Onde gostaria que fossem montados novos postos de carregamento?

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2963
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Onde gostaria que fossem montados novos postos de carregamento?

Mensagem por Nonnus » 19 out 2018, 10:22

caz Escreveu:
19 out 2018, 10:08
Na minha opinião uma das grandes vantagens dum EV é não ter de ir à bomba de gasolina. Eu posso carregar em casa, mas a maior parte das pessoas que têm ICEs hoje não tem essa possibilidade.

Não era melhor ter carregadores PCN 7.2 kWh em todas as ruas e deixar a carregar a carregar durante a noite do que ter de ir à "bomba"?
Isso que dizes era bom para as viagens do dia a dia (casa - trabalho - trabalho-casa) para viagens grandes não serve devido ao tempo que tinhas de esperar para concluir o carregamento.

Por exemplo, para quem faz uso do carro para trabalhar, até haver uma solução mais abrangente de PCR´s não pode mudar para um VE. Não é viável uma pessoa que ande a trabalhar perder 4 ou 5 horas para carregar um carro durante o horário de trabalho. O que poderia poupar em combustível perde em horas a mais.

Com o que dizes estas a limitar o uso do VE.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

jdeco
Mensagens: 14
Registado: 08 out 2018, 08:18
Data de fabrico: 01 abr 2017
Capacidade bateria: 65 Ah @12V :-)

Re: Onde gostaria que fossem montados novos postos de carregamento?

Mensagem por jdeco » 19 out 2018, 11:30

Gostaria que houvesse novos/mais postos de carregamento (PCN) Nos típicos parques de estacionamento junto de interfaces de transporte, grandes centros comerciais e bairros residenciais onde há viaturas paradas durante muito tempo.

Gostaria de um PCR ou dois nos centros das maiores vilas/Cidades, para que quem esteja em viagem não fique confinado aos corredores de AE, e possa disfrutar muito mais de uma refeição decente e de qualidade (por exemplo) no centro de uma localidade ao invés das refeições da treta que normalmente se tomam nas auto-estradas.

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Onde gostaria que fossem montados novos postos de carregamento?

Mensagem por BrunoFonseca » 19 out 2018, 11:44

caz Escreveu:
19 out 2018, 10:08
Na minha opinião uma das grandes vantagens dum EV é não ter de ir à bomba de gasolina. Eu posso carregar em casa, mas a maior parte das pessoas que têm ICEs hoje não tem essa possibilidade.

Não era melhor ter carregadores PCN 7.2 kWh em todas as ruas e deixar a carregar a carregar durante a noite do que ter de ir à "bomba"?
Nope. Carregar em casa para o dia a dia. Contudo é necessário haver alternativas para viagens longas. Seria inviável fazer minho algarve com pcn de carregamento a 7.4

Avatar do Utilizador
brunoa
Mensagens: 360
Registado: 28 fev 2018, 15:21
Data de fabrico: 01 mai 2013
Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
Localização: Alverca do Ribatejo

Re: Onde gostaria que fossem montados novos postos de carregamento?

Mensagem por brunoa » 19 out 2018, 14:44

Boa tarde,

Correndo o risco de me repetir e pensando num espaço temporal mais alargado, creio que 2 "mangueiras" ou 2 PCR nos postos de abastecimentos nas AE's continua a ser pouco, por comparação, os ICE tem disponíveis entre 8 a 10 mangueiras.

Acredito que nos próximos 2/3 anos dois PCR com a companhia de 2 PCN será suficiente para resolver a questão das grandes viagens. No entanto estas infra estruturas devem serem planeadas a mais longo prazo.

Veja-se o exemplo da Av. da Liberdade em Lisboa, reconstruída pelo Marques de Pombal e ainda hoje tem capacidade de escoar o transito.

Como tal, deveria ser feito obras profundas de adaptação para mais PCR e mais poderosos (leia-se com capacidades superiores a 50kWh) para um futuro já bem próximo.

Quando as cidades/vilas/aldeias um aumento gradual dos PCN é aconselhável, pois apesar das baterias estarem a crescer em capacidade sofre do mal da degradação. E pode vir a ser muito útil estes espaço para carro com degradação acentuada em que ainda possam caber dentro da autonomia casa-trabalho e depois trabalho-casa com um carregamento intermedio.

