Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por jfr2006 » 12 jul 2019, 15:07

galt Escreveu:
12 jul 2019, 10:54


Como sabemos os nossos vizinhos Espanhois dizem maravilhas dos Portugueses por terem criado uma infraestrutura centralizada e simultaneamente concorrente entre OPC e CEME distribuída por todo o país.
Vai dizer isso ao meu colega que ontem precisava de ir à Figueira da Foz, mas como o maravilhoso e único PCR de Coimbra está com problemas há uma série de dias, teve de ir de fumarento :roll: :roll:

Só mesmo alguém alheio à realidade é que pode achar este sistema uma maravilha... Já faz por esta altura 3 anos que estou à espera dos PCR prometidos para a zona de Viseu e que nem com o inicio dos pagamentos apareceram...

A razão é bem clara...quando temos um modelo que favorece uma única entidade no processo todo (CEME), os OPC não tem interesse nenhum em instalar postos se o retorno é baixíssimo.

Modelo baseado num modelo de comercialização de energia criado para proteger uma certa empresa :twisted: :twisted:

Há quantos não se promete que as taxas de aluguer vão acabar...pois..acabaram só no nome... :violin:

Só mesmo quem anda alheio da realidade (ou se calhar tem interesses no que se passa) é que pode falar bem deste sistema que nasceu torto e torto há-de continuar.... :evil: :twisted:

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por BrunoAlves » 12 jul 2019, 15:32

galt Escreveu:
12 jul 2019, 14:48
O cartão que os espanhóis sá possuem para os carregadores EDP em Espanha funciona em Portugal e vice-versa.

Portugueses com um sistema centralizado podem realizar todas as expetativas referidas anteriormente, e ainda ligar a rede a nível europeu tal como a União Europeia deseja.
O vice versa tem de ser falso, porque senão os cartões EDP espanhóis tinham de trabalhar em todos os postos da nossa rede, uma vez que quem autentica é a MobiE.

Em Espanha, França, Suíça, Alemanha, onde quiser, se não me quiser chatear com apps, compro um Chargepass, um Plugsunfing, um qualquercoisa e carrego em qualquer posto de qualquer operador. E se isso não funcionar, tenho o recurso à app ou cartão do operador. E se esse operador estiver em baixo, podendo vou a outro posto de outro operador.
Aqui a MobiE aterra e o país fica às escuras. Aqui o maior beneficiado é a única entidade que tem ZERO intervenção na existência e disponibilidade do posto.

Não consigo atingir. Mesmo
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por galt » 12 jul 2019, 15:53

Reclamar junto do OPC é a solução, quando não funciona.
Uma caixa de multibanco fora de serviço a empresa SIBS nem quer saber, não é dela.

Quando as empresas envolvidas CEME e OPC quiserem isto estável, tudo passa a funcionar em pleno.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por jfr2006 » 12 jul 2019, 16:03

galt Escreveu:
12 jul 2019, 15:53
Reclamar junto do OPC é a solução, quando não funciona.
Uma caixa de multibanco fora de serviço a empresa SIBS nem quer saber, não é dela.
Quantas vezes nestes anos todos de funcionamento da SIBS, a mesma esteve em baixo? Acho que se contam pelos dedos de uma mão... :evil:

Acho uma piada (só que não..) a essa de reclamar junto do OPC...Por acaso já reparou qual é o contacto que esta afixado no posto de carregamento? :roll:

Quer me parecer que não....

Avatar do Utilizador
brunoa
Mensagens: 360
Registado: 28 fev 2018, 15:21
Data de fabrico: 01 mai 2013
Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
Localização: Alverca do Ribatejo

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por brunoa » 12 jul 2019, 17:18

galt Escreveu:
12 jul 2019, 15:53
Uma caixa de multibanco fora de serviço a empresa SIBS nem quer saber, não é dela.
Galt, acredite que quer saber, a gestão das maquinas é exclusiva da SIBS, eles recebem dinheiro das instituições para colocar as maquinas e pelas operações/transações/comunicações realizadas, como tal, é de todo o interesse que as mesmas estejam sempre 100%, quer seja em dinheiro, seja em papel, seja em comunicações. É o core-business da empresa.

