Blackout total de PCRs

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por Erbium » 15 jul 2019, 10:44

jfr2006 Escreveu:
15 jul 2019, 10:41
Erbium Escreveu:
15 jul 2019, 09:24
jfr2006 Escreveu:
14 jul 2019, 17:50
Além disso, não tem de ser necessariamente novo. Os Prius de 2ª e 3ª geração tem um design exterior muito semelhante ao Ioniq e são uma boa aposta em termos de usados
@BrunoAlves, estás a ver? É melhor trocares o ioniq por um Prius de 2ª geração... consigo-te ajudar com isto! :lol: :lol:
Não tem mal nenhum... tenho um de 2G com 2400000 km (comprei-o com 68000 km há 6 anos atrás) e continua aí para as voltas ;)
Era uma "private joke" para o Bruno por ele dizer que não gosta do carro :D Eu também tenho 1, comprei há 7 anos e cá em casa é o carro para longas distâncias que um Leaf de 24kWh com esta merda de rede não dá para ir longe, nem rápido, nem barato!
Estava a brincar porque acho que ele faz mal "oferecer" assim o ioniq estes problemas penso que não podem durar para sempre, gosto muito do Prius mas trocava já ontem pelo ioniq dele :lol:
Última edição por Erbium em 15 jul 2019, 10:46, editado 1 vez no total.

kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por kony76 » 15 jul 2019, 10:45

Estes apagões consecutivos parecem-me de facto problemas no sistema da mobi.e. Provavelmente custa muito substituir lá o que for, então vão remediando assim. Como não há consequências para ninguém com estes apagões, os utilizadores que se danem.

O que eu não percebo é porque é que não há mais entidades a fazer uma rede fora da mobi.e, como faz a testa. Se é possível para a testa, também será possível para outros.

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por frankesousa » 15 jul 2019, 11:10

Se calhar seria ideia começar a cair em cima da dona do sistema que será a ceiia certo?

Um operador da mobie que me ligou o ano passado sobre uma reclamação confirmou (aproveite ter o número dele e perguntei) que são avarias não programadas, se não avisavam os utilizadores :whistle:

Estranho ser sempre nos mesmos dias :violin:

Que dizem de começarmos a reclamar com o ceiia?
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por rimsilva » 15 jul 2019, 11:10

Para quem acredita na ME é de facto revoltante ver o que se está a passar em Portugal.

Conforme referi antes deste ultimo episódio que afectou o migle, acho que nós os utilizadores devemos tomas medidas para denunciar o que se está a passar, ontem à noite criei uma reclamação no portal das queixas para condenar esta situação, fiz esse apelo no FB também, mas creio que não foram criadas assim tantas reclamações como isso, é uma pena.

O que quer que seja que tenha acontecido, pouco me importa, nada justifica os sucessivos problemas que deixam os utilizadores parados na estrada. Qualquer entidade séria não fica à espera que os problemas aconteçam para pensar em resolver o que que seja, os planos de contingência são para isso mesmo.

Uma vez passei por uma situação, que me deixou apreensivo, porque foi de facto uma problema imprevisível, foi aí que pensei que neste mundo de amadores da ME, planos de contingência era algo que não existia.

Nunca pensei era que seriam as próprias entidades com grandes responsabilidade neste meio a provocar os problemas, pura incompetência!

De facto a impunidade, o não acontecer nada e o notório "os utilizadores que se danem" é o que impera, estes anormais só na altura do 1ª apagão é que depois de atribuir as culpas à GALP, informaram 1 ou 2 vezes que se iria proceder à substituição das chademo em alguns postos de carregamento, nunca mais comunicaram nada.

Agora passam a vida a fazer teste, a mudar os sistemas ou lá sabe-se mais o quê em ambiente produtivo, incrível!

Volta e meia lá vem o tema carregadores Tesla, sem duvida que dá garantia aos seus clientes, só que é uma situação completamente à parte, uma vez que a Tesla não é CEME e com base na (absurda) lei da ME que temos em Portugal, não pode vender energia, por isso não estou a ver nenhum operador interessado em instalar postos sem possibilidade de cobrar os carregamentos.

Apesar de tudo, não acho que o maior problema em Portugal esteja do lado de quem instala postos (Tesla, KLC, Mobiletric, etc..), mas sim de quem legisla, regula e gere a rede em Portugal. Também gostava de ver outros operadores em Portugal, como a Ionity, a fastned e por aí fora, mas duvido que tão cedo queiram istalar postos por cá!

ramscosta
Mensagens: 82
Registado: 03 jun 2018, 22:48
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por ramscosta » 15 jul 2019, 14:24

rimsilva Escreveu:
15 jul 2019, 11:10
Para quem acredita na ME é de facto revoltante ver o que se está a passar em Portugal.

