Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
Flyer
Proprietário Tesla
Mensagens: 1226
Registado: 11 abr 2011, 10:36

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por Flyer » 09 nov 2018, 12:28

Não querendo ser má lingua, mas perece que nada mudou:
O pcr do Campo Grande está avariado à pelo menos dois dias, é da EDP e deveria já ter sido reparado.
O pcr da repsol da segunda circular é so ubers, nos últimos dois dias nem consegui chegar perto (pelo menos à hora que passei)
hoje vou fazer nova tentativa... :D
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por BrunoAlves » 09 nov 2018, 12:41

O PCR do Campo Grande é mobiletric.

Com a aplicação Mobiechecker tenho uma lista de postos e tenho visto aqui e ali a ocupação. No Porto nem tanto, mas em Lisboa a quantidade de postos disponíveis a qualquer hora do dia é incrível. Esse do Campo Grande neste momento está em uso em Chademo, diz a app e o site
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por jfr2006 » 09 nov 2018, 12:48

Nonnus Escreveu:
09 nov 2018, 11:53


Ele não é como tu que fica a espera que alguém resolva o problema por ele. Sentiu-se lesado reclamou, tão simples como isso.

Tu por acaso és sócio para puderes exigir isso da UVE? Tu não és sócio, criticas tudo e todos, mas fazeres alguma coisa para mudar esse panorama é que esta quieto. :techie-hiding:
Obrigado mais uma vez por confirmares aquilo que eu pensava sobre a utilidade/beneficio da associação...

Tu pareces aquelas pessoas que reclamam dos governos que nós temos, mas quando foi altura de ir votar, ficaram em casa no quentinho. Para teres direitos, tens de ter deveres! Ou és cigano? :lol:
Não fico no quentinho...mas não voto em nenhum, porque a escória que está lá é toda igual..quer é tacho... Como os votos em branco não contam para nada, vou gastar sola dos sapatos? Não obrigado...essa escória nem isso merece... Até aparecer algum que realmente valha a pena que eu gaste a sola dos sapatos, vou poupando... :lol:


Quanto ao reclamar, já reclamei:

Com a Galp:

- Colocou um formulário com preenchimento automático que levou a que a minha morada estivesse incorrecta. Alertei-os, avisei-os n vezes..mesmo assim foram capazes de enviar os cartões com a morada errada, apesar de dizerem que sim, que iam corrigir isso.. Não fosse o carteiro, ainda hoje estava à espera deles...
- Não tem área onde se possa consultar os consumos..Já lhes enviei um e-mail, mas nem se dignaram a responder... pergunto-me se isto é minimamente legal sequer....

Com a Prio:

- Depois de receberem o contrato assinado, reenviam e-mail com link para preencher tudo de novo. Perguntei-lhes se o estagiário tinha apagado a base de dados e se era preciso pessoal para fazer as coisas de forma correcta, que eu arranjava. A verdade é que não pediram mais nada e enviaram o cartão...

Avatar do Utilizador
Flyer
Proprietário Tesla
Mensagens: 1226
Registado: 11 abr 2011, 10:36

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por Flyer » 09 nov 2018, 13:45

BrunoAlves Escreveu:
09 nov 2018, 12:41
O PCR do Campo Grande é mobiletric.

Com a aplicação Mobiechecker tenho uma lista de postos e tenho visto aqui e ali a ocupação. No Porto nem tanto, mas em Lisboa a quantidade de postos disponíveis a qualquer hora do dia é incrível. Esse do Campo Grande neste momento está em uso em Chademo, diz a app e o site
Exacto; ficou bloqueado em Chademo mas ninguém a carregar...
quando liguei, disseram, que já sabiam.
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por BrunoAlves » 09 nov 2018, 15:37

Ah, boa... Mesmo no electromaps não está essa informação, obrigado.
Bom, cansado não está que não passou a maior parte da vida adulta desligado :lol:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por rimsilva » 09 nov 2018, 17:00

frankesousa Escreveu:
09 nov 2018, 00:13
Antes de mais desculpem mas vou publicar aqui um post grandito tentando explicar o resultado de uma reclamação que fiz sobre a potência de carregamento nos PCR (principiantes os pagos em €/min). Já tinha dito que ia reclamar, já reclamei, e já tenho resposta para partilhar com o pessoal dos VEs.

Quem tiver algum tempo que leia este "testamento" porque penso conter informação bastante relevante para todos os UVE

Como já em vários carregamentos que fiz no passado nos PCRs tinha reparado que alguns eram lentos (por volta dos 35/37 kW "apenas"), agora com os pagamentos decidi ir fazer o teste no dia 1/10 (testar também o cartão novo) ao PCR MTS-00001 (Matosinhos - Mercado).
Para não haver duvidas, fiz o registo total do teste, bateria a 20º, 55% de carga, Leaf 30kWh, LeafSpy -> Tudo prontinho.

4 Minutos depois, a energia carregada e o LeafSpy confirmavam que só estava a obter não chegava a 37kW (noutros locais tenho registos de quase 47kW). A minha conclusão foi -> O posto está limitado em potência, mas anuncia 50kW no mapa da MobiE, é pago ao minuto, estão a enganar-me!

1ª passo -> Reclamar
Na passada 2ª feira enquanto viajava de avião para a Noruega (sendo a meca dos VE deu-me inspiração extra) escrevi um belo email de reclamação, visando o OPC (que deve ser o dono do posto e visar pela sua qualidade), a MobiE (que devia garantir o cumprimento dos regulamentos técnicos e qualidade de serviço) e a EDP (o meu CEME ao qual disse que não pagaria o valor do OPC sem a correcção devida por estar a ser enganado).
Nota Adicional: talvez tenha exagerado um pouco na reclamação porque estamos ainda no inicio da fase comercial, mas como tiveram
quase 2 anos para preparar a mesma estava à espera de uma cena já mais madura!!!

