Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por Nonnus » 16 jul 2018, 10:00

Sinceramente não sei o que queres provar com essa pesquisa toda! Desculpa, mas não consigo atingir. Não estou a dizer que o problema esta do teu lado, eu é que não consigo perceber, e não estou a ser irónico. :?

Se ainda tivesses a tentar convencer quem não tem um VE, podia ser que conseguisses, mas a nós que temos VE´s e vivemos na pratica, não com estatísticas que valem o valem, e ainda por cima de países que tem uma realidade completamente diferente da nossa.

Já que pesquisas tanto e tens interesse no assunto (se bem que eu ainda não percebi qual é mesmo o "assunto" que queres provar) vai lá buscar a realidade da nossa vizinha Espanha.

A única coisa que eu consegui perceber é que apontas tudo o que é negativo no nosso pais em relação a ME e tudo o que é positivo no outros países em relação a ME. Mas podemos fazer isso em relação a qualquer assunto, certo?
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

alarmesdomeco
Mensagens: 59
Registado: 19 jun 2018, 17:22
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por alarmesdomeco » 16 jul 2018, 13:14

Apenas estou a apontar que não tem sido feito o suficiente pelo governo e entidades que gerem a ME.

Enquanto os holandeses compraram um nissan leaf 24kwh em 2014 abaixo de 15.000€ os portugueses pagaram 31.000€.

Aonde é que estao os estudos feitos pela mobi-e, UVE em relação ao futuro da ME ?

Ps:dont kill the messenger.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por Nonnus » 16 jul 2018, 14:32

Mas isso isso aplica-se em tudo no nosso país e não só em relação a ME. Não é por acaso que estamos pior que a maioria dos países da UE.

À dias escreveste que não percebias o porquê da necessidade de explicarmos aos familiares e amigos o porquê da compra de um VE. Escreves-te neste tópico que uma boa maneira de fazer a transição era comprar um PHEV em vez de um BEV. Estás a ver como existe necessidade de explicar.

É que nem todos damos o mesmo uso ao carro. O que para ti pode servir, para mim pode ser pior do que já estava.

Eu já escrevi isto em N tópicos aqui no fórum, mas vou voltar a escrever (para quem é velho nestas andanças passe a frente :lol: ). Eu no meu caso quando comprei o meu carro era para fazer 120km diários, mas devido a uma mudança profissional o carro passou a fazer cerca de 200km diários. Ora se eu tivesse comprado um PHEV com baterias minúsculas que apenas dão para 50km, nas melhores das hipóteses e a velocidades reduzidas. Onde é que eu ia poupar com um carros desses?

Continuava a ter que gastar dinheiro em combustível para fazer o que a bateria não me permitia e como o preço da gasolina é superior ao do Diesel ia ficar pior do que já estava. Ao comprar um BEV consigo fazer a totalidade da viagem em modo eléctrico tendo um gasto mensal de 60€ em electricidade para fazer 4000km por mês.

Tudo aquilo que tu apontas como negativo para não avançares com a compra de um BEV nós reconhecemos que existe, basta veres os tópicos que existem no fórum aponta-los, como é o caso deste. Nós não somos hipócritas e sabemos bem o que nos move, as mais valias que um BEV nos trás superam em muito aquilo tudo que tu apontas de negativo. Depois também existe muita gente que compra BEVs pela componente ambiental e não tanto pela poupança como foi o meu caso, é a maneira das pessoas se sentirem bem, a maneira que tem de dar o seu contributo para um mundo melhor. E digo-te, que fazer uma viagem num BEV é muito melhor do que viajar num CI, mas isso só depois de experimentares é que vais saber.

Eu tenho uma carrinha Nissan Primera 1.9DCI e um Nissan Leaf de 30KW, para o mês que vem vou de férias. Que carro é que vou levar? O Leaf.

Com a carrinha não tinha que planear as viagens, tinha mais espaço para carregar a tralha, não tinha que ter a preocupação dos carregamentos, mas há outras coisas que tem mais peso que me faz levar o Leaf em vez da Primera. O prazer de condução do VE, a poupança e o contribuir para mundo melhor.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
Volt
Proprietário Leaf
Mensagens: 229
Registado: 17 ago 2011, 14:09
Data de fabrico: 30 nov 2012

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por Volt » 16 jul 2018, 18:20

Eu gostei especialmente da parte do "estou a apontar que não tem sido feito o suficiente pelo governo e entidades que gerem a ME" em junção com o "onde é que estão os estudos feitos pela mobi-e, UVE". :lol:

Ora, se a Mobi.E gere a rede (facto público), calculo que a UVE seja o governo... Jezz. Isto há com cada uma... 8-)

Para quem quer saber o que é a UVE:
https://www.uve.pt/page/associacao/missaoacao/

O U não é de Universidade, é de Utilizadores...
333.333 KM sem gases...
Emissões b0la; Trago luz comigo; Na rota das tomadas; Afinfa-lhe fases e neutro; Arranjei uma fêmea que não dá à luz, consome-a; A vida são dois dias e sem luz fica escuro; Maomé não vai ao combustível, o combustível é que vai ao Maomé.

