Onde gostaria que fossem montados novos postos de carregamento?

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
sparrow
Proprietário Leaf
Mensagens: 767
Registado: 24 mai 2016, 23:50
Data de fabrico: 01 mar 2013
Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras

Re: Onde gostaria que fossem montados novos postos de carregamento?

Mensagem por sparrow » 23 out 2018, 17:31

eu também sou da opinião que, quando os PCNs forem a pagar, deve ser cobrado ao tempo que está a ocupar a tomada.

e eu até tenho um MK1 que só carrega a 16A e fico a perder em relação a quem pode carregar a 32A ou até mesmo a 3x32A.

HellMaster
Proprietário Leaf
Mensagens: 237
Registado: 19 abr 2016, 13:55
Data de fabrico: 12 jul 2016
Capacidade bateria: 66.5Ah - 11 barras

Re: Onde gostaria que fossem montados novos postos de carregamento?

Mensagem por HellMaster » 23 out 2018, 17:50

Ricardo Escreveu:
23 out 2018, 16:55
She says it's cold outside and hands me her raincoat
BrunoAlves Escreveu:
23 out 2018, 16:15
eu até carrego na garagem
Pois eu logo me pareceu essas coisas, pareceu. Porque eu acho que sinceramente precisas de dar um passo atrás e reflectir. Tu não estás a ver o que estás a pedir. Levantar, tirar os cabos, tirar o carro, procurar outro lugar, voltar para casa. Bom, pelo menos não seria assaltado. Quem no seu perfeito juízo assaltaria um gajo vestido com um pijama e com ar de incrivelmente chateado a andar na rua às três da manhã? Não, assim não vamos lá, tinha razão o presidente. Foi o presidente da UVE que disse que quem não tem garagem não tem nada que comprar carro eléctrico? Pronto, sincero, gosto. Ah diesel que és tão lindo. GPL, gasolina, bicicleta, epah, até transportes públicos. Tudo menos isto. E sim, eu sou preguiçoso. E?
Ricardo Escreveu:
23 out 2018, 16:05
Ahahah, se alguém me acordar às três da manhã é bom que seja para ter sexo. Boa sorte com a vossa mobilidade eléctrica amigos. Ides precisar
Ricardo,

Não é a "vossa" mobilidade eléctrica. É a tua também. Podes temê-la, odiá-la, ser contra ou totalmente a favor, mas ela está aí.
Quer a consideres por factores ambientais, económicos, ambos, ou outros que nem me passem pela cabeça, mas vais ter de a considerar pois é uma realidade actual. Não é futurologia nem demagogia.

E reacções como a tua, certamente também as houve no início do Séc. XX, quando apareceram os primeiros carros a gasolina, mas se todos pensassem como tu, ainda hoje andávamos de carroça e as ruas estavam cheias de bo$ta$...

Talvez não te preocupes pessoalmente, e não tenhas filhos com que te preocupar, e até podes ser um daqueles que anda com um xuning com mod polvo, a pintar a estrada de negro sempre que acelera, mas deixa que o tempo se encarregará de te fazer mudar.

E o que estamos a debater não é nada que tu não faças... ou deixas o carro na bomba de gasolina e vais embora? O que estamos a discutir é ocupação (in)devida de postos de carga...

Mas já que és assim preguiçoso, fica sabendo que eu sou ainda mais preguiçoso, é que nem saio de casa para ir à bomba atestar... atesto em casa, enquanto vejo a bola, a beber uma jola, sentado no sofá... ou a fazer outras coisas :twisted: ... ou até atesto mesmo enquanto trabalho.
E quando saio do trabalho já não perco tempo, não tenho de parar na bomba de gasolina, nem largar 1.5€ por litro de combustível... é que caso ainda não saibas, a abastecer em casa esse 1,5€ ainda me fazem 100Km... são comodismos...

Quanto ao Presidente da UVE dizer o que dizes que disse, se calhar no momento em que o disse era uma verdade absoluta... Num país sem postos de caregamento público, é óbvio que quem não tem garagem não pode comprar carro eléctrico. Mas as realidades mudam, assim como os tempos e mentalidades. Algumas demoram é mais que outras.

