Boa tarde pessoal,
Volto aqui para continuar a mostrar as respostas sobre a reclamação que fiz anteriormente no livro de reclamações online ao meu CEME.
Se quiserem ler a reclamação e a resposta inicial da EDP Comercial vejam este post:
viewtopic.php?f=29&t=7442&p=122988#p122969
Ora, uns dias depois recebi esta resposta da ERSE:
Exmo(a) Sr(a).
Recebemos reclamação apresentada por V. Exa. no Livro de Reclamações Eletrónico, contra a EDP Comercial - Comercialização de Energia, S.A., sob o n.º ROR00000000000288416, que mereceu a nossa melhor atenção, sendo também do nosso conhecimento a resposta que lhe foi endereçada diretamente pela mesma.
Depois de analisada a referida documentação, solicitámos esclarecimentos adicionais junto da entidade reclamada, tendo-nos sido enviada a resposta que juntamos, para conhecimento.
A ERSE é uma entidade administrativa orgânica e funcionalmente independente, que regula os setores de eletricidade, do gás natural e da atividade de gestão de operações da rede de mobilidade elétrica. Os poderes da ERSE de regulação, supervisão, fiscalização e sancionatórios estão tipificados na lei.
Esclarecemos que, nas questões comerciais e contratuais concretas que envolvam as empresas e os consumidores de energia, a intervenção da ERSE está limitada à informação ou, se já existir um conflito, à recomendação da sua resolução, ainda que não possa impor uma solução. Ainda assim, todas as comunicações são avaliadas numa perspetiva de contínua melhoria dos setores regulados pela ERSE.
Para melhor informação sobre os setores elétrico e do gás natural sugerimos a consulta do “Portal do Consumidor de Energia” na internet, acessível a partir do seguinte endereço
www.erse.pt/consumidor.
Com os melhores cumprimentos,
Apoio ao Consumidor de Energia
ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos
Em anexo vinha um comunicado da EDP, em resposta à própria ERSE que aparentemente questionou a EDP sobre a minha reclamação.
Essa resposta dizia isto:
Ex.mos Senhores,
Reportamo-nos à comunicação acima identificada, a qual mereceu a nossa melhor atenção.
Considerando o pedido de esclarecimento endereçado por essa Entidade Regulador e tal como
indicado na nossa anterior comunicação, os carregamentos objeto de reclamação correspondem ao
mês de novembro do ano transato, período durante o qual foi o tarifário definido ao minuto, sendo
o arredondamento efetuado à unidade e por excesso. Esta situação foi entretanto alterada no
decorrer do presente ano, passando o dito arredondamento a ser realizado ao segundo.
Assim, informamos que caso essa Entidade considere pertinente, poderá solicitar os devidos
esclarecimentos acerca do acima descrito junto da Mobi.e na medida que a faturação é processada
tendo por base os dados por ela transmitidos.
Com os melhores cumprimentos,
Pela EDP Comercial – Comercialização de Energia, S.A.
Depois de ler isto, fiquei obviamente esclarecido com a resposta à 1ª parte da minha reclamação (que era sobre a facturação ao minuto ou ao segundo).
No entanto, não se falava em lado nenhum do problema do registo de tempo errado. Por isso respondi ao email da ERSE perguntando o que tinham a dizer sobre essa questão que a EDP diz que não tem nada a ver.
Perguntei isto:
Boa tarde,
Antes de mais obrigado pela resposta e pelo esforço demonstrado na tentativa de resolução e/ou esclarecimento da minha reclamação.
Verifico que a resposta a EDP, directamente para mim como o anexo que me remetem, respondem claramente à parte da reclamação referente aos arredondamentos ao minuto.
Fiquei completamente esclarecido sobre esse assunto e considero o assunto resolvido.
No entanto a minha reclamação tinha uma outra parte também não mais importante, em que provavelmente a entidade "responsável" pelo erro não será a EDP mas sim a MobiE ou o Operador do Posto de carregamento.
Sendo que a ERSE é a entidade responsável por fiscalizar também estas 2 entidades, e infelizmente nem o OPC nem a MobiE estão cadastradas no livro de reclamações online, não me é possível criar uma reclamação especifica.
Também é com o CEME que eu tenho um contrato e é ele que me fatura, assim, é a ele que eu tenho de reclamar, sendo este que deve fazer o possível para que as quantidades facturadas sejam as que o utilizador efectivamente "consumiu".
Posto isto, gostava que a ERSE esclarecesse junto das entidades mencionadas na minha reclamação o porque do valor de minutos:segundos registado no sistema da MobiE e posteriormente facturados pelo CEME não correspondem ao tempo efectivamente utilizado, comprovado na minha reclamação pelas fotografias do resumo apresentado no final da secção de carga no posto em causa.
Fico a aguardar resposta a este segundo ponto da reclamação que tem mais importância já que hoje em dia continua a acontecer com todos os utilizadores, 13 segundos facturados a mais em casa carga não é desprezável.
Obrigado,
Nuno Franclim Sousa
Ontem recebi resposta da ERSE à esta minha nova investida dizendo isto:
Exmo(a) Sr(a).
Acusamos a receção da sua comunicação, relativa ao assunto em epígrafe, que mereceu a nossa melhor atenção.
Considerando o exposto, e sem prejuízo da informação que anteriormente lhe prestámos, informamos que caso a situação persista, poderá contactar a Direção Geral de Energia e Geologia, uma vez que, como o próprio comercializador indica, o funcionamento do pontos de carregamento em causa está dependente da referida entidade.
Para melhor informação sobre os setores elétrico e do gás natural sugerimos a consulta do “Portal do Consumidor de Energia” na internet, acessível a partir do seguinte endereço
www.erse.pt/consumidor.
Com os melhores cumprimentos,
Apoio ao Consumidor de Energia
ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos
Com esta resposta, que é claramente passar a bola para outro lado e sacudir a água do capote, já nem me dignei a fazer mais nada, assumi que era um caso perdido.
Qual não é o meu espanto quando recebo hoje novo email da ERSE!, que passo a transcrever no post seguinte que este já vai longo demais.