...

Espero que não venha a ter chatices com esta reclamação mas para já fiquei bastante feliz porque sinto que "fiz alguma coisa" pela ME.
Acham que fiz bem?
Já ontem te tinha dados os parabéns pela iniciativa, sobretudo para mostrar que não somos utilizadores "acomodados" com a actual situação da ME, já o fiz no passado e farei seguramente sempre que possivel.

Infelizmente o que eu acho é que esta resposta revela o quanto este processo é complexo, o quanto uma entidade que era suposto impor regras, controlar e "punir" é apenas uma entidade que parece meia perdida num meio que apesar de ser tão recente já está cheio de vicios e lobbies.

Essas "desculpa" ou o chutar para a frente de posições de força e convicção pela importância da ME é confrangedor ... passou 1 ano desde a primeira data para o inicio da fase comercial (antes disso já se deve ter passado um bemo tempo também... e o resultado é que ainda não estamos preparados, ainda precisamos de mais uma fase de transição para a transição propriamente dita... ilariante.

Ontem no facebook não me quis adiantar mito mais porque não era o local mais adequado, mas embora a legislação não seja taxativa, abre várias possibilidade da mobi.e definir e impor regras que defendam os utilizadores e a ME, mas a realidade é sempre a mesma, fazem o papel dos coitadinhos que não podem fazer nada e quase sempre parece que nunca tinham pensado em determinados assuntos que os utilizadores levantam..

A artgo 16 n1 al) e) do DL 90/2014 refere que uma das obrigações dos operadores é:
"Garantir, a todo o tempo, a conformidade dos equipamentos, sistemas e comunicações dos respetivos
pontos de carregamento com as normas técnicas e de segurança aplicáveis nos termos do presente decreto-lei e respetiva legislação complementar, bem como com as definidas pela entidade gestora da rede de mobilidade elétrica para a ligação e funcionamento dos pontos de carregamento no âmbito da rede de mobilidade elétrica"
Eu diria que a mobi.e ainda não consderou esse aspecto dos postos não debitarem (de forma regular, obviamente, porque situações de excepção pode acontecet) foi porque não quis ou... não teve "arte" para tal.

Avatar do Utilizador
Flyer
Proprietário Tesla
Mensagens: 1226
Registado: 11 abr 2011, 10:36

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por Flyer » 09 nov 2018, 17:40

Voltei ao pcr do Campo Grande.
Já estava a funcionar, mas não deu para carregar porque só possibilita o carregamento de um carro de cada vez! estranho, parece que não estão interessados em fazer negócio.

Entretanto aparece uma carrinha com dois funcionários da ENSE, que é a entidade fiscalizadora do setor energético, e explicam que andam a fiscalizar todos os PCR do País; andam a averiguar as condições de operação de cada posto de carregamento.
Concretamente este do Campo Grande tinha várias inconformidades:
-Falta de instruções de manuseamento
-Falta de instruções em caso de emergência
-Falta de indicação de proprietário com respectivo numero de contacto e procedimento em caso de reclamação.
-Falta de afixação dos preços a vigorar neste posto

Fiquei com a ideia que se não resolverem rapidamente estas inconformidade, é intenção deles de fechar postos que não correspondam ao descrito na lei, que segundo eles, data de 2010.
Ficou também a ideia que vão fazer pressão para que seja implementada a regra (de cavalheiros neste momento), dos 30 minutos; e a opção que avançaram, mas vale o que vale, é passados 30 minutos ser cobrada uma taxa adicional avantajada.
De momento, onde encontraram menos inconformidade foi nos postos da Prio, embora também não estejam totalmente dentro da lei, segundo eles.
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2963
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por Nonnus » 09 nov 2018, 18:04

Estamos sempre a dizer mal, afinal os homens andam a fazer o trabalho que lhes compete. É verdade que esse trabalho devia ter sido feito antes de dia 1.

Agora vai é haver reclamações se desligarem os postos por não estarem em conformidade.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por jfr2006 » 09 nov 2018, 18:08

Será por isso que se passou dos 49 postos disponíveis no mapa da mobie para os 47?

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por pemifer » 09 nov 2018, 18:43

frankesousa Escreveu:
09 nov 2018, 00:13
Acham que fiz bem?
Espera... vou pensar...
:text-goodpost: :text-bravo: :text-thankyouyellow:
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Flyer Escreveu:
09 nov 2018, 17:40
Concretamente este do Campo Grande tinha várias inconformidades:
-Falta de instruções de manuseamento
-Falta de instruções em caso de emergência
-Falta de indicação de proprietário com respectivo numero de contacto e procedimento em caso de reclamação.
-Falta de afixação dos preços a vigorar neste posto
Não percebi esta da indicação de proprietário, que até tem.
Procedimento em caso de reclamação não era suposto ser ligar para a Mobi.e?

Confirmo que não tem o preço afixado mas tem a indicação do preço no ecrã (foto tirada por mim no dia 1 e carregada no electromaps e plugshare)
https://www.electromaps.com/puntos-de-r ... mpo-grande
Imagem

O de Alcantara está na mesma, isto é, não tem o preço afixado mas aparece no ecrã (foto tirada por mim no dia 1 e carregada no electromaps e plugshare)
https://www.electromaps.com/puntos-de-r ... -alcantara
Imagem

O da 2ª circular realmente tem o preço afixado (foto tirada por mim no dia 1 e carregada no electromaps e plugshare)
https://www.electromaps.com/puntos-de-r ... ircular-oe
Imagem

Responder

Voltar para “Carregamento”