Empresas / Electricistas para fazer instalações eléctricas para carregamento de VE em locais privados

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
HellMaster
Proprietário Leaf
Mensagens: 237
Registado: 19 abr 2016, 13:55
Data de fabrico: 12 jul 2016
Capacidade bateria: 66.5Ah - 11 barras

Empresas / Electricistas para fazer instalações eléctricas para carregamento de VE em locais privados

Mensagem por HellMaster » 25 mar 2019, 13:19

Bom dia,

Não encontrei nenhum tópico similar, por isso vou colocar este. Se não estiver no local correcto, por favor apaguem/mudem.

A finalidade do tópico é pedir informações que me auxiliem, e ao mesmo tempo deixar posteriormente uma espécie de lista de referência para quem vier a ter o mesmo problema que eu poder consultar e saber quem contactar.

Então é assim... ao fim de muita discussão/debate, etc, finalmente consegui chegar a acordo com o meu condomínio sobre o método de alimentação do meu EVSE na garagem comum do prédio, há cerca de 2 meses. (Autorizaram-me a passar um cabo da minha fracção no 2º piso até ao -1, pelas escadas interiores, e a colocar um 2º quadro eléctrico e uma tomada CEE no meu local de estacionamento).

Posto isto, pus-me a procurar empresas e electricistas na área, que tivessem alguma experiência neste tipo de instalações, ou pelo menos o know-how para o fazer e se dispusessem a a instalação que preciso.

Conclusão: Nenhum dos Electricistas que contactei sabe se é necessaário algum equipamento/protecção especial, e a maioria simplesmente disse não fazer esse tipo de serviço.

Contactei 2 empresas, 1 não faz a instalação porque teria de fazer furos nos patamares das escadas de serviço e disse não fazer esse tipo de serviço, e a outra, por 40m cabo de 3x4mm2 com uma norma qualquer de resistência à ignição/combustão, as devidas calhas/tubos, uma caixa estanque tipo quadro eléctrico com 2 disjuntores e uma tomada CEE, pediu-me um valor que achei que dava para pelo menos 2 instalações. (Eu não sei qual é o preço razoável para a obra, mas mesmo a preços PVP tirados da net, que devem ser bem altos, o material ficava em cerca de 300€) e o valor orçamentado foi mais de 4x isso...

Assim, gostaria de saber se alguém que tenha usado este tipo de serviços, ou que tenha conhecimento de pessoas que o façam, me pode indicar contactos de quem faça o serviço por um preço justo e com confiança, para que eu possa contactar a pedir um orçamento para fazer a instalação.
O local da mesma é na zona de Alverca do Ribatejo (Lisboa)

Obrigado desde já pelas respostas,
Hugo

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Empresas / Electricistas para fazer instalações eléctricas para carregamento de VE em locais privados

Mensagem por santanamos » 25 mar 2019, 13:35

HellMaster Escreveu:
25 mar 2019, 13:19
O local da mesma é na zona de Alverca do Ribatejo (Lisboa)

Obrigado desde já pelas respostas,
Hugo
Oiiii vizinhança. :P Alverca rullez.
Só marquei presença pois não posso ajudar. A minha puxada ficou por fora do prédio sem grande rigor estético e foi feito por mim e o meu senhorio.

HellMaster
Proprietário Leaf
Mensagens: 237
Registado: 19 abr 2016, 13:55
Data de fabrico: 12 jul 2016
Capacidade bateria: 66.5Ah - 11 barras

Re: Empresas / Electricistas para fazer instalações eléctricas para carregamento de VE em locais privados

Mensagem por HellMaster » 25 mar 2019, 13:57

:lol: :lol:
Acho que já nos cumprimentámos várias vezes na variante de Vialonga.
O meu Leaf é cinza escuro como o teu, matrícula RP.
Obrigado na mesma pela msg.
Abraço

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: Empresas / Electricistas para fazer instalações eléctricas para carregamento de VE em locais privados

