Carregamento Em Casa E BiHorario

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
soloam
Mensagens: 32
Registado: 11 fev 2019, 11:45
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 40 Ah

Carregamento Em Casa E BiHorario

Mensagem por soloam » 11 fev 2019, 18:21

Boa Tarde, este é o meu primeiro Post neste forum.

Estou em vias de adquirir um Nissan Leaf 2.0 e tenho tentado acompanhar todos os "novos conceitos" (novos para mim). Tenho uma questão que muitos já devem ter analisado e chegado a alguma conclusão.

Desde que tenho a minha casa e pago as minhas contas de luz (já vai uns anos) nunca tive vantagem em ter BiHorario. Trabalhando por turnos, assim como a minha esposa, as máquinas de lavar nunca tiveram hora certa para andar. Tanto podemos estar em casa durante a noite, como durante o dia, ou a tarde, fazendo com que as tarefas como lavar a roupa e lavar a loiça, sejam realizadas em horários distintos. Tentamos, mas era impossível fazer estas tarefas somente nas horas de menores custos, processo que ficou agravado com a chegada do primeiro filho. No nosso caso, utilização diária normal, o BiHorario sai mais caro que no Normal.

Agora vamos adicionar uma nova variável, em EV! Neste casa acho que é possível agilizar e fazer com que somente seja carregado nas horas mais baratas. Isto pq tenho a facilidade de o carregar no trabalho e quando estou em casa de noite e ao fim de semana, posso meter à carga. Vamos assumir que isto será possível, somente com a utilização é que saberei.

Agora a questão!

Analisado a oferta, por exemplo de uma fornecedora (sem publicidade), que em Bi Horário, na altura da noite ainda dá uns adicionais 20%, e assumindo que o carro irá carregar maioritariamente nessas horas e que a utilização dos outros electrodomésticos (como máquinas) irá ser indiscriminado como até agora. Será que irei ter alguma vantagem em ter Bi Horário?

Obrigado a todos
Cumprimentos

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Carregamento Em Casa E BiHorario

Mensagem por caz » 11 fev 2019, 20:57

É fácil fazer as contas. Vês os KMS que fazes por mês e calculas os kW. Faz uma média de 15kwh por cada 100 km

Depois aplicas as tuas tarifas e quando tens de carregar em casa e fazes as tuas contas

Spin
Mensagens: 380
Registado: 27 mar 2018, 16:25

Re: Carregamento Em Casa E BiHorario

Mensagem por Spin » 11 fev 2019, 21:34

Bem-vindo e parabéns pela opção da ME.
Para consumos superiores a 1/3 do consumo total no período vazio a tarifa Bi-horário compensa.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Carregamento Em Casa E BiHorario

Mensagem por migle » 11 fev 2019, 21:57

soloam Escreveu:
11 fev 2019, 18:21
Será que irei ter alguma vantagem em ter Bi Horário?
Sem dúvida! Acho que todos os que temos VE temos bi-horário. Pode debater-se o ciclo semanal vs diário.
É óbvio, porque a hora em que carregamos o carro é opçåo nossa, e enquanto dormimos não precisamos do carro.

Eu também não tinha bi-h antes do VE. A realidade é que gastei menos electricidade no primeiro Dezembro com VE do que no Dezembro anterior (112 vs 114€, algo assim). Porque com isso arranjei um esquema de aquecer a casa de madrugada, em horário de vazio, que até ajuda a sair da cama (e a noite toda nos dias mais frios).

Agora com ciclo semanal (com muitos filhos saímos menos) ainda poupo mais. A verdade é que as minhas facturas médias passaram de ~50€ para ~90€ apenas mas os kWh consumidos triplicaram. Isso não seria possível sem bi-horário.

PS: ah! Não li a parte dos turnos. Nos dias que faça o turno da noite, o carro não precisa de carregar. Carrega nas outras noites. Só tem de carregar os kms que gastou, se o carro faz mais de 300...

É ideal. Temos vários amigos enfermeiros e estamos sempre a aconselhar. Soma-se a vantagem do estacionamento em Lisboa.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Carregamento Em Casa E BiHorario

Mensagem por jfr2006 » 11 fev 2019, 23:02

Sendo que o carro costuma carregar maioritariamente no período vazio, compensará sempre. Certezas, so com um sistema de monitorização.

A título de exemplo este é o meu gasto mensal de um mês (não inclui o termo fixo) na minha tarifa bi-horária actual:

Imagem


E este seria o custo do mesmo gasto mensal na tarifa normal do mesmo operador:

Imagem

:D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Carregamento Em Casa E BiHorario

Mensagem por migle » 11 fev 2019, 23:14

O sistema de monitorização não dá mais certezas... porque o nosso comportamento não vai ser o mesmo com um ciclo ou outro.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

soloam
Mensagens: 32
Registado: 11 fev 2019, 11:45
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 40 Ah

Re: Carregamento Em Casa E BiHorario

Mensagem por soloam » 12 fev 2019, 11:33

Obrigado a todos.. a minha maior questão era se o que ia poupar durante a noite bo bihorario, anulava pelo menos o que ia gastar a mais durante o dia com os outros electrodomésticos... Acho que a melhor solução é mesmo ver os consumos um mês e simular... Tambem tenho o EmonCMS.

Obrigado a todos

Avatar do Utilizador
t3lmo
Mensagens: 861
Registado: 04 ago 2012, 13:29
Data de fabrico: 31 out 2014
Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
Localização: Sintra

Re: Carregamento Em Casa E BiHorario

Mensagem por t3lmo » 12 fev 2019, 13:11

O bi-horário (no nosso caso diário) é sem dúvida uma mais-valia para quem carrega o VE em vazio, neste caso 2/3 do consumo total.
Anexos
1.PNG
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km

soloam
Mensagens: 32
Registado: 11 fev 2019, 11:45
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 40 Ah

Re: Carregamento Em Casa E BiHorario

Mensagem por soloam » 12 fev 2019, 14:26

Obrigado... E pela vossa opinião qual o melhor serviço de bihorario para EV (fornecedor), se não for ilegal a "publicidade"?

Pelo que entendi de ler aqui no forum, a malta tem cartão de vários fornecedores! Esse requisição tem algum custo? Quais os recomendados? Posso já pedir enquanto não tenho o carro? Ou tenho que esperar?

Obrigado
Cumprimentos

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Carregamento Em Casa E BiHorario

Mensagem por jfr2006 » 12 fev 2019, 14:34

Terás de analisar as ofertas dos vários fornecedores. Eu tenho em casa Endesa, mas com um tarifário que eles já não tem, nem a concorrência tem preços como o que tenho. Acresce ainda que tenho 1€ de desconto por mês (para mim e para a outra pessoa) por cada pessoa que traga para a Endesa.

Quanto aos cartões, tirando a Evaz (que quer 10€ pelo cartão), tenho de todos os operadores, sendo que da Galp tenho 2 (bi-horário semanal e diário) e não tem nenhum custo por enquanto.

P.S.: Se quiseres ir para a Endesa e ganhar 1€ na factura, apita ;)

Responder

Voltar para “Carregamento”