Onde gostaria que fossem montados novos postos de carregamento?

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
HellMaster
Proprietário Leaf
Mensagens: 237
Registado: 19 abr 2016, 13:55
Data de fabrico: 12 jul 2016
Capacidade bateria: 66.5Ah - 11 barras

Re: Onde gostaria que fossem montados novos postos de carregamento?

Mensagem por HellMaster » 22 out 2018, 18:59

migle Escreveu:
21 out 2018, 23:02

No dia a dia é mau, realmente. Mas de noite? Há vários países onde não há restrições horárias ao uso de PCNs durante a noite. Em França, o PCN é de borla das 23h às 7h. É para quem tem PCNs perto de casa? Sim, e haverá razão para que não devamos todos ter?

Quem estiver com pressa para carregar à noite (sei lá, por ter horários esquisitos) deveria ter um PCR nas imediações onde pudesse carregar.

Esse tipo de campismo nocturno em PCN deve ser admissível porque senão as pessoas que não têm garagem não se safam, e isso significa que a maioria dos portugueses não pode mudar para VE. Isso é que era mau para todos.
Eu sei que estamos muito em "off topic", e peço desculpa aos restantes, mas creio que também é um tema que pode e deve ser debatido...

Quanto ao ser à borla à noite, não concordo minimamente, pois é mais um incentivo a que mesmo quem tem garagem, carregue cá fora para poupar algum €, incentivando ainda mais à ocupação desnecessária de um PCN que podia ser usado por alguém que dele necessite, como quem realmente não tem outro sítio para carregar. O poder ir ao PCR em caso de pressa para carregar, não é muito equitativo...
Porque haveria um utilizador de ter de carregar num PCR só porque trabalha de noite, ou vai em lazer a algum lado de noite, se pode carregar num PCN e evitar o custo acrescido?

Quanto ao campismo nocturno, o problema é que não acredito que venham a existir postos suficientes para poderes dizer que não estás a limitar acesso a quem precisa.

Exemplos assim sem pensar muito:
a- 1 tomada PCN num loteamento com 10 moradias em que 3 pessoas têm VE e ninguém tem garagem. "x" chega às 20:00 a casa num dia normal. Coloca o carro à carga. Naturalmente, vai pra casa e só planeia voltar amanhã de manhã porque o campismo é permitido. "y", que chega às 20:30, até não se importa de ir às 00:00 à rua ligar o carro, quando quase de certeza o carro de "x", com 4h de carga, já está carregado. Problema. a tomada está livre, mas o lugar ocupado. O que faz esse utilizador para carregar? (e o 3º, que tem o azar de chegar sempre às 22 e quando não está o "x" no posto, está o "y" ?

b- 1 ou 2 PCN em qualquer rua de Lisboa (Lisboa, apenas por ser onde há mais PCN por metro quadrado :p) . Perto dos PCN haverá quase sempre algum comércio com movimento nocturno... Restaurantes, teatros, bares, etc., e um utilizador comum pode perfeitamente planear ir jantar fora e carregar o carro enquanto janta ou vê um filme... se puderes fazer campismo, a essas horas já alguém que viva nas imediações se "apoderou" do posto (possivelmente nem para carregar, mas pelo lugar de estacionamento, que é mais raro do que raspadinhas premiadas) e por esse motivo, qualquer utilizador de VE que não seja das imediações, vai também ter de gastar dinheiro e aguardar nas filas (que não acredito que diminuam) dos PCR, entre 2 ou 3 Uber, quando numa situação normal teria sítio para carregar descansado sem pagar mais que os outros nem sobrecarregar os PCR.

Concordo em alguma parte com o campismo, mas só onde fosse possível 2 ou 3 veículos chegarem com o cabo de carga ao PCN, para que mesmo que um esteja acampado, possas estacionar outro e carregar... mas isso implicaria reservar 3 lugares para VE por PCN, em estacionamentos perpendiculares à estrada ou em espinha, por exemplo. Assumindo carregadores de 7.2kW como mínimo, dificilmente um utilizador no dia a dia carregava mais de 2 a 3 horas, por isso 3 lugares davam para que 2 ou 3 veículos pudessem ser servidos durante 8h de período nocturno, sem nunca haver desaproveitamento do posto. Mas isto já é pensamento utópico...