E eu acredito que a Mobi.e deveria ter mais ou menos o mesmo objectivo. Maquinas a funcionar e receber a cobrança dos utilizadores e gerir a instalação, manutenção das maquinas e compra da Eletricidade.

As formas de cobrança isso seria outro debate, pois através de app, de cartão de crédito, cartão próprio, cartões pré-pagos, dinheiro, MBWAY, isso hoje em dia as soluções já são aos magotes.

Soluções que aumentem os intervenientes geralmente provocam mais conflitos e atritos.
Bruno R. Almeida

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por rimsilva » 12 jul 2019, 17:42

galt Escreveu:
12 jul 2019, 15:53
...
Quando as empresas envolvidas CEME e OPC quiserem isto estável, tudo passa a funcionar em pleno.
Como estamos hoje em dia... nunca!

Quando só tivermos CEME/ OPC, EDP/EDP ou GALP/GALP (parece que a prio tem pouco interesse na ME), aí sim serão os do costume a controlar o mercado todo.

P.S. Ah a KLC ainda tenta sobreviver e já percebeu que se quiser aspirar a sobreviver, tinha de se tornar CEME...

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por migle » 12 jul 2019, 20:08

Embora eu esteja de acordo é com o rimsilva:
galt Escreveu:
12 jul 2019, 14:48
O cartão que os espanhóis sá possuem para os carregadores EDP em Espanha funciona em Portugal e vice-versa.
Iupi!! Isto é verdade?? Esta informação é de fonte segura??
Assim sendo é uma novidade fantástica! Ainda que as Astúrias me fiquem um tanto fora de mão, fico muito feliz de saber que conseguiram a integração na Mobi.e e fora de Portugal com o mesmo identificador.

Isto é muito significativamente menos mau!
Significa que todos os outros conseguirão fazer o mesmo, tipo um cliente Ionity, fastned, NewMotion, Meingau, etc, etc vir e carregar (desde que se torne CEME cá ou entre em acordo com um CEME, o que parece bastante realizável)...
Também poderá entrar a BMW com a ChargeNow, a sua rede de carregamento de PHEVs, e dar para autenticar através do carro, etc...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por galt » 12 jul 2019, 23:12

migle Escreveu:
12 jul 2019, 20:08
Embora eu esteja de acordo é com o rimsilva:
galt Escreveu:
12 jul 2019, 14:48
O cartão que os espanhóis sá possuem para os carregadores EDP em Espanha funciona em Portugal e vice-versa.
Iupi!! Isto é verdade?? Esta informação é de fonte segura??
Assim sendo é uma novidade fantástica! Ainda que as Astúrias me fiquem um tanto fora de mão, fico muito feliz de saber que conseguiram a integração na Mobi.e e fora de Portugal com o mesmo identificador.

Isto é muito significativamente menos mau!
Significa que todos os outros conseguirão fazer o mesmo, tipo um cliente Ionity, fastned, NewMotion, Meingau, etc, etc vir e carregar (desde que se torne CEME cá ou entre em acordo com um CEME, o que parece bastante realizável)...
Também poderá entrar a BMW com a ChargeNow, a sua rede de carregamento de PHEVs, e dar para autenticar através do carro, etc...
Solicitei informação e infelizmente a rede EDP da mobilidade elétrica espanhola está separada da rede de mobilidade elétrica portuguesa. Existem cartões da mobie que ativam em espanha. Corrijo as minhas palavras, é para estar mas ainda não está, infelizmente.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por migle » 12 jul 2019, 23:14

Oooh..
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por galt » 12 jul 2019, 23:14

Rede multibanco (SIBS) tem 34 anos = aprox. 408 meses de existência.

A rede de carregamento teve início à menos de 12 meses, mas queremos que seja perfeita e madura já.

Infelizmente temos de dar tempo ao tempo.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Responder

Voltar para “Carregamento”