toda a gente afirma nunca mais voltar a ter um carro que não seja eléctrico
Não venho aqui mostrar verdade nenhuma, o estudo foi feito por uma empresa, a evbox...o equivalente á Mobi.e, juntamente com fornecedores de energia, fabricantes de VE, e um inquérito a 850 utilizadores de VE em diversos países.

Em vez de criticarem os estudos, utilizem as ideias para melhorar a ME e os VE em Portugal, se outros países como Noruega e Holanda teem sido pioneiros com bons resultados não foi com certeza feito baseado apenas em decisões políticas, mas baseado em apoios para o utilizador de VE

Temos políticos a viajar para finais do Euro á conta do lobby do petróleo (galp) e a ME em portugal está ao abandono com e a ser construída "em cima do joelho" para o BENEFICO DOS POLITICOS......aproveitem e leiam a noticia do que é projectado no orçamento de estado de 2018 para os VE (UMA PALHAÇA AUTENTICA ESTES APOIOS)

Preço do VE não inclui o Imposto Sobre Veículos (ISV)
Primeiras 1000 viaturas com apoio - 2250€
Imposto Único de Circulação (IUC), entre 7,91€ e 35,87€
Híbridos plug-in, está determinada uma redução no ISV de até 562,50€
Transferência de um montante de até 715.070€ do Fundo Ambiental para a Mobi.E.

200 veículos elétricos nos organismos da Administração Pública
Inclusão de 1200 veículos elétricos no parque de veículos do Estado até 2019
250 novos pontos de carregamento em território nacional.

Lei n.º 114/2017, de 29 de dezembro (OE 2018), artigos 214.º a 216.º
Proposta de Lei n.º 100-XIII, de 13.10.2017, artigo 147.º A 149.º

https://www.razaoautomovel.com/2017/10/ ... nto-estado


Agora vejam o Exemplo Holanda e os VE
if you need an EV charging station on your street, you can request that the city put one in, and it will do so. You still have to pay for charging, but you don’t have to pay to install a charger.
Traduzindo acima: se precisarem de uma estação de carregamento na vossa rua, podem requerer-la que o município que eles colocam-na. Teram de pagar os carregamentos, mas não teram de pagar a instalação.
Imagem

E isto eram os preços de um NISSAN LEAF na Holanda em 2014

Imagem


fonte: https://evobsession.com/dutch-ev-incentives-diving-in/

Estudo sobre ME em 2016, o passado, o presente e o futuro PDF https://www.rvo.nl/sites/default/files/ ... VO.nl_.pdf
Última edição por alarmesdomeco em 16 jul 2018, 07:15, editado 1 vez no total.

alarmesdomeco
Mensagens: 59
Registado: 19 jun 2018, 17:22
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por alarmesdomeco » 16 jul 2018, 07:13

Na Holanda existem 11 empresas a explorar a mobilidade eléctrica

Atentem bem nos preços e no que foi feito
A short historical overview:

Until the end of 2012: Charging is for free using a charge card from the E-Laad foundation
1 January 2013: Start of paid charging. Costs vary between €0,28 and €0,30 per kWh. The E-Laad foundation stops issuing charge cards and commercial parties enter the market.
June 2014 – Present day: The market for charge stations is no longer government controlled and more Charge Point Operators and Service Providers enter the market.
Imagem

Em portugal tudo gratis e a sair do orçamento de estado e do bolso dos contribuintes....2011, 2012, 2013, 3014, 2015, 2016, 2017 e 2018 já vai a meio.
Se tivessem acabado com as borlas mais cedo, ja teríamos uma melhor rede de carregamentos.

fonte: http://www.idolaad.com/shared-content/b ... rrifs.html

a Todos um bom dia.

alarmesdomeco
Mensagens: 59
Registado: 19 jun 2018, 17:22
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por alarmesdomeco » 16 jul 2018, 08:01

Caso tenham interesse, está abaixo disponível a tabela de preços para a ME dos productos EVBOX para o mercado nacional distribuidores pelas lojas REXEL.

Download neste link https://www.dropbox.com/s/0qtjg2uu9bb86 ... 8.pdf?dl=0

Guia de instalação posto carregamento comercial e domestico https://www.rexel.pt/media/1219/guia_in ... tricos.pdf

Catalogo de produtos comercial e domestico https://www.rexel.pt/media/1454/rxl_ene ... at2018.pdf

comparando com estes preços online...upa upa https://evcompany.eu/en/laadpalen/laadp ... -homeline/

Responder

Voltar para “Carregamento”