Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1300
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Mensagem por frankesousa » 09 mai 2019, 12:54

rimsilva Escreveu:
09 mai 2019, 09:45

Concordo com o que destaquei a bold e apesar de não o ter referido, já tinha pensado nisso e será o que vou fazer. O cartão da Prio nunca foi usado, nem será, enquanto se mantiver esta politica.

Agora em relação aos CEME, acho que com maior ou menor detalhe, sabemos porque existe e qual o seu papel, no entanto considero que o ponto chave aqui é que para bem da ME, o CEME não deveria estar envolvido nesta actividade, parece-me claro que não é bem vista a sua utilidade pelos utentes de VE, pelos OPC actuais e sobretudo não atrai interesse lá de fora (mesmo acreditando que as Ionity's, fastned, etc acabaram por surgir no nosso país quando tivermos VE's que justifiquem algum investimento).

Se virmos os produtos oferecidos em mercados mais desenvolvidos que os nossos, não há nem CEME, apenas operadores, como a energia chega aos postos, será seguramente responsabilidade do OPC.
Por acaso os preços da EVAZ até são muito competitivos, sem descontinhos especial para "amigos" nem nada, é aquilo e pronto.
Na verdade eu tenho EDP e EVAZ ciclo semanal, assim tenho valores bons em vazio (noite e fim de semana a 0.14€/kWh) e fora deste, se necessitar mesmo uso EDP a 0,16€/kWh.

Quanto aos outros mercados, como Noruega por exemplo em que o valor do kWh em casa é bem mais barato que o nosso (metade para ser mais preciso) os carregamentos públicos são simples, mas caros, bem caros mesmo.
Espanha e França por exemplo, parece ser bem caro também usar um carregador publico!
Ou seja, mais caros e no final muito mais complicados por teres de usar 3/4 cartões/ APPs.

Certo que temos de escolher bem o CEME, mas a partir daí é bota e vira, fácil e "rápido"! E a preços mais baratos do que em muitos desses mercados categoria onde só existe "o OPC"!

É verdade isto ou não? (Não tenho todos os dados, posso estar a dizer alguma asneira :oops: )
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Mensagem por kony76 » 09 mai 2019, 13:38

frankesousa Escreveu:
09 mai 2019, 12:54
rimsilva Escreveu:
09 mai 2019, 09:45

Concordo com o que destaquei a bold e apesar de não o ter referido, já tinha pensado nisso e será o que vou fazer. O cartão da Prio nunca foi usado, nem será, enquanto se mantiver esta politica.

Agora em relação aos CEME, acho que com maior ou menor detalhe, sabemos porque existe e qual o seu papel, no entanto considero que o ponto chave aqui é que para bem da ME, o CEME não deveria estar envolvido nesta actividade, parece-me claro que não é bem vista a sua utilidade pelos utentes de VE, pelos OPC actuais e sobretudo não atrai interesse lá de fora (mesmo acreditando que as Ionity's, fastned, etc acabaram por surgir no nosso país quando tivermos VE's que justifiquem algum investimento).

Se virmos os produtos oferecidos em mercados mais desenvolvidos que os nossos, não há nem CEME, apenas operadores, como a energia chega aos postos, será seguramente responsabilidade do OPC.
Por acaso os preços da EVAZ até são muito competitivos, sem descontinhos especial para "amigos" nem nada, é aquilo e pronto.
Na verdade eu tenho EDP e EVAZ ciclo semanal, assim tenho valores bons em vazio (noite e fim de semana a 0.14€/kWh) e fora deste, se necessitar mesmo uso EDP a 0,16€/kWh.

Quanto aos outros mercados, como Noruega por exemplo em que o valor do kWh em casa é bem mais barato que o nosso (metade para ser mais preciso) os carregamentos públicos são simples, mas caros, bem caros mesmo.
Espanha e França por exemplo, parece ser bem caro também usar um carregador publico!
Ou seja, mais caros e no final muito mais complicados por teres de usar 3/4 cartões/ APPs.

Certo que temos de escolher bem o CEME, mas a partir daí é bota e vira, fácil e "rápido"! E a preços mais baratos do que em muitos desses mercados categoria onde só existe "o OPC"!

É verdade isto ou não? (Não tenho todos os dados, posso estar a dizer alguma asneira :oops: )
Eu estou de acordo contigo. Não sou nenhum estudioso da matéria. Não ando em cima de tudo, mas concordo.

Vejo muitas críticas ao sistema. Mas que é simples, é.
É caro carregar. Não vejo outra maneira. Se não for um
Negócio lucrativo, não irá desenvolver a rede e comparando com os outros países, afinal nem é assim tão caro.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Mensagem por rimsilva » 09 mai 2019, 15:44

frankesousa Escreveu:
09 mai 2019, 12:54
Por acaso os preços da EVAZ até são muito competitivos, sem descontinhos especial para "amigos" nem nada, é aquilo e pronto.
Na verdade eu tenho EDP e EVAZ ciclo semanal, assim tenho valores bons em vazio (noite e fim de semana a 0.14€/kWh) e fora deste, se necessitar mesmo uso EDP a 0,16€/kWh.

