Onde gostaria que fossem montados novos postos de carregamento?

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Onde gostaria que fossem montados novos postos de carregamento?

Mensagem por BrunoAlves » 23 out 2018, 16:01

Eu acho que o argumento das 3 da manhã é muito relativo, e desmonta-se facilmente.
Basta que essa pessoa, que chega às 22h e precisa do carro carregado para de manhã (mas que não o vai tirar às 3h), um dia chegue e o posto esteja ocupado por alguém que às 22h já está a dormir e portanto só tira o carro de manhã. Aí rapidamente se apercebe quão fixe era que aquele carro saísse do posto às 3 da manhã ;)

Concordo que não devia ser preciso isso, bastava que houvessem lugares a mais e se permitisse desligar o cabo quando o outro tivesse terminado. Mas não há. Por isso é preciso não olhar só para o próprio umbigo.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Ricardo
Mensagens: 221
Registado: 14 nov 2017, 00:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Onde gostaria que fossem montados novos postos de carregamento?

Mensagem por Ricardo » 23 out 2018, 16:05

Ahahah, se alguém me acordar às três da manhã é bom que seja para ter sexo. Boa sorte com a vossa mobilidade eléctrica amigos. Ides precisar

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Onde gostaria que fossem montados novos postos de carregamento?

Mensagem por BrunoAlves » 23 out 2018, 16:15

Não é a “vossa mobilidade eléctrica”, eu até carrego na garagem e só uso PCN em viagem, por isso “tanto se me dá” se dormem agarrados aos postos ou não.

Para mim, são formas de partilhar recursos escassos. Cada um terá a sua visão, eu tenho a minha.
Essa “fuga para a frente” com a piada do sexo resulta enquanto fores tu que estás a dormir e o teu carro já carregado ;)

Outro problema dessa abordagem é que o que é válido para a noite aplica-se facilmente durante o dia. Depois claro, alguém coloca a carregar às 8 da manhã ao chegar ao trabalho mas, como não consegue ir tirar o carro durante o horário laboral olha, tem de ficar durante o dia todo. Mais alguém precisa de carregar? Epa temos pena...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Onde gostaria que fossem montados novos postos de carregamento?

Mensagem por hmendes » 23 out 2018, 16:25

BrunoAlves Escreveu:
23 out 2018, 16:01
Eu acho que o argumento das 3 da manhã é muito relativo, e desmonta-se facilmente.
Basta que essa pessoa, que chega às 22h e precisa do carro carregado para de manhã (mas que não o vai tirar às 3h), um dia chegue e o posto esteja ocupado por alguém que às 22h já está a dormir e portanto só tira o carro de manhã. Aí rapidamente se apercebe quão fixe era que aquele carro saísse do posto às 3 da manhã ;)
Bruno, imagina que este utilizador serias tu, que não tinhas como carregar em casa, mas todos os dias tinhas que carregar, conseguias todos os dias o posto livre às 22h, irias todos os dias, todos os dias durante anos, acordar às 3h e retirar o carro??? Já sei, se o posto estiver ocupado não terias como carregar, mas também não terias de te levantar às 3h :lol:

Eh pá, em boa verdade é um tema complicado e só há duas soluções para que a ME seja uma alternativa para o comum mortal, ou tem a possibilidade carregar em casa ou então têm de existir PCNs em número suficiente para que consiga suprimir todas as necessidades, para muitos esta opção é uma utopia, mas vá, estamos a falar de uma tomada!!!! Será assim tão difícil de implementar nas cidades???
BrunoAlves Escreveu:
23 out 2018, 16:01
Concordo que não devia ser preciso isso, bastava que houvessem lugares a mais e se permitisse desligar o cabo quando o outro tivesse terminado. Mas não há. Por isso é preciso não olhar só para o próprio umbigo.
Para que isso fosse possível, teríamos de ter um cabo que permitisse chegar ao PCN, considerando o espaço ocupado pelos outros, ou então criar estacionamentos em estrela, com o PCN no meio, já sei, já estou a inventar :D

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Onde gostaria que fossem montados novos postos de carregamento?

