Postos de Carregamento impossíveis para Zoe

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Postos de Carregamento impossíveis para Zoe

Mensagem por migle » 15 ago 2018, 23:05

O empurrar de responsabilidade é feio, mas a resposta é autêntica no sentido em que não é qualquer um que redige o parágrafo central.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Postos de Carregamento impossíveis para Zoe

Mensagem por BrunoFonseca » 16 ago 2018, 00:27

migle Escreveu:
15 ago 2018, 10:47

Ficamos um bocado espantados que a rede pública, certificada, possa ter uma componente harmónica elevada (e não ser a sinusoide certinha de 50Hz que todos aprendemos a amar).
Pergunta de leigo... de quem é a responsabilidade aqui? da REN?

fma
Mensagens: 83
Registado: 18 jul 2011, 20:53

Re: Postos de Carregamento impossíveis para Zoe

Mensagem por fma » 16 ago 2018, 00:50

Com 40 anos de trabalho, na área técnica, o que sinto é incompetência dos profissionais de hoje. Não há ninguém no país que pegue neste tipo de problemas? E os Gestores das empresas envolvidas, só servem para dar desculpas esfarrapadas. Enquanto trabalhei, o que me dava luta, eram os problemas difíceis. Se fosse um avião?

jpedromr
Mensagens: 100
Registado: 31 jan 2018, 00:36
Data de fabrico: 01 jan 2015
Localização: Lisboa

Re: Postos de Carregamento impossíveis para Zoe

Mensagem por jpedromr » 16 ago 2018, 02:17

BrunoFonseca Escreveu:
16 ago 2018, 00:27
migle Escreveu:
15 ago 2018, 10:47

Ficamos um bocado espantados que a rede pública, certificada, possa ter uma componente harmónica elevada (e não ser a sinusoide certinha de 50Hz que todos aprendemos a amar).
Pergunta de leigo... de quem é a responsabilidade aqui? da REN?
Existem normas de qualidade da energia da EDP, se não estou em erro. É impossível ter uma sinusoide perfeita de 50 Hz ainda para mais com a quantidade de perturbações que "introduzimos" na rede e que se tem vindo a acentuar com o aumento do uso de equipamentos eletrónicos. Até a simples lâmpada de led lá de casa é uma autêntica desgraça!


Aproveito e coloco mais umas questões. Esses problemas com os Zoe são só no pcr de Palmela ou são em qualquer pcr? Há relatos dos mesmos problemas noutros países ou com outro tipo de pcr's/carregadores?

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Postos de Carregamento impossíveis para Zoe

Mensagem por migle » 16 ago 2018, 07:42

Quanto à responsabilidade, deve haver uma Norma Portuguesa qualquer que a distribuição tem de cumprir. Se o abastecimento está dentro dessa norma, que deve dar para bastantes variações, então o problema é o Zoe ser muito fino para a norma portuguesa.

Normalmente, quando há um problema no abastecimento, o cliente tem de se queixar para ser feito alguma coisa.

Acho que é do conhecimento geral na Europa que o Zoe não carrega em todo o lado.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

jpedromr
Mensagens: 100
Registado: 31 jan 2018, 00:36
Data de fabrico: 01 jan 2015
Localização: Lisboa

Re: Postos de Carregamento impossíveis para Zoe

Mensagem por jpedromr » 16 ago 2018, 08:44

migle Escreveu:
16 ago 2018, 07:42
Quanto à responsabilidade, deve haver uma Norma Portuguesa qualquer que a distribuição tem de cumprir. Se o abastecimento está dentro dessa norma, que deve dar para bastantes variações, então o problema é o Zoe ser muito fino para a norma portuguesa.

Normalmente, quando há um problema no abastecimento, o cliente tem de se queixar para ser feito alguma coisa.

Acho que é do conhecimento geral na Europa que o Zoe não carrega em todo o lado.
É uma norma europeia, EN 50160.

Muito honestamente e não entrando em detalhes mais técnicos, acho a resposta um pouco descabida. É óbvio que as perturbações existentes irão causar problemas, agora ao nível de não carregar o carro? Duvido.

