Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por mjr » 04 mar 2019, 21:06

Não estou a ver a relação entre a maneira como foram implementados os pagamentos e uma falha básica de um dos CEME na cobrança de IVA de uma promoção que este fez para ganhar cota de mercado.

Até parece que na eletricidade de casa, telemóveis, televisão, internet, etc, este tipo de coisas não acontece recursivamente.

Mesmo em locais onde se paga na hora há histórias estranhíssimas de cobranças erradas com cartões de débito/crédito.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por jfr2006 » 04 mar 2019, 22:10

Já sei que concordas com um modelo de pagamento em que se eu não tiver uma folha excel ou um simulador, nunca sei quanto vou pagar antes de "abastecer", nem no final...

Modelo com a desculpa que promove a concorrência, mas quando um processo não é claro, nem simples, não promove concorrência nenhuma :evil:

Apenas esconde ou tenta esconder o que é evidente: todos querem um pedacinho do tacho e no final não se tem nada de jeito para o consumidor :evil:

Um processo que era tão simples: cada OPC contrata o fornecedor de energia que lhe for mais vantajoso, apresenta um preço simples por cada kWh para os seus postos e apresenta várias possibilidades de pagamento: dinheiro, multibanco, app com CC, etc...

De certeza que se fosse assim, teríamos um maior esforço por parte de cada OPC em cobrir o maior número de locais possíveis...

Mas isso não lhes interessa, pois obrigava a gastar o que eles não querem e o resultado está à vista: nem os supostos PCR do projecto piloto foram todos instalados, nem nasceram mais PCR (tirando 1 ou 2) desde o inicio da fase de pagamentos... concorrência nula, como de costume :twisted:

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por migle » 04 mar 2019, 22:48

mjr Escreveu:
04 mar 2019, 14:33
Não estou a ver como possa ser legal, para mim como consumidor final se é aplicado um desconto de 100% numa parcela da fatura tem naturalmente de ser abatido o IVA correspondente.
Eu também não acho nada legal. Se não pagamos a energia (aliás, se vocês não pagam, porque eu não usufrui do desconto), então também não temos de pagar IVA sobre essa energia! Então o Estado está a cobrar IVA sobre o quê? No mínimo, se é possível, seria publicidade enganosa.

Agora, eu estou é a pensar "então e eu?"... eu carreguei Galp no dia 1, mas EDP logo no dia 3 de Novembro. Ainda não tenho factura. Estamos a falar da factura electrónica?

Bad feeling... Serão outros tansos tal Seguro Direto?
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por BrunoFonseca » 05 mar 2019, 00:49

Eu também ainda não recebi nenhuma factura da EDP.
Na realidade, desde o inicio do pagamento dos PCR, apenas utilizei 4 vezes, sempre com o cartão da EDP, num valor estimado de €10,43, sobre custos de OPC.

Quanto ao CEME, como tenho contrato doméstico com a EDP, e estes oferecem 1500kWh. No limite a EDP pode cobrar-me as parcelas do OPC e da TAR e os respectivos IVA.
Quanto à parcela da EDP, esta terá que ser de ZERO euros, caso contrário faço queixa formal tanto à EDP como à ERSE.

Aproveito para referir que tirei fotografias ao momento final das 4 utilizações, simplesmente por "desconfiar" deste processo desde o inicio.

Quanto ao modelo, seja bom ou mau, é o que é, mas acima de tudo que seja respeitado.
Na Noruega surgem agora noticias que os postos de carregamento passam a ser taxados por tempo de utilização, da mesma como pagas o lugar de estacionamento com parquímetro.... teria sido a solução mais fácil de implementar...

Avatar do Utilizador
vitocril
Mensagens: 138
Registado: 10 mai 2017, 22:22
Data de fabrico: 01 set 2015
Capacidade bateria: 42,3 Ah

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por vitocril » 06 mar 2019, 12:15

t3lmo Escreveu:
01 mar 2019, 23:02
As faturas deste mês da EDP já vão chegar com a cobrança das taxas dos carregamentos (e consumos para quem não for cliente).

Para quem ainda tiver o tarifário antigo de EDP Mobilidade Verde com os 10% de desconto em vazio, aconselho a ligar para 808 535 353 (ou 210 016 384), opção 2 de Mobilidade Elétrica e pedir a atualização de desconto do tarifário para os 20%. Refletir-se-á na fatura seguinte e são 7 cêntimos em vazio.
Bom dia,
t3lmo tentei ligar muitaaassss vezes para o 210016384 sem sucesso :oops: :oops: , no 808535353 após conferirem os meu dados e confirmarem que sou cliente EDP Mobilidade Verde desde 2017 :mrgreen: a usufruir os 10% de desconto no vazio e 1% em cheias, com adesão ao novo cartão para carregamentos em Novembro de 2018, disseram-me que os 20% de desconto são apenas para novos contratos :oops: :roll: :doh: . Pedi para confirmarem essa situação e após uma longa espera a menina disse que se confirmava que era apenas para novos contratos e ainda me perguntou se não estava interessado numa Wallbox EDP. :evil: :evil:
Que posso fazer para actualizar o desconto? :think: :think:
Cumps

fernandinand
Proprietário Leaf
Mensagens: 409
Registado: 26 dez 2015, 18:41
Data de fabrico: 01 dez 2014
Capacidade bateria: 47,79Ah@01/2024
Localização: Alvorge, Ansião

