Carregamento turístico em França

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Carregamento turístico em França

Mensagem por migle » 06 jun 2018, 15:54

França é o que nós temos de mais próximo do paraíso. Os nossos amigos que costumam importar carros talvez tenham mais alguma informação importante para completar este tópico, mas a realidade é que em França é tudo muito fácil, não tem nada que saber.

Rede Corri-door

A rede Corri-Door forma os principais corredores de auto-estradas, com postos espaçados de 80 em 80km. Todo o país está coberto e todos os itinerários que possamos imaginar. A rede é operada pela Sodetrel, do grupo EDF (Electricité de France), e foi montada em parceria com os fabricantes de VEs. A EDF é a congénere da nossa REN, enquanto a ENEDIS (antiga ERDF) é a congénere da EDP Distribuição.

O acesso à rede pode fazer-se por cartão RFID ou App. O registo é gratuito sem cartão RFID. Não sei se haverá mais alguma coisa para dizer...

Embora o acesso a esta rede implique em geral a utilização de auto estradas com portagem, em França pratica-se uma política de portagens tal que quem sair e voltar a entrar numa AE paga menos do que quem se manteve. A intenção é que os utilizadores regionais de pequenos percursos de AE não sejam penalizados, enquanto que quem percorre grandes distâncias de AE não vai perder tempo para poupar uns cêntimos. Resultado, quem quiser viajar por estrada não sai muito penalizado se entrar na AE apenas para carregar (que de qualquer modo não é preciso).

Redes regionais

As redes regionais estão ligadas a associações de municípios e organizações de energia dos departamentos, os SDE, e geralmente abrangem uma região administrativa. As mais imediatas para nós são a Révéo na Occitanie, a MObiVE.fr na Nouvelle-Aquitaine, a Mobiloire no Pays de la Loire, etc..., algumas abrangem apenas um departamento (SDE35, ...), daí dar a sensação de que existem muitas.

Todas estas têm acesso por cartão RFID ou App e existe uma tarifa para utilizador ocasional, turista. Existem duas hipóteses: ou se faz o registo e se paga o cartão, ou não se paga o registo e só se pode usar a tarifa ocasional. O único inconveniente desta última é que a App no nosso telemóvel nem se lembra de nós, é preciso introduzir o número do cartão de crédito para cada carregamento que se faça!

O melhor de tudo é que existe interoperabilidade entre estas redes. O segundo melhor, é que nalgumas destas redes o carregamento é de borla (alguma tendência para este caso na Bretanha).

O mau, se não estou em erro, é que a interoperabilidade não une todas as redes, apenas as do litoral atlântico e mediterrânico.

Como exemplo dos preços, vejam-se os da preços da Révéo. Existe uma anuidade que é uma ninharia, mas como os preços de carregamento também são uma ninharia, não sei se compensa o esforço.

ChargeMap

O ChargeMap surgiu, como o electromaps, com a intenção de partilhar informação sobre a rede e também de permitir a interoperabilidade entre redes (coisa que entretanto passou a ser regra, para esse fim deixou de ser necessário). O CEO, Yoann, tem uma série de vídeos no YouTube a ensinar os básicos da utilização de VEs. Gosto bastante desses vídeos, o site é muito bem feito, a App também, tudo excelente, já comecei a introduzir alguns postos em Portugal.

Com o cartão ChargeMap, podemos carregar em todas as redes em França e ainda na Duferco em Itália que abrange bem o norte de Itália (outras em breve). Penso que é a única que atinge todas as redes em França. Porém, o cartão com kit custa perto de 20€. Não sei se as tarifas nas regionais são mais favoráveis aos utilizadores do ChargeMap do que aos ocasionais.

A minha escolha por enquanto

A aplicação ChargeMap tenho-a instalada. No entanto, não activa postos se eu não tiver o cartão. Como acho as tarifas turísticas perfeitamente adequadas, não vou neste momento adquirir o cartão.
Por essa razão, para um turista, parece-me bem optar por usar a rede Corri-Door apenas com App, fazendo o registo gratuito, e instalar também a App Révéo sem registo. Digo a Révéo porque os preços que vejo no site são mais baratos que noutras regiões (excepto aquelas onde é de borla).

Portanto, neste momento, parece-me suficiente para uma ida ocasional a França apenas Apps.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Carregamento turístico em França

Mensagem por BrunoAlves » 06 jun 2018, 16:06

:clap: :clap: :clap:

Brutal. Acho que vou imprimir isto quando fizer a minha Ioniq EV road trip :mrgreen:

Adicionava só isto (e de certeza que existem mais)
https://www.plugsurfing.com/en/
É uma rede integrada de pagamento para carregamentos eléctricos e que funciona em França e na maioria dos países Europeus. Há um RFID card (que se pode pagar por PayPal, não exige cartão de crédito), app, etc.
Tem um inconveniente: alguns preços são assustadoramente altos, convém estudar o trajecto antes de se meter ao caminho.

