Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por jfr2006 » 12 jul 2019, 23:47

galt Escreveu:
12 jul 2019, 23:14


A rede de carregamento teve início à menos de 12 meses, mas queremos que seja perfeita e madura já.
Curioso...tenho a ideia que a rede de carregamento começou em 2011 :roll: :roll:
Também tenho a ideia que por 3 vezes estiveram para começar os pagamentos e sucessivamente os adiaram... :roll:

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por Erbium » 15 jul 2019, 09:36

jfr2006 Escreveu:
12 jul 2019, 23:47
Também tenho a ideia que por 3 vezes estiveram para começar os pagamentos e sucessivamente os adiaram... :roll:
E afinal estávamos melhor sem os pagamentos! Não trouxeram resmas de postos, não são baratos e introduziram falhas na rede... :roll: :roll:

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por rimsilva » 15 jul 2019, 10:44

Erbium Escreveu:
15 jul 2019, 09:36
E afinal estávamos melhor sem os pagamentos! Não trouxeram resmas de postos, não são baratos e introduziram falhas na rede... :roll: :roll:
Melhor em quê? Alguma vez o não pagar era solução? Que eu saiba, o primeiro apagão ocorreu antes de se ter iniciado a fase de pagamentos.

Toda e qualquer falha começa a ser argumento para criticar situações que nada tem a haver com o ser pago ou não e a pôr os problemas no mesmo "saco".
Os únicos argumentos apresentados para a necessidade de se iniciarem os pagamentos (o quanto antes), eram para resolver os abusos e contribuir para um aumento da rede.
Abusos é diferente de sobre utilização. Agora é possível encontrar postos livres, que antes nunca tinham menos de 2/3 VE's para carregar e vemos os TVDE's a usar PCN's que antes era praticamente inexistente.
A outra vertente do aumento da rede é que tem evoluído pouco, mas mesmo assim, no Porto por exemplo, em menos de 1 anos praticamente duplicou o nº de PCR's. (aqui não tenho duvidas que o grande entrave é o modelo seguido, com os CEME a terem lucros que deveriam ser dos operadores).
Uma coisa é certa sem pagamento em vez de mais posto o que iria acontecer era que um ou outro operador fechava portas, ou alguém acha que um sistema grátis se auto sustenta?

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por Erbium » 15 jul 2019, 10:59

rimsilva Escreveu:
15 jul 2019, 10:44
Melhor em quê?
Não havia "apagões" todos os fins-de-semana, para mim já é bom!
rimsilva Escreveu:
15 jul 2019, 10:44
Que eu saiba, o primeiro apagão ocorreu antes de se ter iniciado a fase de pagamentos.
Só este fim-de-semana foram 2 e já acontece há 3 fins-de-semana seguidos...
rimsilva Escreveu:
15 jul 2019, 10:44
Os únicos argumentos apresentados para a necessidade de se iniciarem os pagamentos (o quanto antes), eram para resolver os abusos e contribuir para um aumento da rede.
Aumentou imenso, parece a Tesla a meter aos 10 de cada vez... da meia dúzia que meteram entretanto quantos estão ligados?!
rimsilva Escreveu:
15 jul 2019, 10:44
Agora é possível encontrar postos livres
Pudera não funcionam! :lol:
rimsilva Escreveu:
15 jul 2019, 10:44
A outra vertente do aumento da rede é que tem evoluído pouco, mas mesmo assim, no Porto por exemplo, em menos de 1 anos praticamente duplicou o nº de PCR's. (aqui não tenho duvidas que o grande entrave é o modelo seguido, com os CEME a terem lucros que deveriam ser dos operadores).
PCR dentro de cidade... ena que bom!
rimsilva Escreveu:
15 jul 2019, 10:44
Uma coisa é certa sem pagamento em vez de mais posto o que iria acontecer era que um ou outro operador fechava portas, ou alguém acha que um sistema grátis se auto sustenta?
E com pagamentos temos o referido acima, meia dúzia novos, desligados meses a fio, maioria instalados nas 2 grandes cidades, caros como tudo e ainda se queixam que ganham pouco!
- Ganhámos redundância de postos em AE? Não! Continua a ser 1 por AS, sem mais nenhum, nem PCN ao lado e funcionam quando os meninos da mobi.e não fazem cagada!
- O interior melhorou o quê em termos de postos? Quase nada, salvo erro! Nem PCN's metem...
- Há concorrência e preços a baixar? Nem lá perto, parecem os operadores de telemóvel que fazem preços e planos iguais ao cêntimo!
- PCN arranjados? Os que estavam estragados, estragados ficaram! Novos no mesmo sitio de antigos e invariavelmente substituem funcionais por novos bonitinhos desligados a bronzear na rua...
- Mais PCN's? Resmas... :roll: O concurso do famoso "posto por concelho" está parado há quantos meses?

