Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por Nonnus » 01 jun 2018, 11:04

Antes demais, aqueles com que tenho debatido alguns assuntos sabem que não sou visionário, nem bruxo, e até nem percebo muito de certos assuntos, apenas dou a minha opinião com base naquilo que vou vendo, lendo ou experienciando.

Como tal o que vou escrever aqui, é aquilo que acho que vai acontecer em breve se as coisas continuarem como estão relativamente aos postos de carregamento. Incentiva-se a compra de carros eléctricos e as infraestruturas para os carregamentos não estão acompanhar o crescente numero de carros que já estão em circulação. Isto a continuar assim a mobilidade eléctrica vai ficar comprometida, é uma questão de tempo até os boatos e rumores de quem compra um carro eléctrico não ter onde os carregar. Há muito que já nos queixamos desse problema, mas não somos ouvidos, mas com o crescente numero de veículos eléctricos a circular vai haver mais vozes e pode ser um pau de dois bicos.

Se por um lado queremos ser ouvidos para ter os problemas resolvidos, por outro muitas vozes de desagrado pode afastar possíveis interessado na mobilidade eléctrica. Quem é que vai querer comprar um carro eléctrico a saber que os postos de carregamento que existem, não estão acompanhar o nº de veículos existentes em circulação?

O que me leva a pensar nisto, tem a ver com o que vi ontem (31/05/2018) no fórum Montijo. Cheguei ao fórum Montijo por volta das 11H30 e como é normal dirigi-me ao parque para veículos eléctricos, estava um ZOE e um Leaf a carregar, estacionei mais a frente e repararei que nas imediações estavam estacionados um I3, e um Leaf. Com o meu Leaf ficaram 3 carros eléctricos sem puder carregar.

Passado umas horas vim a rua para ver se já havia lugar, mas não havia! Estava um Tesla e o mesmo Leaf. Fui almoçar, depois de acabar o almoço vim ao terraço dar uma espreitadela e por sorte o dono do Leaf tinha acabado de chegar perto do carro. Perguntei se ia sair, ele disse que sim, fui buscar o meu Leaf. Quando o meu Leaf terminou a carga e o fui retirar, já não estava o Tesla, mas sim um Kia Soul e um BMW serie 3 edrive que já tinha desligado o meu cabo para ligar o dele. Reparei que estacionado na parte dos híbridos estava uma família com um ZOE que tinha ido ao Continente fazer compras. Estacionei o meu Leaf noutro lugar e fui acabar as compras, quando me vim embora reparei que já não estava o Kia Soul mas um ZOE no seu lugar. Conclusão, foi um entra e sai de carros eléctricos e acredito que durante o dia de ontem muitos ficaram sem conseguir carregar devido a falta de mais lugares com carregadores.

Ou os posto de carregamento são revistos e são instalados em maior numero por local, porque dentro de poucos meses vamos assistir ao aumento significativo de veículos eléctricos ou isto vai ficar muito mau daqui para frente.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

nbairro
Mensagens: 132
Registado: 09 set 2016, 09:14
Data de fabrico: 01 mar 2012

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por nbairro » 01 jun 2018, 11:19

Quando os carregamentos forem pagos, liberta logo muitos espaços, muita gente carrega só porque é de borla.

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por jasmim » 01 jun 2018, 11:20

É um facto. :roll:
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por Erbium » 01 jun 2018, 11:25

Com a chegada do novo Leaf (em quantidades consideráveis) sim acho que a coisa vai ficar negra!

No fórum montijo logo no dia que vi o novo posto o meu 1º comentário foi "2 tomadas só? Não dá!" Tendo em conta que antes de colocarem este posto as tomadas no parque superior que sendo um local menos "bem localizado" e menos conhecido costumava ter vários carros ligados era fácil prever que 2 tomadas seria claramente insuficientes para a dimensão do parque automóvel elétrico que frequenta o fórum!
Ainda há uns dias atrás presenciei um cenário muito parecido com o que descreves, as 2 tomadas ocupadas e 3 VE's estacionados ali perto... o meu conselho é fazeres o que fiz, fui para as tomadas no parque superior.

nbairro
Mensagens: 132
Registado: 09 set 2016, 09:14
Data de fabrico: 01 mar 2012

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por nbairro » 01 jun 2018, 11:29

Também sou a favor que nos shoppings devia ser tudo com tomadas shuko de 16A ou de 32A mesmo bastaria.
São fáceis de por e podem por umas dezenas delas com baixos custos, essas podem ficar grátis e por as de 11kw e 22kw pagas.

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por RJSC » 01 jun 2018, 11:31

nbairro Escreveu:Quando os carregamentos forem pagos, liberta logo muitos espaços, muita gente carrega só porque é de borla.
Concordo.
O problema mais grave é não se poder confiar na rede pública de carregamento por avaria.
Especialmente com os PCR em auto-estrada sem outros pontos de carregamento por mais umas dezenas de quilómetros, há um risco muito grande de ficar a pé na área de serviço por avaria do posto.
Quando há indisponibilidade das bombas de petróleo, aparece sinalização nas entradas de auto estrada mais próximas, se for avaria do posto de carregamento, nada...

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por jfr2006 » 01 jun 2018, 11:38

nbairro Escreveu:Quando os carregamentos forem pagos, liberta logo muitos espaços, muita gente carrega só porque é de borla.
Dizes bem...o problema é que os mesmo já estão para ser pagos há 1 ano meio :twisted: Mais quantos anos e meio terão de passar para que as coisas comecem a ser levadas a sério?

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por rimsilva » 01 jun 2018, 11:42

nbairro Escreveu:Quando os carregamentos forem pagos, liberta logo muitos espaços, muita gente carrega só porque é de borla.
Sobretudo nos PCRs (que são os que estão mais preparados) a fase comercial é efectivamente urgente.

Pessoalmente estava convencido que este mês seria o arranque (uma vez que já tivemos alguns adiamentos), mas já há rumores que só para 2019.

Se assim for é preocupante realmente, mais utilizadores, mau uso, abusos de utilização... Temos tudo para isto se tornar uma problema sério :cry:

A rede de PCN's nem vale a pena pensar, mesmo "dada" é tão fraca que dificilmente alguém operador a deve querer (talvez só mesmo uma empresa como a EDP ou GALP) que podem gastar milhões em substituir quase a totalidade dos postos pelo país...

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por BrunoAlves » 01 jun 2018, 12:02

A minha visão sobre isto é simples: com o mais que provável adiamento do pagamento dos PCR, estou pela primeira vez a questionar seriamente se acabar com os fumarolas cá em casa foi boa ideia.
Este ano prevejo o terror nas deslocações de férias. Ainda por cima não vou sozinho.

Acredito muito que este é o caminho. Mas não nestes moldes, não com estes tachos, não com esta inércia.
Não me custa nada planear, fazer cedências aqui e ali, tudo o mais. Custa-me é ver o rumo que isto leva e custa-me muito começar a pensar que se calhar devia ter estado quieto.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

labutess
Proprietário Leaf
Mensagens: 551
Registado: 12 fev 2013, 11:56
Data de fabrico: 28 mar 2013
Capacidade bateria: 57,5 Ah

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por labutess » 01 jun 2018, 12:35

A minha opinião é que estão a ver o assunto de carregar nos fóruns mal visto.O carregamento nos fóruns é pq eles querem atrair clientes,não para carregar a frota toda de Ve s.é apenas um carregamento por cortesia, não irão meter mais postos dos que ja existem,isso é trabalho para a mobi-e. Esta sim devemos reclamar até resolvermos o nosso problema.

Responder

Voltar para “Carregamento”