Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por santanamos » 17 mar 2019, 03:43

beme83 Escreveu:
15 mar 2019, 11:52
Alguém com fatura da galp com os mesmos 1500Kwh oferecidos já viu qual o tratamento?
Eu. Até é curioso que um amigo tem um dos meus cartões Galp, fez uma carga na prio quando ainda era o OPC gratuito e recebi a factura daquele cartão com apenas 2cent para pagar de TAR. Tanto a energia era oferta como o OPC.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por migle » 17 mar 2019, 10:17

Também recebi a minha primeira factura da EDP no dia 12 ou 13, 4 meses e 10 dias depois do primeiro carregamento. No dia 14, pedido de desculpas do director comercial porque a enviaram depois de debitar na conta... Enfim.
No meu caso, a questão do IVA sobre a oferta não se põe, porque eu estava na YLCE.
Factura-edp.jpg
Factura-edp.jpg (22.07 KiB) Visto 2396 vezes
Mais curioso. Não fizemos viagens no mês passado, ou começámos a ter cuidado e a evitar carregamentos dispensáveis.
Porém, a minha factura da Galpelectric não vem vazia. Não. Houve o episódio da minha mulher ir para Lisboa sem carga, e depois andar a tentar carregar no PCR da Prio, depois no de Loures... O carro não carregou, porque o trinco electromecânico da ficha de carregamento avariou.

Não sei quantos cartões a minha mulher experimentou nesse dia. No site da Prio, vejo que não cobraram nada. Das tentativas com o cartão da EDP, ficarei a saber daqui a 4 meses. Mas tenho a factura da Galpelectric: 10 cêntimos.

Poderão pensar que foram 10 cêntimos do tempo de utilização do posto, ou de activação, ou o que seja, mas não. 8 cêntimos desses 10 cêntimos são energia mais IVA. Em cada uma de duas tentativas falhadas, foram cobrados os mesmos 0,245kWh de energia.
Factura-avaria.jpg
O carro não carregou. Sem o trinco da ficha, não passa energia, é o protocolo.
Vão-me desculpar de não reclamar. São 10 cêntimos, estou sem tempo e é inútil, porque se o posto os mediu...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por jfr2006 » 17 mar 2019, 22:35

Ontem durante uma viagem a Lx, nais uma vez se vê a necessidade de que os carregamentos incluam um factor tempo que doa e bem a partir de x tempo (30 minutos ?):

No PCR de Aveiras (sentido N/S) estava um Jaguar Plug-in agarrado na tomada AC a carregar há quase 1 hora e sem sinal do dono. Nessa 1h tinha colocado quase 6kWh. Sendo que o OPC da GALP cobra ao kWh, qual foi o ganho da Galp com este "tipo": uns míseros cêntimos :evil: :twisted:

Fosse algo do género que partir dos 30 minutos, cada minuto extra fosse 1€, de certeza que o tipo não abandonava lá o carro :twisted: :evil:

Fui ao outro lado para carregar. O posto do outro lado funciona, mas o ecrã está sem brilho nenhum..quase não se consegue ver nada.. E isto porquê? Porque deixam os postos a torrar ao sol, sem cobertura nenhuma :twisted: :evil: Assim, não duram muito, não....

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por galt » 17 mar 2019, 22:48

É fácil compreender que o utilizador desconhece a tomada CCS porque usa sempre a menekes AC.

Devia ter deixado um papel a informar que a carga rápida é feita com a mangueira CCS.

Isto se quisermos ajudar.

Já encontrei 2 situações idênticas mas o VE era um i3.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por BrunoFonseca » 17 mar 2019, 23:21

jfr2006 Escreveu:
17 mar 2019, 22:35
Ontem durante uma viagem a Lx, nais uma vez se vê a necessidade de que os carregamentos incluam um factor tempo que doa e bem a partir de x tempo (30 minutos ?):

No PCR de Aveiras (sentido N/S) estava um Jaguar Plug-in agarrado na tomada AC a carregar há quase 1 hora e sem sinal do dono. Nessa 1h tinha colocado quase 6kWh. Sendo que o OPC da GALP cobra ao kWh, qual foi o ganho da Galp com este "tipo": uns míseros cêntimos :evil: :twisted:

Fosse algo do género que partir dos 30 minutos, cada minuto extra fosse 1€, de certeza que o tipo não abandonava lá o carro :twisted: :evil:

Fui ao outro lado para carregar. O posto do outro lado funciona, mas o ecrã está sem brilho nenhum..quase não se consegue ver nada.. E isto porquê? Porque deixam os postos a torrar ao sol, sem cobertura nenhuma :twisted: :evil: Assim, não duram muito, não....
Embora compreenda a sua dor, não me parece que entrar num esquema de penalizações seja o mais indicado.
A meu ver, o essencial é um rede de carregamentos em condições e não penalizar quem necessita de carga.
Eu, por exemplo, tenho um VE que apenas carrega em AC. Acha justo que tenha que ser penalizado por apenas conseguir carregar em AC.
Se me colocarem alternativas, isto é, um PCN de 22kW ao lado do PCR, até posso compreender, agora sem alternativas, não faz sentido.

Mais um vez coloca-se aqui também a questão da educação e formação dos condutores dos VE. Algo tem que ser feito. Talvez até incluir conteúdos formativos nas escolas de condução.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por migle » 17 mar 2019, 23:32

BrunoFonseca Escreveu:
17 mar 2019, 23:21
Acha justo que tenha que ser penalizado por apenas conseguir carregar em AC.
A minha primeira reacção é dizer que não, não acho justo. Mas e se invertermos a questão?
Um Zoe, sem carregamento rápido, pode num caso extremo ficar quase duas horas a ocupar o PCR de Aveiras. É justo?

Nalgum ponto temos de pôr um limite. Não sei se são 30 minutos, se é o quê, mas é certamente menos de 1h.
Mesmo um Zoe sem CR não precisa de carregar tudo de uma vez num sítio. Se distribuir em vários CRs (A1) vai causar vários pequenos incómodos, mas não um incómodo de 1h... Neste caso era um plug-in, nem devia poder ter acesso a um PCR.

Em casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por jfr2006 » 17 mar 2019, 23:45

@galt: o Jaguar em questão não tinha ficha CCS , nem carregamento rápido.
BrunoFonseca Escreveu:
17 mar 2019, 23:21

Acha justo que tenha que ser penalizado por apenas conseguir carregar em AC.
Não é bem isso o que estou a dizer. No seu caso, por exemplo em 1h carrega 22kWh, gerando uma entrada de 4,22€ para o operador do OPC. No caso deste Jaguar, gerou uma entrada de 1,15€. Qual achas que é mais interessante para o OPC e que gera mais possibilidade de o mesmo investir em mais postos, beneficiando-nos a todos?

A meia-hora foi um exemplo, mas em algum ponto se devia estabelecer um limite. Já a um tempo atrás encontrei um tipo de um BMW plug-in a fazer o mesmo no PCR de Coimbra, quando poderia usar um posto normal :twisted:
Última edição por jfr2006 em 17 mar 2019, 23:55, editado 1 vez no total.

Nerusonu
Mensagens: 807
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por Nerusonu » 17 mar 2019, 23:51

Os PCR deviam ser por tempo e não por energia consumida. Ou seja já que os PHEV pouco ou nada de lhes vale carregar num pcr já que deve haver muito poucos a tirar partido da CR começavam a usar os PCN e deixavam os PCR para os EV puros.

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por BrunoFonseca » 17 mar 2019, 23:55

Nerusonu Escreveu:
17 mar 2019, 23:51
Os PCR deviam ser por tempo e não por energia consumida. Ou seja já que os PHEV pouco ou nada de lhes vale carregar num pcr já que deve haver muito poucos a tirar partido da CR começavam a usar os PCN e deixavam os PCR para os EV puros.
Concordo. E nem é difícil implementar esse modelo, e se assim fosse não necessitaríamos de CEME pois não seria energia que estaria a ser comercializada mas apenas o tempo de utilização do equipamento do OPC.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por BrunoAlves » 18 mar 2019, 00:37

E não precisas de CEME para nada, por energia consumida ou por tempo (sendo que para mim só faz sentido por tempo). No modelo implementado o CEME só tem, na minha opinião, um lugar de tacho bem assegurado. Zero influência no processo, metade da receita do posto, arranja lá tu um esquema destes para ti e convida-me para sócio :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Carregamento”