Saudações eléctricas

HellMaster
Proprietário Leaf
Mensagens: 237
Registado: 19 abr 2016, 13:55
Data de fabrico: 12 jul 2016
Capacidade bateria: 66.5Ah - 11 barras

Re: Onde gostaria que fossem montados novos postos de carregamento?

Mensagem por HellMaster » 23 out 2018, 17:53

sparrow Escreveu:
23 out 2018, 17:31
eu também sou da opinião que, quando os PCNs forem a pagar, deve ser cobrado ao tempo que está a ocupar a tomada.

e eu até tenho um MK1 que só carrega a 16A e fico a perder em relação a quem pode carregar a 32A ou até mesmo a 3x32A.
editado segunda vez por fazer contas e ver que o que estava a dizer era surreal :p :
Por forma a promover justiça no valor pago pelos utilizadores, acho que nos PCN o valor devia ser ao kW, mais um componente de activação, para amortizar custos do operador dos postos, e só quando não estivesse a carregar é que pagava um valor de "ocupação de posto", que teria de ser dissuasor...

Abraço
Última edição por HellMaster em 23 out 2018, 18:03, editado 2 vezes no total.

Ricardo
Mensagens: 221
Registado: 14 nov 2017, 00:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Onde gostaria que fossem montados novos postos de carregamento?

Mensagem por Ricardo » 23 out 2018, 17:59

Continuo a não gostar da ideia de PCN, excepto em centro comercial ou similar. PCRs sim, com fartura, claro, especialmente em áreas de serviço. Depois, devia haver um posto super simples e barato (uma tomada com moedinha? Em Inglaterra cheguei a ver casas em que tinha que se colocar uma moedinha para ter luz) que pudesse ser instalada aos milhares. Claro que digo isto sem nenhum conhecimento técnico da coisa.

P.S. Parei ontem na área de serviço de Antuã. Fiquei desiludido, Pensei que o PCR ficava entre as árvores, à sombrinha, não ao lado das casas de banho. Bah, que má escolha

P.S.2 Eu sei que é difícil discutir isto na internet entre pessoas que não se conhecem. É fácil sentirmos que estamos a andar nos tais círculos e às vezes até que as outras pessoas estão a ser agressivas e desagradáveis para nós mesmo quando isso não é verdade. É apenas uma limitação da tecnologia com a qual teremos que conviver, pelo menos até aperfeiçoarem e darem inicio à fase de comercialização do primeiro holodeck real. (A CIA já dispõe da tecnologia mas não a partilha com ninguém...)

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Onde gostaria que fossem montados novos postos de carregamento?

Mensagem por migle » 23 out 2018, 23:29

Bem, isto já deu três páginas, e até já esteve quase a azedar... Eu continuo de acordo com o hmendes. Percebo que para alguns esta é uma dor de cabeça diária, e portanto uma questão sensível, mas nós estamos a pensar não no passado mas nos próximos anos, e vão haver muito mais PCNs.
HellMaster Escreveu:
23 out 2018, 11:46
Se tiveres meios para carregar o carro de dia, perto do trabalho, porque hás de ocupar um posto toda a noite?
O efeito dessa ideia é usar ainda mais os PCNs durante o dia, para que estejam muito disponíveis à noite. Ora, PCNs durante o dia são um recurso muito mais escasso do que durante a noite.
HellMaster Escreveu:
23 out 2018, 11:46
Se calhar concordas com certos grupos que vão à noite colocar carros em PCN e fazer recolha dos motoristas dos mesmos, e o carro fica lá a noite toda?
Isso é um problema! Eu também vejo. Penso que vai melhorar muito com os carregamentos pagos. São muitas vezes carros de grandes empresas, por vezes empresas públicas, que compraram os VEs para o show, mas quanto a fazer um bocadinho de infraestrutura para os suportar, uma tomadazinha com electricidade da conta do ministério ou da EPAL, isso nada.