Quanto ao real tópico, gostava de ver PCR em todas as cidades, ou pelo menos em cada capital de concelho, e sempre acompanhados de uns 2 PCN, e pelo menos uns 3 ou 4 PCN em cada localidade.

Abraço

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Onde gostaria que fossem montados novos postos de carregamento?

Mensagem por migle » 22 out 2018, 19:31

Não vejo soluções para esses problemas, principalmente o de Lisboa. Concordo que deve ser pago, e mais caro do que em casa.
Mas se for obrigatório também durante a noite tirar o carro imediatamente, isso conduz ou à não adopção de VEs por quem não tenha garagem e PCNs livres durante a noite, ou à falta de sono...

Depois é uma questão de adjectivos, é a história do velho, o rapaz e o burro. Moradores que se apoderam de PCN frustrando as expectativas legítimas de quem vai ao teatro, ou pobres moradores sem garagem que, tendo PCNs na sua rua, não os podem usar têm de os deixar livres para os boémios que andam na rua a altas horas da noite... ;)
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Onde gostaria que fossem montados novos postos de carregamento?

Mensagem por hmendes » 22 out 2018, 23:09

migle Escreveu:
22 out 2018, 19:31
Não vejo soluções para esses problemas, principalmente o de Lisboa. Concordo que deve ser pago, e mais caro do que em casa.
Mas se for obrigatório também durante a noite tirar o carro imediatamente, isso conduz ou à não adopção de VEs por quem não tenha garagem e PCNs livres durante a noite, ou à falta de sono...

Depois é uma questão de adjectivos, é a história do velho, o rapaz e o burro. Moradores que se apoderam de PCN frustrando as expectativas legítimas de quem vai ao teatro, ou pobres moradores sem garagem que, tendo PCNs na sua rua, não os podem usar têm de os deixar livres para os boémios que andam na rua a altas horas da noite... ;)
Concordo! Acho que não faz qualquer sentido um utilizador sair da cama às 3h da manhã e vir retirar o carro que já acabou de carregar, para deixar o lugar livre. Não vamos entrar em paranoias, tem de haver um mínimo de razoabilidade para que mais pessoas se convertam à ME, desculpem-me mas acho super exagerado que façam exposição de carros que terminaram a carga há 15 minutos e ainda não os vieram retirar… não faz sentido, um PCN não é um PCR, concordo que é um bem escasso, mas vamos ser razoáveis não nos vamos tornar obcecados. Ainda gostava de saber se todos os obcecados por estas regras também o são pelas mais essenciais da sociedade, se pensarem bem, de certeza que não o são.

Ah, e para terminar, raramente carrego em PCNs, normalmente carrego em casa e quando viajo tento alojar-me em locais que mo permitam fazer, estar dependente da disponibilidade de PCNs e sujeito a chatices pela ocupação de um PCN por 5 minutos a mais, não é comigo.

HellMaster
Proprietário Leaf
Mensagens: 237
Registado: 19 abr 2016, 13:55
Data de fabrico: 12 jul 2016
Capacidade bateria: 66.5Ah - 11 barras

Re: Onde gostaria que fossem montados novos postos de carregamento?

Mensagem por HellMaster » 23 out 2018, 11:46

migle Escreveu:
22 out 2018, 19:31
Não vejo soluções para esses problemas, principalmente o de Lisboa. Concordo que deve ser pago, e mais caro do que em casa.
Mas se for obrigatório também durante a noite tirar o carro imediatamente, isso conduz ou à não adopção de VEs por quem não tenha garagem e PCNs livres durante a noite, ou à falta de sono...

