Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por BrunoFonseca » 01 jun 2019, 19:15

beme83 Escreveu:
01 jun 2019, 16:28

O preço nunca deve ser definido pelo máximo mas sim pela média de velocidade de carregamento da frota automóvel elétrica. Isso sim. Quando eu preparo um estudo de mercado não o faço pela capacidade instalada nas sim on base na minha procura média. Neste caso a procura média está muito abaixo da potência máxima instalada. As empresas têm de saber isto. Para que vale os 22kw quando só os zoe os aproveita e alguns Tesla?
Pela média sim, mas não da frota, mas sim do posto.

A tua observação pode ser muito falaciosa. Tens postos de 22 que estão constantemente a ser utilizados por TVDE, na sua maioria Zoe, logo as médias desses postos vai-se aproximar dos 22kWh (mais perto dos 18kWh)

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por BrunoAlves » 01 jun 2019, 19:52

BrunoFonseca Escreveu:
01 jun 2019, 19:11
O ideal é existirem postos com vários níveis de potencia e com preços distintos, com componente de kWh para o CEME e de tempo para o OPC
Concordo. Se o OPC disponibiliza um equipamento capaz de fornecer 22kW, deve cobrar-se por isso. A potência de 22kW da para 3 postos a 7,2kW e isso deve ser diferenciado.
Claro que esta lógica falha na falta de disseminação de postos, mas o caminho terá de ser por aí...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por migle » 02 jun 2019, 08:43

eVAZ novas condições

Acho que ainda não foi dito aqui. A eVaz mandou um email "porque não enviei a documentação"... Novas condições: agora já não é preciso pagar pelo cartão, oferecem um por veículo.

Os preços são fixos e simples, por kWh, tarifa bi horária, 0,14€ - 0,18€.

Não faço ideia se são bons, neste momento não consigo dar conta disso. Eu sou cliente EDP mas não sei se bi horário ou não... Não sei que preço tenho.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1300
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por frankesousa » 02 jun 2019, 09:11

migle Escreveu:
02 jun 2019, 08:43
eVAZ novas condições

Acho que ainda não foi dito aqui. A eVaz mandou um email "porque não enviei a documentação"... Novas condições: agora já não é preciso pagar pelo cartão, oferecem um por veículo.

Os preços são fixos e simples, por kWh, tarifa bi horária, 0,14€ - 0,18€.

Não faço ideia se são bons, neste momento não consigo dar conta disso. Eu sou cliente EDP mas não sei se bi horário ou não... Não sei que preço tenho.
Para quem é cliente EDP residêncial, como eu sou, a combinação mais em conta será:

CEME EDP - para carregamento fora do vazio - 0,16€/kWh + iva
CEME EVA - para carregamento no Fazio (escolhi ciclo semanal para as viagens aos fim de semana - 0,14€/kWh + iva
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

kony76
Mensagens: 812
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por kony76 » 02 jun 2019, 09:42

Bem, então está na hora de pedir o cartão evaz :D

Fico com a colecção completa, mas basicamente só vou utilizar (nas raras vezes que carrego na rua) o cartão edp e evaz.
A minha melhor combinação também passa a ser a que o frankesousa referiu.

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por BrunoFonseca » 02 jun 2019, 16:06

kony76 Escreveu:
02 jun 2019, 09:42
Bem, então está na hora de pedir o cartão evaz :D

Fico com a colecção completa, mas basicamente só vou utilizar (nas raras vezes que carrego na rua) o cartão edp e evaz.
A minha melhor combinação também passa a ser a que o frankesousa referiu.
Sem dúvida. Após 30/04 deixei de parte o da EDP (da qual sou cliente a nivel domestico).
Fica-me mais barato a GALP no Cheio (têm um desconto de 8% para não clientes)
No Vazio, a EVAZ fica mais barato, e tem sido esse que tenho utilizado.

