Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

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frankesousa
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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por frankesousa » 19 out 2018, 12:51

rnlcarlov Escreveu:
19 out 2018, 10:01
Não sei bem como tinha feito as contas mal para as cargas, usando este método não dá coisas tão assustadoras como das 1ªs contas que fiz.

As contas que fiz para o meu carro foi com base no histórico de carregamentos. Numa viagem à Praia da Luz (600km ida e volta) carreguei cerca de 9kwh em Alcácer, mais 11kwh em Aljustrel, mas 10kwh em Loulé. No regresso foram 10kwh em Loulé, 10 em Aljustrel e mais 10 em Alcácer.

Logo pela edp ficava em 60 x 0.23 x 0.75 x 1,23 = 12,73€ de electricidade
Como preciso de activar duas vezes o PCR em Aljustrel N/S e Loulé E/O (0,489 x 8 + 60 x 0.162) * 1,23 = 16,76€ de utilização do posto.
No total são 29,50€, ou seja 4,9€/100km. Fica quase equivalente ao diesel da minha mãe, e não as quase 1.5x que as outras contas me tinham dado. Isto carregando à borla na origem e destino.
Porque diz que tem de ativar 2 vezes o PCR? Agora com os pagamentos na teoria haverá mecanismos para evitar pagar 2 vezes a ativação por "culpa do posto".

Não sei como vai ser com o tempo, se o posto é pago ao kWh, será que continuam a desligar alguns ao fim de 30 min? :think: Para os carros "modernos" com mais capacidade 30 min é pouco.

Já agora, diz que o Diesel da sua mãe gasta o equivalente a 4.9€/100km? isso são 3.6L/100km, um diesel a gastar isso só se for sempre a 50km/h e mesmo assim será quase um milagre. Uma conta mais realista seria uns 5.5 ou 6lL/100km que já são 7.5-8.15€/100km (sem contar outras despesas do CI).
Nota adicional: Mesmo somando os carregamentos na origem e destino pago ao preço da electricidade em casa ficaria mais barato que qualquer diesel.
Já se estivéssemos a falar de de um carro a GNC (Gás Natural Comprimido), aí as contas envergonhavam qualquer VE, :oops: :oops: é melhor não falar disso!!!

Desculpe estar a "duvidar" do que escreveu, mas por vezes vejo por aí contas um pouco irrealistas que depois enganam quem está a pensar entrar na ME.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por mjr » 19 out 2018, 12:59

Acho que neste caso a culpa é do carro.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por BrunoAlves » 19 out 2018, 13:12

Sim, sem dúvida que qualquer modelo de pagamento (especialmente se tiver taxas de activação e cobrar tempo) prejudica carros com baterias mais pequenas.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por rnlcarlov » 19 out 2018, 14:48

frankesousa Escreveu:
19 out 2018, 12:51

Já agora, diz que o Diesel da sua mãe gasta o equivalente a 4.9€/100km? isso são 3.6L/100km, um diesel a gastar isso só se for sempre a 50km/h e mesmo assim será quase um milagre. Uma conta mais realista seria uns 5.5 ou 6lL/100km que já são 7.5-8.15€/100km (sem contar outras despesas do CI).
Desculpe estar a "duvidar" do que escreveu, mas por vezes vejo por aí contas um pouco irrealistas que depois enganam quem está a pensar entrar na ME.
O carro em questão é um Citroen C1, que é mesmo muito económico. Consumo em auto-estrada tabelado de 3.4L/100km. Em termos reais dá mais perto de 4L/100km, e não vim a 50km/h. Se a memória não me falha quando fui à praia da Luz gastei qualquer coisa como 33€ quando fui de CI, daí ter dito quase equivalente ao diesel.
mjr Escreveu:
19 out 2018, 12:59
Acho que neste caso a culpa é do carro.
Sim, correcto. Eu nunca chego a ficar 30min no PCR. O carro pára assim que a corrente de carga cai abaixo de um certo valor, perto dos 80%.

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Nonnus
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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por Nonnus » 19 out 2018, 19:52

É impressão minha ou carregar num PCR da Prio fica mais barato que carregar em casa? :roll:

https://www.prio.pt/pt/mobilidade-eletr ... e44_pt.pdf

Se não se paga activação do posto, nem OPC, então vamos pagar só o preço do KWh + IVA

Só pergunto é quanto é que sai o kWh ao CEME para puderem fazer 0.0658€? A Prio certamente não esta a perder dinheiro. :idea:
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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por rimsilva » 19 out 2018, 19:58

Pronto, está decidido.

Só vou usar o cartão da Prio... Mesmo antes de saber os tarifários já tinha 2 cartões (Galp e Prio).

CICLO TARIFA - Diário

Bi-Horária
Vazio - 0,0596€
Fora de Vazio - 0,0658€

Nota: há uma pequena gralha no quadro do CEME, pois indica (€/minuto), que é o critério do OPC, como CEME so poderá ser (€/kWh)

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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por frankesousa » 19 out 2018, 20:29

Vamos lá ter calma que esses valores não incluem a taxa de acesso á rede

Ou seja. Mais uma com os mesmos preços
Leaf Acenta 30kWh de 2016
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05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por jpedromr » 19 out 2018, 20:32

Da prio mantém-se o cartão da fase piloto ou é preciso um novo?

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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por jfr2006 » 19 out 2018, 20:37

Tem de ser novo

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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por jpedromr » 19 out 2018, 20:50

jfr2006 Escreveu:
19 out 2018, 20:37
Tem de ser novo
Ainda não procurei bem pelo assunto, mas do que li no site na diagonal não encontrei formulário nenhum para pedir.

Vou pedir o da Galp por causa dos descontos e uma vez que já tneho em casa pode ser que junte vantagens.

Depois é uma questão de ver qual compensa mais.

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