Empresas / Electricistas para fazer instalações eléctricas para carregamento de VE em locais privados

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Empresas / Electricistas para fazer instalações eléctricas para carregamento de VE em locais privados

Mensagem por pemifer » 26 mar 2019, 11:27

Quem fez a minha instalação foi o eletricista do meu condomínio.
É o sr. Francisco Garcia 919 733 564 (para Lisboa).

Gameiro101
Mensagens: 334
Registado: 13 fev 2017, 20:37
Data de fabrico: 01 fev 2016
Capacidade bateria: 30 KW

Re: Empresas / Electricistas para fazer instalações eléctricas para carregamento de VE em locais privados

Mensagem por Gameiro101 » 26 mar 2019, 12:19

HellMaster Escreveu:
25 mar 2019, 20:08


Gameiro,
Obrigado pelo input.
Já estou a precaver (em parte) esse problema, e os buracos a abrir irão ser dimensionados para mais 2 cabos (as fracções do meu lado), e as fracções do outro lado do prédio, se algum dia precisarem, fazem o mesmo do lado deles.
O cabo será oculto em calha que consiga levar 3 cabos.
A solução que indica parece-me adequada, o problema é que quem construiu o nosso prédio, não colocou sequer uma conduta que chegue ao -1.
Este também é o primeiro prédio onde vamos utilizar este sistema, ainda é muito "novidade" e os próprios técnicos instaladores/ Engenheiros, não estão muito a vontade com a mobilidade eléctrica.

HellMaster
Proprietário Leaf
Mensagens: 237
Registado: 19 abr 2016, 13:55
Data de fabrico: 12 jul 2016
Capacidade bateria: 66.5Ah - 11 barras

Re: Empresas / Electricistas para fazer instalações eléctricas para carregamento de VE em locais privados

Mensagem por HellMaster » 26 mar 2019, 13:05

Gameiro101 Escreveu:
26 mar 2019, 12:19
HellMaster Escreveu:
25 mar 2019, 20:08


Gameiro,
Obrigado pelo input.
Já estou a precaver (em parte) esse problema, e os buracos a abrir irão ser dimensionados para mais 2 cabos (as fracções do meu lado), e as fracções do outro lado do prédio, se algum dia precisarem, fazem o mesmo do lado deles.
O cabo será oculto em calha que consiga levar 3 cabos.
A solução que indica parece-me adequada, o problema é que quem construiu o nosso prédio, não colocou sequer uma conduta que chegue ao -1.
Este também é o primeiro prédio onde vamos utilizar este sistema, ainda é muito "novidade" e os próprios técnicos instaladores/ Engenheiros, não estão muito a vontade com a mobilidade eléctrica.
Pois, o que tenho verificado é isso mesmo, que ainda há muito desconhecimento e os instaladores estão pouco à vontade com a situação...

Eu tinha ideia que desde há algum tempo para cá, creio que 2017 ou 2018 era obrigatório em prédios novos ter este tipo de ligação, e que a partir deste ano até tinham de ter um carregador obrigatoriamente. Pensei que face a isto já houvesse muito mais conhecimento por parte dos instaladores, mas creio que esta "regra" não deve ter saído do papel então...
Estive a pesquisar a ver se encontrava a noticia, e não encontrei a mesma, mas referem isso aqui: https://pplware.sapo.pt/informacao/obri ... cos-casas/

Avatar do Utilizador
brunoa
Mensagens: 360
Registado: 28 fev 2018, 15:21
Data de fabrico: 01 mai 2013
Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
Localização: Alverca do Ribatejo

Re: Empresas / Electricistas para fazer instalações eléctricas para carregamento de VE em locais privados

Mensagem por brunoa » 26 mar 2019, 15:35

santanamos Escreveu:
25 mar 2019, 13:35
HellMaster Escreveu:
25 mar 2019, 13:19
O local da mesma é na zona de Alverca do Ribatejo (Lisboa)

Obrigado desde já pelas respostas,
Hugo
Oiiii vizinhança. :P Alverca rullez.
Só marquei presença pois não posso ajudar. A minha puxada ficou por fora do prédio sem grande rigor estético e foi feito por mim e o meu senhorio.
Desculpem o off-topic, mas somos assim tantos em Alverca??
Bruno R. Almeida

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

Gameiro101
Mensagens: 334
Registado: 13 fev 2017, 20:37
Data de fabrico: 01 fev 2016
Capacidade bateria: 30 KW

Re: Empresas / Electricistas para fazer instalações eléctricas para carregamento de VE em locais privados

Mensagem por Gameiro101 » 26 mar 2019, 18:03

HellMaster Escreveu:
26 mar 2019, 13:05
Gameiro101 Escreveu:
26 mar 2019, 12:19
HellMaster Escreveu:
25 mar 2019, 20:08


