Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
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frankesousa
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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por frankesousa » 15 jul 2019, 16:02

Erbium Escreveu:
15 jul 2019, 15:51
rimsilva Escreveu:
15 jul 2019, 14:41
Não sei se é complicado ou não, nem ninguém é obrigado a saber, sei que não é aceitável o tempo que a EDP leva a neste processo todo, por isso disse que com vontade politico tudo se ultrapassa e mesmo que existam argumentos para a demora, deveria ser criado um regime especial para acelerar a implementação dos postos de carregamento.
Mas o que me "confunde" é a EDP demora muito para um posto sentido Norte-Sul mas o posto Sul-Norte foi rápido?
Talvez não haja PT no local para 2*50kW + 2*43kW .

As coisas também não são só papéis, e alguém tem de pagar a conta, e talvez ninguém a queira pagar!
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10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por rimsilva » 16 jul 2019, 10:07

O Exemplo que dei é o na cidade de Famalicão, 1 PCR e 1 PCN.

Como disse pode existir mil e uma razões (falta de potência na zona, obras na via publica, etc...), mas não é aceitável. Não me digam que não há uma analise prévia, o postos já lá está.

Andamos nisto há mais de 2 anos, os problemas são mais do que conhecidos, o problema é não haver obrigação de prazos e sanções para quem não cumprir.

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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por frankesousa » 30 jul 2019, 17:09

Cá temos um aumento de preço por parte da EDP devido ao "aumento" da TAR:

Imagem
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por BrunoAlves » 30 jul 2019, 17:32

Também tenho :mrgreen:
Continua a ser o mais barato fora de vazio.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por BrunoFonseca » 30 jul 2019, 17:47

frankesousa Escreveu:
30 jul 2019, 17:09
Cá temos um aumento de preço por parte da EDP devido ao "aumento" da TAR:

Imagem
É só um aumento de 4,9%...
Os OPC asfixiados, os CEME a encherem-se

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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por mjr » 30 jul 2019, 21:26

Eu não partilho dessa ideia que os CEME ganham assim tanto. Tirando ao valor por kW.h a TAR e o preço de aquisição no mercado de eletricidade, a margem bruta é bem menor do que a dos OPC dos PCRs.

Exemplo para o caso da EDP:
Fora de vazio:
Custo kW.h com desconto: 0.21*0.8= 0,168€/kW.h
TAR fora de vazio: 0.1058€/kW.h - 0.0245€/kW.h (subsidio do fundo ambiental) = 0.0813€/kW.h
Custo da eletricidade efetivamente vendida: 0.168-0.0813 = 0.0867€/kW.h

Hoje o custo da eletricidade no mercado grossista anda pelos 0.05€/kW.h, portanto a margem bruta da EDP neste caso é de 0.0867 - 0.05 = 0.0367€/kW.h.

Não me parece um valor assim tão elevado, tendo em conta que é uma margem bruta, faltando contabilizar os custos indiretos (pessoal, FSE, financeiros, etc).

Sobre a TAR, esta serve para entre outras coisas pagar à REN pelo uso da rede de distribuição (a grande fatia) e mais uma série de coisas do sistema elétrico. Mas não vai nada para o CEME. Quem quiser saber tudo sobre a TAR pode ler este documento:

http://www.erse.pt/pt/electricidade/tar ... 202019.pdf
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por BrunoAlves » 30 jul 2019, 22:21

Por isso (também) é que este modelo é ridículo.

Esse valor da TAR é para o fornecimento em BTN, bi-horário fora de vazio.
Mas se um OPC tiver um PCR a funcionar com DC + AC, provavelmente terá 100kVA. Média?
Se um OPC tiver 2 PCR ao lado um do outro, terá provavelmente mais de 100kVA (isto se forem só DC). Média?
Se a Ionity quiser cá instalar um PCR de 350kW terá forçosamente de usar média.
As contas da TAR não têm nada a ver nesses casos, o custo máximo da TAR para a ponta no período mais caro é menos de metade que esses 10,5cts. Em períodos menos críticos é uma fracção disso.

Então, estaremos a pagar TAR à distribuição de fornecimento doméstico quando na realidade há fornecimento em média? :naughty:

É o OPC que tem de escolher o que melhor o serve em termos de fornecimento. Fazer o preço final ao consumidor. Preço afixado no posto, sem calculadora (e com IVA, já agora!).
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por BrunoFonseca » 30 jul 2019, 22:45

mjr Escreveu:
30 jul 2019, 21:26
Eu não partilho dessa ideia que os CEME ganham assim tanto. Tirando ao valor por kW.h a TAR e o preço de aquisição no mercado de eletricidade, a margem bruta é bem menor do que a dos OPC dos PCRs.

Exemplo para o caso da EDP:
Fora de vazio:
Custo kW.h com desconto: 0.21*0.8= 0,168€/kW.h
TAR fora de vazio: 0.1058€/kW.h - 0.0245€/kW.h (subsidio do fundo ambiental) = 0.0813€/kW.h
Custo da eletricidade efetivamente vendida: 0.168-0.0813 = 0.0867€/kW.h

Hoje o custo da eletricidade no mercado grossista anda pelos 0.05€/kW.h, portanto a margem bruta da EDP neste caso é de 0.0867 - 0.05 = 0.0367€/kW.h.

Não me parece um valor assim tão elevado, tendo em conta que é uma margem bruta, faltando contabilizar os custos indiretos (pessoal, FSE, financeiros, etc).

Sobre a TAR, esta serve para entre outras coisas pagar à REN pelo uso da rede de distribuição (a grande fatia) e mais uma série de coisas do sistema elétrico. Mas não vai nada para o CEME. Quem quiser saber tudo sobre a TAR pode ler este documento:

http://www.erse.pt/pt/electricidade/tar ... 202019.pdf
Ok, então os OPC não têm margem, os CEME não têm margem. Quem é que está a ganhar aqui o dinheiro? O Estado? A EGME? A REN? A DGEG?
Ou o problema é haverem demasiados intervenientes no processo, não sendo rentável para ninguém?

...E quem se trama? O Consumidor, neste caso o UVE.

Também é engraçado ouvir dizer que temos a electricidade mais cara (ou das mais caras) da Europa.
Também é engraçado ler noticias dos leilões das renováveis que fazem baixar o preço do mWh e do kWh para mínimos absolutos a nível global (algo como 2 a 3 cêntimos por kWh), mas nós iremos sempre pagar a electricidade mais cara...

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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por mjr » 30 jul 2019, 22:47

@BrunoAlves

Fornecimento em média? Mas que OPC é que compra eletricidade em média? Que eu conheça só a Tesla na sua rede própria é que compra em média, devido às potências envolvidas.

Recordo que quem compra em média tem de ter um PT às suas custas, e estes não são nada baratos...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por mjr » 30 jul 2019, 22:58

Tem havido aqui uma série de confusões sobre o mercado de eletricidade que é importante desmistificar.

O custo da eletricidade da não é apenas o valor indicado nesses concursos. Esse é apenas o custo da eletricidade do produtor, falta ainda o transporte e distribuição, que não são propriamente baratos.

Além disso, estamos ainda a pagar as tarifas de feed-in de uma série de eólicas, e, em muito menor parte em valor absoluto, das solares que eram pagas a peso de ouro.

Mais os CMEC.

E outras coisas que a tutela se lembra de colocar dentro da TAR. Tudo isto acresce ao preço da eletricidade.

E, claro, O IVA A 23%, que é o elefante na sala dos custos de um serviço essencial. Estamos perto das eleições, vamos ver o que dizem os partidos.
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