Depois é uma questão de adjectivos, é a história do velho, o rapaz e o burro. Moradores que se apoderam de PCN frustrando as expectativas legítimas de quem vai ao teatro, ou pobres moradores sem garagem que, tendo PCNs na sua rua, não os podem usar têm de os deixar livres para os boémios que andam na rua a altas horas da noite... ;)
Também concordo contigo, haverá sempre as duas faces da moeda.
Para mim, passa sempre por arranjar meios para que os problemas não aconteçam... daí o dizer que certo seria o PCN estar acessível a 2 ou 3 carros. Assim, agradava-se a gregos e troianos.
Mas estamos também a descurar uma outra vertente... muitos dos que têm o PCN à noite à porta de casa, também podem ter um PCN perto do local de trabalho, e poderão carregar de dia, o que faz com que não seja preciso o carro dormir num PCN. Há sempre mil e uma permutações que podem condicionar a utilização e modo de utilização, dos PCN... Sendo pago, e mais caro que em casa, como dizes, acho que já fazia as pessoas reflectirem um pouco antes de abusarem.
hmendes Escreveu:
22 out 2018, 23:09

Concordo! Acho que não faz qualquer sentido um utilizador sair da cama às 3h da manhã e vir retirar o carro que já acabou de carregar, para deixar o lugar livre. Não vamos entrar em paranoias, tem de haver um mínimo de razoabilidade para que mais pessoas se convertam à ME, desculpem-me mas acho super exagerado que façam exposição de carros que terminaram a carga há 15 minutos e ainda não os vieram retirar… não faz sentido, um PCN não é um PCR, concordo que é um bem escasso, mas vamos ser razoáveis não nos vamos tornar obcecados. Ainda gostava de saber se todos os obcecados por estas regras também o são pelas mais essenciais da sociedade, se pensarem bem, de certeza que não o são.

Ah, e para terminar, raramente carrego em PCNs, normalmente carrego em casa e quando viajo tento alojar-me em locais que mo permitam fazer, estar dependente da disponibilidade de PCNs e sujeito a chatices pela ocupação de um PCN por 5 minutos a mais, não é comigo.
hmendes, há paranoias e paranoias... Se tiveres meios para carregar o carro de dia, perto do trabalho, porque hás de ocupar um posto toda a noite?
Só se tiveres a paranoia de garantir um lugar para parar o carro, aproveitando-te de teres um eléctrico... Se calhar concordas com certos grupos que vão à noite colocar carros em PCN e fazer recolha dos motoristas dos mesmos, e o carro fica lá a noite toda? (só um exemplo, não é nada contra eles) É que quando eles fazem isso, os tais moradores que compraram o VE, não têm garagem, mas tem PCN ao pé, ficam apeados...

Talvez para ti seja obcessão, para mim é promover a ME, não limitando o uso aos que têm o privilégio de ter o posto ao lado ou de o encontrar disponível.

Óbvio que fazer exposição de um carro que terminou carga há 15min é escasso, não faz sentido. mas e se for 1h? ou 3h? Quando é que traças o limite e passa a fazer sentido? Para mim, o limite é subjectivo face à necessidade, e daí a necessidade da regra. E uma vez criada a regra, ou se prova que está mal e se muda, ou é para cumprir. Mas de novo, reforço, por mim passa por garantir que o posto é acessível a partir de 2 ou 3 lugares de estacionamento, para que possa estar um carro parado e outro a carregar. Aí já podes deixar o carro descansado a noite toda, e não perturbas ninguém.

Quanto ao ser obcecado por regras e questionar sobre as essenciais, como não me conheces, vou simplesmente assumir que não era algum tipo de provocação, até porque se era, passou ao lado.

Mas relembro que Portugal não é só Lisboa. Na periferia e no interior, se tiveres 1 PCN numa localidade pequena, estás com sorte. Faz lá uma viagem à noite e apanha o tal PCR maravilha avariado e depois logo te insurges contra o tipo do VE que está parado no único PCN onde podias carregar 1h para ter bateria para chegar ao próximo PCR.

