Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por BrunoAlves » 30 ago 2019, 12:14

mjr Escreveu:
30 ago 2019, 10:51
Ainda hoje de manhã já ouvi um burburinho que há uma nova falha geral...
Também eu, mas não disse nada para não ser sempre o mesmo :mrgreen:
Aliás, no sábado identifiquei com 100% certeza (confirmada telefonicamente após 30min de espera) uma falha geral de "cartão não autorizado", mas foram só minutos.
mjr Escreveu:
30 ago 2019, 10:51
As falhas da Mobi.e serão uma vergonha
Tempo verbal errado. Devias ter usado presente :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por caz » 30 ago 2019, 12:42

frankesousa Escreveu:
30 ago 2019, 10:43
Vamos ter em consideração que a MobiE faz muito do trabalho e reduz astronomicamente os custos do OPC.

(vamos imaginar que a MobiE funciona bem, como devia, durante o resto do meu post :lol: )

O OPC não tem centro de atendimento - É a MobiE que garante isto = poupança mensal brutal para o OPC
O OPC não tem de ter centros de controlo para validar cartões gerir cargas, etc etc - É a MobiE que garante isto = Poupança considerável para o OPC
O OPC nem tem de cobrar aos utilizadores e pagar a electricidade ao fornecedor - É a MobiE que faz isso (deve ser a principal funcção desta até).

Assim, genericamente, o OPC só tem de instalar e manter em funcionamento o posto, "mais nada", e receber os €€ todos os meses do uso do mesmo.

É normal no meu entendimento que o OPC pague alguma coisa pelo trabalho que a MobiE lhe faz!
Até me parece que assim "qualquer um" pode ser OPC, só com 1 posto, ou 1000, sem ter de instalar uma estrutura valente por trás.

Estarei assim tão errado? Eu se um dia vier a instalar um posto (ser OPC) prefiro 1000x assim do que como no resto da Europa que só empresas médias/ grandes o podem fazer!!!
Se a Mobi.E /ERSE decidiu que esse eram as suas funções então devem fazer essa parte e cobra-la directamente aos utilizadores e não "esconder" os seus proveitos dentro dos custos dos OPC.

Hoje não temos entidades a investir nos postos de carregamento. A rede está uma desgraça e vocês ainda estão a defender a cobrar taxas...

O modelo implica que tem a relação contratual com os UVE são os CEME e estes devem repartir os proveitos pelos vários envolvidos. Os custos da Mobi.E deveriam estar individualizados e não estar a aplicar taxas fixas e variáveis aos OPC.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por migle » 30 ago 2019, 22:50

frankesousa Escreveu:
30 ago 2019, 10:43
O OPC não tem centro de atendimento - É a MobiE que garante isto = poupança mensal brutal para o OPC
Não. A Mobi.E não está obrigada a garantir atendimento telefónico. Aliás, já quando fizémos os contratos com os CEME, foi-nos entregue um regulamento da rede, que basicamente dizia que a linha de atendimento da Mobi.e era só para situações urgentes, como por exemplo, o cabo ter ficado preso a um posto. Um UVE que não consiga carregar, deveria apenas contactar por email, e a responsabilidade é inteiramente sua.

Agora, com esta proposta de regulamento, é diferente. Também não.
Este regulamento obriga o CEME e o OPC a terem uma linha de atendimento telefónico, enquanto que a EGME só tem de ter atendimento por email.

Claramente, foi feito para eliminar a situação actual em que o telefone da Mobi.e único está em todos os postos e as pessoas telefonam e eles esforçam-se por não atender.
Última edição por migle em 30 ago 2019, 23:12, editado 1 vez no total.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por migle » 30 ago 2019, 23:09

mjr Escreveu:
29 ago 2019, 22:14
Eu diria que um OPC privado irá sempre instalar postos onde acreditar que estes lhe darão lucro. Não estou a ver alguém investir dinheiro em locais com pouca utilização, não faz qualquer sentido.
Com a legislação actual, não faz.

Puxando muito pela cabeça, encontro 3 possibilidades disso fazer sentido. Considerando um posto que, tomado isoladamente, não dá lucro, ou não se paga no tempo esperado ou pode não se chegar a pagar, mas que tem utentes que podem fazer com que fique pago parcialmente...
  • Tal como os telemóveis. Um antena pode não se pagar isoladamente com os utilizadores que tem. Porém, muitos utentes podem optar por uma rede pela cobertura que tem, quer no país, quer numa região específica. Nesse caso, alguns postos podem não se pagar tomados isoladamente, mas o todo da rede dá mais lucro do que se esses não existissem.
  • Metemos a venda de um VE na equação. Os utentes podem optar por uma determinada marca porque lhes dá acesso a uma rede abrangente e de qualidade. Não estamos falar apenas dos tostões da venda de energia...
  • Assumimos que é uma rede do Estado, paga por todos nós, na expectativa de um benefício geral para a sociedade.
Nenhuma destas hipóteses é compatível com a legislação actual. Por que razão continuar a defender este modelo?
mjr Escreveu:
30 ago 2019, 10:51
Infelizmente será depois das eleições pelo que não poderemos ter isso em conta na decisão de voto.
Bem... UVE ma non troppo... há muitas coisas na vida, e, para mim, o voto é demasiado determinante para o fazer depender das despesas da Mobi.E.