Resumindo: lembrar-nos que Portugal não é só Lisboa e dotar a rede de um posto de carregamento (PCR ou PCN) sempre com um raio máximo de 50km.
Bruno R. Almeida

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Onde gostaria que fossem montados novos postos de carregamento?

Mensagem por hmendes » 19 out 2018, 17:45

brunoa Escreveu:
19 out 2018, 14:44
Boa tarde,

Correndo o risco de me repetir e pensando num espaço temporal mais alargado, creio que 2 "mangueiras" ou 2 PCR nos postos de abastecimentos nas AE's continua a ser pouco, por comparação, os ICE tem disponíveis entre 8 a 10 mangueiras.

Acredito que nos próximos 2/3 anos dois PCR com a companhia de 2 PCN será suficiente para resolver a questão das grandes viagens. No entanto estas infra estruturas devem serem planeadas a mais longo prazo.

Veja-se o exemplo da Av. da Liberdade em Lisboa, reconstruída pelo Marques de Pombal e ainda hoje tem capacidade de escoar o transito.

Como tal, deveria ser feito obras profundas de adaptação para mais PCR e mais poderosos (leia-se com capacidades superiores a 50kWh) para um futuro já bem próximo.

Quando as cidades/vilas/aldeias um aumento gradual dos PCN é aconselhável, pois apesar das baterias estarem a crescer em capacidade sofre do mal da degradação. E pode vir a ser muito útil estes espaço para carro com degradação acentuada em que ainda possam caber dentro da autonomia casa-trabalho e depois trabalho-casa com um carregamento intermedio.

Resumindo: lembrar-nos que Portugal não é só Lisboa e dotar a rede de um posto de carregamento (PCR ou PCN) sempre com um raio máximo de 50km.
:text-yeahthat:

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: Onde gostaria que fossem montados novos postos de carregamento?

Mensagem por beme83 » 19 out 2018, 18:43

E l
Muito bom. Apesar de favorecer carros com maior bateria penaliza a ocupação desnecessária.

Vamos a ver no que dá. Mas parabéns à Prio

Administração por favor apague este post

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Onde gostaria que fossem montados novos postos de carregamento?

Mensagem por caz » 19 out 2018, 21:12

A resposta que dei não é o que dá jeito para mim, mas sim o que penso ser útil para a mobilidade eléctrica.

Parece-me óbvio que é necessário uma rede boa de PCR. Mas isso não resolve o problema da mobilidade eléctrica. É bom para nós que conseguimos carregar em casa e resolve-nos o problema das grandes deslocações.

Contudo a maior parte das pessoas que têm ICEs não tem condições de carregar o carro em casa e a maior parte das deslocações são curtas.

Adicionalmente, ir carregar num pcr será sempre mais caro que num pcn. Mesmo que seja ao mesmo preço, num pcn dá para deixar a carregar o carro durante a noite e não estou a ver as pessoas acordarem de madrugada para carregar o carro num pcr.

Finalmente existe ainda a questão da rede eléctrica e ambiente. Uma das grandes vantagens dos veículos eléctricos é que vem trazer consumo quando a rede está a produzir e não o tem.

Fazer uma rede exclusivamente com base em "estações de serviço" de pcr não tem sentido económico nem ambiental.

Na minha opinião o que faz sentido é ter uma rede de pcr nas longas distâncias e de pcn nas zonas onde os carros estão parados muito tempo (preferencialmente de noite)

HellMaster
Proprietário Leaf
Mensagens: 237
Registado: 19 abr 2016, 13:55
Data de fabrico: 12 jul 2016
Capacidade bateria: 66.5Ah - 11 barras

Re: Onde gostaria que fossem montados novos postos de carregamento?

Mensagem por HellMaster » 21 out 2018, 12:02

caz Escreveu:
19 out 2018, 21:12
A resposta que dei não é o que dá jeito para mim, mas sim o que penso ser útil para a mobilidade eléctrica.

Parece-me óbvio que é necessário uma rede boa de PCR. Mas isso não resolve o problema da mobilidade eléctrica. É bom para nós que conseguimos carregar em casa e resolve-nos o problema das grandes deslocações.

Contudo a maior parte das pessoas que têm ICEs não tem condições de carregar o carro em casa e a maior parte das deslocações são curtas.

Adicionalmente, ir carregar num pcr será sempre mais caro que num pcn. Mesmo que seja ao mesmo preço, num pcn dá para deixar a carregar o carro durante a noite e não estou a ver as pessoas acordarem de madrugada para carregar o carro num pcr.