Tu não terás essa obsessão certamente, porque como dizes, raramente usas um PCN. Mas então coloca-te no lugar dos tais utilizadores de VE que pretendes defender, que não têm garagem, e diz-me o que pensarias nestas situações:

Fui à zona de Sintra/Cascais no final de Setembro, e no final do dia (27/09, 20.45h), fui carregar no PCR para ter bateria para o regresso. PCR com Chademo avariado. Vou ver os PCN. Quase todos avariados. Os que não estavam avariados, estavam ocupados. 2 deles, a luz estava verde, mas a não ser que parasse na faixa de rodagem, não carregava. Lá vim, a 50km/h e a rezar para chegar até ao Forum Sintra, para conseguir carregar. Será paranoia achar que os 2 que estavam a verde estavam a fazer utilização indevida?
Outra, mais regular... Vou ocasionalmente ao Oceanário. O PCN mais perto, em pleno dia, tem um hibrido de alta cilindrada acampado no PCN. Regra geral não preciso de carga, não me chateio e paro mais à frente, mas e se vier alguém que realmente precise, por vir de mais longe, por exemplo? O Híbrido não está lá uma vez por acaso. já lá o encontrei várias vezes, e sempre com o posto disponível.

Pergunta a quem use o VE de forma a necessitar de cargas fora de casa de forma regular, e certamente terás centenas de experiências deste género.

Um utilizador/futuro utilizador de VE nunca pode ponderar essa mudança para a ME pelo facto de ter um PCN ao pé de casa. o PCN é sempre um complemento e não um meio de carga principal.

Mas pronto, tens a tua opinião, que discordo mas respeito...

Ah, e já agora, sou um utilizador que acampa em PCN todo o dia, todos os dias, até porque ainda não resolvi as coisas com o meu condomínio para pôr o meu ponto de carga, (por motivos que não interessam agora para o tema).
Como tal, tudo o que eu disse e defendo, iria em teoria contra mim. A diferença? Estou acampado num parque pago, com cancela, e em que tenho os lugares ao lado do meu sempre vazios. Caso o meu acabe de carregar, qualquer pessoa pode tirar o cabo e carregar, como eu faço de manhã quando chego e muitas vezes desligo o do lado e ligo o meu. E quando está ocupado de manhã e à carga, paro ao lado, e volto depois para o pôr à carga. (edit: só para completar que os lugares são reservados para VE, daí estarem lugares vazios mesmo quando está um à carga.)

Como vês, eu até seria um dos "interessados" em que as coisas fossem como dizes, mas como eu referi, a experiência de quem precisa dos postos é diferente da de quem os vê, mas não os usa...

Abraço

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Onde gostaria que fossem montados novos postos de carregamento?

Mensagem por BrunoAlves » 23 out 2018, 12:13

Tudo dito. Não mudava uma vírgula :clap:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Ricardo
Mensagens: 221
Registado: 14 nov 2017, 00:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Onde gostaria que fossem montados novos postos de carregamento?

Mensagem por Ricardo » 23 out 2018, 12:51

Então os PCN têm mesmo que ficar vazios de noite porque realmente... ninguém se vai levantar às três da manhã para ir tirar o carro. Mais vale não pôr nada. A minha questão é a seguinte. Seria viável colocar uma tomada ou um PCML (posto carregamento muito lento) em todos os postes da via pública? Teriam que ser evidentemente muito baratos para serem tantos. Ou, como em alguns países onde é possível reservar um lugar de estacionamento, pedir um posto para esse estacionamento.

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Onde gostaria que fossem montados novos postos de carregamento?

Mensagem por hmendes » 23 out 2018, 14:21

HellMaster Escreveu:
23 out 2018, 11:46
hmendes Escreveu:
22 out 2018, 23:09

Concordo! Acho que não faz qualquer sentido um utilizador sair da cama às 3h da manhã e vir retirar o carro que já acabou de carregar, para deixar o lugar livre. Não vamos entrar em paranoias, tem de haver um mínimo de razoabilidade para que mais pessoas se convertam à ME, desculpem-me mas acho super exagerado que façam exposição de carros que terminaram a carga há 15 minutos e ainda não os vieram retirar… não faz sentido, um PCN não é um PCR, concordo que é um bem escasso, mas vamos ser razoáveis não nos vamos tornar obcecados. Ainda gostava de saber se todos os obcecados por estas regras também o são pelas mais essenciais da sociedade, se pensarem bem, de certeza que não o são.