Quando começarem a ver a complicação que é arranjar cartões para carregar e comparar preços, vão ver como era simples meter uma tomada na garagem, estender uma extensão ou o que seja.
HellMaster Escreveu:
23 out 2018, 11:46
Óbvio que fazer exposição de um carro que terminou carga há 15min é escasso, não faz sentido. mas e se for 1h? ou 3h? Quando é que traças o limite e passa a fazer sentido?
Na minha opinião, 3h passa do limite, a carregar ou não. Isto é, não me parece que o facto de estar a carregar justifique a ocupação do PCN por mais de 3h. Acho que o tempo de utilização deve ser limitado, como é na Dinamarca.
Isso durante o dia, claro! :)
BrunoAlves Escreveu:
23 out 2018, 16:01
Por isso é preciso não olhar só para o próprio umbigo.
Bolas! Estamos a discutir quais seriam as melhores regras de utilização, melhores para todos.
Já não me lembro da última vez que usei um PCN.

Vocês que implementariam a obrigatoriedade de tirar o carro às 3 da manhã, como mediriam o sucesso da vossa política? Seria apenas a métrica da disponibilidade dos postos? É que se o objectivo é ter o máximo de postos disponível, basta cobrar 50€/kWh.

Não vos parece que seria bom que os PCNs estivessem ocupados durante a noite? Desperdiçaríamos 1/4 da vida dos PCNs? E logo quando os aerogeradores a bombar? Não seria também uma boa métrica para o sucesso de uma política a taxa de ocupação dos postos durante a noite?

E a quem aproveitaria o PCN que de repente às 3 da manhã tinha ficado vago? Estava outro VE logo ali à coca para carregar como acontece durante o dia?

A minha proposta seria a seguinte:
  • Durante o dia, PCNs limitados por tempo. À imagem da Dinamarca, diria 3h máximo. Ter-se uma bateria gigantesca ou um carregamento lentíssimo não justifica acampar num PCN. Não sei como é que os polícias se arranjam na Dinamarca para multar, mas não me admiro que consigam...
  • Das 23h às 7h, o PCN pode ser utilizado sem limitação de tempo. Isto é, quem coloca o carro a carregar às 23h pode tirá-lo às 7h, mas um carro que entra às 22h30 tem de sair em 3h na mesma. Da mesma maneira, um carro que passa das 7h não pode ter permanecido mais de 3h. Ou seja, só é permitida a permanẽncia por mais de 3h quando esta está inteiramente dentro do intervalo 23-7h.
  • Não faz sentido ocupar a polícia com isto, nem a municipal, senão quando alguém pede um reboque. Então, damos poderes à EGRME para multar os carros que não cumprem estritamente estas regras.
Se não gostarem, basta não votar em mim. Mas eu também não voto em vocês.
BrunoFonseca Escreveu:
23 out 2018, 16:44
Acho que a discussão desvirtuou um pouco o âmbito do topico.
Pois é, era um bom tópico, devíamos voltar. Eu aliás tinha umas ideias...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Onde gostaria que fossem montados novos postos de carregamento?

Mensagem por BrunoAlves » 24 out 2018, 00:15

Eu nunca disse que o carro só podia ficar até às 3. Até pode ficar de dia e de noite, SE estiver a carregar. A discussão era no caso de o carro terminar a carga às 3 e ficar estacionado a ocupar o lugar e o posto, assim podendo impedir outros de carregar. Se estiver a carregar pois então sim senhor (mas estava a falar-se de carregamento diário, um VE que todas as noites carregue 9h por exemplo a 6kW, todos os dias, hajam pneus :mrgreen: )
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Onde gostaria que fossem montados novos postos de carregamento?

Mensagem por BrunoFonseca » 24 out 2018, 00:46

Isto é facil de resolver.
Até aqui sempre falamos sobre quem está estacionado num lugar de carregamento sem estar em carga deve ser multado/rebocado.
Nada muda com o inicio da comercialização. Não é pir um gajo estar a pagar que tem direito a ter lá o carro estacionado.
A logica é: PCN livre, então usa-o quem chegar 1°. Se acabar de carregar, seja a hora que for, e o carro nao for removido, multa e reboque.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Onde gostaria que fossem montados novos postos de carregamento?