Conforme referi antes deste ultimo episódio que afectou o migle, acho que nós os utilizadores devemos tomas medidas para denunciar o que se está a passar, ontem à noite criei uma reclamação no portal das queixas para condenar esta situação, fiz esse apelo no FB também, mas creio que não foram criadas assim tantas reclamações como isso, é uma pena.

O que quer que seja que tenha acontecido, pouco me importa, nada justifica os sucessivos problemas que deixam os utilizadores parados na estrada. Qualquer entidade séria não fica à espera que os problemas aconteçam para pensar em resolver o que que seja, os planos de contingência são para isso mesmo.

Uma vez passei por uma situação, que me deixou apreensivo, porque foi de facto uma problema imprevisível, foi aí que pensei que neste mundo de amadores da ME, planos de contingência era algo que não existia.

Nunca pensei era que seriam as próprias entidades com grandes responsabilidade neste meio a provocar os problemas, pura incompetência!

De facto a impunidade, o não acontecer nada e o notório "os utilizadores que se danem" é o que impera, estes anormais só na altura do 1ª apagão é que depois de atribuir as culpas à GALP, informaram 1 ou 2 vezes que se iria proceder à substituição das chademo em alguns postos de carregamento, nunca mais comunicaram nada.

Agora passam a vida a fazer teste, a mudar os sistemas ou lá sabe-se mais o quê em ambiente produtivo, incrível!

Volta e meia lá vem o tema carregadores Tesla, sem duvida que dá garantia aos seus clientes, só que é uma situação completamente à parte, uma vez que a Tesla não é CEME e com base na (absurda) lei da ME que temos em Portugal, não pode vender energia, por isso não estou a ver nenhum operador interessado em instalar postos sem possibilidade de cobrar os carregamentos.

Apesar de tudo, não acho que o maior problema em Portugal esteja do lado de quem instala postos (Tesla, KLC, Mobiletric, etc..), mas sim de quem legisla, regula e gere a rede em Portugal. Também gostava de ver outros operadores em Portugal, como a Ionity, a fastned e por aí fora, mas duvido que tão cedo queiram istalar postos por cá!
A questão é...

Reclamar a quem? (eu devo ter visto a sua publicação e tb já fiz reclamação com a mobie (aguarda aprovação).
A UVE o que defende?

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por rimsilva » 15 jul 2019, 14:48

ramscosta Escreveu:
15 jul 2019, 14:24

A questão é...

Reclamar a quem? (eu devo ter visto a sua publicação e tb já fiz reclamação com a mobie (aguarda aprovação).
A UVE o que defende?
Não é fácil e acabamos por esbarrar num muro sem respostas.

Reclamar com a mobi.e poderá dar origem a uma resposta, mas sempre com "desculpas" e que não tem consequências.

O Portal da queixas apenas poderá chamar a atenção pelo volume de queixas e talvez alguém orgão de comunicação social possa dar visibilidade ao assunto.

Já tentei por via de um partido politico, mas que também não deu em nada, porque não seria o tema que mais lhe interessa-se, por isso resta pouco, talvez as televisões seja a forma mais eficaz de chamar a atenção para o tema.

Uma manifestação bem organização, com o objectivo de mostrar que estamos cá e que conhecemos os problemas e temos algumas soluções, possa ser melhor e mais eficaz no curto prazo.

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por BrunoFonseca » 15 jul 2019, 14:54

Televisoes?
ENVE 2019: que meios de comunicacao estiveram presentes e quantos VE? Alguem viu isso nas noticias?

Este fim de semana houve no Algarve um encontro de camionistas, cerca de 300. Foi logo noticia...

A nossa causa não interessa a ninguem para alem de nós.
Pior... interfere com os interesses instalados de muita gente.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por rimsilva » 15 jul 2019, 15:07

BrunoFonseca Escreveu:
15 jul 2019, 14:54
Televisoes?
ENVE 2019: que meios de comunicacao estiveram presentes e quantos VE? Alguem viu isso nas noticias?
Claro que não, falo disto e de outro vídeo do protesto dos uber na Repsol da 2ª circular que agora não encontro...

https://www.youtube.com/watch?v=FfSYYC3vKLE&t=30s

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por migle » 16 jul 2019, 00:21