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por fernandinand » 06 mar 2019, 12:28

...já lá vão uns bons meses e o caos continua...é PT no seu melhor! :violin:

HellMaster
Proprietário Leaf
Mensagens: 237
Registado: 19 abr 2016, 13:55
Data de fabrico: 12 jul 2016
Capacidade bateria: 66.5Ah - 11 barras

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por HellMaster » 13 mar 2019, 16:24

Acabei de receber a 1ª factura da EDP referente à mobilidade eléctrica, e também me deparei com este "desfalque"... curioso é que na factura da EDP "casa", já sabem aplicar o desconto antes de fazer o cálculo do IVA.
Enfim, mais uma artimanha engraçada... estou a pagar IVA de um valor que não me é cobrado, e eles na prática em vez de "oferecerem a energia", presumo que estão a meter esses 23% ao bolso e a fazer assim um desconto de 77% na energia em vez de a oferecerem... pois não estou a ver o estado a reclamar 23% de um valor que não foi imputado ao cliente.
Por essas e por outras é que só estava à espera de acabar o prazo de oferta da energia para mudar de operador, mas acho que já nem vou esperar tanto tempo...
Liguei e confirmaram que é assim, e que a factura está certa. Reclamei e disseram que iam encaminhar para a facturação e depois me contactavam... Entretanto vou me informando sobre onde e como reclamar formalmente da coisa.

Pena eu não conhecer ninguém no CM ou na TVI, para os "atiçar" à EDP :twisted:

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por mjr » 13 mar 2019, 17:19

Esta foi a resposta que me deram:
Agradecemos o seu contacto em que nos questiona a cobrança do Imposto de Valor Acrescentado (IVA) na sua fatura de Mobilidade Elétrica.



A cobrança do IVA está prevista nas condições contratuais

Analisada a situação, informamos que a cobrança do IVA está prevista nas condições particulares do contrato de Mobilidade Elétrica na cláusula terceira, ponto 1 alínea f), de acordo com o artigo 16º, nº 6 alínea b) do código do IVA. Assim, tal como indicado na sua fatura, a campanha de Mobilidade Elétrica oferece 1500 kWh sem o valor do IVA.



A sua faturação foi corretamente emitida
Com base na análise acima, consideramos que a faturação foi corretamente emitida.
Ainda não me dei ao trabalho de ler as referidas cláusulas. Mas quero ver no portal das finanças o que eles mandaram efetivamente para as finanças de IVA...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por pemifer » 13 mar 2019, 18:04

Também recebi hoje dia 13 de Março a minha primeira fatura da EDP com dados de carregamento de Dezembro.
Achei engraçado eles avisarem-me, no dia 13 de Março, que vão fazer o débito a partir de dia 11 de Março e até já o fizeram no dia 12.

HellMaster
Proprietário Leaf
Mensagens: 237
Registado: 19 abr 2016, 13:55
Data de fabrico: 12 jul 2016
Capacidade bateria: 66.5Ah - 11 barras

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por HellMaster » 13 mar 2019, 19:53

mjr Escreveu:
13 mar 2019, 17:19
Esta foi a resposta que me deram:
Agradecemos o seu contacto em que nos questiona a cobrança do Imposto de Valor Acrescentado (IVA) na sua fatura de Mobilidade Elétrica.



A cobrança do IVA está prevista nas condições contratuais

Analisada a situação, informamos que a cobrança do IVA está prevista nas condições particulares do contrato de Mobilidade Elétrica na cláusula terceira, ponto 1 alínea f), de acordo com o artigo 16º, nº 6 alínea b) do código do IVA. Assim, tal como indicado na sua fatura, a campanha de Mobilidade Elétrica oferece 1500 kWh sem o valor do IVA.



A sua faturação foi corretamente emitida
Com base na análise acima, consideramos que a faturação foi corretamente emitida.
Ainda não me dei ao trabalho de ler as referidas cláusulas. Mas quero ver no portal das finanças o que eles mandaram efetivamente para as finanças de IVA...
... Gostava de os ver responder-me o mesmo... Eu nem recebi nem enviei de volta contrato nenhum... E as condições do meu contrato de casa, decerto não têm essa cláusula...

Responder

Voltar para “Carregamento”