Mensagem por hmendes » 23 out 2018, 16:32

BrunoAlves Escreveu:
23 out 2018, 16:15
Outro problema dessa abordagem é que o que é válido para a noite aplica-se facilmente durante o dia. Depois claro, alguém coloca a carregar às 8 da manhã ao chegar ao trabalho mas, como não consegue ir tirar o carro durante o horário laboral olha, tem de ficar durante o dia todo. Mais alguém precisa de carregar? Epa temos pena...
Certo, é um pau de dois bicos. Repara que até pode nem ser uma questão de estar a carregar enquanto trabalha, pode muito bem ser um utilizador que trabalhe de noite e durma de dia, logo o carro poderá estar de facto a carregar enquanto o utilizador dorme, e aí as nossas 14h, podem muito bem ser as 3h da manhã para esse utilizador.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Onde gostaria que fossem montados novos postos de carregamento?

Mensagem por BrunoAlves » 23 out 2018, 16:36

Se fosse obrigado a isso (ex: pagar toda a noite mesmo não estando a carrrgar desde as 3 da manhã) teria de ir, não teria? Ou por outra, claro que tentaria não ir, obviamente que iria procurar soluções de conforto, como não carregar até às 3h, ou deixar o número para me acordarem se necessário, ou procurar falar com os vizinhos que também precisam e arranjar um sistema que dê para todos, etc :)
O alguém poder tomar “propriedade” de uma coisa pública faz-me sempre muita confusão, confesso.

Em relação aos lugares, são certamente coisas muito valiosas sobretudo em cidade, por isso aceito que é utópico. Mas é fácil arranjar soluções: 4 lugares com 2 frente à frente e postos no meio, 4 em linha e cabo de 10m com os postos no meio, etc. Assim aparecessem os postos e os lugares, soluções para os usar também apareciam :)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

HellMaster
Proprietário Leaf
Mensagens: 237
Registado: 19 abr 2016, 13:55
Data de fabrico: 12 jul 2016
Capacidade bateria: 66.5Ah - 11 barras

Re: Onde gostaria que fossem montados novos postos de carregamento?

Mensagem por HellMaster » 23 out 2018, 16:38

:) hmendes, não, não levei a peito.

Comentei a parte em que referes o serem obcecados pelas regras apenas pela maneira como interpretei as tuas palavras, pois não concordo que seja obsessão ou paranoia o facto de querer regras... é aquela questão de "a minha liberdade acaba onde a tua começa"... Mesmo havendo regras, muitas vezes são ignoradas. Quanto mais se não houver regras bem definidas... Afinal, há sempre alguém que arranja maneira de capitalizar com as omissões e lacunas das mesmas, mas se não as houver, é mais fácil caír no desgoverno e no acto de se pensar apenas no seu próprio umbigo.

Mas não, não era um ataque pessoal, até porque acho que o importante aqui é mesmo falarmos e debatermos ideias. Ataques já temos que chegue de quem é contra a ME, não precisamos de nos unir a eles.

Há uma questão que pela tua resposta fico na dúvida se me terei expressado bem... eu também não concordo com a exposição de um utilizador ao final de 15 minutos.

Continuo a defender que a melhor opção, é mesmo assegurar que há acesso ao carregador por parte de várias viaturas. Assim, nunca se coloca o problema, e todos ficam contentes. 1 faz campismo? Mete-se o carro ao lado e carrega-se na mesma.

Até pode haver 1 lugar em que é proibido estacionar sem estar em carga, e 1 ou 2 em que é permitido estacionar após a carga. Os que acampam, param nos que se pode estacionar e carregam de noite. quando a carga acaba, alguém que pare no que não permite estacionamento, carrega e vai embora, e o posto fica sempre livre para utilização, e quem não tem garagem tem o problema resolvido na mesma...

Na impossibilidade dessa solução, concordo, que deveria ser pago o tempo em que está ligado, após finalizar a carga, para demover campismo. (à noite, a um valor bem mais baixo que de dia, mas pago). Se vires a minha opinião inicial, era de pagamento do tempo efectivo ligado ao carregador.

Caso essa também não fosse uma opção, sugeri a exposição, mas também disse que deveria ser (por ex) uns 30min depois do 1º aviso ao utilizador. (ja dava 45min). também acho disparatado fazer exposição ao fim de 15min. E sim, concordo que o tempo útil é sempre muito relativo... mas tem de se arranjar um meio termo que agrade a gregos e troianos...

