Carregamento turístico em Espanha

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por BrunoFonseca » 15 ago 2018, 23:50

A minha ideia passa por acampar. acredito que os parques tenham no mínimo a tomada azul...
Seja como for é importante estar prevenido para o que der e vier

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por migle » 16 ago 2018, 07:48

Eu não tenho experiência com campismo. Sou mais tipo o Poirot da série. Em qualquer dos casos, tens de fazer reservas. Telemóvel com Internet imprescindível. Hoje em dia perguntam logo o endereço para enviar o email com a reserva.

Se vais fazer campismo em Espanha, é um tipo de experiência diferente. A informação que encontrares será complementar da que procurei.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por FullElectric » 17 dez 2018, 02:06

Dentro de dias tenho que ir a Salamanca
É pacífico o carregamento por lá ou é melhor esquecer? Quem já por lá tenha andado de VE, alguma dica?

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por migle » 17 dez 2018, 10:32

Primeiro: carregar na Guarda ou num restaurante em Vilar Formoso, nem que seja uma horita, porque a viagem é puxada. Salamanca fica à altura da Guarda, 800m, em cima da meseta, portanto a etapa Fundão-Salamanca é bastante esticada (está no meu DB quantos kWh são do Fundão a Salamanca).

Ainda não há carregadores rápidos em Salamanca. Também não há carregadores lentos públicos. O mais próximo de público é na Universidade, para quem puder entrar com o carro. Depois, será o Corte Inglés que tem umas tomadas industriais (já lá estacionei, olhei, mas não precisava de carregar).

Existem vários destination chargers em hotéis que dá bastante mais potência. Por exemplo, existe o Parador de Salamanca, com vista para o centro histórico e dá para ir a pé pela ponte antiga. Para quem almoçar ou dormir, não cobra. Senão, cobra alguma coisa, tipo 16€ ou lá o que é, o que é bom também porque nos deixa à vontade. Almocei lá a caminho de Valladolid. É caro (tipo 50€ duas pessoas) mas muito, muito bom. É óbvio que na portaria e ao telefone atendem qualquer pessoa que queira carregar com a maior simpatia.

Para dormir, longe do centro, junto à autoestrada, usei o Resotel. Também recomendo, barato, carregamento incluído (vem indicado na factura: carregamento 0€), muito espaçoso, muito convidativo, muito simpáticos, bom-bons de oferta, pequeno almoço bastante reforçado (fotos no meu DB, aí pela página 22). É uma tomada Mennekes de 16A. Alguns Tesla já se queixaram, eu disse ao gestor que era suficiente para nós VEs normais numa dormida. Saí a 100%.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por FullElectric » 18 dez 2018, 00:54

Obrigado Migle. Espetáculo, ao detalhe.
Vou por essa, tentar um hotel desses com wallbox
Não vou pelo Fundão mas é igual ou pior: Aveiro-Salamanca. Até à guarda sobe 800m, é de roer os nervos, a partir daí é quase sempre à mesma altitude mas terei que carregar 1 hora em Viseu a 6.6kW, na Guarda só há 16A

Avatar do Utilizador
psi20
Proprietário Fluence
Mensagens: 213
Registado: 11 nov 2013, 19:06
Data de fabrico: 07 jan 2016
Capacidade bateria: 35Ah
Localização: Guarda

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por psi20 » 18 dez 2018, 11:40

FullElectric Escreveu:
18 dez 2018, 00:54
Obrigado Migle. Espetáculo, ao detalhe.
Vou por essa, tentar um hotel desses com wallbox
Não vou pelo Fundão mas é igual ou pior: Aveiro-Salamanca. Até à guarda sobe 800m, é de roer os nervos, a partir daí é quase sempre à mesma altitude mas terei que carregar 1 hora em Viseu a 6.6kW, na Guarda só há 16A
Correcto, na Guarda apenas tens 16A e neste momento apenas podes contar com um PCN com duas menekes (o que está frente ao pingo doce na zona da estação).

ramscosta
Mensagens: 82
Registado: 03 jun 2018, 22:48
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por ramscosta » 19 dez 2018, 15:17

Tens em Mangualde tb apenas 1 tomada junto às escolas a 6,6kw (ao final do dia tipo a partir das 18h está um Leaf a carregar todos os dias (está quase todos os dias das 18/19h até às 22h) e as vezes um Tesla. (eu costumo ser o último do dia... Ainda outro dia o fui lá deixar depois das 24h e adormeci... Fui buscar as 7h da manhã lol e fui dormir mais um pouco...)

Na Guarda eu tb ao sei desse do pingo doce, mas costuma estar ocupado com... Carros sem ser a carregar. É é lento....