Ah, e para terminar, raramente carrego em PCNs, normalmente carrego em casa e quando viajo tento alojar-me em locais que mo permitam fazer, estar dependente da disponibilidade de PCNs e sujeito a chatices pela ocupação de um PCN por 5 minutos a mais, não é comigo.
hmendes, há paranoias e paranoias... Se tiveres meios para carregar o carro de dia, perto do trabalho, porque hás de ocupar um posto toda a noite?
Só se tiveres a paranoia de garantir um lugar para parar o carro, aproveitando-te de teres um eléctrico... Se calhar concordas com certos grupos que vão à noite colocar carros em PCN e fazer recolha dos motoristas dos mesmos, e o carro fica lá a noite toda? (só um exemplo, não é nada contra eles) É que quando eles fazem isso, os tais moradores que compraram o VE, não têm garagem, mas tem PCN ao pé, ficam apeados...

Talvez para ti seja obcessão, para mim é promover a ME, não limitando o uso aos que têm o privilégio de ter o posto ao lado ou de o encontrar disponível.

Óbvio que fazer exposição de um carro que terminou carga há 15min é escasso, não faz sentido. mas e se for 1h? ou 3h? Quando é que traças o limite e passa a fazer sentido? Para mim, o limite é subjectivo face à necessidade, e daí a necessidade da regra. E uma vez criada a regra, ou se prova que está mal e se muda, ou é para cumprir. Mas de novo, reforço, por mim passa por garantir que o posto é acessível a partir de 2 ou 3 lugares de estacionamento, para que possa estar um carro parado e outro a carregar. Aí já podes deixar o carro descansado a noite toda, e não perturbas ninguém.

Quanto ao ser obcecado por regras e questionar sobre as essenciais, como não me conheces, vou simplesmente assumir que não era algum tipo de provocação, até porque se era, passou ao lado.

Mas relembro que Portugal não é só Lisboa. Na periferia e no interior, se tiveres 1 PCN numa localidade pequena, estás com sorte. Faz lá uma viagem à noite e apanha o tal PCR maravilha avariado e depois logo te insurges contra o tipo do VE que está parado no único PCN onde podias carregar 1h para ter bateria para chegar ao próximo PCR.

Tu não terás essa obsessão certamente, porque como dizes, raramente usas um PCN. Mas então coloca-te no lugar dos tais utilizadores de VE que pretendes defender, que não têm garagem, e diz-me o que pensarias nestas situações:

Fui à zona de Sintra/Cascais no final de Setembro, e no final do dia (27/09, 20.45h), fui carregar no PCR para ter bateria para o regresso. PCR com Chademo avariado. Vou ver os PCN. Quase todos avariados. Os que não estavam avariados, estavam ocupados. 2 deles, a luz estava verde, mas a não ser que parasse na faixa de rodagem, não carregava. Lá vim, a 50km/h e a rezar para chegar até ao Forum Sintra, para conseguir carregar. Será paranoia achar que os 2 que estavam a verde estavam a fazer utilização indevida?
Outra, mais regular... Vou ocasionalmente ao Oceanário. O PCN mais perto, em pleno dia, tem um hibrido de alta cilindrada acampado no PCN. Regra geral não preciso de carga, não me chateio e paro mais à frente, mas e se vier alguém que realmente precise, por vir de mais longe, por exemplo? O Híbrido não está lá uma vez por acaso. já lá o encontrei várias vezes, e sempre com o posto disponível.

Pergunta a quem use o VE de forma a necessitar de cargas fora de casa de forma regular, e certamente terás centenas de experiências deste género.

Um utilizador/futuro utilizador de VE nunca pode ponderar essa mudança para a ME pelo facto de ter um PCN ao pé de casa. o PCN é sempre um complemento e não um meio de carga principal.

Mas pronto, tens a tua opinião, que discordo mas respeito...

Ah, e já agora, sou um utilizador que acampa em PCN todo o dia, todos os dias, até porque ainda não resolvi as coisas com o meu condomínio para pôr o meu ponto de carga, (por motivos que não interessam agora para o tema).
Como tal, tudo o que eu disse e defendo, iria em teoria contra mim. A diferença? Estou acampado num parque pago, com cancela, e em que tenho os lugares ao lado do meu sempre vazios. Caso o meu acabe de carregar, qualquer pessoa pode tirar o cabo e carregar, como eu faço de manhã quando chego e muitas vezes desligo o do lado e ligo o meu. E quando está ocupado de manhã e à carga, paro ao lado, e volto depois para o pôr à carga. (edit: só para completar que os lugares são reservados para VE, daí estarem lugares vazios mesmo quando está um à carga.)