O exemplo que dei em que fiz eu exposição, só para clarificar, fiz porque o PCN tem 2 tomadas, eu consegui ocupar uma, porque esperei um pouco e tive sorte e apareceu o utilizador da outra tomada, e ele em conversa disse que tinha estado à carga 1h30 e que quando chegou já a tomada 1 estava a verde com o carro à frente. Como não há mais postos por perto, liguei. Mas como disse, quando saí de lá, 1h e tal depois, ainda não tinha aparecido ninguém, por isso também digo que a exposição não é alternativa. (e em frente ao estádio da luz... duvido que haja apartamentos sem box, mas nem vou entrar por aí :))

Eu também fiquei fã de VE e só uso o VE, vá para onde for. Ainda tenho receio de certas aventuras, precisamente por causa do estado da rede, e do comportamento de certos utilizadores como os que dei exemplo, mas sendo da "periferia" de Lisboa, já fui a Chaves, Lagos e Vila Real de Santo António de VE, e nunca fiquei a pé... coisa que para qualquer um de nós, utilizadores deste forum, é algo "normal", mas se dissermos como está a rede e o que temos de fazer para ir, a alguém que ainda não tenha adoptado a ME, provavelmente ainda nos oferecem uma consulta num psiquiatra...
No meu caso ainda não me desfiz do ICE, porque preciso dele para a Maria ir levar e buscar a pequena ao infantário, mas se e quando houver orçamento, também vai embora e vem outro VE. De qualquer modo já só faz 800km ano... já não poluo o que poluía, pois faço +/- 20000km ano...

De novo, se te dei a entender que estava a atacar-te de algum modo, não era essa a intenção. Só te estava a responder, dando o "meu" ponto de vista, que é sempre muito pessoal, mas que como te disse no post anterior, é o de alguém que usa e abusa dos PCN por estar limitado nas cargas em casa, pelo que apanha "n" situações de mau uso e má conduta... e daí desejar um sistema com regras que acautelem os que menos possibilidade de carga têm.

Abraço!

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Onde gostaria que fossem montados novos postos de carregamento?

Mensagem por BrunoFonseca » 23 out 2018, 16:44

Acho que a discussão desvirtuou um pouco o âmbito do topico.
Também acho que apenas contar com carregar o carro enquanto se dorme ou se trabalha nao faz sentido. Eu tenho garagem e até agora tenho carregado quase sempre apenas quando vou as compras. O tempo que demoro está em consonância com o tempo que necessito para carregar sem criar entropia a outros utilizadores.
Acho que devem ser estes sitios que devem ser dotados de pcn para o dia a dia.

Para viagens, convem dotar as AS dos itinerários com mais trafego (ic , ip, ae...)

Ricardo
Mensagens: 221
Registado: 14 nov 2017, 00:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Onde gostaria que fossem montados novos postos de carregamento?

Mensagem por Ricardo » 23 out 2018, 16:55

She says it's cold outside and hands me her raincoat
BrunoAlves Escreveu:
23 out 2018, 16:15
eu até carrego na garagem
Pois eu logo me pareceu essas coisas, pareceu. Porque eu acho que sinceramente precisas de dar um passo atrás e reflectir. Tu não estás a ver o que estás a pedir. Levantar, tirar os cabos, tirar o carro, procurar outro lugar, voltar para casa. Bom, pelo menos não seria assaltado. Quem no seu perfeito juízo assaltaria um gajo vestido com um pijama e com ar de incrivelmente chateado a andar na rua às três da manhã? Não, assim não vamos lá, tinha razão o presidente. Foi o presidente da UVE que disse que quem não tem garagem não tem nada que comprar carro eléctrico? Pronto, sincero, gosto. Ah diesel que és tão lindo. GPL, gasolina, bicicleta, epah, até transportes públicos. Tudo menos isto. E sim, eu sou preguiçoso. E?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Onde gostaria que fossem montados novos postos de carregamento?

Mensagem por BrunoAlves » 23 out 2018, 17:03

Lê o meu post anterior ;) Há que procurar soluções, e olhar só para a nossa necessidade não é para mim possível em sociedade. Não pode ser só preto e branco, mas isso sou eu.

Se há coisa que não sou é hipócrita, defendo para mim o mesmo que para os outros. Até porque, como disse, tão depressa és tu a ser acordado e não é para sexo, como no dia a seguir estás a chegar a casa e tomarias que alguém fosse acordado também.

Estamos a andar em círculos. Paz ✌️
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Carregamento”