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por migle » 22 dez 2018, 01:02

2018, Quadra Natalícia

Ora, estamos a entrar na quadra da família. Uma quadra em que a tradição nos impõe alguns passeios de carro em família, que raramente (só quando o dinheiro permite) chegam ao país vizinho. É também a quadra em que os restaurantes portugueses se enchem de espanhóis que procuram o bacalhau à minhota ou simplesmente um restaurante que esteja aberto num feriado.

O que há de novo então nos PCRs ao alcance de um VE de 20-30kWh? Quase nada, mas...

Novas redes
  • A rede Iberdrola, que na primavera passada tinha apenas um ou dois carregadores. Promete ser uma rede de peso, e a maior parte dos PCR estão à borla, porém eles decidiram começar precisamente pelas localizações onde já haviam postos IBIL... incluindo o País Basco, território natal da Repsol...
  • A rede EDP nos postos da AVIA nas Astúrias tem vários PCRs a funcionar desde Agosto.
  • A rede EasyCharger, que funciona exclusivamente por App. Por agora, os pontos próximos de Portugal estão ainda nos brevementes (Lugo, Salamanca). Mas a página deles tem um formulário para "sugerir ubicación".
PCRs instalados com CCS de norte para sul
  • Iberdrola AVIA Salamanca. O PCR está lá e era para entrar em funcionamento dia 15-11. Acontece que agora a data prevista é 31-01-2019 porque está à espera de financiamento público para passar um cabo por baixo da estrada. :roll: (não seria preferível levar o PCR para o outro lado da estrada?)
  • Repsol Navalmoral de la Mata. Este PCR duplo fica apenas a 214km do PCR do Fundão, passando a fronteira por uma estradinha regional. Porém, fica no final da EX-A1 (A1 extremeña), à entrada da A5, e Madrid fica a apenas 160-180km. É o PCR que vai pôr Madrid ao alcance de muitos VEs. Infelizmente, foi instalado no princípio de Agosto mas ainda não está a funcionar. Parece que está à espera de uma licença (nós portugueses conhecemos bem o tipo de licença que falta...).
  • PCR de Aracena. Parece ser municipal e provavelmente à borla. Está em "fase de testes" mas operacional. Recomenda-se telefonar. Este PCR torna possível a viagem Lisboa-Sevilha pela fronteira de Ficalho/Rosal sem passar pelo Algarve. Fica apenas a 180km do PCR de Aljustrel, ou, para quem consiga fazer, 232km do PCR de Alcácer do Sal (caminho normal A2+IP8). Depois são só 90km até Sevilha.
  • Iberdrola AVIA Tartessos. Os espanhóis, sempre com a mania de meter Tartessos em Huelva, embora os artefactos escritos sejam as lápides de Bensafrim e de Ourique (bem longe, 1200 anos AC). Brevemente... Colocará Sevilha ao alcance de carros com baterias menores (120km do PCR da AS Loulé na A22 e 115km do PCR junto ao castelo de Loulé).
  • Gasolwin La Carolina. Este PCR fica na A4 que faz Sevilha, Córdova, Madrid. Infelizmente para mim, ainda fica a 274km do IKEA de Sevilha, um pouco arriscado. Mas para um Leaf 40kWh... Se houvessem PCNs em Córdova, uma horinha seria suficiente... Depois, ainda são 260km até Madrid. Convém passar a horas decentes, é preciso falar, parece que é preciso ir um funcionário ligar o PCR.
  • Parking Vialia María Zambrano em Málaga. A funcionar e activável pelo electromaps.
Uma vez em Madrid, talvez já seja possível chegar a Barcelona :oops: para quem consiga fazer os 257km de Guadalajara até Zaragoza; ou talvez chegar a Valencia fazendo 255km até ao PCR do município de Utiel.

O caminho mais óbvio para Barcelona continua a ser o caminho normal dos portugueses, de Vilar Formoso até França pelo País Basco, pela fronteira de Hendaye, e voltar a sair pela de Perpignan. O caminho em França é pacífico. Na Cataluña e Valencia não faltam PCRs.

E é assim o nosso país irmão, ainda mais que nós uma país a duas velocidades.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por rnlcarlov » 22 dez 2018, 12:36

Nunca tinha reparado nesse PCR de Aracena. Mas para lá chegar não convém descurar que tem um desnível de 600m em relação a Aljustrel, logo cuidado com esses 180km.

Já agora, os espanhóis tem algum fórum tipo este de discussão da mobilidade elétrica?

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por migle » 22 dez 2018, 13:17

O único que conheço é o do electromaps.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Carregamento”