Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por mjr » 18 set 2018, 11:46

Sim, locais privados de acesso privado. Ao agir assim consegue preços mais competitivos que na Mobie onde há vários componentes no preço final (eletricidade, distribuição, gestor rede, operador).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por hmendes » 18 set 2018, 22:07

mjr Escreveu:
18 set 2018, 11:46
Sim, locais privados de acesso privado. Ao agir assim consegue preços mais competitivos que na Mobie onde há vários componentes no preço final (eletricidade, distribuição, gestor rede, operador).
Não será esta novidade o princípio do fiada Mobi.E? Se os outros operadores entenderem ser mais rentável esta vertente do negócio não vão investir numa rede pública, mas sim criar uma rede concorrente à da EDP...

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por mjr » 18 set 2018, 23:02

Precisamente...

A somar a isto temos operadores muito descapitalizados por um período alargado de borlas e parece ser um xeque-mate por parte da EDP. Espero que não, mas tenho esse receio.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por BrunoAlves » 18 set 2018, 23:49

Se o xeque mate da EDP significar o fim da MobiE, não sou avesso à ideia, não... Com todas as vantagens que o sistema “tipo via verde” pudesse vir a trazer, vir a pagar (que vamos pagar) para alguém ao telefone dizer “vamos reportar ao operador” ou “tem de chamar o reboque” não é nada que me agrade.
Ou porque alguém no backoffice faz cocó (e não sabe a diferença entre ambiente de testes e de produção) e o país fica sem postos durante algumas horas, também não.

Recordo que a EDP foi o maior vencedor do concurso original dos PCR que, entretanto, foi anulado por problemas das assinaturas e da segunda versão surgiu a hegemonia das cidades para a Mobiletric. Se é ridículo o adiar sucessivo do fim da fase piloto? É, mas ninguém me convence que não somos nós a pagar isso, por isso...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Gameiro101
Mensagens: 334
Registado: 13 fev 2017, 20:37
Data de fabrico: 01 fev 2016
Capacidade bateria: 30 KW

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por Gameiro101 » 19 set 2018, 10:34

O problema da EDP ter a sua rede, é que pode atrasar a ligação de postos de redes concorrentes, a PT utilizava essa estratégia, e assim limitar a concorrência.

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por hmendes » 19 set 2018, 11:42

BrunoAlves Escreveu:
18 set 2018, 23:49
Se o xeque mate da EDP significar o fim da MobiE, não sou avesso à ideia, não...
Também não sou avesso à ideia, antes pelo contrário, mas preocupa-me pois duvido que estas redes a surgirem considerem a instalação de PCNs, que também tanta falta fazem...

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por BrunoAlves » 19 set 2018, 11:45

Enquanto não forem pagos também, seguramente que esse será um investimento exclusivamente público, penso eu de que
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por RJSC » 19 set 2018, 12:48

No quadro legal esses postos de rede paralela só são possíveis em locais privados de acesso privado.
Em todos os locais de acesso público não podem operar.
Se essa rede vingar e a da mobi-e ficar a apodrecer como está, as pessoas em geral vão ficar sem rede de carregamento.
Basicamente a EDP vai colocar um PCR numa garagem de frota gratuitamente e vai cobrar a energia mais cara.
São opções de negócio. Provavelmente ao fim de uns anos a empresa cliente já está a perder dinheiro comparativamente a ter comprado o PCR para uso privado à semelhança dos alugueres de bateria.

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por hmendes » 19 set 2018, 12:58

RJSC Escreveu:
19 set 2018, 12:48
No quadro legal esses postos de rede paralela só são possíveis em locais privados de acesso privado.
Em todos os locais de acesso público não podem operar.
Se essa rede vingar e a da mobi-e ficar a apodrecer como está, as pessoas em geral vão ficar sem rede de carregamento.
Basicamente a EDP vai colocar um PCR numa garagem de frota gratuitamente e vai cobrar a energia mais cara.
São opções de negócio. Provavelmente ao fim de uns anos a empresa cliente já está a perder dinheiro comparativamente a ter comprado o PCR para uso privado à semelhança dos alugueres de bateria.
Já há por aí um parecer de um advogado qualquer onde exemplifica que por exemplo um Centro Comercial é um espaço privado de acesso privado e é por esse motivo que alguns Centros Comerciais disponibilizam tomadas e não PCNs, como por exemplo o Parque Nascente.


EDIT: Não era este artigo, mas este também assenta no mesmo princípio: https://www.slcm.pt/xms/files/MAM_Revis ... .01.18.pdf

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por migle » 19 set 2018, 20:05

O problema é que se a lei como está, rede pública única, impossibilidade de diferenciação de preços conforme o local tem como consequência a fragmentação em múltiplas redes na zona cinzenta ou menos clara da legislação, isso demonstra o fracasso desta lei.

Não obtém o que pretendia, a interoperabilidade entre redes de operadores diferentes (que existe noutros países), e que não suceda um desequilíbrio entre zonas favorecidas e desfavorecidas, que face à disponibilidade de da rede eléctrica em todo o território parece um receio injustificado.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Carregamento”