Energia Fantasma

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Responder
Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Energia Fantasma

Mensagem por BrunoFonseca » 18 out 2018, 00:11

Agora que entramos numa fase em que se iniciam os pagamentos nos PCRs (e brevemente nos PCN) todas as contas são importantes, nomeadamente a da eficiência dos postos.
Com efeito tenho verificado que a energia fantasma nos postos de 22kWh do Fórum Sintra é superior à do posto de 22kWh do Alegro de Alfragide

Sintra Fórum [Efacec - Renewing]:
SoC inicial = 27%
SoC final = 99%
kWh carregados (teóricos por diferença de Soc) = 29,52
kWh medidos pelo posto (e confirmados pelo mail Mobi.e) = 33,538
% kWh perdidos (fantasma) = 11,98%

Alegro Alfragide [Efacec - Mobielectric]:
SoC inicial = 28%
SoC final = 99%
kWh carregados (teóricos por diferença de Soc) = 29,11
kWh medidos pelo posto (e confirmados pelo mail Mobi.e) = 29,161
% kWh perdidos (fantasma) = 0,17%

Considerando que os SoC inicial e final são idênticos em ambas as situações o que poderá estar a ocorrer?
Eficiência do Posto?
Balanceamento da Bateria?

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: Energia Fantasma

Mensagem por beme83 » 18 out 2018, 00:44

Não sou muito entendido em eletricidade mas talvez tenha a ver com a qualidade da instalação de cada um dos postos....mas que é estranho é.

Se tivesse existido balanceamento da bateria seria normal uma maior perda

marcopns
Proprietário Leaf
Mensagens: 449
Registado: 06 mar 2012, 20:04
Data de fabrico: 29 set 2014
Capacidade bateria: 55ah
Localização: Vagos

Re: Energia Fantasma

Mensagem por marcopns » 18 out 2018, 05:34

Nos carregamentos AC não há eficiência do posto, há a eficiência do carregador do carro, porque é o carro que faz a conversão AC-DC. O primeiro carregamento parece-me correcto, o segundo é que tem perdas a menos. Deves contar com perdas próximas dos 10%. A carregar em casa a 10A as perdas serão muito superiores. Os Zoe de primeira geração chegavam aos 40%.

Nos carregamentos DC, as perdas são no próprio posto.
Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Energia Fantasma

Mensagem por mjr » 18 out 2018, 06:29

Além de que confiar no SOC indicado no carro não é o mais indicado pois raramente é fiável.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Energia Fantasma

Mensagem por migle » 18 out 2018, 15:42

BrunoFonseca, não tires conclusões precipitadas. Tens de mergulhar muito mais fundo nisso. E sim, um carregamento que termina nos 99%, nunca sabemos quanto tempo ficou apenas a equilibrar as células.

Já tens o OBD?
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Energia Fantasma

Mensagem por Apr » 18 out 2018, 22:08

sim a energia na bateria e a energia da tomada são coisas bastante diferentes e podem ter relações não lineares. O que interessa é saber se o contador de energia está certificado para poder servir de elemento de faturação. Nesse aspeto não acredito que em Portugal alguém altere deliberadamente um contador para sacar mais uns cobres.

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Energia Fantasma

Mensagem por BrunoFonseca » 19 out 2018, 00:03

migle Escreveu:
18 out 2018, 15:42
BrunoFonseca, não tires conclusões precipitadas. Tens de mergulhar muito mais fundo nisso. E sim, um carregamento que termina nos 99%, nunca sabemos quanto tempo ficou apenas a equilibrar as células.

Já tens o OBD?
Para já vou acreditar que se trata do balanceamento das células. Terei que efectuar testes.
Quanto ao OBD ainda não tenho. Isto é uma seca... mandei vir um por 5€ Bluetooth mas não funcionava, depois mandei vir um konnwei kw902 por 14€, mas o que me enviaram era wifi... isto está dificil. Sobre este ultimo ja reclamei para trocarem mas está dificil
Já agora se houver alguem interessado nalgum destes equipamentos estou disposto a vende-los... ou trocar por um kw902 Bluetooth

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Energia Fantasma

Mensagem por migle » 19 out 2018, 22:17

As devoluções funcionam bem é no aliexpress. É rápido.
O mais que posso fazer é emprestar o que funciona intermitentemente. O bom uso todos os dias! Todos os dias tenho medições importantes a fazer :shifty:
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Carregamento”