BrunoAlves Escreveu:
14 jul 2019, 23:03
Ainda não acredito que haja actualização nenhuma.
Ah, eu não me dou ao trabalho de pensar assim. Dão-me uma justificação e eu como. Aliás, ficavam muito melhor na fotografia se tivesse sido uma avaria, porque intervenções planeadas sem avisar ninguém e com repetição no dia seguinte... demonstra aquele desdém que a Mobi.e já demonstrou várias vezes (caso Chademo). Aquela atitude baixa de fazer porcaria e a ver se ninguém importante fica a saber...
ZEdaCaparica55 Escreveu:
14 jul 2019, 23:58
cheira a primavera árabe, a revolução de jasmim, e vamos a isto.
O Jasmim está em todas!!
:lol: :lol:
ZEdaCaparica55 Escreveu:
14 jul 2019, 23:58
Após esperiências dessas, torna~se cada vez mais difícel convencer alguém a abraçar a Mobilidade elétrica.
Pois é. Eu sinto o mesmo embaraço. Passo a vida nisto, meto os meus colegas de trabalho todos a pensar nisso e a experimentar. Meto-me a escrever coisas para grupos maiores no trabalho para atingir mais pessoas... e depois com que cara digo às pessoas "olha, mas este fim de semana tem cuidado porque as coisas estão um bocado intermitentes"...
pemifer Escreveu:
15 jul 2019, 10:16
Está mais do que na altura de aparecer outra associação.
A UVE é como é, não estou a criticar.
Não sei se precisamos. E aliás, se calhar era um bocado mau. Uma associação é uma coisa um bocado mais institucional, reunir-se com secretários de
estado, CEMEs... Para fazer barulho não é preciso uma associação, para outras coisas é.

Acho que é preciso tirar umas fotos. Pemifer, tu já lá estiveste, calhou-te a situação do Chademo.
Quando acontecem estas coisas, é ter presença de espírito para tirar umas quantas fotos. Porque as fotos são muito menos abstractas do que as palavras. Em vez de se discutir "soubemos que existiram alguns problemas com a rede no fim de semana", está ali muito obviamente do que se trata. E se conseguirem fotos com muita gente, melhor ainda.
Na minha opinião, fotos bem dispostas não só são mais fáceis de tirar como são mais eficazes.

Este Verão, não há como escamotear, a coisa vai ser muito má. Ainda não estamos bem a ver o tamanho das bichas que vamos ter em Aljustrel.
Para terem ideia, todos os carros com que me cruzei no PCR nos últimos tempos estavam a ir para o Algarve pela primeira vez em eléctrico.

Desta vez, o i-Pace não acreditava na explicação que eu lhe estava a dar, para ele a Mobi.e já não tinha nada a ver com o assunto, o posto era da Galp. O Leaf, um rapaz novo, era a primeira viagem, ele só tinha experiência com trotinete eléctrica.

E isto não muda de um dia para o outro, a nossa única esperança é juntar muitas fotos de situações inaceitáveis, conseguir alguma exposição que talvez no próximo ano a coisa esteja melhor.
frankesousa Escreveu:
15 jul 2019, 11:10
Se calhar seria ideia começar a cair em cima da dona do sistema que será a ceiia certo?
Não. Eu não conheço o CEiiA, o CEiiA não é uma parte nesta lei, eu não tenho qualquer relação com o CEiiA.
Para mim, o CEiiA é um assunto interno da Mobi.e.
frankesousa Escreveu:
15 jul 2019, 11:10
Um operador da mobie que me ligou o ano passado sobre uma reclamação confirmou (aproveite ter o número dele e perguntei) que são avarias não programadas, se não avisavam os utilizadores :whistle:
Uma pessoa que lá trabalhe acha que são pessoas de bom senso. Nenhuma pessoa de bom senso faria uma intervenção programada que deixa o país inteiro sem serviço durante duas horas sem avisar ninguém.
E no entanto foi a explicação que deram, e eu acredito nela. E não foi a primeira vez. Já agora, estes blackouts são todos ao fim de semana, logo por aí parecem actualizações de software, como se se aplicasse no carregamento de carros eléctricos a mesma lógica que na SIBS (ficar na estrada a meio da noite num fim de semana, no meio do nada, sem ajuda, é muito pior do que noutra altura).
rimsilva Escreveu:
15 jul 2019, 11:10
Conforme referi antes deste ultimo episódio que afectou o migle, acho que nós os utilizadores devemos tomas medidas para denunciar o que se está a passar, ontem à noite criei uma reclamação no portal das queixas para condenar esta situação, fiz esse apelo no FB também, mas creio que não foram criadas assim tantas reclamações como isso, é uma pena.
Redes sociais, é melhor...
Portal da queixa? Eu só o utilizaria para fazer queixa do portal da queixa. Não passa de um esquema manhoso de sacar endereços de email para depois enviar spam.
rimsilva Escreveu:
15 jul 2019, 14:48
Já tentei por via de um partido politico, mas que também não deu em nada, porque não seria o tema que mais lhe interessa-se, por isso resta pouco, talvez as televisões seja a forma mais eficaz de chamar a atenção para o tema.
Alguns partidos nunca terão pensado sobre o tema, ou até terão formado opiniões precipitadas sem perceberem bem o assunto. Outros, poderão usar o assunto para servir os seus próprios fins.
Na realidade isto nem é uma questão muito política, é apenas uma coisa que está a funcionar mal.
Questão política é que se devia investir na rede de carregamento, para fomentar a utilização e trocar a dependência do petróleo por energia renovável produzida em Portugal, a questão que nos dá cabo da balança comercial desde meados do séc XX. Mas acho que os partidos de todos os quadrantes deveriam estar de acordo com isto... talvez diferissem no "como"....
rimsilva Escreveu:
15 jul 2019, 14:48
Uma manifestação bem organização, com o objectivo de mostrar que estamos cá e que conhecemos os problemas e temos algumas soluções, possa ser melhor e mais eficaz no curto prazo.
Um belo lote de fotos acumuladas... mais cedo ou mais tarde vai acabar por ser impossível ignorar... e pode aparecer em certos momentos na TV...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Blackout total de PCRs