Finalmente existe ainda a questão da rede eléctrica e ambiente. Uma das grandes vantagens dos veículos eléctricos é que vem trazer consumo quando a rede está a produzir e não o tem.

Fazer uma rede exclusivamente com base em "estações de serviço" de pcr não tem sentido económico nem ambiental.

Na minha opinião o que faz sentido é ter uma rede de pcr nas longas distâncias e de pcn nas zonas onde os carros estão parados muito tempo (preferencialmente de noite)
Concordo com este modelo de intervenção, mas não com o raciocinio para a utilização dos PCN.

A ideia de "deixar o carro a carregar de noite", é ideal para os "campistas", ou seja, os que por terem um PCN à porta, iriam (como já fazem muitos) deixar o carro a ocupar o espaço a noite (ou dia) inteira.

Como dificilmente o carro demora a noite inteira a carregar, e não estou a ver ninguém a levantar-se às 2 da manhã para mudar o carro de sítio, se alguém realmente precisar do PCN ele tem lá o carrinho a ocupar o espaço sem estar à carga há horas...

Temos inúmeros exemplos disso no dia a dia. Em lisboa então...

Por isso... sim, concordo com esta medida, mas no final da carga o posto mandava um sms ao utilizador do cartão a informar do fim de carga, e a partir de 15min após o fim da carga, em vez de libertar o cabo, se o cabo ainda estiver ligado, começava a pagar o equivalente a se estivesse em carga, e depois aumentava o valor em 10% a cada hora adicional. Só parava quando o dono passasse o cartão, ou quando outra pessoa passasse o cartão, sendo que aí o posto libertava os cabos das tomadas que estivessem sem carregar, e quando o novo utilizador retirasse um cabo, parava de cobrar ao primeiro e deixava iniciar carga ao novo utilizador.
(ou então, os postos que ficassem com cabos ligados sem estarem em uso, mandarem a informação às autoridades competentes, para irem autuar... com uma tolerância razoável, tipo 30min após o final da carga e envio da sms ao utilizador. se bem que da experiência que tenho de chamar a polícia municipal, mais de 1h depois quando fui embora ainda não tinham aparecido... o pagamento era mais dissuasor)

PS: a história dos sms era para evitar que um utilizador que tenha um veiculo cujo sistema não informa o utilizador, não fosse penalizado por isso. eu por exemplo só recebo aviso em qualquer dos telefones (2), uma em cada 3 ou 4 cargas. Mas a Nissan diz que está sempre tudo bem com o carro. deve ser falta de rede na alta de lisboa, a céu aberto... :roll:

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Onde gostaria que fossem montados novos postos de carregamento?

Mensagem por migle » 21 out 2018, 23:02

HellMaster Escreveu:
21 out 2018, 12:02
A ideia de "deixar o carro a carregar de noite", é ideal para os "campistas", ou seja, os que por terem um PCN à porta, iriam (como já fazem muitos) deixar o carro a ocupar o espaço a noite (ou dia) inteira.

Como dificilmente o carro demora a noite inteira a carregar, e não estou a ver ninguém a levantar-se às 2 da manhã para mudar o carro de sítio, se alguém realmente precisar do PCN ele tem lá o carrinho a ocupar o espaço sem estar à carga há horas...

Temos inúmeros exemplos disso no dia a dia. Em lisboa então...
No dia a dia é mau, realmente. Mas de noite? Há vários países onde não há restrições horárias ao uso de PCNs durante a noite. Em França, o PCN é de borla das 23h às 7h. É para quem tem PCNs perto de casa? Sim, e haverá razão para que não devamos todos ter?

Quem estiver com pressa para carregar à noite (sei lá, por ter horários esquisitos) deveria ter um PCR nas imediações onde pudesse carregar.

Esse tipo de campismo nocturno em PCN deve ser admissível porque senão as pessoas que não têm garagem não se safam, e isso significa que a maioria dos portugueses não pode mudar para VE. Isso é que era mau para todos.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Onde gostaria que fossem montados novos postos de carregamento?

Mensagem por pemifer » 22 out 2018, 17:23

AS de Almodôvar nos 2 sentidos.
AS da Mealhada N/S.
Algures em Fátima.
Em geral em todas as AS de auto-estrada.
Em geral 1 por cidade.

Responder

Voltar para “Carregamento”