Para além disso era muita coincidência serem reportados problemas desses em Palmela e num PCR a não sei quantos km de Palmela. Assim o que estamos a dizer é se eu colocar um analisador em Palmela ou em Abrantes vou ver exactamente a mesma coisa e isso não faz qualquer sentido! Em ambos os sítios o PCR estará a ser alimentado com energia que cumpre os padrões de qualidade, mas não vamos "ver" exactamente a mesma coisa nos dois lados. Depois estamos a meter no mesmo saco todos os PCR's, sejam Efacec ou não.

Com a resposta dada e uma vez que os problemas são a nível da Europa estamos a afirmar que em todos os PCR's da Europa há problemas, independentemente da marca do próprio PCR. Ou então estamos a afirmar que em não sei quantos PCR's não há um que cumpra as exigências do Zoe!

Para além disto existem formas de filtrar essas perturbações. Outro detalhe importante é que Portugal não é uma ilha. A nossa rede está interligada com a da Europa.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Postos de Carregamento impossíveis para Zoe

Mensagem por migle » 16 ago 2018, 09:07

Lamento que a minha resposta seja descabida. Realmente, não sou electrotécnico e não tenho grandes palpites para dar.

Por outro lado, não me parece claro o que está a tentar dizer.

No caso do Zoe, o carregador está dentro do carro. As três fases, neutro e terra são pura e simplesmente expostas ao carro, daí se dizer que o PCR pouco tem a ver com o assunto. Estamos a falar das verificações de segurança feitas pelo carro.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

jpedromr
Mensagens: 100
Registado: 31 jan 2018, 00:36
Data de fabrico: 01 jan 2015
Localização: Lisboa

Re: Postos de Carregamento impossíveis para Zoe

Mensagem por jpedromr » 16 ago 2018, 09:19

migle Escreveu:
16 ago 2018, 09:07
Lamento que a minha resposta seja descabida. Realmente, não sou electrotécnico e não tenho grandes palpites para dar.

Por outro lado, não me parece claro o que está a tentar dizer.

No caso do Zoe, o carregador está dentro do carro. As três fases, neutro e terra são pura e simplesmente expostas ao carro, daí se dizer que o PCR pouco tem a ver com o assunto. Estamos a falar das verificações de segurança feitas pelo carro.
Não me fiz entender! Quando falei em resposta descabida era a que foi dada por parte da Efacec! :lol:

jpedromr
Mensagens: 100
Registado: 31 jan 2018, 00:36
Data de fabrico: 01 jan 2015
Localização: Lisboa

Re: Postos de Carregamento impossíveis para Zoe

Mensagem por jpedromr » 16 ago 2018, 09:21

migle Escreveu:
16 ago 2018, 09:07
Lamento que a minha resposta seja descabida. Realmente, não sou electrotécnico e não tenho grandes palpites para dar.

Por outro lado, não me parece claro o que está a tentar dizer.

No caso do Zoe, o carregador está dentro do carro. As três fases, neutro e terra são pura e simplesmente expostas ao carro, daí se dizer que o PCR pouco tem a ver com o assunto. Estamos a falar das verificações de segurança feitas pelo carro.
Então mas o PCR carrega em DC daí eu nao perceber a relação. O que alimenta o PCR é AC e o que sai para o carro é em DC.

Este é outro motivo pelo qual não consigo encontrar grande relação entre uma coisa e a outra. Se estivéssemos a falar de uma wallbox ou assim, aí ainda se percebia +-!

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Postos de Carregamento impossíveis para Zoe

Mensagem por BrunoFonseca » 16 ago 2018, 09:58

migle Escreveu:
15 ago 2018, 10:47


Aproveito e coloco mais umas questões. Esses problemas com os Zoe são só no pcr de Palmela ou são em qualquer pcr? Há relatos dos mesmos problemas noutros países ou com outro tipo de pcr's/carregadores?
Até agora detectei este problema apenas no PCR de Palmela. Já utilizei os PCRs de Alcácer e Aljustrel sem qualquer problema.
Também identifiquei o mesmo problema num PCN de Lisboa. Acho que o identifiquei no inicio deste tópico.

Responder

Voltar para “Carregamento”