Mensagem por rimsilva » 16 jul 2019, 10:26

migle Escreveu:
16 jul 2019, 00:21
rimsilva Escreveu:
15 jul 2019, 11:10
Conforme referi antes deste ultimo episódio que afectou o migle, acho que nós os utilizadores devemos tomas medidas para denunciar o que se está a passar, ontem à noite criei uma reclamação no portal das queixas para condenar esta situação, fiz esse apelo no FB também, mas creio que não foram criadas assim tantas reclamações como isso, é uma pena.
Redes sociais, é melhor...
Portal da queixa? Eu só o utilizaria para fazer queixa do portal da queixa. Não passa de um esquema manhoso de sacar endereços de email para depois enviar spam.
Todos os meios são poucos. As redes sociais dificilmente sai dessa esfera, salvo se algum jornalista andar por lá, tiver alguma sensibilidade e interessa pela ME, não é fácil.

Inicialmente também não achava que o portal das queixas tivesse algum relevo, no entanto foi pelo volume de queixas que apareceu no portal que a mobi.e chegou a ser noticia pela negativa

migle Escreveu:
16 jul 2019, 00:21
rimsilva Escreveu:
15 jul 2019, 14:48
Já tentei por via de um partido politico, mas que também não deu em nada, porque não seria o tema que mais lhe interessa-se, por isso resta pouco, talvez as televisões seja a forma mais eficaz de chamar a atenção para o tema.
Alguns partidos nunca terão pensado sobre o tema, ou até terão formado opiniões precipitadas sem perceberem bem o assunto. Outros, poderão usar o assunto para servir os seus próprios fins.
Na realidade isto nem é uma questão muito política, é apenas uma coisa que está a funcionar mal.
Questão política é que se devia investir na rede de carregamento, para fomentar a utilização e trocar a dependência do petróleo por energia renovável produzida em Portugal, a questão que nos dá cabo da balança comercial desde meados do séc XX. Mas acho que os partidos de todos os quadrantes deveriam estar de acordo com isto... talvez diferissem no "como"....
Desde o momento em que dinheiros públicos são mal geridos (ou haja indícios disso), que passa a ser uma questão politica, assim como a questão ambiental é da esfera de alguns partidos políticos. Foi assim com o PAN na CMP que questionou a possibilidade dos carregadores da CMP poderem ser usados pelos utilizadores de VE.
migle Escreveu:
16 jul 2019, 00:21
rimsilva Escreveu:
15 jul 2019, 14:48
Uma manifestação bem organização, com o objectivo de mostrar que estamos cá e que conhecemos os problemas e temos algumas soluções, possa ser melhor e mais eficaz no curto prazo.
Um belo lote de fotos acumuladas... mais cedo ou mais tarde vai acabar por ser impossível ignorar... e pode aparecer em certos momentos na TV...
Talvez sim, talvez não. Todas as "armas" são úteis, embora eu seja mais da opinião de que uma manifestação bem pensada, sem histerismos e peixeiradas seja o ideal, de preferência com um jornalista que tenha sensibilidade para o tema e que possa dar visibilidade e continuidade ao tema.
No jornalismo escrito temos o Sérgio Magno, na TV talvez o Helder Silva da RTP.

Responder

Voltar para “Carregamento”