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Re: Blackout total de PCRs

Enviado: 30 jun 2019, 10:42
por migle
mjr Escreveu:
30 jun 2019, 10:21
Em última análise o governo é o responsável, pois é ele que nomeia a MOBI.E e a dota de meios, esta segunda parte parece-me a mais “esquecida”.
E porque aprovou a lei. E da ERSE que aprovou um regulamento onde não há obrigações por parte da entidade gestora que, por lei, não pode ter concorrência.

Re: Blackout total de PCRs

Enviado: 30 jun 2019, 10:46
por migle
caz Escreveu:
30 jun 2019, 10:40
O que precisamos é de muitos postos.
Se falha a rede, nem que houvesse muitos postos...

Re: Blackout total de PCRs

Enviado: 30 jun 2019, 11:09
por caz
É verdade. Mas nem percebo porque acontece. Do que tenho visto os postos de carregamento podem ter uma white list de cartões que permite o posto carregar em caso de falha da rede de comunicações. É depois envia a informação para cobrança quando recupera as comunicações.

Na rede mobi.e não percebo porque não têm isto...

Mas para além do blackout momentâneo temos também o blackout permanente de falta de postos.

Alguém tem novidades?

Re: Blackout total de PCRs

Enviado: 30 jun 2019, 15:54
por RJSC
A whitelist está ativa pelo menos nos postos efacec, porque já carreguei várias vezes em postos com o símbolo off-line.
No meu caso foram postos que eu já tinha utilizado anteriormente quando a rede estava funcional.
Falta a mobi-e esclarecer definitivamente se a whitelist é apenas dos cartões que foram anteriormente utilizados no posto ou se é enviada uma lista global pela rede.

Re: Blackout total de PCRs

Enviado: 30 jun 2019, 19:31
por frankesousa
RJSC Escreveu:
30 jun 2019, 15:54
A whitelist está ativa pelo menos nos postos efacec, porque já carreguei várias vezes em postos com o símbolo off-line.
No meu caso foram postos que eu já tinha utilizado anteriormente quando a rede estava funcional.
Falta a mobi-e esclarecer definitivamente se a whitelist é apenas dos cartões que foram anteriormente utilizados no posto ou se é enviada uma lista global pela rede.
Será que a UVE conseguia fazer um pedido de informação á mobie/ ceiia para esclarecer os utilizadores, seria óptimo.

Re: Blackout total de PCRs

Enviado: 30 jun 2019, 20:08
por mjr
Isso está a ser feito.

Re: Blackout total de PCRs

Enviado: 30 jun 2019, 20:22
por jpgoncalves2
RJSC Escreveu:
30 jun 2019, 15:54
A whitelist está ativa pelo menos nos postos efacec, porque já carreguei várias vezes em postos com o símbolo off-line.
No meu caso foram postos que eu já tinha utilizado anteriormente quando a rede estava funcional.
Falta a mobi-e esclarecer definitivamente se a whitelist é apenas dos cartões que foram anteriormente utilizados no posto ou se é enviada uma lista global pela rede.
Se assim fosse, que a dita whitelist dos postos Efacec fosse composta pelos cartões que já lá carregaram, não teria que ter ficado pendurado numa tomada que gentilmente os funcionários da Galp de Aveiras me cederam, na madrugada de 29 de Junho. Utilizei já muitas vezes qualquer um dos PCR e até recentemente! Mas devo dizer que não é esse o critério de composição da whitelist que acho melhor e mais justo. Entendo que deva ser o de aceitar e memorizar localmente qualquer cartão, para mais tarde enviar a informação quando a comunicação estiver restabelecida.
A própria MOBIE insistia comigo que ambos os PCR estavam operacionais que o problema seria dos mus dois cartões de diferentes operadores! Depois de lhes ter dito que tinha carregado com eles em Pombal e Santarém apenas umas horas antes, na mesma viagem, convidei-os a testarem eles próprios as comunicações, pelas quais são os responsáveis, fazendo o reboot de qualquer um deles, a ver se resolvia o problema. Acederam de imediato e, passados 15 min e me terem dito ao fim de 10 min, as ordens de reboolt podiam chegar a levar horas a ser executadas, tive mesmo que os convidar a sairem das suas posições defensivas e inoperantes e reconhecerem a sua incapacidade e engano e o engano a que sujeitam o utilizador que se fia na informação em tempo real que eles disponibilizam para os utentes. Quanto a reclamação, perguntei se tinham livro de reclamações (o eletónico é agora obrigatório para todos)... a resposta foi, escreva um email. Quantos emails escrevi eu no passado, e ainda hoje espero resposta.... E assim estamos..