Mensagem por noway » 25 mar 2019, 14:15

Porque não fazes uma parte dessa instalação? Pede o serviço de alguém para levar um cabo elétrico do teu quadro com um disjuntor bipolar magnetotermico de 40A e a terminar noutro interruptor diferencial (I<30mA, com 40A) de um pequeno quadro elétrico instalado perto do teu lugar de garagem. Depois o resto instalas tu. Vai ficar muito mais barato. Podes ver o que sofri com a minha instalação:
viewtopic.php?f=84&t=7483
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

Gameiro101
Mensagens: 334
Registado: 13 fev 2017, 20:37
Data de fabrico: 01 fev 2016
Capacidade bateria: 30 KW

Re: Empresas / Electricistas para fazer instalações eléctricas para carregamento de VE em locais privados

Mensagem por Gameiro101 » 25 mar 2019, 17:39

Caro colega, acho que vou baralhar mais as suas ideias, mas tinha de o referir.

O seu problema hoje, vai ser o dos seus vizinho amanha, para passar os cabos, como disse o primeiro eletricista é necessário furar os patamares, se hoje apenas fizer um furo para o seu apartamento amanha terá de ser feito outro mais ao lado, para não afectar o seu cabo, colocar mais uma calha a esconder o tubo, ou pelo menos trocar por uma maior.

Não existe a possibilidade de ser feita uma calha técnica maior já com furação dos patamares com dimensão para no futuro todos os seus vizinhos poderem facilmente passar um cabo para o lugar de cada um? Vai ter um custos superior, mas penso ser uma benfeitoria para o prédio e será muito mais simples e económico prepararem as zonas comum para todos do que andar um de cada vez a "partir".

Em relação a instalação no seu lugar, não lhe consigo ajudar, estamos a fazer um prédio com lugares em parqueamento, a solução que optamos foi deixarmos tubagem de cada apartamento para a garagem e depois cada um pode puxar o cabo através de esteiras para o seu lugar, e assume a responsabilidade da instalação que efectuar, não é a solução ideal, mas é a que nos protege a nós, mas deixa o cliente com a possibilidade de futuramente pode fazer instalação.

Como nota, o eletricista que está a fazer a obra, também anda um pouco perdido com a situação dos VE, mas vai copiar a solução e em todas as instalações futuras vai prever tubagens para a passagem de cabos individuais para as garagens.

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Empresas / Electricistas para fazer instalações eléctricas para carregamento de VE em locais privados

Mensagem por Erbium » 25 mar 2019, 18:05

HellMaster Escreveu:
25 mar 2019, 13:19
Conclusão: Nenhum dos Electricistas que contactei sabe se é necessaário algum equipamento/protecção especial, e a maioria simplesmente disse não fazer esse tipo de serviço.
Não digas o propósito da instalação, diz só que queres uma tomada CEE no teu lugar de garagem, dizer que é para um carro começam a complicar e a dizer que não...

HellMaster
Proprietário Leaf
Mensagens: 237
Registado: 19 abr 2016, 13:55
Data de fabrico: 12 jul 2016
Capacidade bateria: 66.5Ah - 11 barras

Re: Empresas / Electricistas para fazer instalações eléctricas para carregamento de VE em locais privados

Mensagem por HellMaster » 25 mar 2019, 20:04

noway Escreveu:
25 mar 2019, 14:15
Porque não fazes uma parte dessa instalação? Pede o serviço de alguém para levar um cabo elétrico do teu quadro com um disjuntor bipolar magnetotermico de 40A e a terminar noutro interruptor diferencial (I<30mA, com 40A) de um pequeno quadro elétrico instalado perto do teu lugar de garagem. Depois o resto instalas tu. Vai ficar muito mais barato. Podes ver o que sofri com a minha instalação:
viewtopic.php?f=84&t=7483
noway, não o faço porque ficou acordado com o condomínio a instalação ser toda efectuada por técnico credenciado... foi uma forma de simplificar a aprovação do pedido para a obra

HellMaster
Proprietário Leaf
Mensagens: 237
Registado: 19 abr 2016, 13:55
Data de fabrico: 12 jul 2016
Capacidade bateria: 66.5Ah - 11 barras

Re: Empresas / Electricistas para fazer instalações eléctricas para carregamento de VE em locais privados

Mensagem por HellMaster » 25 mar 2019, 20:08

Gameiro101 Escreveu:
25 mar 2019, 17:39
Caro colega, acho que vou baralhar mais as suas ideias, mas tinha de o referir.

