Carregamento turístico em França
Enviado: 06 jun 2018, 15:54
França é o que nós temos de mais próximo do paraíso. Os nossos amigos que costumam importar carros talvez tenham mais alguma informação importante para completar este tópico, mas a realidade é que em França é tudo muito fácil, não tem nada que saber.
Rede Corri-door
A rede Corri-Door forma os principais corredores de auto-estradas, com postos espaçados de 80 em 80km. Todo o país está coberto e todos os itinerários que possamos imaginar. A rede é operada pela Sodetrel, do grupo EDF (Electricité de France), e foi montada em parceria com os fabricantes de VEs. A EDF é a congénere da nossa REN, enquanto a ENEDIS (antiga ERDF) é a congénere da EDP Distribuição.
O acesso à rede pode fazer-se por cartão RFID ou App. O registo é gratuito sem cartão RFID. Não sei se haverá mais alguma coisa para dizer...
Embora o acesso a esta rede implique em geral a utilização de auto estradas com portagem, em França pratica-se uma política de portagens tal que quem sair e voltar a entrar numa AE paga menos do que quem se manteve. A intenção é que os utilizadores regionais de pequenos percursos de AE não sejam penalizados, enquanto que quem percorre grandes distâncias de AE não vai perder tempo para poupar uns cêntimos. Resultado, quem quiser viajar por estrada não sai muito penalizado se entrar na AE apenas para carregar (que de qualquer modo não é preciso).
Redes regionais
As redes regionais estão ligadas a associações de municípios e organizações de energia dos departamentos, os SDE, e geralmente abrangem uma região administrativa. As mais imediatas para nós são a Révéo na Occitanie, a MObiVE.fr na Nouvelle-Aquitaine, a Mobiloire no Pays de la Loire, etc..., algumas abrangem apenas um departamento (SDE35, ...), daí dar a sensação de que existem muitas.
Todas estas têm acesso por cartão RFID ou App e existe uma tarifa para utilizador ocasional, turista. Existem duas hipóteses: ou se faz o registo e se paga o cartão, ou não se paga o registo e só se pode usar a tarifa ocasional. O único inconveniente desta última é que a App no nosso telemóvel nem se lembra de nós, é preciso introduzir o número do cartão de crédito para cada carregamento que se faça!
O melhor de tudo é que existe interoperabilidade entre estas redes. O segundo melhor, é que nalgumas destas redes o carregamento é de borla (alguma tendência para este caso na Bretanha).
O mau, se não estou em erro, é que a interoperabilidade não une todas as redes, apenas as do litoral atlântico e mediterrânico.
Como exemplo dos preços, vejam-se os da preços da Révéo. Existe uma anuidade que é uma ninharia, mas como os preços de carregamento também são uma ninharia, não sei se compensa o esforço.
ChargeMap
O ChargeMap surgiu, como o electromaps, com a intenção de partilhar informação sobre a rede e também de permitir a interoperabilidade entre redes (coisa que entretanto passou a ser regra, para esse fim deixou de ser necessário). O CEO, Yoann, tem uma série de vídeos no YouTube a ensinar os básicos da utilização de VEs. Gosto bastante desses vídeos, o site é muito bem feito, a App também, tudo excelente, já comecei a introduzir alguns postos em Portugal.
Com o cartão ChargeMap, podemos carregar em todas as redes em França e ainda na Duferco em Itália que abrange bem o norte de Itália (outras em breve). Penso que é a única que atinge todas as redes em França. Porém, o cartão com kit custa perto de 20€. Não sei se as tarifas nas regionais são mais favoráveis aos utilizadores do ChargeMap do que aos ocasionais.
A minha escolha por enquanto
A aplicação ChargeMap tenho-a instalada. No entanto, não activa postos se eu não tiver o cartão. Como acho as tarifas turísticas perfeitamente adequadas, não vou neste momento adquirir o cartão.
Por essa razão, para um turista, parece-me bem optar por usar a rede Corri-Door apenas com App, fazendo o registo gratuito, e instalar também a App Révéo sem registo. Digo a Révéo porque os preços que vejo no site são mais baratos que noutras regiões (excepto aquelas onde é de borla).
