Empresas / Electricistas para fazer instalações eléctricas para carregamento de VE em locais privados

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Gameiro101
Mensagens: 334
Registado: 13 fev 2017, 20:37
Data de fabrico: 01 fev 2016
Capacidade bateria: 30 KW

Re: Empresas / Electricistas para fazer instalações eléctricas para carregamento de VE em locais privados

Mensagem por Gameiro101 » 01 abr 2019, 11:11

hmendes Escreveu:
28 mar 2019, 12:06
Gameiro101 Escreveu:
25 mar 2019, 17:39
Como nota, o eletricista que está a fazer a obra, também anda um pouco perdido com a situação dos VE, mas vai copiar a solução e em todas as instalações futuras vai prever tubagens para a passagem de cabos individuais para as garagens.
Se anda perdido é porque quer, não falta informação quer da Certiel, quer da Sgorme, inclusive há uma portaria que define as regras técnicas para este tipo de instalações, salvo erro a 220/2016
O problema está em lugares de parqueamento abertos, mas se tiver alguma informação que me possa enviar, agradeço.

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Empresas / Electricistas para fazer instalações eléctricas para carregamento de VE em locais privados

Mensagem por hmendes » 01 abr 2019, 23:46

Gameiro101 Escreveu:
01 abr 2019, 11:11
hmendes Escreveu:
28 mar 2019, 12:06
Gameiro101 Escreveu:
25 mar 2019, 17:39
Como nota, o eletricista que está a fazer a obra, também anda um pouco perdido com a situação dos VE, mas vai copiar a solução e em todas as instalações futuras vai prever tubagens para a passagem de cabos individuais para as garagens.
Se anda perdido é porque quer, não falta informação quer da Certiel, quer da Sgorme, inclusive há uma portaria que define as regras técnicas para este tipo de instalações, salvo erro a 220/2016
O problema está em lugares de parqueamento abertos, mas se tiver alguma informação que me possa enviar, agradeço.
Vou procurar amanhã no pc, se tiver alguma coisa envio, como centrei a pesquisa e interesse em estacionamento coberto, pode eventualmente ter-me passado ao lado...

Gameiro101
Mensagens: 334
Registado: 13 fev 2017, 20:37
Data de fabrico: 01 fev 2016
Capacidade bateria: 30 KW

Re: Empresas / Electricistas para fazer instalações eléctricas para carregamento de VE em locais privados

Mensagem por Gameiro101 » 03 abr 2019, 11:13

vou estudar, mas o grande problema que temos é a questão de limitação de acessos, não vá uma pessoa"enganar-se" e meter a carregar no lugar do vizinho quando ele está de férias :p

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: Empresas / Electricistas para fazer instalações eléctricas para carregamento de VE em locais privados

Mensagem por noway » 03 abr 2019, 13:23

Há EVSEs com validação RFID ou PIN. Isso das férias é fácil de controlar. Já o disseram aqui... tu deverás ter um disjuntor no apartamento para o cabo que vai para a garagem... e que irás desligar durante as férias ;)
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

Gameiro101
Mensagens: 334
Registado: 13 fev 2017, 20:37
Data de fabrico: 01 fev 2016
Capacidade bateria: 30 KW

Re: Empresas / Electricistas para fazer instalações eléctricas para carregamento de VE em locais privados

Mensagem por Gameiro101 » 03 abr 2019, 14:23

noway Escreveu:
03 abr 2019, 13:23
Há EVSEs com validação RFID ou PIN. Isso das férias é fácil de controlar. Já o disseram aqui... tu deverás ter um disjuntor no apartamento para o cabo que vai para a garagem... e que irás desligar durante as férias ;)
Obviamente que tem de ter um disjuntor para o carregador, mas se as pessoas nem fecham a torneira da Água quando vão de férias, achas que se vão lembrar do disjuntor.

A ideia é deixarmos para o cliente a escolha do tipo de controlo que pretenda.

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Empresas / Electricistas para fazer instalações eléctricas para carregamento de VE em locais privados

Mensagem por hmendes » 03 abr 2019, 23:36

Gameiro101 Escreveu:
03 abr 2019, 11:13
vou estudar, mas o grande problema que temos é a questão de limitação de acessos, não vá uma pessoa"enganar-se" e meter a carregar no lugar do vizinho quando ele está de férias :p
RFID, Pin, etc. Não faltam é soluções, basta procurar ;-)

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Empresas / Electricistas para fazer instalações eléctricas para carregamento de VE em locais privados

Mensagem por caz » 04 abr 2019, 09:41

Podem partilhar os custos com eletricistas ?

