Eu sei que estamos muito em "off topic", e peço desculpa aos restantes, mas creio que também é um tema que pode e deve ser debatido...migle Escreveu: ↑21 out 2018, 23:02
No dia a dia é mau, realmente. Mas de noite? Há vários países onde não há restrições horárias ao uso de PCNs durante a noite. Em França, o PCN é de borla das 23h às 7h. É para quem tem PCNs perto de casa? Sim, e haverá razão para que não devamos todos ter?
Quem estiver com pressa para carregar à noite (sei lá, por ter horários esquisitos) deveria ter um PCR nas imediações onde pudesse carregar.
Esse tipo de campismo nocturno em PCN deve ser admissível porque senão as pessoas que não têm garagem não se safam, e isso significa que a maioria dos portugueses não pode mudar para VE. Isso é que era mau para todos.
Quanto ao ser à borla à noite, não concordo minimamente, pois é mais um incentivo a que mesmo quem tem garagem, carregue cá fora para poupar algum €, incentivando ainda mais à ocupação desnecessária de um PCN que podia ser usado por alguém que dele necessite, como quem realmente não tem outro sítio para carregar. O poder ir ao PCR em caso de pressa para carregar, não é muito equitativo...
Porque haveria um utilizador de ter de carregar num PCR só porque trabalha de noite, ou vai em lazer a algum lado de noite, se pode carregar num PCN e evitar o custo acrescido?
Quanto ao campismo nocturno, o problema é que não acredito que venham a existir postos suficientes para poderes dizer que não estás a limitar acesso a quem precisa.
Exemplos assim sem pensar muito:
a- 1 tomada PCN num loteamento com 10 moradias em que 3 pessoas têm VE e ninguém tem garagem. "x" chega às 20:00 a casa num dia normal. Coloca o carro à carga. Naturalmente, vai pra casa e só planeia voltar amanhã de manhã porque o campismo é permitido. "y", que chega às 20:30, até não se importa de ir às 00:00 à rua ligar o carro, quando quase de certeza o carro de "x", com 4h de carga, já está carregado. Problema. a tomada está livre, mas o lugar ocupado. O que faz esse utilizador para carregar? (e o 3º, que tem o azar de chegar sempre às 22 e quando não está o "x" no posto, está o "y" ?
b- 1 ou 2 PCN em qualquer rua de Lisboa (Lisboa, apenas por ser onde há mais PCN por metro quadrado :p) . Perto dos PCN haverá quase sempre algum comércio com movimento nocturno... Restaurantes, teatros, bares, etc., e um utilizador comum pode perfeitamente planear ir jantar fora e carregar o carro enquanto janta ou vê um filme... se puderes fazer campismo, a essas horas já alguém que viva nas imediações se "apoderou" do posto (possivelmente nem para carregar, mas pelo lugar de estacionamento, que é mais raro do que raspadinhas premiadas) e por esse motivo, qualquer utilizador de VE que não seja das imediações, vai também ter de gastar dinheiro e aguardar nas filas (que não acredito que diminuam) dos PCR, entre 2 ou 3 Uber, quando numa situação normal teria sítio para carregar descansado sem pagar mais que os outros nem sobrecarregar os PCR.
Concordo em alguma parte com o campismo, mas só onde fosse possível 2 ou 3 veículos chegarem com o cabo de carga ao PCN, para que mesmo que um esteja acampado, possas estacionar outro e carregar... mas isso implicaria reservar 3 lugares para VE por PCN, em estacionamentos perpendiculares à estrada ou em espinha, por exemplo. Assumindo carregadores de 7.2kW como mínimo, dificilmente um utilizador no dia a dia carregava mais de 2 a 3 horas, por isso 3 lugares davam para que 2 ou 3 veículos pudessem ser servidos durante 8h de período nocturno, sem nunca haver desaproveitamento do posto. Mas isto já é pensamento utópico...
Quanto ao real tópico, gostava de ver PCR em todas as cidades, ou pelo menos em cada capital de concelho, e sempre acompanhados de uns 2 PCN, e pelo menos uns 3 ou 4 PCN em cada localidade.
Abraço