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Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Enviado: 12 jul 2018, 09:57
por pemifer
Basta utilizar um PCR em Lisboa para se comprovar o fenómeno Uber.
Utilizei poucas vezes PCRs em Lisboa mas sempre encontrei Ubers.
Por 2 vezes apanhei PCRs sem ninguém mas apenas porque eles estavam dados como avariados/desligados.
Depois de começar a carregar começaram logo a aparecer Ubers...

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Enviado: 13 jul 2018, 00:27
por rimsilva
Triste sina a nossa, desde o tempo do concurso dos PCRs em cidade que digo que é (foi) um erro esta medida.

Primeiro deveríamos ter o país todo coberto pela AE, depois na fase comercial, os operadores tratariam do resto.

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Enviado: 13 jul 2018, 14:42
por robitronic
boas
sou novo nestas andanças de carros eléctricos estou ainda a espera do meu primeiro carro novo Nissan leaf n_conect e o que tenho lido neste tópico deixa-me um pouco preocupado se fiz uma boa escolha pois eu tinha planeado usar o carro para poder ir de Sines a Lisboa ,Sines a Setúbal e se não conseguir carregar posso não chegar a casa.

uma ideia parva - porque quem tem garagem não coloca um contador e vende a carga a quem precisar?
como já começa a haver muita malta com VE podia disponibilizar e com isso fazer alguns € e ajudava a malta a fazer viagens maiores :D

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Enviado: 13 jul 2018, 16:21
por BrunoAlves
Depende de onde é em Lisboa, mas é possível que não consigas fazer sem carregar. Por exemplo de Sines a Sete Rios são 160km, ir e vir são 320km, o novo Leaf faz isso, mas a andar devagar. Maioritariamente em auto estrada, não é viável.
Resolves isso com 30min diários em Palmela ou, idealmente, com carga no destino, isso é que sim :)

Em relação ao vender electricidade, simples, é ilegal. Só os comercializadores de energia o podem fazer. Tachos bem protegidos, é o que é...

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Enviado: 13 jul 2018, 17:17
por Nonnus
robitronic Escreveu:
13 jul 2018, 14:42
boas
sou novo nestas andanças de carros eléctricos estou ainda a espera do meu primeiro carro novo Nissan leaf n_conect e o que tenho lido neste tópico deixa-me um pouco preocupado se fiz uma boa escolha pois eu tinha planeado usar o carro para poder ir de Sines a Lisboa ,Sines a Setúbal e se não conseguir carregar posso não chegar a casa.

uma ideia parva - porque quem tem garagem não coloca um contador e vende a carga a quem precisar?
como já começa a haver muita malta com VE podia disponibilizar e com isso fazer alguns € e ajudava a malta a fazer viagens maiores :D
Não sofras por antecipação ;)

Eu das vezes que fui a Lisboa nunca carreguei em Lisboa ou porque os carregadores estão avariados ou porque o PCR nunca fica em caminho, e nunca fiquei a pé no meu Leaf de 30KW (atenção que eu não sou de Sines). O que faço é quando vou para lá carrego por segurança no PCR de Palmela quando venho para cá carrego volto a carregar em Palmela. Se por acaso parar em Almada costumo carregar no Leroy Merlin ou no fórum Almada nas tomadas schuko enquanto dou uma volta.

Não penses que a compra do carro foi uma asneira, com tempo começas arranjar soluções e a perceber até onde podes ir com o carro.

Mas deste-me uma ideia com a tua pergunta. Criar-se uma rede de carregamento a imagem do que se criou com a FON (partilha de internet por WIFI pelos fonneros) em Espanha que hoje é utilizado em Portugal pelos clientes NOS. Vamos imaginar uma aplicação em que todos partilhava-mos a localização da nossa casa para possíveis carregamentos.

Mas isto assim de repente trazia alguns problemas. O primeiro como o BrunoAlves disse é ilegal, segundo teria que estar alguém em casa para dar acesso a tomada (estou mesmo a ver chegares a casa e estar lá vários marmanjos a usar a tua electricidade, triplas em cima de triplas :lol: ), terceiro as pessoas que aderissem a este sistema tinham de ter uma wallbox ou um evse regulavel porque carregar um Leaf de 40KW a 10A nunca mais saias de lá. :doh:

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Enviado: 13 jul 2018, 23:01
por robitronic
bom quanto a ser ilegal acho que em nossa casa mandamos nòs desde que se pague a conta da EDP, eu posso estar a fazer o favor a um amigo eheheheh.
por mim eu não me importo de ajudar quem vier para esta zona mas tem de deixar gorjeta ehehehe.
eu tenho a potencia a 30A acham que assim não carrega mais rápido.
quanto pode custar um carregador desses.

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Enviado: 14 jul 2018, 01:33
por BrunoAlves
Em tua casa mandas tu, mas não podes lá criar ervas das que dão vontade de rir ;)
Mandas, nos limites impostos pela lei. E pela mulher, vá :mrgreen:

Desenrascar um amigo deves poder. Cobrar por isso não podes (aí já nem é só por não poderes vender electricidade, é porque seria uma transacção comercial e isso tem também um enquadramento próprio ;) )

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Enviado: 14 jul 2018, 08:32
por mjr
Sobre cobrar ao amigo, recordo o que disse o PR há uns anos sobre o aborto (acho eu):

- Pode-se? Não!
- O que é que acontece se fizer? Nada!

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Enviado: 14 jul 2018, 12:23
por migle
Acho que é importante as pessoas organizarem-se nesse sentido.
É por isso também que é possível introduzirmos os nossos postos de carregamento caseiros no electromaps. Muitos fazem-no e deixam telefone.
Eu assim que tiver luz verde para o EVSE, meto-o lá.

Claro que desenrascar é uma coisa, fazer isso por sistema...

Já agora, a Uber não era ilegal?
Os tipos da EFF, em relação a copyright, estão sempre a recordar que a Netflix começou ilegalmente, a fazer streaming de conteúdos obtidos pela televisão por cabo.

Antes de aparecer o conceito, é sempre ilegal.
Basta darmos-lhe um nome catchy... tipo Peer Charging, sem falar em todos os nomes de apps já existentes (que sempre tiveram isso em vista) tipo PlugShare.... etc...
Até em francês... Borne Copain...

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Enviado: 14 jul 2018, 15:54
por robitronic
eu acho que ninguém cumpre todas as leis nem todas as regras nem os advogados e juízes o fazem porque razão a malta dos AE não podem criar uma power shared.
não estou com isto a crer fazer negócio a ideia é só quem precisar pagar o consumido para poder seguir a sua viagem e assim poder tirar mais partido do automóvel e quem disponibiliza a sua energia tem que pagar a conta.