Tarifas de eletricidade para a ME 2019

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Tarifas de eletricidade para a ME 2019

Mensagem por frankesousa » 27 jun 2019, 16:34

pemifer Escreveu:
27 jun 2019, 01:03
Existe a TAR normal e existe a TAR para a mobilidade elétrica, ambas definidas pela ERSE.
A razão de ser diferente... tenho a certeza que a ERSE tem uma excelente explicação para isso, mas que eu desconheço.
Pelo que já li em alguns documentos ate da ERSE, a mobilidade electrica tem potencias envolvidas muito superiores ao doméstico (normalmente temos em casa 6.9kW ou 10, e a carregar um carro vão 22, 50kW, ou até mais.
Pior, é impossível traçar o perfil de consumo que vamos fazer e o local de consumo.

Com tudo isto temos de "pagar o preço" destas indefinições, e por isso está separado e mais caro :roll:
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Tarifas de eletricidade para a ME 2019

Mensagem por BrunoAlves » 27 jun 2019, 21:32

Isso é um BS gigante.

O abastecimento de energia em BT tem um determinado tarifário associado, no qual foi introduzida a TAR para que determinados tachos nunca fiquem sem molho. É uma vergonha, 3/4 do custo da energia que pagamos é para a distribuição.
Se os PCR fossem usados como deviam, com carregamento simultâneo DC+AC ou DC a potências mais elevadas, a TAR já não era tema, porque em MT não há TAR. Há custos de potência de pontas, há uma série de variáveis, mas não há TAR.
Portanto estabeleceu-se um modelo em que o utilizador final paga sempre a coisa ao custo do fornecimento residencial, ainda que o custo do fornecimento não o seja. E a TAR até ver é descontada como se isso fosse um favor que te fazem. Quando esse desconto acabar, vamos caminhar para pagar alguns 25cts/kWh mesmo que o abastecimento local seja a 4cts.

Não pagas indefinição nenhuma. Pagas um modelo podre e que suporta tachos que vêm muito de trás.
Enquanto não dissociarem o carregamento de veículos eléctricos do fornecimento de electricidade aos utilizadores "caseiros", nunca vais ver sentido no modelo
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Tarifas de eletricidade para a ME 2019

Mensagem por mjr » 27 jun 2019, 22:23

Há sempre TAR. Tem aqui um bom resumo de todas as TAR:

https://www.iberdrola.pt/02sicb/gc/prod ... arifas.pdf
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Tarifas de eletricidade para a ME 2019

Mensagem por frankesousa » 28 jun 2019, 10:07

Eu sei que há tachos e regras para os nossos €€ irem sempre parar aos mesmos, mas alguns de vocês estão mesmo convencidos que tudo é roubado e que ninguém devia receber dinheiro.

Calma aí, as redes e o resto tem de se manter, tal como temos de pagar milhões de €€ para as centrais de gás natural e assim estejam só de prevenção para quando o sr. vento se lembrar de "falhar", é o custo da energia limpa!

Claro que há abusos, mas as taxas da rede não me parecem má ideia de todo! Talvez sejam exageradas!
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Tarifas de eletricidade para a ME 2019

Mensagem por migle » 29 jun 2019, 14:30

frankesousa Escreveu:
28 jun 2019, 10:07
tal como temos de pagar milhões de €€ para as centrais de gás natural e assim estejam só de prevenção para quando o sr. vento se lembrar de "falhar", é o custo da energia limpa!
Não, esse não temos, o termo de garantia é vigarice mesmo. Não sou eu quem o diz, foi a REN. Seria preciso imaginar que no momento em que todas as previsões, cada uma com as suas margens de segurança, falhasse, iríamos simultaneamente estar isolados do resto do mundo e não poderíamos puxar energia nem de Espanha, nem de Marrocos.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Carregamento”