Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por mjr » 08 out 2018, 18:43

Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por migle » 08 out 2018, 23:20

E pronto, lido o comunicado da UVE... Vamos ter a factura de carregamentos mais complexa da Europa. É claro que há complexidade útil, e complexidade inútil...
  • Ficamos a perceber que toda a complexidade que está na legislação há alguns anos vai transparecer na nossa factura: a tarifa para o OPC, tarifa para o CEME, e tarifa de gestão Mobi.e mais impostos. Se alguma vez quisermos explicar a alguém quanto é que pagamos por um carregamento, vai ser um número de combinações interessante. O OPC pode cobrar por tempo ou energia, o CEME pode cobrar por tempo ou energia (presume-se ou ambos)... Tudo em aberto, o governo não decidiu nada, não há nada de novo, e neste aspecto ainda bem.
  • É claro que é muito importante que um utilizador possa abastecer em qualquer posto público com o contrato que tiver, a interoperabilidade, sem dúvida. Porém, não é de certeza mais importante do que permitir que um utilizador sem cartão, um turista, um distraído, possa abastecer. Podem dizer que esses poderão fazer um contrato com um CEME on-the-fly com uma app em 5 minutos. Porém, isso também não é mais importante do que ser possível o carregamento anónimo. Já a nossa antiga lei de protecção de dados estabelece que tem de haver uma necessidade justificável para a obrigação de haver um registo. Se eu posso abastecer de gasolina em todo o país sem que fique um registo centralizado de todos os sítios por onde passei, não há de certeza razão nenhuma para que isso não seja possível com VEs.
  • Se para abastecer num posto, eu tenho que ter um contrato nominal com um CEME, põe-se a pergunta: será que podemos mesmo dizer que é uma rede pública?
  • O pormenor de abastecer em qualquer posto com a energia de qualquer CEME é uma chinesice que não lembra ao diabo. Na realidade, no início, era uma ideia bela. Imagine-se o prazer intelectual de abastecer com gasolina da BP num posto da Galp! Mas era mesmo o género de ideia que devia ter desaparecido durante a fase piloto, com a experiência adquirida e a observação do que se passa noutros países. Isto faz com que as combinações de tarifas se multipliquem... que as margens de cada operador de mercado se adicionem... Não é possível um operador chegar e dizer "na minha rede, abastece-se a x", nada.... apenas x + a tarifa do CEME, mais impostos que virão todos discriminados na factura.. Tudo isso devia estar concentrado num único PVP final e isso assim não é possível. A consequência é a falta de transparência na formação do preço, "está caro, mas é sempre culpa de outro".
  • Ter as tarifas afixadas no PCR é uma anedota! Na maior parte dos casos, quando chegamos a um PCR já não temos grande hipótese senão abastecer... E isso ainda vai ser assim uns bons anos (mais tempo do que esta legislação vai poder durar).
  • "Os OPC que não divulgarem as suas tarifas até à data --- inibindo os utilizadores dessa informação, ficarão com os seus postos desligados até regularização da situação." Leia-se, se os OPC prejudicarem dessa forma os utilizadores, a consequência será que os utilizadores serão adicionalmente prejudicados desligando-se o posto. Outra anedota. (PS: quando uma solução tão óbvia era que o OPC ficava sem a sua tarifa)
A tal chinesice dos OPC e dos CEME, na realidade, é para dificultar a entrada de operadores estrangeiros, proteger aqui o conchavo. Lá fora, não sei se instituíram legalmente a interoperabilidade, o que é certo é que a interoperabilidade é a regra, e é apenas um pagamento indirecto. Se eu abasteço na rede x com cartão y eu pago a tarifa da rede x mas é y quem me passa a factura. Nalguns casos, há cartões com preços promocionais que permitem pagar em qualquer rede com a mesma tarifa, baixa (Maingau Energie), o comercializador lá se arranjará para fazer o pagamento ao operador de rede...

Naturalmente, esta legislação só vai durar até a UE decidir que se está a pôr entraves à mobilidade no espaço europeu.... etc...

Entretanto, nós, só talvez tentando chamar a Comissão Nacional de Protecção de Dados neste assunto do registo de dados pessoais sem justificação... Alguém alinha?
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por BrunoAlves » 08 out 2018, 23:48

Tenho lido no FB algumas defesas deste modelo, vou dar o benefício da dúvida até se saberem os preços globais. Que não o entendo, não.

Uma coisa é certo: é um processo convoluto. Trazer o bi/tri-horário para o utilizador é muito estranho, então a nossa viagem é mais cara ou barata consoante a hora do dia?

