Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por BrunoAlves » 22 mar 2019, 15:26

O PCN ao lado sem dúvida. Duplicar os PCR não concordo. Não sem antes ter corredores garantidos no interior, em mais cidades pequenas e fora das auto estradas. Se estes 100 PCR vão ser financiados com dinheiro público deviam ir para onde o investimento não é tão rentável aos operadores. Na A1, A2, Porto e Lisboa epa não, os operadores que os paguem que aí têm maior retorno.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por galt » 22 mar 2019, 17:17

Sim o novo concurso dos PCR tem zonas do país que têm de ser garantidas.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por migle » 23 mar 2019, 09:42

Spin Escreveu:
21 mar 2019, 16:06
Permitam-me discordar dos defensores do tempo.
Para mim o que interessa é o produto e isso são os kWh que foram para as baterias e permitem ter novamente acréscimos de mobilidade. É isto que os posto de carregamento vendem.
Cordialmente, permite-me discordar. Os PCRs não vendem acima de tudo energia. Vendem energia rapidamente, velocidade. Por isso é que estamos dispostos a pagar mais por um CR que por um normal. O valor está no tempo.

Por que razão vai a sociedade dispender recursos em PCRs, 20, 40, 100 vezes (HPC) superior aos de um PCN?

Se as pessoas os vão ocupar para fazer carregamentos a 14kW ou pior ainda, isso é um desperdício de recursos para a sociedade.

Depois, como representação dos custos também faz mais sentido o preço por tempo.
O maior custo nos PCRs, e é tanto mais assim quanto maior a potência ou o número dos PCRs num sítio, é o equipamento, a infraestrutura e a disponibilidade de potência. Não é a energia que está a ser fornecida!

Portanto, eu penso exactamente ao contrário e essa é a diferença entre PCR e PCN. O que está a ser vendido é tempo, e os custos estão na velocidade.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Spin
Mensagens: 380
Registado: 27 mar 2018, 16:25

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por Spin » 25 mar 2019, 17:01

migle Escreveu:
23 mar 2019, 09:42
...
Portanto, eu penso exactamente ao contrário e essa é a diferença entre PCR e PCN. O que está a ser vendido é tempo, e os custos estão na velocidade.
Continuo cordialmente a discordar da venda do tempo. A principal diferença entre um PCR e um PCN está na sua eficiência, derivado da potência disponível em cada carregamento em que o PCR tem economias de escala em função do tempo. O que defendo é a democratização da ME e não a sua segregação. Da mesma forma que nos ICE temos motores de acordo com as paixões dos seus proprietários, mas o preço do produto que os fazem mover é idêntico independentemente da sua cilindrada. Como sabemos, as características dos bev são diferentes no tempo que necessitam para seguir viagem. Não estou com isto a defender que um bev ou hibrido da 1ª geração utilizem PCR, o que defendo é que nas AS da rota da grande mobilidade haja também PCN para este tipo de VE.

Gameiro101
Mensagens: 334
Registado: 13 fev 2017, 20:37
Data de fabrico: 01 fev 2016
Capacidade bateria: 30 KW

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por Gameiro101 » 25 mar 2019, 17:22

Sou dos que concordo com o pagamento em função não só dos kwh, mas tambem do tempo, se for apenas pago em kwh, corremos o risco de o pessoal estar a carregar até aos 100%, mesmo que a velocidades reduzidas, a componente tempo faz com que ao chegar a um SoC mais alto as pessoas larguem o posto e assim permitir uma rotação mais alta.

Eu sei que levanta outro problema, quem tem carros que carregam mais devagar (zoe), ou com baterias pequenas/degradadas, isso tem de ser compensado com o aumento da rede, por exemplo as concessionarias todas as AE deviam ser obrigadas a insalar PCR, o que permitia viagens mais facilitadas.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por BrunoAlves » 25 mar 2019, 17:38

Sem dúvida, haver PCN ao lado de um PCR é fundamental. Ninguém discute isso e obviamente que terão de ser pagos em moldes diferentes...

