Carregamento turístico em Espanha

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
gunkanapilhas
Mensagens: 11
Registado: 05 ago 2018, 12:09
Data de fabrico: 01 jul 2017
Capacidade bateria: 40 kw

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por gunkanapilhas » 14 ago 2018, 20:10

migle Escreveu:
14 ago 2018, 20:01
gunkanapilhas Escreveu:
12 ago 2018, 13:14
Fica complicado operar isso em PCN ou PCR a meu ver, atirando-nos para as velhinhas tomadas schuko?
À partida, em turismo, só há tempo para carregar em PCR. PCN durante a noite com muita sorte, mas não vale a pena complicar a procura de hotel, que é muito mais complicada que a procura de PCR.
Concordo com o que estás a dizer, a minha questão é: como podes aceder à rede de PCR / PCN em espanha ou frança por exemplo? Existe algum tipo de cartão estilo Mobi.e para usar a rede de abastecimento nos restantes países europeus?

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por migle » 15 ago 2018, 09:20

Este tópico é sobre isso. A resposta neste momento é o primeiro post. Em Espanha, a rede de PCR mais realista é a da IBIL. É preciso instalar a app e fazer o registo online e associar o cartão de crédito, a partir desse momento, está pronto a usar. Alguns dias mais tarde chegará um cartão a casa que não poderá ser utilizado.

A partir daí, o melhor é atravessar Espanha pelo caminho mais curto (Vilar Formoso, Valladolid, Burgos, Vitória, San Sebastián) porque não há condições para fazer muito turismo EV em Espanha. É pena, um país tão bonito, com tanta diversidade de paisagens e climas. Exceptua-se o país basco porque a IBIL (Repsol) é uma empresa basca (ibil são as primeiras silabas de ibilgailu elektrikoa, veículo eléctrico), portanto para visitar país basco e Cantábria está óptimo.

Outros planos, é consultar o electromaps. Por exemplo, Segóvia tem um grande PCR do município, que é gratuito.

Em França é instalar a app da Sodetrel mobilité que dá acesso à rede Corri-Door. Ao chegar a França, numa área de serviço comprar o cartão Sodetrel por 20€ (inclui dois carregamentos de 30') e associá-lo ao registo na app e cartão de crédito. A partir daí, pode usá-lo em toda a França mesmo nas redes dos departamentos (distritos).

Outro cartão bom em França é o da aplicação ChargeMap, mas tem de vir para casa. É fundamental instalar essa aplicação, é o electromaps francês, tem os postos todos. O cartão é desnecessário face ao Sodetrel. Se tiver tempo para esperar o cartão, pode preferir dar o dinheiro a eles do que à Sodetrel (EDF). O ChargeMap e o Sodetrel permitem carregar na Suíça francófona, Luxemburgo e norte de Itália. É preciso consultar ChargeMap.

Bélgica, Holanda, há quem use um passe inter-rede que é o New Motion. É preciso obter o identificador em casa. Se não, a grande rede (e a rede super rápida) é a fastned. Tem app.

Outro cartão, se conseguir obter numa morada portuguesa, é o da companhia eléctrica alemã Maingau Energie. Permite carregar na Alemanha, Suíça, Holanda, Bélgica, a preços absolutamente irrisórios, tipo 0,05€/kWh. Usa-se nas redes dos outros, na Bélgica Alego, na Holanda fastned, etc...

Inglaterra, freshmile, sem cartão, activa-se pela app, lê-se um QR code no posto.

Embora nestes países a interoperabilidade entre redes não seja forçada pela lei, com uma única entidade gestora, como nós com a Mobi.e, o facto é que a interoperabilidade é a regra.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por migle » 15 ago 2018, 10:05

Se optares pelo atravessamento rápido de Espanha, eu tenho aqui os registos da energia gasta em cada troço. Convém acrescentar uns 20% à energia que gastei com o Ioniq porque eu apanhei vento favorável em Espanha em ambos os sentidos. Esse número permitirá prever se vai ou não haver algum troço difícil.

Penso que, qualquer que seja o carro, o único troço difícil é para chegar a Salamanca. Em quaisquer outros países, os primeiros sítios a levar PCRs são as fronteiras. No Euro-túnel há em ambos os lados. Para nós, não há nada perto da fronteira.

Tenho ainda um cartão da Sodetrel que não está associado à minha conta e que tenho muito gosto em oferecer a quem o for utilizar. (está é lá em Lisboa)
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por BrunoAlves » 15 ago 2018, 10:08

Post fantástico :clap:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por migle » 15 ago 2018, 10:14

Ainda me esqueci de dizer que há um caminho que permite chegar à Catalunha... Talvez até Madrid...

É seguir em direcção ao país basco, como habitualmente, e entrar em França por Hendaye, voltando a sair em Perpignan... E estamos na Catalunha, onde existe uma rede intermunicipal gratuita.

É triste, mas é assim.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por BrunoFonseca » 15 ago 2018, 14:28

migle Escreveu:
15 ago 2018, 09:20
Em Espanha, a rede de PCR mais realista é a da IBIL. É preciso instalar a app e fazer o registo online e associar o cartão de crédito, a partir desse momento, está pronto a usar. Alguns dias mais tarde chegará um cartão a casa que não poderá ser utilizado.
Não pode ser utilizado? Porquê?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por BrunoAlves » 15 ago 2018, 16:10

Porque os postos em Espanha são activados pelo telemóvel. O RFID ou não funciona ou vai deixar de funcionar
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por BrunoFonseca » 15 ago 2018, 16:37

BrunoAlves Escreveu:
15 ago 2018, 16:10
Porque os postos em Espanha são activados pelo telemóvel. O RFID ou não funciona ou vai deixar de funcionar
Uau... bom saber. E é necessário ter Internet móvel activa. isso pode ser um problema, ou estou a ver mal o filme? :think:

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por noway » 15 ago 2018, 17:01

Não se paga roaming de dados na Europa agora... o telefone funciona como se estivesses em Portugal.
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por migle » 15 ago 2018, 22:59

BrunoFonseca Escreveu:
15 ago 2018, 16:37
BrunoAlves Escreveu:
15 ago 2018, 16:10
Porque os postos em Espanha são activados pelo telemóvel. O RFID ou não funciona ou vai deixar de funcionar
Uau... bom saber. E é necessário ter Internet móvel activa. isso pode ser um problema, ou estou a ver mal o filme? :think:
Porque o sistema é mais complexo, é preciso carregar o cartão. Da ultima vez que fui tentei com cartão. Acabei por telefonar para a linha de apoio. Explicaram-me que o meu cartão ibil não tinha saldo. Para pagar com cartão de crédito como já tinha feito, era necessário activar pela app e seleccionar o cartão de credito associado e não o cartão ibil.

Nem me interessou mais. Entende-se que é uma forma de pré-pagamento inconveniente para um utilizador eventual. Se calhar é mais barato... Teria de explorar.

Simples é pagar directamente com cartão de crédito, activação por app.

Nem te passe pela cabeça ir fazer turismo EV sem levar Internet no telemóvel. Dois é melhor. Mas, de resto, turismo fóssil também não. Como é que procuras hotel se não tens net?
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Carregamento”