Sempre achei que o pagamento iria melhorar substancialmente as coisas, fui ingénuo, agora vejo como estava errado! Subestimei a incompetência, corrupção e ganância "portuguesa"! Para isto mais valia continuar gratuito, ao menos ai um gajo encolhia os ombros e dizia conformado "não se paga, não se pode pedir muito...".

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por rimsilva » 15 jul 2019, 11:52

Erbium Escreveu:
15 jul 2019, 10:59
rimsilva Escreveu:
15 jul 2019, 10:44
Melhor em quê?
Não havia "apagões" todos os fins-de-semana, para mim já é bom!
Continuando nessa lógica da batata, então quer dizer que quando entrarem em pagamanto todos os PCN's os apagões vão passar a ser dia sim dia não, é isso?
Erbium Escreveu:
15 jul 2019, 10:59
rimsilva Escreveu:
15 jul 2019, 10:44
Que eu saiba, o primeiro apagão ocorreu antes de se ter iniciado a fase de pagamentos.
Só este fim-de-semana foram 2 e já acontece há 3 fins-de-semana seguidos...
ver resposta anterior....
Erbium Escreveu:
15 jul 2019, 10:59
rimsilva Escreveu:
15 jul 2019, 10:44
Os únicos argumentos apresentados para a necessidade de se iniciarem os pagamentos (o quanto antes), eram para resolver os abusos e contribuir para um aumento da rede.
Aumentou imenso, parece a Tesla a meter aos 10 de cada vez... da meia dúzia que meteram entretanto quantos estão ligados?!
Aumentou, pouco ou muito aumento. Sem pagamentos os postos (que já estavam nos locais instalados a aguardar o dia 1 de Novembro), nem eram ligados.

A Tesla é uma empresa privada que gere o seu negócio da forma independente. Vende excelentes VE's e disponibiliza postos de carregamento de forma gratuita, não me parece que um operador possa instalar postos e sobreviver sem cobrar os carregamentos.
Quem quiser usufruir do modelo da Tesla é muito simples, compra um Tesla, usados até já nem são tão caros como em tempos.
Erbium Escreveu:
15 jul 2019, 10:59
rimsilva Escreveu:
15 jul 2019, 10:44
Agora é possível encontrar postos livres
Pudera não funcionam! :lol:
Outra resposta sem qualquer fundamento.
No posto da Prio na ZI, local onde os TVDE's faziam fila de horas, já o encontrei sem nenhum VE.
É natural que em alguns períodos do dia ainda se encontrem filas para carregar, mas nada têm a haver com os abusos que aconteciam, é pelo efeito do crescente aumento de VE's e do não acompanhamento de novas instalação.
Erbium Escreveu:
15 jul 2019, 10:59
rimsilva Escreveu:
15 jul 2019, 10:44
A outra vertente do aumento da rede é que tem evoluído pouco, mas mesmo assim, no Porto por exemplo, em menos de 1 anos praticamente duplicou o nº de PCR's. (aqui não tenho duvidas que o grande entrave é o modelo seguido, com os CEME a terem lucros que deveriam ser dos operadores).
PCR dentro de cidade... ena que bom!
Atrevo-me a dizer que neste fórum (e até nos grupos da ME no FB), ninguém mais do que criticou o concurso dos 14 PCR's para as cidades, porque sempre achei que para bem da ME, primeiro o Estado deveria financiar a cobertura do país. Nas cidades mais tarde ou mais cedo os operadores tratariam do assunto...