Como vês, eu até seria um dos "interessados" em que as coisas fossem como dizes, mas como eu referi, a experiência de quem precisa dos postos é diferente da de quem os vê, mas não os usa...

Abraço
Boas HellMaster.

Antes de mais, deixa-me dizer-te que em nenhum ponto do meu post existe qualquer pretensão em provocar ninguém, sinceramente nem percebo porque te ocorreu isso, muito menos percebo como me poderia a mesma provocação (a existir) ser direcionada a ti… mas adiante.

Vou tentar responder sucintamente, já que alguns pontos se repetem e não faz para mim sentido comentar um a um.

O meu post é muito claro a manifestar a minha opinião relativamente a duas questões, em primeiro lugar relativamente ao facto de alguém que coloca o seu carro a carregar às 22h, quando eventualmente chega a casa, ir retirar o mesmo quando a carga termina, imaginemos às 3h da manhã. Partindo do princípio que este utilizador não tem garagem, nem forma como carregar o carro em casa, parece-me legítimo que possa usar o PCN para carregar o seu carro para o dia seguinte poder circular, no entanto acho um entrave gigante à ME o facto de ter de retirar o carro às 3h da manhã. Um utilizador deste tipo ao ser advertido desta questão nunca optará por um VE. Logicamente que compreendo a tua posição e os teus exemplos, mas infelizmente estas são as condicionantes da ME por agora, a solução lógica será sempre a disponibilização de mais pontos de carregamento (por exemplo aquela ideia de tomadas nos postes), que permitam este tipo de situações que consideramos abusivas, mas que na realidade terão de ser toleráveis. Para que a ME seja uma alternativa viável à maioria das pessoas, do ponto de vista de carregamento tem que se manter a praticidade e o conforto (ou próximo disso) que é possível hoje com um CI. Para ti e para mim, em que o fator económico não é o único que nos move neste mundo, é tolerável e exequível, para a maioria das pessoas não é!

Agora o outro ponto que em parte contradiz o ponto anterior, o facto de haver exposição de alguém que deixou o carro à carga e a mesma terminou há 15 minutos. Na minha opinião é simplesmente ridículo, e mais uma vez, a maioria das pessoas não tolerará situações deste género, logo será mais um entrave à ME. 15 minutos não é nada, 15 minutos pode ser o tempo que demoras a chegar ao VE, 15 minutos é por vezes o tempo que difere entre o fim da carga e a altura em que recebo a notificação que a carga acabou, às vezes mais! Qual é o valor ideal, não te sei dizer, para mim o que impera é o bom senso, eu sou dos que nunca abandono o carro no PCR, dos que retira o carro do PCN antes que ele termine, do que acorda não às 3h, mas às 6h da manhã para ir retirar o carro do PCN, mas se me perguntares qual é o tempo ideal, não te o posso dizer, mas 15 minutos??? É ridículo! Acho que algo entre a 1h e a 1h30 seria tolerável, mas dependendo do caso pode não ser aceitável (imaginando que alguém está a precisar de carga) mas como já disse, são as condicionantes da ME, e é aqui que embarra a obsessão, porque cada um só olha para a sua realidade, nunca ou raramente se coloca no lugar do outro, raramente se pergunta o que poderá levar um utilizador a não retirar o carro no imediato… e tantas causas plausíveis podem existir, tantas. Logicamente que não se aplicam aqui as questão reais de abuso, as tais que referiste em que alguém coloca o carro a carregar e depois alguém o recolhe, mas abusos vão sempre existir enquanto vivermos em democracia e em liberdade, quanto a isso só posso lamentar e condenar.

Parece-me que levaste o meu post demasiado a peito, que o achaste demasiadamente direcionado, mas não, apenas manifestei de facto a minha opinião no geral, sem querer de forma alguma melindrar seja quem for, sem no entanto deixar de manifestar que começo a sentir alguma repulsa por demasiadas obsessões nestas questões das cargas, acho que há limites para tudo, e por vezes algumas pessoas (não foi direcionado a ninguém em particular, mas exitem) transparecem que a ME é um grupo de prepotentes, implacáveis que espezinham e tentam denegrir todos aqueles que não concordam com as regras por estes criadas.

Para terminar, eu fiquei fã da ME, vendi o único CI que tínhamos em casa em prol do VE, estou no mercado à procura de uma alternativa elétrica para o meu filho mais velho se deslocar de casa para a faculdade (6kms), vamos trocar um dos CIs ligeiros de mercadorias por um outro VE, desenvolvi uma aplicação para o cálculo de cargas do Leaf, estou a desenvolver uma para o cálculo da melhor opção de CEME para os PCRs, estou a criar uma empresa com soluções customizadas para carregamento de VEs, que mais te posso dizer? Achas que estou aqui para contrariar? Não, procuro apenas formas sensatas que trazer mais pessoas para a ME!

Abraço!

PMESS79
Mensagens: 328
Registado: 20 mar 2018, 09:37
Data de fabrico: 06 set 2018
Localização: São João de Ver - Santa Maria da Feira

Re: Onde gostaria que fossem montados novos postos de carregamento?

Mensagem por PMESS79 » 23 out 2018, 15:31

O problema sobretudo nos PCN's é que há gente (não vou especificar se de VE's, de Hibridos, de PHEV) que acham que o lugar de carregamento é um lugar de estacionamento para eléctricos, tipo lugar de deficientes, de taxis ou assim... Mas é um bem escasso e que deve estar acessível o máximo de tempo possível para quem realmente precise dele. Enquanto não houver sensibilização do povo (a UVE pode ter um papel nisto) não é fácil mudar isto, nem todos os utilizadores frequentam "locais" como este fórum...

Durante a noite e nesta altura (em que ainda não há assim tantos VE's) a malta (que deverão ser mais ou menos vizinhos) que se entenda e se tiverem de acordar dois utilizadores as 3 da manhã para trocarem os carros lá terá de ser... esperemos que daqui a um ano onde agora há um posto hajam já dois... sonhemos...
Nissan leaf N-Connecta 40kWh desde 06/09/2018

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Onde gostaria que fossem montados novos postos de carregamento?

Mensagem por hmendes » 23 out 2018, 15:52

PMESS79 Escreveu:
23 out 2018, 15:31
...
Enquanto não houver sensibilização do povo (a UVE pode ter um papel nisto) não é fácil mudar isto, nem todos os utilizadores frequentam "locais" como este fórum...
Pois, o problema é que estamos a ver a coisa como nós a "construímos" e idealizamos aqui no fórum, mas em boa verdade quem compra um carro não tem (e muitas vezes nem sequer sabe o que é) um fórum. A sensibilização terá de partir pela Mobi.E, são estes que têm supostamente um canal privilegiado com o utilizador, uma lista de boas práticas a acompanhar o cartão faria maravilhas. Ainda mais importante do que a sensibilização, é a penalização, enquanto a mesma não for efetiva não irão surtir resultados. Eu personalizo, mais uma vez, de todas as vezes que contactei a PSP ou a PM do Porto, nem por uma única vez eles se apresentaram no local… assim não vamos lá!

Bom senso é a palavra chave, mas o bom senso é relativo. Relativo à pessoa, à situação, ao local, à hora e a uma série de outros factores.

PMESS79
Mensagens: 328
Registado: 20 mar 2018, 09:37
Data de fabrico: 06 set 2018
Localização: São João de Ver - Santa Maria da Feira

Re: Onde gostaria que fossem montados novos postos de carregamento?

Mensagem por PMESS79 » 23 out 2018, 15:59

Boa ideia hmendes!!! É enviar um manual de instruções junto com os cartões de carregamento, simples e sempre pode ser que alguém o leia... podem sempre criar mais uma taxinha para pagar o manual!
Nissan leaf N-Connecta 40kWh desde 06/09/2018

Responder

Voltar para “Carregamento”