Mensagem por mjr » 24 out 2018, 12:32

Eu acho que aqui a questão é simples: Têm de ser instalados suficientes PCN em cidades para que os VE possam ficar a ocupar o posto das 22:00-08:00 sem preocupações de ter de retirar o carro quando terminar a carga

Aliás essa foi uma das sugestões da UVE recentemente numa reunião sobre o PNI2030: Uma rede maciça de PCN baratos a 16A em cidades que permita carregar na via pública quem não tiver garagem, durante a noite. O governo e as autarquias têm de estar atentos se na fase comercial dos PCN esse tipo de soluções serão realizadas por privados e caso isso não aconteça fazer esse investimento, pois isso é crucial para a adoção maciça de VEs nas cidades.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

HellMaster
Proprietário Leaf
Mensagens: 237
Registado: 19 abr 2016, 13:55
Data de fabrico: 12 jul 2016
Capacidade bateria: 66.5Ah - 11 barras

Re: Onde gostaria que fossem montados novos postos de carregamento?

Mensagem por HellMaster » 24 out 2018, 12:48

migle Escreveu:
23 out 2018, 23:29

O efeito dessa ideia é usar ainda mais os PCNs durante o dia, para que estejam muito disponíveis à noite. Ora, PCNs durante o dia são um recurso muito mais escasso do que durante a noite.
migle Escreveu:
23 out 2018, 23:29
Vocês que implementariam a obrigatoriedade de tirar o carro às 3 da manhã, como mediriam o sucesso da vossa política? Seria apenas a métrica da disponibilidade dos postos? É que se o objectivo é ter o máximo de postos disponível, basta cobrar 50€/kWh.

Não vos parece que seria bom que os PCNs estivessem ocupados durante a noite? Desperdiçaríamos 1/4 da vida dos PCNs? E logo quando os aerogeradores a bombar? Não seria também uma boa métrica para o sucesso de uma política a taxa de ocupação dos postos durante a noite?

E a quem aproveitaria o PCN que de repente às 3 da manhã tinha ficado vago? Estava outro VE logo ali à coca para carregar como acontece durante o dia?
A escassez ser maior de dia ou de noite é muito relativo? Volto a dar o 1º exemplo que dei:

Num bairro residencial sem garagens, 3 utilizadores de VE e 1 tomada apenas, os 3 têm de carregar de noite.

Para este caso que te disse, o facto de deixar carregar toda a noite implica umas 6h em que o posto está ocupado mas não em carga, por noite, todas as noites. E implica que apenas 33% da população com VE será servida. Se o posto vagar às 01h, às 02h, seja a que hora for, mesmo que lá passe outro às 05h para por o carro, já passa a só estar desperdiçado 2h ou 3h, e a população servida passa para 66%. (metade do tempo de falsa ocupação, o dobro da população servida).

Para mim, deixar carregar a noite inteira é que é desperdiçar 1/4 da vida dos PCN... um utilizador com consumo "normal", (não falo dos que usam
o carro profissionalmente, até porque esses a empresa regra geral tem sistemas de carga), deve fazer uns 50 a 60km/dia. Em postos de 7.2kW, carrega o carro em 2h no máximo, mas admitamos 3h.
Por isso, possivelmente carrega o seu VE à noite, no dia-a-dia, das 20h às 23h, ou das 23h às 01h. se deixar lá o carro até às 08h, as 7h a 9h que sobram até ir lá de manhã, são completamente desaproveitadas.

Consegues mostrar-me onde estou errado neste raciocínio? Temos de nos basear em métricas e a grande maioria dos portugueses faz menos de 60km/dia.

De acordo com o estudo até será pior... mas não encontro o outro anterior que dizia que eram, creio, cerca de 80% faz menos de60km/dia
https://www.publico.pt/2018/01/23/socie ... te-1800028

Quanto à escassez... como medes a escassez de postos?

Pelos que existem no centro da cidade? e pela rotatividade que têm durante o dia? E os das zonas residenciais,que se calhar passam horas em vazio de dia, mas de noite ficam activos com quem volta a casa e carrega? Ou os que sejam perto de locais onde se trabalha por turnos, dia ou noite são iguais.