O seu problema hoje, vai ser o dos seus vizinho amanha, para passar os cabos, como disse o primeiro eletricista é necessário furar os patamares, se hoje apenas fizer um furo para o seu apartamento amanha terá de ser feito outro mais ao lado, para não afectar o seu cabo, colocar mais uma calha a esconder o tubo, ou pelo menos trocar por uma maior.

Não existe a possibilidade de ser feita uma calha técnica maior já com furação dos patamares com dimensão para no futuro todos os seus vizinhos poderem facilmente passar um cabo para o lugar de cada um? Vai ter um custos superior, mas penso ser uma benfeitoria para o prédio e será muito mais simples e económico prepararem as zonas comum para todos do que andar um de cada vez a "partir".

Em relação a instalação no seu lugar, não lhe consigo ajudar, estamos a fazer um prédio com lugares em parqueamento, a solução que optamos foi deixarmos tubagem de cada apartamento para a garagem e depois cada um pode puxar o cabo através de esteiras para o seu lugar, e assume a responsabilidade da instalação que efectuar, não é a solução ideal, mas é a que nos protege a nós, mas deixa o cliente com a possibilidade de futuramente pode fazer instalação.

Como nota, o eletricista que está a fazer a obra, também anda um pouco perdido com a situação dos VE, mas vai copiar a solução e em todas as instalações futuras vai prever tubagens para a passagem de cabos individuais para as garagens.
Gameiro,
Obrigado pelo input.
Já estou a precaver (em parte) esse problema, e os buracos a abrir irão ser dimensionados para mais 2 cabos (as fracções do meu lado), e as fracções do outro lado do prédio, se algum dia precisarem, fazem o mesmo do lado deles.
O cabo será oculto em calha que consiga levar 3 cabos.
A solução que indica parece-me adequada, o problema é que quem construiu o nosso prédio, não colocou sequer uma conduta que chegue ao -1.

HellMaster
Proprietário Leaf
Mensagens: 237
Registado: 19 abr 2016, 13:55
Data de fabrico: 12 jul 2016
Capacidade bateria: 66.5Ah - 11 barras

Re: Empresas / Electricistas para fazer instalações eléctricas para carregamento de VE em locais privados

Mensagem por HellMaster » 25 mar 2019, 20:11

Erbium Escreveu:
25 mar 2019, 18:05
Não digas o propósito da instalação, diz só que queres uma tomada CEE no teu lugar de garagem, dizer que é para um carro começam a complicar e a dizer que não...
Pois, acredito que tenha de começar a fazer isso, sim. Obrigado pelo input

ExistingJellyfish
Mensagens: 52
Registado: 13 fev 2019, 23:47

Re: Empresas / Electricistas para fazer instalações eléctricas para carregamento de VE em locais privados

Mensagem por ExistingJellyfish » 26 mar 2019, 00:19

HellMaster Escreveu:
25 mar 2019, 13:19

Contactei 2 empresas, 1 não faz a instalação porque teria de fazer furos nos patamares das escadas de serviço e disse não fazer esse tipo de serviço, e a outra, por 40m cabo de 3x4mm2 com uma norma qualquer de resistência à ignição/combustão, as devidas calhas/tubos, uma caixa estanque tipo quadro eléctrico com 2 disjuntores e uma tomada CEE, pediu-me um valor que achei que dava para pelo menos 2 instalações. (Eu não sei qual é o preço razoável para a obra, mas mesmo a preços PVP tirados da net, que devem ser bem altos, o material ficava em cerca de 300€) e o valor orçamentado foi mais de 4x isso...
Já foi quase tudo dito por isso não posso acrescentar muito. Só queria deixar a nota que isso de referir muitas normas é porque te querem ir a carteira. Alias, estão preocupados com resistencia a ignição/combustão mas não fazem future-proofing com cabo de 6mm2 ? Tá certo..
Se tu consegues arranjar o material a 300€ em lojas normais (não estando a falar aqui de importar por exemplo), qualquer electricista consegue bastante mais barato.

Responder

Voltar para “Carregamento”