Só que como tanto critico o que acho errado, como elogio aspetos positivos, acho que mais PCR's é melhor do que não ter nada, por isso tento ser o mais coerente possivel.
Erbium Escreveu:
15 jul 2019, 10:59
rimsilva Escreveu:
15 jul 2019, 10:44
Uma coisa é certa sem pagamento em vez de mais posto o que iria acontecer era que um ou outro operador fechava portas, ou alguém acha que um sistema grátis se auto sustenta?
E com pagamentos temos o referido acima, meia dúzia novos, desligados meses a fio, maioria instalados nas 2 grandes cidades, caros como tudo e ainda se queixam que ganham pouco!
- Ganhámos redundância de postos em AE? Não! Continua a ser 1 por AS, sem mais nenhum, nem PCN ao lado e funcionam quando os meninos da mobi.e não fazem cagada!
- O interior melhorou o quê em termos de postos? Quase nada, salvo erro! Nem PCN's metem...
- Há concorrência e preços a baixar? Nem lá perto, parecem os operadores de telemóvel que fazem preços e planos iguais ao cêntimo!
- PCN arranjados? Os que estavam estragados, estragados ficaram! Novos no mesmo sitio de antigos e invariavelmente substituem funcionais por novos bonitinhos desligados a bronzear na rua...
- Mais PCN's? Resmas... :roll: O concurso do famoso "posto por concelho" está parado há quantos meses?

Sempre achei que o pagamento iria melhorar substancialmente as coisas, fui ingénuo, agora vejo como estava errado! Subestimei a incompetência, corrupção e ganância "portuguesa"! Para isto mais valia continuar gratuito, ao menos ai um gajo encolhia os ombros e dizia conformado "não se paga, não se pode pedir muito...".
Mais uma vez tudo isto não é fruto da entrada dos pagamentos em vigor, mas de outros aspectos, sem a fase comercial estaríamos muito pior do que estamos hoje em dia.

Logo após o inicio de fase comercial entraram em funcionamento alguns PCRs (1 Av de França e 2 na Praça Velásquez), se há postos que ficaram (ou ainda estão desligados), com algum interesse é possivel saber as causas para isso (aplica-se a PCN e PCR), basta ver a resposta que a vereadora da CM de Famalicão obteve da EDP para a ligação de 1 PCR e PCN. Não foi porque os pagamentos entraram em vigor que se terá de esperar meses para ver o posto a funcionar.
A questão é muito mais complexa e acontece por falta de interesse politico para impor prazos mínimos de ligação de postos de carregamento.

Não sei se já o referi neste tópico, mas outro aspecto que considero fundamental para o pouco investimento, é o modelo que foi implementado. Os CEME levam uma grande fatia do lucro, que a meu ver deveria ser do operador, uma lei absurda e mais uma vez falta de vontade politica, levam a estes problemas.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por mjr » 15 jul 2019, 12:52

rimsilva Escreveu:
15 jul 2019, 11:52
Não sei se já o referi neste tópico, mas outro aspecto que considero fundamental para o pouco investimento, é o modelo que foi implementado. Os CEME levam uma grande fatia do lucro, que a meu ver deveria ser do operador, uma lei absurda e mais uma vez falta de vontade politica, levam a estes problemas.
Como em tudo, há o reverso da medalha. O processo de constituição de um OPC é muito mais simples que o de CEME, o que facilita,teoricamente , a criação de mais OPCs e instalação de postos. Por outro lado, há vários OPC que estão em fase de ou já se constituíram como CEME, pelo que estão atentos a essa questão da repartição dos lucros.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por Erbium » 15 jul 2019, 13:32