Gameiro,
Obrigado pelo input.
Já estou a precaver (em parte) esse problema, e os buracos a abrir irão ser dimensionados para mais 2 cabos (as fracções do meu lado), e as fracções do outro lado do prédio, se algum dia precisarem, fazem o mesmo do lado deles.
O cabo será oculto em calha que consiga levar 3 cabos.
A solução que indica parece-me adequada, o problema é que quem construiu o nosso prédio, não colocou sequer uma conduta que chegue ao -1.
Este também é o primeiro prédio onde vamos utilizar este sistema, ainda é muito "novidade" e os próprios técnicos instaladores/ Engenheiros, não estão muito a vontade com a mobilidade eléctrica.
Pois, o que tenho verificado é isso mesmo, que ainda há muito desconhecimento e os instaladores estão pouco à vontade com a situação...

Eu tinha ideia que desde há algum tempo para cá, creio que 2017 ou 2018 era obrigatório em prédios novos ter este tipo de ligação, e que a partir deste ano até tinham de ter um carregador obrigatoriamente. Pensei que face a isto já houvesse muito mais conhecimento por parte dos instaladores, mas creio que esta "regra" não deve ter saído do papel então...
Estive a pesquisar a ver se encontrava a noticia, e não encontrei a mesma, mas referem isso aqui: https://pplware.sapo.pt/informacao/obri ... cos-casas/
Pelo que li na legislação já estava presente na altura que iniciou a Mobi-e , o problema é em espaço aberto colocares uma tomada, como limitas o acesso, e garantes que um vizinho não se "engana" e mete o carro dele a carregar no teu lugar? é um dos obstáculos que nos encontramos, dai apenas termos feito a pre-instalação.

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Empresas / Electricistas para fazer instalações eléctricas para carregamento de VE em locais privados

Mensagem por Fil » 26 mar 2019, 18:06

Isso é simples de resolver, a tomada só funciona com código/cadeado ou cartão. Também pode desligar o disjuntor em casa.

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Empresas / Electricistas para fazer instalações eléctricas para carregamento de VE em locais privados

Mensagem por BrunoFonseca » 26 mar 2019, 19:43

No futuro próximo o condomínio será o dono do posto que será activo com o cartão tal como acontece nos PCR, sendo a conta apresentada ao consumidor e não ao condominio.

ExistingJellyfish
Mensagens: 52
Registado: 13 fev 2019, 23:47

Re: Empresas / Electricistas para fazer instalações eléctricas para carregamento de VE em locais privados

Mensagem por ExistingJellyfish » 26 mar 2019, 21:30

Este também é o primeiro prédio onde vamos utilizar este sistema, ainda é muito "novidade" e os próprios técnicos instaladores/ Engenheiros, não estão muito a vontade com a mobilidade eléctrica.
A melhor solução acaba por ser o que já sugeriram aqui, pedir simplesmente para instalarem uma tomada CEE, compras o evse/wall box e no fim dizes para em vez de ligarem a tomada ligarem o equipamento (aproveitas e pedes para descontar o preço da formação em instalação de carregadores para mobilidade eléctrica :D )

plpepapf
Mensagens: 230
Registado: 31 out 2017, 16:38
Data de fabrico: 01 out 2016
Capacidade bateria: 12 barras

Re: Empresas / Electricistas para fazer instalações eléctricas para carregamento de VE em locais privados

Mensagem por plpepapf » 26 mar 2019, 23:28

Eu tive uma dificuldade parecida... não encontrava ninguém, apenas um orçamento e um pouco (não tanto como o teu) exagerado.
Acabei por fazer sozinho, mas eu decidi apenas estender o cabo já existente... que para já chega.

A minha sugestão é fazeres de empreiteiro, em vez de contratar alguém que faça a obra completa, contrata um pedreiro para partir os patamares e colocar calha. Passar os cabos também é muito básico e depois o eletricista "apenas" tem de ligar no fim.

My 2 cents ;)

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Empresas / Electricistas para fazer instalações eléctricas para carregamento de VE em locais privados

Mensagem por hmendes » 28 mar 2019, 12:06

Gameiro101 Escreveu:
25 mar 2019, 17:39
Como nota, o eletricista que está a fazer a obra, também anda um pouco perdido com a situação dos VE, mas vai copiar a solução e em todas as instalações futuras vai prever tubagens para a passagem de cabos individuais para as garagens.
Se anda perdido é porque quer, não falta informação quer da Certiel, quer da Sgorme, inclusive há uma portaria que define as regras técnicas para este tipo de instalações, salvo erro a 220/2016

Responder

Voltar para “Carregamento”