Re: Blackout total de PCRs

Enviado: 30 jun 2019, 21:40
por Orlando
jpgoncalves2 Escreveu:
30 jun 2019, 20:22
RJSC Escreveu:
30 jun 2019, 15:54
A whitelist está ativa pelo menos nos postos efacec, porque já carreguei várias vezes em postos com o símbolo off-line.
No meu caso foram postos que eu já tinha utilizado anteriormente quando a rede estava funcional.
Falta a mobi-e esclarecer definitivamente se a whitelist é apenas dos cartões que foram anteriormente utilizados no posto ou se é enviada uma lista global pela rede.
Se assim fosse, que a dita whitelist dos postos Efacec fosse composta pelos cartões que já lá carregaram, não teria que ter ficado pendurado numa tomada que gentilmente os funcionários da Galp de Aveiras me cederam, na madrugada de 29 de Junho. Utilizei já muitas vezes qualquer um dos PCR e até recentemente! Mas devo dizer que não é esse o critério de composição da whitelist que acho melhor e mais justo. Entendo que deva ser o de aceitar e memorizar localmente qualquer cartão, para mais tarde enviar a informação quando a comunicação estiver restabelecida.
A própria MOBIE insistia comigo que ambos os PCR estavam operacionais que o problema seria dos mus dois cartões de diferentes operadores! Depois de lhes ter dito que tinha carregado com eles em Pombal e Santarém apenas umas horas antes, na mesma viagem, convidei-os a testarem eles próprios as comunicações, pelas quais são os responsáveis, fazendo o reboot de qualquer um deles, a ver se resolvia o problema. Acederam de imediato e, passados 15 min e me terem dito ao fim de 10 min, as ordens de reboolt podiam chegar a levar horas a ser executadas, tive mesmo que os convidar a sairem das suas posições defensivas e inoperantes e reconhecerem a sua incapacidade e engano e o engano a que sujeitam o utilizador que se fia na informação em tempo real que eles disponibilizam para os utentes. Quanto a reclamação, perguntei se tinham livro de reclamações (o eletónico é agora obrigatório para todos)... a resposta foi, escreva um email. Quantos emails escrevi eu no passado, e ainda hoje espero resposta.... E assim estamos..
João, penso que o caso está a agravar-se e não se resolve com emails.
Para quem esteve no ENVE de 2019 foi patente a paciência geral sobre assunto da Mobie.

Re: Blackout total de PCRs

Enviado: 30 jun 2019, 21:51
por migle
jpgoncalves2 Escreveu:
30 jun 2019, 20:22
Entendo que deva ser o de aceitar e memorizar localmente qualquer cartão, para mais tarde enviar a informação quando a comunicação estiver restabelecida.
Exactamente. Primeiro resolve-se o problema, depois trata-se da facturação.

Reclamar é inútil porque de acordo com o regulamento eles estão a fazer tudo bem. Aliás, quem está a proceder contra o regulamento é o utilizador que está a telefonar, porque o regulamento diz claramente que a linha telefónica não é para essas coisas.
Se não conseguiu carregar, deve reportar o problema por e-mail. A linha telefónica é apenas para questões urgentes, como ter ficado o cabo preso ao posto, ou segurança, ou lá o que é.

Este regulamento foi-nos fornecido pelos CEME. Foi aprovado pela ERSE de acordo com a lei. Portanto o caso está arrumado. É comer e calar, e se alguém aparecer para fazer melhor, isso é ilegal.

Re: Blackout total de PCRs

Enviado: 01 jul 2019, 00:02
por jfr2006
Entretanto estamos em Julho e preços para este mês, népias...

Claro que já sabemos que nem sequer vão haver alterações nos mesmos (a não ser para cima) :roll: :roll: