Blackout total de PCRs

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por BrunoAlves » 29 set 2018, 21:57

Sim, mas qualquer sysadmin competente sabe que primeiro testas, depois testas, depois preparas o rollback e só depois é que aplicas ao ambiente produtivo.
Só estes idiotas é que se dão ao luxo de lixar milhares de utilizadores e manter o posto de trabalho.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

fernandinand
Proprietário Leaf
Mensagens: 409
Registado: 26 dez 2015, 18:41
Data de fabrico: 01 dez 2014
Capacidade bateria: 47,79Ah@01/2024
Localização: Alvorge, Ansião

Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por fernandinand » 29 set 2018, 22:25

BrunoAlves Escreveu:
29 set 2018, 21:57
Só estes idiotas é que se dão ao luxo de lixar milhares de utilizadores e manter o posto de trabalho.
Quem está com isto? Em tempos ouvi q era a 'VelhaBase'...se for, não me admiro nada do 'modus operandis'...

Já agora, fui espreitar o mapa da mobi.e e agora aquilo tem uns filtros todos pipis, mas falha numa coisa básica (falta de testes e UX)...ao aplicar os filtros o mapa reinicia... :roll:
Uma startup fazia mais e melhor por 1/4 do €€€....

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por BrunoAlves » 29 set 2018, 22:36

Também já "ouvi dizer" isso mas, como em muitas outras coisas à volta da MobiE, não há nada oficial. Não era o CEIIA?
Não sei. No limite é a MobiE, que para mim continua a ser um peso morto, por isso anseio pela sua extinção :pray:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por migle » 29 set 2018, 22:38

Vai ser assim até Novembro? Cá para mim é a partir de Novembro que vamos ver falhas a sério... E Novembro é que é? Não vai ser como Julho?

Talvez seja caso de emitir um comunicado: caros utilizadores, até Novembro não se fiem na Mobi.e, evitem a estrada, usem CIs, porque a qualquer momento, sem aviso prévio, serão feitas alterações na rede que, como é habitual, podem correr mal. Poderão utilizar os postos de carregamento sempre que estes por boa vontade ou favor estiverem a funcionar.

Isto vai continuar a correr mal por muito tempo. Isto não pode depender de um único sistema de autenticação central. Tem de haver múltiplas maneiras de activar um posto, e pelo menos uma delas não pode depender de comunicação. Por exemplo, em França além do cartão RFID do utilizador ou a App do telemóvel, ou o cartão não associado (que pode ter o crédito lá guardado dentro, sem comunicação), há o código OTP que o utilizador pode obter por um site separado e que, se estiver bem feito, pode ser verificado localmente. Na Coreia o PCR tem um terminal de pagamento.

Autenticação distribuída é um assunto mais que estudado. Existem muitas maneiras de o fazer. Naturalmente, quando falamos em distribuído assumimos que estamos a falar de um sistema sujeito a partições, partes da rede que não comunicam entre si.

O outro motivo por que isto vai continuar é porque não há multas. A EDP enfrenta multas se deixar as pessoas sem electricidade... Ao longo dos anos isso tornou-se muito raro... É óbvio que a rede tem de ser uma coisa da qual podemos depender, e só assim...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por mjr » 29 set 2018, 23:01

BrunoAlves Escreveu:
29 set 2018, 22:36
Também já "ouvi dizer" isso mas, como em muitas outras coisas à volta da MobiE, não há nada oficial. Não era o CEIIA?
Não sei. No limite é a MobiE, que para mim continua a ser um peso morto, por isso anseio pela sua extinção :pray:
Sim, é o CEIIA...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por Nonnus » 29 set 2018, 23:19

migle Escreveu:
29 set 2018, 22:38
Isto vai continuar a correr mal por muito tempo. Isto não pode depender de um único sistema de autenticação central.
Isto vai ser um bocadinho off-topic, mas podiam aprender com os erros dos outros.

À uns anos atrás a Cabovisão tinha um sistema de duas centrais (hoje em dia não sei se a NOWO ainda mantêm este sistema), uma em Palmela que ligava o sul do país e outra não sei onde que ligava o norte do país. Conclusão, quando havia uma avaria em Palmela metade do país ficava sem qualquer serviço. Aconteceu-me uma vez ficar uma noite inteira sem net e TV.

Lembrei-me também de à uns anos uma cegonha ter provocado um apagão em todo o sul do país.

Ora isto já foi a muitos anos, por esta altura já deviam ter percebido que tem de haver alternativas quando alguma coisa falha.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por migle » 30 set 2018, 07:45

Pois, enfim... no caso da cegonha houve uma sobreposição de falhas. Não me lembro bem, mas acho que houve o switch para a linha ao lado, só que esta, muito carregada, deu de si, aproximou-se do solo e descarregou numa árvore, por falta de manutenção da faixa...

Aqui é mesmo à primeira falha. No mínimo, eles deviam emitir comunicados "no próximo dia tal, entre as tantas e tantas horas, vai ser feita uma actualização". Porque assim, a situação é o "daqui até Novembro".
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3042
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por Filipe » 30 set 2018, 08:34

migle Escreveu:
30 set 2018, 07:45
Pois, enfim... no caso da cegonha houve uma sobreposição de falhas. Não me lembro bem, mas acho que houve o switch para a linha ao lado, só que esta, muito carregada, deu de si, aproximou-se do solo e descarregou numa árvore, por falta de manutenção da faixa...

Aqui é mesmo à primeira falha. No mínimo, eles deviam emitir comunicados "no próximo dia tal, entre as tantas e tantas horas, vai ser feita uma actualização". Porque assim, a situação é o "daqui até Novembro".
Talvez através de um pedido da UVE, para a emissão de um comunicado resultasse. 8-)
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por BrunoAlves » 30 set 2018, 09:28

Ui, o mapa está novamente a mostrar todos os postos como "Desconhecido"... :?

Edit: afinal não são todos. Os que eu vi são os primeiros que preciso para chegar a uma e esses estão "Desconhecido". Um deles é o PCR de Aljustrel. O de Alcácer já mostra estado. Enfim, fingers crossed para daqui a bocado :shifty:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Joaomoura
Mensagens: 63
Registado: 16 jan 2017, 22:08
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por Joaomoura » 30 set 2018, 11:13

Na quarta vim do porto para o Algarve e pelo caminho tive esse problema (cartão não autorizado) em vários postos, o pior foi em Santarém que não aceitava mesmo o cartão. Liguei para a mobie e disseram me que estavam a atualizar o software e que demorava uns 20m. Ora passados 30m cansei me e pedi para passar para o outro lado e aceitou a primeira. Até pensei que estavam a fazer um trabalho por estarem a atualizar durante a noite (fiz a viagem durante a noite para evitar calor e filas) mas até Loulé esteve sempre a acontecer isso e tive de insistir várias vezes (até chegava a interromper o carregamento).
Estava a pensar ir hoje para cima mas vou deixar ser o BrunoAlves ser a cobaia e vou na segunda ou terça 😁

Responder

Voltar para “Carregamento”