A tarifa de acesso às redes estar discriminada também vai dar perfeita noção do que cada participante cobra. Mas do preço global apenas temos hipótese de negociar/escolher o CEME, já em relação ao OPC dada a falta de oferta teremos de aceitar o que estiver à nossa frente.
Numa perspectiva de futuro, com maior oferta de postos, teremos a possibilidade de escolher o melhor preço quer na energia quer na operação do posto. E aí aceito que este modelo possa ter alguns benefícios em termos de concorrência.

Fala-se no FB de uma app da MobiE para os carregamentos pontuais ou sem necessidade de contrato. O preço para essa operação logo se vê, quando a app aparecer.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por migle » 09 out 2018, 00:06

BrunoAlves Escreveu:
08 out 2018, 23:48
E aí aceito que este modelo possa ter alguns benefícios em termos de concorrência.
Não me parece. Basta ver que os CEMEs são um subconjunto dos comercializadores de electricidade. Um operador poderia contratar o comercializador mais vantajoso, e poderia beneficiar de integração vertical. Isso aqui não acontece.

A concorrência existiria sempre entre os operadores. De resto, neste aspecto só me estou a queixar da complexidade injustificada e de que cada parte assume apenas parte da responsabilidade pelo preço final. Soa caro.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por BrunoAlves » 09 out 2018, 00:30

O operador também podia contratar o melhor fornecedor de energia e depois colocar o preço em linha com os outros. Pelo menos assim a constituição do preço final é transparente. Se é a mais eficiente para o utilizador? Pois, não sei...

O que eu acho é que colocar num PCR a tarifa de acesso às redes nos valores normais da BTN é ridículo. No pior dos casos teria de ser BTE e isso traria aqueles valores para coisas muito inferiores e simpáticas.
http://www.erse.pt/pt/electricidade/tar ... o_2017.pdf

http://www.erse.pt/pt/glossario/Paginas ... a221a9a504
Baixa Tensão Especial (BTE)
Classificação tarifária de fornecimentos em Baixa Tensão com potência contratada superior a 41,4 kW.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por migle » 09 out 2018, 00:57

Sim... são 1-2 cêntimos por kWh de diferença... mas os encargos de potência são bem altos e não nos caem directamente na factura. É um encargo do operador, alguém o tem de pagar. Porém, outros encargos como a tarifa de acesso às redes aparece na nossa factura.... Não percebo.

Os prós e os contras de OPC+CEME já vimos pensando neles há bastante tempo. Era o que estava previsto. De alguma forma, estou desiludido, porque pensei que fossem englobar todas as tarifazinhas num montante simples, talvez do operador. Não pensei que fosse sair ponto por ponto o que estava na legislação já com alguma idade. Concorrência entre CEMEs... é teórica, bem vemos o que acontece no mercado doméstico.

Gostava de poder dizer que são 5€ por 30' de carregamento, ou qualquer coisa asism.

As tarifas bi e tri-horárias, parece-me que só vão fazer sentido para utilizadores de PCNs.... Enfim, em França são de borla entre as 23h e as 7h.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por mjr » 09 out 2018, 09:18

A parte que irá fazer o preço divergir dos preços de nossas casas (salvo diferenças de tipo de tarifa temporal) será a parte do OPC, pois é este que terá de amortizar o equipamento e pagar a tarifa de potência. E aqui já ouvi várias possibilidades pois há fornecedores que acham que o posto deve ser amortizado em 1-2 anos (logo mais caro) e outros até 5 anos. Como não há histórico nenhum vão ter de arriscar um valor e depois, passados uns meses, ajustar conforme a utilização.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por RJSC » 09 out 2018, 09:36

Então e os operadores que receberam PCRs gratuitamente da rede piloto? :roll:

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por mjr » 09 out 2018, 09:41

Esses devem ter um preço mais baixo que os outros, pois esses PCRs foram alvo de concessão. Aliás há um caso caricato no Porto onde 2 PCRs do mesmo operador no mesmo local devem ter preços diferentes por um ser do projeto piloto e outro da iniciativa do operador.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

jdeco
Mensagens: 14
Registado: 08 out 2018, 08:18
Data de fabrico: 01 abr 2017
Capacidade bateria: 65 Ah @12V :-)

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por jdeco » 09 out 2018, 11:14

BrunoAlves Escreveu:
08 out 2018, 23:48
Tenho lido no FB algumas defesas deste modelo, vou dar o benefício da dúvida até se saberem os preços globais. Que não o entendo, não.

Uma coisa é certo: é um processo convoluto. Trazer o bi/tri-horário para o utilizador é muito estranho, então a nossa viagem é mais cara ou barata consoante a hora do dia?
E por que não? Se a rede elétrica é afectada pelo fenómeno da concentração de consumo em algumas horas, não me parece descabido que os preços da eletricidade (mesmo que nos PCRs) seja diferente consoante a hora do dia.

Mesmo no resto do mundo automóvel há discriminação em função da hora, por exemplo, no estacionamento!

Responder

Voltar para “Carregamento”