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1300
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por frankesousa » 02 jun 2019, 20:37

BrunoFonseca Escreveu:
02 jun 2019, 16:06
kony76 Escreveu:
02 jun 2019, 09:42
Bem, então está na hora de pedir o cartão evaz :D

Fico com a colecção completa, mas basicamente só vou utilizar (nas raras vezes que carrego na rua) o cartão edp e evaz.
A minha melhor combinação também passa a ser a que o frankesousa referiu.
Sem dúvida. Após 30/04 deixei de parte o da EDP (da qual sou cliente a nivel domestico).
Fica-me mais barato a GALP no Cheio (têm um desconto de 8% para não clientes)
No Vazio, a EVAZ fica mais barato, e tem sido esse que tenho utilizado.
O da Galp com 8% de desconto é mais barato em cheias do que os 0,16€ da EDP?
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por jfr2006 » 02 jun 2019, 21:10

Não..há ali uma confusão qualquer dele ;)

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por BrunoFonseca » 02 jun 2019, 23:24

frankesousa Escreveu:
02 jun 2019, 20:37
BrunoFonseca Escreveu:
02 jun 2019, 16:06
kony76 Escreveu:
02 jun 2019, 09:42
Bem, então está na hora de pedir o cartão evaz :D

Fico com a colecção completa, mas basicamente só vou utilizar (nas raras vezes que carrego na rua) o cartão edp e evaz.
A minha melhor combinação também passa a ser a que o frankesousa referiu.
Sem dúvida. Após 30/04 deixei de parte o da EDP (da qual sou cliente a nivel domestico).
Fica-me mais barato a GALP no Cheio (têm um desconto de 8% para não clientes)
No Vazio, a EVAZ fica mais barato, e tem sido esse que tenho utilizado.
O da Galp com 8% de desconto é mais barato em cheias do que os 0,16€ da EDP?
Tens razão, não fica

Com IVA ficam assim:
Vazio:
EVAZ = 0,1722€
GALP = 0,1839€
EDP = 0,1969€
Cheio:
EDP = 0,1969€
EVAZ = 0,2214€
GALP = 0,2381€

Considerando que numa hora consigo carregar 22kWh, a solução da Prio fica 0,2348€ + cara no Vazio e 0,1558€ + cara no Cheio, vs o mais barato

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por rimsilva » 03 jun 2019, 11:49

beme83 Escreveu:
31 mai 2019, 15:30
Novos Valores para o mês de Junho com mais postos já nas listas. Inclui-se aqui os de alguns Shopping SONAE e os recentes de Coimbra.
Mas há algo que não compreendo...para quem é o dinheiro cobrado pelo OPC nos postos do politécnico? Para este ou para o Politécnico de Coimbra pagando este uma taxa de serviço ao OPC?


https://www.mobie.pt/assets/mobie/docs/ ... Ar3-sIdgiE

Preços bastante salgados nos lentos para viaturas monofásicas...esta cobrança ao minuto :twisted:
Ex: Trofa máx 7.4kw
1 hora - 0.15 + 0.09*60 + 6.3kw*.16=0.15+5.40+1 = 6.55 + IVA = 8.06 euros
Dividindo pelos 6.3Kw por Kw fica por apenas 1.28 euros.... :evil: :twisted: :evil:

Já nos de Coimbra 1 hora
0.90+1=1.90+ IVA =2.34 euros, o que dá 0.38 o KWh....

Cada vez melhor. Os PCR estão mais baratos do que os PCN...só em Portugal
Não concordo nada com este tipo de "alarmismo", estão a pegar numa excepção, mas parece que é a regra.

Para mim a situação é muito clara, evitar o carregamento nesse posto, apresentando reclamação ao operador pelos preços absurdos que estão a praticar.

No passado, a churrasqueira rocha também tinha preços exagerados e no mês seguinte mudou a politica, o cc de alfragide continua com preços elevados, se calhar tem clientes suficientes.

Responder

Voltar para “Carregamento”