rimsilva Escreveu:
15 jul 2019, 11:52
Continuando nessa lógica da batata, então quer dizer que quando entrarem em pagamanto todos os PCN's os apagões vão passar a ser dia sim dia não, é isso?
Se para menos de 100 PCR's é isto quando for os PCN's todos não sei ser será dia sim dia não, mas ficar melhor não me parece possível!
rimsilva Escreveu:
15 jul 2019, 11:52
Mais uma vez tudo isto não é fruto da entrada dos pagamentos em vigor
Não? Então se as falhas não são consequência da implementação de um sistema complexo de pagamentos são devido a que? A mulher da limpeza desliga o servidor para ligar o aspirador?! :roll:
rimsilva Escreveu:
15 jul 2019, 11:52
se há postos que ficaram (ou ainda estão desligados), com algum interesse é possivel saber as causas para isso (aplica-se a PCN e PCR)
Pois quando perguntam é certificação ou qq coisa muito complicada mas dependente do guichet do lado... Devo ser eu que sou muito burro e não percebo como se certifica um posto numa AS num sentido mas no inverso não dá/demora/etc e até já estiveram ligados meses mas na altura não devia ser preciso certificação deve ser uma modernice!

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por rimsilva » 15 jul 2019, 14:28

mjr Escreveu:
15 jul 2019, 12:52
rimsilva Escreveu:
15 jul 2019, 11:52
Não sei se já o referi neste tópico, mas outro aspecto que considero fundamental para o pouco investimento, é o modelo que foi implementado. Os CEME levam uma grande fatia do lucro, que a meu ver deveria ser do operador, uma lei absurda e mais uma vez falta de vontade politica, levam a estes problemas.
Como em tudo, há o reverso da medalha. O processo de constituição de um OPC é muito mais simples que o de CEME, o que facilita,teoricamente , a criação de mais OPCs e instalação de postos. Por outro lado, há vários OPC que estão em fase de ou já se constituíram como CEME, pelo que estão atentos a essa questão da repartição dos lucros.
Sim, eu sei a KLC é um dos exemplos, mas lá está, começam a surgir as formas de contornar as dificuldades da lei, quando na realidade tivemos mais do que oportunidade para fazer bem à primeira e não complicar...

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por rimsilva » 15 jul 2019, 14:41

Erbium Escreveu:
15 jul 2019, 13:32
rimsilva Escreveu:
15 jul 2019, 11:52
Mais uma vez tudo isto não é fruto da entrada dos pagamentos em vigor
Não? Então se as falhas não são consequência da implementação de um sistema complexo de pagamentos são devido a que? A mulher da limpeza desliga o servidor para ligar o aspirador?! :roll:
Não foi culpa da Sr. da limpeza, coitada, ela até era capaz de fazer melhor do que estes amadores.... A complexidade é fruto da má preparação de quem esta a gerir o projecto.

Nunca participei em projectos onde os testes não fossem em ambiente de testes, com cut off definidos, aceites e comunicados entre os intervenientes.

Em qualquer cenário que se possa pensar, existe de certeza algo que não foi previsto e planeado, uma vez é "azar", problemas recorrentes é algo bem diferente.
Erbium Escreveu:
15 jul 2019, 13:32
rimsilva Escreveu:
15 jul 2019, 11:52
se há postos que ficaram (ou ainda estão desligados), com algum interesse é possivel saber as causas para isso (aplica-se a PCN e PCR)
Pois quando perguntam é certificação ou qq coisa muito complicada mas dependente do guichet do lado... Devo ser eu que sou muito burro e não percebo como se certifica um posto numa AS num sentido mas no inverso não dá/demora/etc e até já estiveram ligados meses mas na altura não devia ser preciso certificação deve ser uma modernice!
Não sei se é complicado ou não, nem ninguém é obrigado a saber, sei que não é aceitável o tempo que a EDP leva a neste processo todo, por isso disse que com vontade politico tudo se ultrapassa e mesmo que existam argumentos para a demora, deveria ser criado um regime especial para acelerar a implementação dos postos de carregamento.

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por Erbium » 15 jul 2019, 15:51

rimsilva Escreveu:
15 jul 2019, 14:41
Não sei se é complicado ou não, nem ninguém é obrigado a saber, sei que não é aceitável o tempo que a EDP leva a neste processo todo, por isso disse que com vontade politico tudo se ultrapassa e mesmo que existam argumentos para a demora, deveria ser criado um regime especial para acelerar a implementação dos postos de carregamento.
Mas o que me "confunde" é a EDP demora muito para um posto sentido Norte-Sul mas o posto Sul-Norte foi rápido?

Responder

Voltar para “Carregamento”