Orientação dos PCR

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Responder
Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Orientação dos PCR

Mensagem por BrunoFonseca » 01 set 2018, 11:08

Recentemente assisti na área de serviço de Alcácer a uma situação que me leva a crer que o posicionamento e a orientação dos PCR não é a mais correcta.
Como se pode ver na imagem em anexo (AS Aljustrel, mas são iguais), existem 2 lugares para carregamento de VE, contudo as "mangueiras" estão viradas para o lugar do lado direito.
Significa isto que para VE que não tenham a ficha de carregamento à frente pode ser muito complicado, senão impossivel por o carro à carga se o lugar da direita estiver ocupado.

Com efeito, parei o meu Zoe no lugar da direita e coloquei-o à carga AC, nisto chega um BMW i3 cujo local da ficha de carga se situa sobre a roda traseira do lado direito. O seu condutor teve que efectuar manobras ficando o I3 estacionado de lado, ocupando 2 lugares e com a traseira quase encostada ao meu carro.
Caso estivesse um 3º carro estacionado mais à esquerda e o I3 teria que aguardar que eu terminasse a carga para poder carregar... ou então trocávamos de lugar :D

Bastaria que as "mangueiras" estivessem direccionadas para a frente (e não para o lado) e já não haveria problema.
Anexos
orientacao.jpg

RaaR
Mensagens: 178
Registado: 22 abr 2018, 05:42

Re: Orientação dos PCR

Mensagem por RaaR » 01 set 2018, 11:39

Não dá para estacionar de traseira? Ou dá mas a mangueira é tão pequena que não chega ao outro lado do carro?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Orientação dos PCR

Mensagem por BrunoAlves » 01 set 2018, 11:58

Nunca foste a Guimarães? Os cabos estão virados... Quase para a estrada :mrgreen:

Isso prova mais uma vez (como se fosse preciso) que quem instala os postos não percebe nada do que faz e, sobretudo, não anda de VE.
As instalações são maioritariamente estéticas. Como tem uma consola, querem virá-la para a frente para "fazer ver". Lá a orientação dos cabos é irrelevante :?
Ainda por cima os cabos são curtos piora tudo.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Orientação dos PCR

Mensagem por BrunoAlves » 01 set 2018, 12:12

Eu tenho esse problema. O meu carro tem a tomada atrás do lado esquerdo, só consigo carregar no lugar da esquerda, independentemente da orientação dos cabos.
Em Loulé há umas semanas tive mesmo de pedir a um zoe para trocar de lugar comigo :(
Mas na minha opinião o erro é do carro. Não consigo perceber porque é que há outro ponto de carga que não à frente... Que diabo, o carregador interno está à frente!
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Orientação dos PCR

Mensagem por BrunoFonseca » 01 set 2018, 12:13

RaaR Escreveu:
01 set 2018, 11:39
Não dá para estacionar de traseira? Ou dá mas a mangueira é tão pequena que não chega ao outro lado do carro?
O I3 tentou estacionar de traseira, mas a mangueira ficava do lado oposto e não chegava lá

RaaR
Mensagens: 178
Registado: 22 abr 2018, 05:42

Re: Orientação dos PCR

Mensagem por RaaR » 01 set 2018, 12:17

Realmente nunca tive problema a carregar mas percebo que estes postos estão mal feitos, especialmente quando bastaria ter mangueiras maiores para resolver a situação.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Orientação dos PCR

Mensagem por mjr » 01 set 2018, 12:30

Mais 2m de cabo e todos os problemas ficavam resolvidos.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Orientação dos PCR

Mensagem por Fil » 01 set 2018, 14:23

mjr Escreveu:
01 set 2018, 12:30
Mais 2m de cabo e todos os problemas ficavam resolvidos.
E existem, basta ver noutros países. Se calhar é necessário pedirem na encomenda e pagar a diferença, que imagino que seja alguma. Mas já debatemos este assunto várias vezes por aqui. Se todos tivessem virados para o estacionamento, metade do problema não existia.

Estou com o Bruno Alves, DC sempre à frente, AC nas duas laterais, isso sim era perfeito.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Orientação dos PCR

Mensagem por mjr » 01 set 2018, 14:52

Mesmo estando à frente há problemas com alguns veículos pois nem sempre estacionar de traseira é simples. Na Caetano Power do Porto tem um cabo com uns 5m e dá muito jeito. O cabo extra devem ser mais algumas (poucas) centenas de Euros.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Orientação dos PCR

Mensagem por pemifer » 04 set 2018, 12:12

Eu penso que a solução passa por posicionar corretamente o PCR.
Infelizmente, já vi noticias de roubo dos cabos de PCR.
Ter cabos mais compridos não será a melhor solução, aumenta a cobiça.

Responder

Voltar para “Carregamento”