Eu acho que só deveria ser permitido campismo onde houver possibilidade de usar o posto por mais veículos, sem que o campismo atrapalhe.
Como disse antes, se colocares 1 posto num estacionamento perpendicular à estrada, 3 a 4 carros conseguem chegar com o cabo ao posto, desde que não o coloques numa das pontas. Fazendo 1 lugares de "estacionamento proíbido", em que só podes carregar e seguir viagem, e 2 em que o estacionamento é permitido, resolves todos os problemas sem incomodar ninguém...


Para mim, as eficácias das medidas giram à volta de "disponibilidade dos postos", e número de pessoas servidas. E se a ocupação nocturna (ou diurna) limitar o acesso a um posto disponível, é para evitar, pois está a potencialmente prejudicar quem quer esse acesso e não pode tê-lo.

Pode ser prejudicial para quem não tem outro meio de carga? Pode, e esse utilizador como em tudo na vida, antes de o ser, teve de ponderar se tem locais alternativos de carga, ou se está disposto às condicionantes. Se achou que sim, tem agora que cumprir as regras. Até porque se aparece um 2º utilizadore nessa situação, vizinho dele, que chega mais cedo a casa, esse 1º utilizador também vai começar a achar que é prejudicial para si, só porque chega mais tarde, ver sempre o posto ocupado.
Ou se fosses tu, ias gostar que o teu vizinho tivesse "estacionamento privativo com local de carga", só porque sai do trabalho meia hora mais cedo?

E os utilizadores que não estão dispostos a levantar-se, em caso de necessidade/pressa, vão a um PCR e já não deixam o carro "pendurado" no PCN. Se forem, já não precisam de se levantar. Se optam, e "optar" é a palavra chave, pelo PCN, então libertam-no no final, para que mais alguém possa fazer o mesmo.

O PCN não deixa de ser um posto para carga, não de estacionamento, nem de aproveitamento.

Eu sou 200% a favor da ME, e de que devemos atraír pessoas para a ME. Mas com pés e cabeça. Adaptar-mo-nos às realidades... Todas as pessoas devem ter o direito de aderir à ME, mas também todos devem ter consciência do que implica a mudança, e devem ter um igual direito de acesso aos meios existentes. E se um excesso de liberdade de acesso de alguém, impede o acesso de outrém, não creio que seja justo.

Tu vais a um restaurante almoçar, às 13h. Está cheio... mas precisas de comer, certo? Esperas 30min... Quando alguém sai, vais para a mesa que vagou. E se quem estiver nas mesas acabar o almoço e resolver dormir uma sesta? esperas até às 17h para almoçar? Achas correcto esperar? A finalidade do restaurante é almoçar, certo, não é dormir a sesta...

mjr Escreveu:
24 out 2018, 12:32
Eu acho que aqui a questão é simples: Têm de ser instalados suficientes PCN em cidades para que os VE possam ficar a ocupar o posto das 22:00-08:00 sem preocupações de ter de retirar o carro quando terminar a carga

Aliás essa foi uma das sugestões da UVE recentemente numa reunião sobre o PNI2030: Uma rede maciça de PCN baratos a 16A em cidades que permita carregar na via pública quem não tiver garagem, durante a noite. O governo e as autarquias têm de estar atentos se na fase comercial dos PCN esse tipo de soluções serão realizadas por privados e caso isso não aconteça fazer esse investimento, pois isso é crucial para a adoção maciça de VEs nas cidades.
mjr, concordo com a ideia e a sugestão. Mas o problema é que 2030 é daqui a 12 anos... temos de ter normas para o presente. No futuro podem ser mudadas, quando a rede mudar? Claro que sim. Podem e devem. Mas a realidade actual não é nem de perto nem de longe essa, e é para a actual que temos de ter regras...

Bom, mas já expus a minha opinião várias vezes, e como já vários disseram, é um desvirtuar do tópico, portanto por mim dou a coisa por encerrada...

Abraços

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Onde gostaria que fossem montados novos postos de carregamento?

Mensagem por mjr » 24 out 2018, 13:41

O PNI2030 é para investimentos entre 2020 e 2030.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Carregamento”