A questão do pagamento do PCR, lamento mas estás enganado... Economia de escala como?
Podes montar um PCN de 22kW em tua casa:
- pagas 2000€ pelo carregador. Se for dos que vês na rua, 5k€
- contratas à EDP 27, 7kVA: custo mensal cerca de 40€ na potência contratada e tens de ter tri-horario.

Podes montar um PCR.
- pagas 30k€ pelo carregador, mais uma instalação especializada com cabos de secção pouco recomendada para andar às costas
- contratas 50kW à EDP em BTE (e só te permite carregar um carro de cada vez), cujo custo é variável com a utilização, mas que pode chegar a algumas centenas de € (depende muito da utilização em pontas).

Em cima disto ainda há os custos com energia, que ao operador não contam uma vez que pagas ao CEME. Portanto não, um PCR e um PCN têm muitas diferenças e ao operador deve interessar muito mais utilizações intensas e curtas. Logo, será o tempo o factor principal de rentabilidade.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por migle » 26 mar 2019, 00:32

BrunoAlves Escreveu:
25 mar 2019, 17:38
Economia de escala como?
Pois é, concordo. É uma economia de escala invertida. A maior potência aumenta os custos. São custos de infraestrutura, e também custos na aquisição.

Por exemplo, os comercializadores no MIBEL, têm de garantir disponibilidade de energia e potência para os seus clientes em localizações específicas (MAT, suponho). A situação agrava-se, porque os comercializadores sabem onde estão os seus clientes domésticos, as casas não andam. Mas esta lei biruta que tem esta vantagem incrível para o utilizador de poder carregar electricidade da EDP num posto da Galp ou vice-versa (para grande satisfação intelectual de todos nós), tem a consequência dos CEME terem de garantir a disponibilidade de energia e potência para os seus clientes em parte incerta...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

FiwiPITO
Proprietário Leaf
Mensagens: 565
Registado: 20 abr 2018, 11:43
Data de fabrico: 01 jun 2015
Capacidade bateria: 24Kw

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por FiwiPITO » 26 mar 2019, 10:13

Eu tb sou dos que defendo que ao Lado de Cada PCR deve ter pelo menos uma Tomada Simples para Emergências, já nem Peço um PCN, uma simples tomada já me tinha ajudado quando estive em Braga e o PCR estava bloqueado...Porque cheguei com bateria, mas se não fosse o caso podia não ter chegado ao PCN que ainda era longe...

Acho que existem Paises onde no Próprio PCR tem uma Tomada de 220v simples, para emergências.
Ex-Proprietário de Nissan Leaf 24KWh desde: 04 de Maio de 2018 até Julho/21
1º Ano Eléctrico - 21.000kms :clap:
2º Ano Eléctrico - 22.500kms :clap:
3º Ano Eléctrico - 16.000kms :clap:

Proprietário de Kia E-Soul 64kWh desde: 27 de Agosto de 2021
Proprietário de Renault Twizy 45 de 2019 desde: 24 de Maio de 2022

Spin
Mensagens: 380
Registado: 27 mar 2018, 16:25

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por Spin » 26 mar 2019, 10:16

Senão houvesse economias de escala pelos ganhos de eficiência dos PCR versus PCN. Será que teríamos PCR na infraestrutura?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por BrunoAlves » 26 mar 2019, 11:11

Tens de explicar melhor essa "economia de escala" que eu não consigo entender, lamento :(

A questão da eficiência também não é líquida, ainda que não saiba ao certo a que eficiência te referes. Se for ao carregador interno do carro VS PCR, não sei se é assim tão relevante, uma vez que os primeiros devem andar pelos 90% na potência máxima que suportam, a do PCR não será muito superior (correntes muito elevadas produzem necessariamente mais perdas)

Na minha opinião, tens PCR porque são absolutamente fundamentais para a mobilidade. O investimento é muitíssimo significativo e o retorno não é garantido, só com utilização frequente dos postos. Já dizia o outro, é fazer as contas :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Carregamento”