PS: Para essas coisas, existem entidades com um âmbito mais focado, como por exemplo associações de UVE...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por BrunoAlves » 30 ago 2019, 23:16

migle Escreveu:
30 ago 2019, 23:09
Por que razão continuar a defender este modelo?
Ninguém percebe. Quer dizer, algumas pessoas continuam a achar isto a oitava maravilha do mundo.

Não entendo, não entendo mesmo.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por BrunoFonseca » 30 ago 2019, 23:18

frankesousa Escreveu:
30 ago 2019, 10:43
Vamos ter em consideração que a MobiE faz muito do trabalho e reduz astronomicamente os custos do OPC.

(vamos imaginar que a MobiE funciona bem, como devia, durante o resto do meu post :lol: )

O OPC não tem centro de atendimento - É a MobiE que garante isto = poupança mensal brutal para o OPC
O OPC não tem de ter centros de controlo para validar cartões gerir cargas, etc etc - É a MobiE que garante isto = Poupança considerável para o OPC
O OPC nem tem de cobrar aos utilizadores e pagar a electricidade ao fornecedor - É a MobiE que faz isso (deve ser a principal funcção desta até).

Assim, genericamente, o OPC só tem de instalar e manter em funcionamento o posto, "mais nada", e receber os €€ todos os meses do uso do mesmo.

É normal no meu entendimento que o OPC pague alguma coisa pelo trabalho que a MobiE lhe faz!
Até me parece que assim "qualquer um" pode ser OPC, só com 1 posto, ou 1000, sem ter de instalar uma estrutura valente por trás.

Estarei assim tão errado? Eu se um dia vier a instalar um posto (ser OPC) prefiro 1000x assim do que como no resto da Europa que só empresas médias/ grandes o podem fazer!!!
Segundo o RME, os OPC terão que ter callcenter e apresentar indicadores de serviço.
É apenas mais um custo gigante para os OPC a somar às garantias bancárias de 2k€ por posto e um seguro de responsabilidade civil de 500.000€. Alguem faz ideia quanto ficará o prémio de um seguro destes??

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por caz » 31 ago 2019, 00:20

Os comentários à proposta de alteração do regulamento da mobilidade elétrica são até 2 de Setembro.

Se querem ver alguma coisa mudar enviem os vossos.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por migle » 31 ago 2019, 00:28

caz Escreveu:
31 ago 2019, 00:20
Se querem ver alguma coisa mudar enviem os vossos.
A minha principal discordância não é com o RME. É com a lei. Com esta lei, nada feito. Ligeiramente pior ou menos mal, não faz diferença.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por BrunoAlves » 31 ago 2019, 00:42

A minha também. E nesse espírito enviei sugestões, construtivas e fundamentadas.
Se recebessem 1000 contribuições e 900 fossem a sugerir que este modelo é um aborto, poderiam ignorar?

Não sei, sei é que a minha contribuição há muito que lá está.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por mjr » 31 ago 2019, 01:23

migle Escreveu:
30 ago 2019, 23:09
mjr Escreveu:
29 ago 2019, 22:14
Eu diria que um OPC privado irá sempre instalar postos onde acreditar que estes lhe darão lucro. Não estou a ver alguém investir dinheiro em locais com pouca utilização, não faz qualquer sentido.
Com a legislação actual, não faz.
Naturalmente. Um modelo em que um cartão dá para carregar em todos os postos não valoriza as localizações de um determinado OPC. As sugestões que deste apenas fazem sentido onde um cartão funciona apenas num OPC e por isso o OPC precisa que a sua rede seja abrangente para se tornar atrativa. Tipo Tesla... E mesmo assim tenho as minhas dúvidas, depende das condições de mercado que se criassem. Tarifários sem assinatura com preços razoáveis desencorajam estas situações pois os utilizadores podem sempre ter vários cartões, e por isso não valorizando a rede mais abrangente mas sim o posto mais barato em cada local.

Não sei se em Portugal teríamos vontade privada em criar uma rede assim antes de existir um parque automóvel decente. A tal questão do ovo e da galinha.

No nosso modelo isso pode ser resolvido, basta que sejam levantadas as restrições a preços diferentes nos OPC consoante o CEME. Eu acredito que isso possa acontecer a médio prazo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Carregamento”