Em relação à Corri-Dor, há um vídeo de um tipo de Ioniq que fez Holanda - França (algures) - Holanda e fartou-se de apanhar postos em baixo. Em quantidade estão mais que lá (basta ver o mapa do PlugShare, é brutal a quantidade de postos), em qualidade em princípio precisam de melhorar. Sobretudo falta-lhes a redundância dos postos - como a maioria dos sítios, só têm um por localização.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Carregamento turístico em França

Mensagem por migle » 06 jun 2018, 16:13

Obrigado! Essa não tinha ido ver. (Temos sempre de excluir algumas quando estamos à procura). Para França, é capaz de não valer a pena. Eu acho que dá tudo no litoral atlântico só com a app sodetrel e a révéo.

Ir à Holanda, deve ser fácil. Temos montes de amigos lá no ioniqforum.com.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Carregamento turístico em França

Mensagem por BrunoAlves » 06 jun 2018, 16:19

Sim Holanda = paraíso (mas em caro, aliás todos os paraísos são normalmente caros :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: )

Onde esse colega apanhou muitos postos em baixo foi mesmo em França
https://www.youtube.com/watch?v=wGkbiXik7yE
https://www.youtube.com/watch?v=1kzLLXXaRNY
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Carregamento turístico em França

Mensagem por migle » 08 jun 2018, 01:08

Obrigado. E fiquei a saber que em França são necessários alcoolímetros descartáveis.

É natural. Ele passou na Bélgica onde apanhou carregadores Efacec da Allego. Material de qualidade. Os da ABB não são também feitos em Portugal? É que o contacto que aparece na página da ABB para carregadores de VEs é uma morada portuguesa. Depois, em França, carregadores tipo o que apanhei em Sevilha... hum... not good.

Depois, o tipo stressa um bocado. Carregar em AC um Ioniq não demora 6-7-8-9h, apenas 4h. Descobriu que os franceses são antipáticos... surpresa. Depois, eu falo muito mal francês, mas não me sinto bem a falar inglês em países de língua românica.

Mas pronto, todos os PCRs Corri-Door são feitos em França. É bandeira deles. Mau sinal para o Ioniq.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Carregamento turístico em França

Mensagem por BrunoAlves » 08 jun 2018, 01:19

migle Escreveu:Depois, o tipo stressa um bocado. Carregar em AC um Ioniq não demora 6-7-8-9h, apenas 4h.
Eu acho que é sobretudo isto. Eu era incapaz de me meter numa viagem destas sem levar qualquer cabo que não o EVSE de origem. O gajo tem PCR ou sabonete, mais nada! Se bem me recordo, nem o cabo para os PCN ele levou (se bem que em França eles também usam uma tomada manhosa diferente da type2 da maioria dos postos que conhecemos)
Pelo menos um EVSE para puxar 16A de uma tomada normal tinha de ser (são + 33% de velocidade de carregamento, não é de desprezar). Eu nunca na vida me metia naquilo sem um EVSE até 32A e adaptadores para toda a raça de tomadas...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Carregamento turístico em França

Mensagem por migle » 08 jun 2018, 14:23

BrunoAlves Escreveu:(se bem que em França eles também usam uma tomada manhosa diferente da type2 da maioria dos postos que conhecemos)
O quê?? :o Quem? Como? Então a tipo 2 não foi adoptada pela UE?
BrunoAlves Escreveu:Pelo menos um EVSE para puxar 16A de uma tomada normal tinha de ser (são + 33% de velocidade de carregamento, não é de desprezar). Eu nunca na vida me metia naquilo sem um EVSE até 32A e adaptadores para toda a raça de tomadas...
Cof, cof, cof....
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Carregamento turístico em França

Mensagem por BrunoAlves » 08 jun 2018, 14:41

migle Escreveu:
BrunoAlves Escreveu:(se bem que em França eles também usam uma tomada manhosa diferente da type2 da maioria dos postos que conhecemos)
O quê?? :o Quem? Como? Então a tipo 2 não foi adoptada pela UE?
https://www.evchargeking.com/en/t3-char ... for-france
;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Carregamento turístico em França

Mensagem por migle » 08 jun 2018, 15:14

Sim, já me pus a ler. Já tinha reparado nela no ChargeMap, não fui ver o que era, mas tive a sensação que seria algo marginal, que a Mennekes era rainha. Parece uma guerrinha França/Itália vs. Alemanha com a desculpa de tapar os conectores (Tapar! Numa ficha com tanta segurança, em que as pessoas mexem nos conectores e viram-na para a chuva!).

Continuo a achar que há mais Mennekes que Scame.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Carregamento turístico em França

Mensagem por pemifer » 21 jun 2018, 22:55

migle Escreveu:
06 jun 2018, 15:54
França é o que nós temos de mais próximo do paraíso.
:lol: :lol: :lol: :lol:
Paraíso dos reboques? A avaliar pelo holandês que teve de ir de reboque carregar à Bélgica...
:lol: :lol: :lol: :lol:

Responder

Voltar para “Carregamento”