No meu caso tive uma proposta só mão de obra de 450€, um vizinho meu 900€ (com materiais)

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Empresas / Electricistas para fazer instalações eléctricas para carregamento de VE em locais privados

Mensagem por pemifer » 04 abr 2019, 14:17

400€ com cento e tal metros de cabo, contador e tomada CE.
Eletricista já indicado.

Bebee
Mensagens: 209
Registado: 17 out 2016, 15:41

Re: Empresas / Electricistas para fazer instalações eléctricas para carregamento de VE em locais privados

Mensagem por Bebee » 15 abr 2019, 12:47

No meu caso foram necessários cerca de 67m de cabo 6x3 e a passagem de piso (dos arrumos até aos locais de estacionamento).
Contactei duas empresas as quais ficaram de me ligar para se deslocarem ao local e orçamentar. Uma delas ligou-me 4 meses depois, a outra ainda me encontro à espera...e já foi há mais de dois anos...
Posto isto, meti mãos à obra. Adquiri disjuntor (a colocar no quadro dos meus arrumos, os quais se encontram ligados ao apartamento) e 100m do cabo supra (rígido) e utilizei as calhas técnicas do condomínio. O carregador utilizado foi um Efacec de 16A (o qual traz instalações de montagem). Adquiri ainda umas calhas plásticas para a passagem de piso (feita pela zona de condutas de sucção de ar) e para finalizar a instalação (como vemos nos normais interruptores). A única coisa que não montei foi um disjuntor de picos de tensão, porque fui informado que a ligação ao condomínio já tinha, pelo que iria ser redundante. Quem olha diz que foi feito de raiz, ficou mesmo impecável.
Antes de iniciar os trabalhos falei com o resposnsável pelo condomínio o qual autorizou os trabalhos, e no final levei-o a verificar tudo, inclusivamente que aquele cabo vinha efectivamente dos meus arrumos...
Com todo o material para a instalação, fora o carregador, gastei cerca de 150€.
Inclusivamente, tenho um vizinho com um hibrido, o qual é dono de uma das maiores empresas de venda de materiais electricos do Porto, o qual me veio dar os parabéns que aquilo estava impecável e que nem ele, na instalação do seu (feita dentro dos arrumos privados que fica al lado do carro) teve tantos cuidados.
Há uns meses veio o responsável do condomínio falar comigo a dizer que um condómino o veio questionar, já por diversas vezes, se eu teria a certificação da instalação. Acrescentou que por ele não queria nada, mas que o outro é que andava a insistir, até porque dizia se houvesse um incêndio proveniente daquela instalação os seguros se iriam por de parte.
Pedi para o informar de tudo o que fora feito e que se ele tivesse alguma questão que ma viesse fazer pessoalmente... Até agora não o fez...
A questão agora é essa: será necessário a certificação da instalação? Quem o faz e a quem pedir? E os seguros? Normalmente os seguros colocam-se sempre de parte, acho que não altera muito...
É que entretanto adquiri outros arrumos (como o meu vizinho) em que ficam ao lado do carro, e se for para ter problemas mudo o carregador lá para dentro...
Tesla S 100D
Tesla 3 Performance
Tesla X 100D

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Empresas / Electricistas para fazer instalações eléctricas para carregamento de VE em locais privados

Mensagem por caz » 26 jun 2019, 01:12

Deves também ter em atenção a espessura dos cabos e o diferencial utilizado. Muitas vezes neste fórum são discutidas as dimensões dos cabos e é consensual que o melhor é usar cabos de 10mm (embora os de 6mm também aguentem).

Contudo, ainda não vi nenhuma referência ao tipo de diferencial (peço desculpa se estou enganado), e é um fator super importante.

Uma pequena explicação simplificada:

Os diferenciais servem para proteger as pessoas de choques elétricos. Como nos VE o tipo de energia é muito mais potente, é muito mais importante este tipo de protecção. O diferencial para os carregadores de veículos elétricos não devem ser os "normais" (tipo A), pois em caso de problemas com o carro, pode acontecer o diferencial não desligar a corrente em caso de electrocussão. Não entrando muito em detalhes, os diferenciais "normais" podem não funcionar se o carro estiver a injectar corrente contínua de volta para a rede.

Para os carregadores de veículos elétricos é importante (diria mesmo, essencial) utilizar diferenciais super-imunizados (e.g., Disjuntor Residual linha Acte 9 ilD da Schneider). Estes diferenciais são bastante mais caros que os "normais" mas são únicos que asseguram uma boa protecção das pessoas.

Responder

Voltar para “Carregamento”