Portanto, neste momento, parece-me suficiente para uma ida ocasional a França apenas Apps.
Rede Corri-door
A rede Corri-Door forma os principais corredores de auto-estradas, com postos espaçados de 80 em 80km. Todo o país está coberto e todos os itinerários que possamos imaginar. A rede é operada pela Sodetrel, do grupo EDF (Electricité de France), e foi montada em parceria com os fabricantes de VEs. A EDF é a congénere da nossa REN, enquanto a ENEDIS (antiga ERDF) é a congénere da EDP Distribuição.
O acesso à rede pode fazer-se por cartão RFID ou App. O registo é gratuito sem cartão RFID. Não sei se haverá mais alguma coisa para dizer...
Embora o acesso a esta rede implique em geral a utilização de auto estradas com portagem, em França pratica-se uma política de portagens tal que quem sair e voltar a entrar numa AE paga menos do que quem se manteve. A intenção é que os utilizadores regionais de pequenos percursos de AE não sejam penalizados, enquanto que quem percorre grandes distâncias de AE não vai perder tempo para poupar uns cêntimos. Resultado, quem quiser viajar por estrada não sai muito penalizado se entrar na AE apenas para carregar (que de qualquer modo não é preciso).
Redes regionais
As redes regionais estão ligadas a associações de municípios e organizações de energia dos departamentos, os SDE, e geralmente abrangem uma região administrativa. As mais imediatas para nós são a Révéo na Occitanie, a MObiVE.fr na Nouvelle-Aquitaine, a Mobiloire no Pays de la Loire, etc..., algumas abrangem apenas um departamento (SDE35, ...), daí dar a sensação de que existem muitas.
Todas estas têm acesso por cartão RFID ou App e existe uma tarifa para utilizador ocasional, turista. Existem duas hipóteses: ou se faz o registo e se paga o cartão, ou não se paga o registo e só se pode usar a tarifa ocasional. O único inconveniente desta última é que a App no nosso telemóvel nem se lembra de nós, é preciso introduzir o número do cartão de crédito para cada carregamento que se faça!
O melhor de tudo é que existe interoperabilidade entre estas redes. O segundo melhor, é que nalgumas destas redes o carregamento é de borla (alguma tendência para este caso na Bretanha).
O mau, se não estou em erro, é que a interoperabilidade não une todas as redes, apenas as do litoral atlântico e mediterrânico.
Como exemplo dos preços, vejam-se os da preços da Révéo. Existe uma anuidade que é uma ninharia, mas como os preços de carregamento também são uma ninharia, não sei se compensa o esforço.
ChargeMap
O ChargeMap surgiu, como o electromaps, com a intenção de partilhar informação sobre a rede e também de permitir a interoperabilidade entre redes (coisa que entretanto passou a ser regra, para esse fim deixou de ser necessário). O CEO, Yoann, tem uma série de vídeos no YouTube a ensinar os básicos da utilização de VEs. Gosto bastante desses vídeos, o site é muito bem feito, a App também, tudo excelente, já comecei a introduzir alguns postos em Portugal.
Com o cartão ChargeMap, podemos carregar em todas as redes em França e ainda na Duferco em Itália que abrange bem o norte de Itália (outras em breve). Penso que é a única que atinge todas as redes em França. Porém, o cartão com kit custa perto de 20€. Não sei se as tarifas nas regionais são mais favoráveis aos utilizadores do ChargeMap do que aos ocasionais.
A minha escolha por enquanto
A aplicação ChargeMap tenho-a instalada. No entanto, não activa postos se eu não tiver o cartão. Como acho as tarifas turísticas perfeitamente adequadas, não vou neste momento adquirir o cartão.
Por essa razão, para um turista, parece-me bem optar por usar a rede Corri-Door apenas com App, fazendo o registo gratuito, e instalar também a App Révéo sem registo. Digo a Révéo porque os preços que vejo no site são mais baratos que noutras regiões (excepto aquelas onde é de borla).
Portanto, neste momento, parece-me suficiente para uma ida ocasional a França apenas Apps.