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por BrunoFonseca » 18 jul 2018, 11:02

Em vez de apontarmos os problemas, é melhor focar-mo-nos nas soluções.
Possivelmente o que vos vou escrever de seguida já alguém deve ter escrito algures.

1. É certo e sabido que a ME passa por Postos pagos, logo é necessário acautelar que em Portugal o modelo não seja idêntico ao da Espanha em que cada província/prestador é diferente e obriga a N cartões
1.1 Sugiro que seria interessante uma app tipo a da EMEL, em que carregas com um montante e depois a utilização é descontada do teu saldo. Todos os operadores seriam incluídos na app. Se é possível com a Via Verde utilizarmos AE de vários concessionários, acredito que também seria possível esta app ser uma realidade.
1.2 Como um único método de pagamento pode ser insuficiente, dotar os carregadores com pontos de pagamento (tipo parquímetro) ou a possibilidade de comprar cartões pré-pagos em bombas de gasolina e/ou papelarias também poderia ser uma possibilidade
1.3 A desvantagem passa pelo facto dos postos terem sido desenhados sem pensar no futuro (cobrança)

2 Sobre a cobrança propriamente dita, esta podia e devia ficar a cargo de cada operador, e o preço deveria ser uma combinação do kW + o tempo em carga (para evitar abusos)

3 Entidades Responsáveis e Regulador: Mobi.e e ERSE (não é que acredite em qualquer uma delas). Necessitamos de um provedor que receba as nossas reclamações e as resolva em tempo útil

4 Papel da UVE. Eu ainda não sou associado da UVE. Estou a ponderar, mas na realidade gostaria de saber se defendem os interesses dos utilizadores de VE ou não. E que pressão tem feito sobre a tutela? Têm apresentado soluções ou problemas? Talvez todos nós que aqui conversamos como vai mal a ME devéssemos unir no movimento cívico e "fazer algum barulho" junto dos órgãos de poder, seja local seja central por forma a que as coisas possam evoluir

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por Nonnus » 18 jul 2018, 11:42

Sim, alguns dos pontos que mencionas já foram debatidos aqui.

1- Eu sou de acordo que apenas um cartão sirva em todos os postos, da mesma maneira que usas a Via Verde em qualquer concessionária. Embora actualmente já possas ter da Prio e da Galp também.

1.1- Sim também poderia passar por ai. Hoje em dia todos temos, ou a maioria tem um smartphone.

1.2- Pelo que se percebeu no ENVE os postos de carregamento vão ser dotados de MB, a quem defenda que também seja possível pagar com dinheiro. Eu pessoalmente acho desnecessário, todos temos MB nos dias de hoje, é só mais uma coisa para encarecer e provocar mais avarias na infraestrutura. O que acho mais prático é o mesmo sistema da Via Verde. Carregas o carro a vezes que forem e no fim do mês o dinheiro é retirado da conta, recebes um email com a factura. Já dizia o outro, não há talões nem complicações :lol:

1.3 - não sei, foram!? Para quê estar a munir a infraestrutura com equipamento caro se ainda não é utilizado. :idea:

2 - Pelo que foi dito no ENVE o factor tempo vai ter mais relevância para evitar os abusos dos proprietário com carros menos eficientes no carregamento (carregamento em AC, carregamentos limitados a 6kwh, carros abandonados nos PC durante horas).

3 - Não tenho opinião formada.

4 - A UVE ainda recentemente entregou ao Ministro do Ambiente um memorando (viewtopic.php?f=2&t=4717&hilit=uve&start=870#p106483). A UVE faz o possível para tornar a ME melhor para todos nós de forma pacifica e cordial com todas a entidades com responsabilidades na ME.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

ruramos
Mensagens: 564
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de fabrico: 13 jan 2019
Capacidade bateria: 64kWh

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por ruramos » 18 jul 2018, 11:53

Pessoal, uma questão.
No local onde trabalho instalaram um PCR (para uso privado), acontece que não é gratuito abastecer, vendem por Kwh abastecido (0.20€ + iva). Isto é legal?
Não me importo porque quando precisar mesmo abasteço e sei que funciona.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por Nonnus » 18 jul 2018, 12:00

Pelo que já foi dito aqui várias vezes se a empresa não estiver constituída como operador (e mesmo que esteja como os carregamentos ainda não são a pagantes!) deve estar a entrar na ilegalidade.

Passa factura? Como é que declara esse dinheiro que recebe?
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

ruramos
Mensagens: 564
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de fabrico: 13 jan 2019
Capacidade bateria: 64kWh

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por ruramos » 18 jul 2018, 12:04

Sim passa fatura no final de cada mês.
Não sei mais nada. Ainda não usei o PCR.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por BrunoAlves » 18 jul 2018, 12:08

Não, porque não podem vender electricidade.
Mas há mais quem o faça (alguns concessionários por exemplo) e tudo funciona.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Carregamento”