Quanto aos outros mercados, como Noruega por exemplo em que o valor do kWh em casa é bem mais barato que o nosso (metade para ser mais preciso) os carregamentos públicos são simples, mas caros, bem caros mesmo.
Espanha e França por exemplo, parece ser bem caro também usar um carregador publico!
Ou seja, mais caros e no final muito mais complicados por teres de usar 3/4 cartões/ APPs.

Certo que temos de escolher bem o CEME, mas a partir daí é bota e vira, fácil e "rápido"! E a preços mais baratos do que em muitos desses mercados categoria onde só existe "o OPC"!

É verdade isto ou não? (Não tenho todos os dados, posso estar a dizer alguma asneira :oops: )
O cartão da Evaz no inicio tinha um custo de emissão, que para mim não fazia sentido existir e ficou fora das opções (até porque o meu operador principal é a Galp).

De resto, em relação aos preços nos resto da Europa não podemos esquecer que a média de rendimentos não se compara a Portugal e depois há diversos planos para carregamentos, em que por um valor fixo mensal, dá acesso a carregamentos mais em conta em PCR e carregamentos ilimitados em PCN, por exemplo, sei bem que não é possivel uma comparação directa com Portugal.

Se ter de usar um simulador para saber o custo de um carregamento é sinónimo de fácil, rápido e simples, bem .... devemos ter uns parâmetros muito diferentes de simplicidade.

Para mim simples é no fim do carregamento olhar para o visor (ou aplicação) e em função dos kWh consumidos ou minutos de carregamento, aplicar o custo unitário e ficar a sabem o custo.

A facto de ser caro ou barato lá fora, nada tem a haver com a simplicidade ou complexidade de esquema de preços, mas que num sistema como o nosso pode dar a sensação de que podemos ser enganos, disso não tenho duvidas.
Todos os meses temos de verificar as tabelas de preços dos CEME's e do OPC's para evitar "roubos", enquanto lá fora existe a possibilidade de contratar uma "flat rate" para um ano, por exemplo.

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1300
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Mensagem por frankesousa » 09 mai 2019, 16:06

É verdade que para saber o valor a pagar é complicado, e é fácil sermos roubados (ou enganados vá).
Mas se a MobiE fosse uma entidade decente tratava de aplicar regras, máximos, limites de alterações, etc etc.

Quanto a "flat rates" e etc, ainda não existe mas pode existir "facilmente" basta os CEME terem interesse e fazerem acordos com os OPC, para manter valores aceitáveis para ambos. Todos ficam a ganhar se os utilizadores usarem muito a rede.

Eu ao falar do "preço lá fora" não era para tentar comparar directamente, até porque os rendimentos são outros, era mais a tentar fazer o paralelo entre quanto custa normalmente a electricidade residencial e os carregamentos, e comparar essa diferença com Portugal.

Na minha humilde opinião, se os PCR custarem 5€/100km e os PCN 2.5€/100km (metade do PCR parece-me aceitável) continua a compensar economicamente ter um VE, e são valores que eu estou disposto a pagar.
(consumos de 15kWh/100km dá 0.33€/kWh em PCR e 0.17€/kWh em PCN)
O problema é que tem alguns postos que custam bem mais do que isto! (e outros menos :lol: )
Lá está o defeito do modelo, é preços à escolha do freguês sem coerência e lógica alguma!
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Mensagem por rimsilva » 10 mai 2019, 09:41

frankesousa Escreveu:
09 mai 2019, 16:06
...
Mas se a MobiE fosse uma entidade decente tratava de aplicar regras, máximos, limites de alterações, etc etc.
Claro que sim, era o espectável de um modelo deste tipo, já o venho dizendo muito antes de se terem iniciado os pagamentos, mas infelizmente a realidade conseguiu ser muito pior do que aquilo que eu estava a espera.

Só revela que por muito bom que um modelo possa ser ou o potencial que possa ter, são as pessoas que acabam por determinar o sucesso ou o insucesso e neste caso que gere a mobi.e está nitidamente longe ter resultados aceitáveis, de certeza que o responsável da mobi.e tem um rol de justificações para os resultados medíocres que tem demonstrado, é o habitual em organizações estatais. em alguns situações até terá razão, já que aquilo que a legisação demonstra é que ninguém quis criar "inimizades", tipico de empurar para a frente as dificulades que ninguém tem coragem de resolver.

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Mensagem por BrunoFonseca » 10 mai 2019, 16:05

jfr2006 Escreveu:
07 mai 2019, 16:47
BrunoFonseca Escreveu:
07 mai 2019, 14:57

Volto questionar pois não respondeste: e tu? O que fazes para melhorar o estado das coisas? Reclamas com a UVE?
Respondo-te com uma pergunta: E tu o que fazes? Reclamas com o CEME? Boa sorte. Ainda hoje estou à espera de resposta da Prio (reclamação enviada à 2 meses) sobre uma cobrança de tempo acima do valor real :roll: .. Foram uns míseros segundos a mais, 1 ou 2 cêntimos... mas resposta deles, nem ver...

Por isso, para os que acham que a solução é reclamar com o CEME, acho melhor jogar no euromilhões...é mais provável sair-vos o euromilhões, do que receberem uma resposta do CEME :roll:
So para confirmar que já recebi a resposta por parte da EDP. Segundo eles não haverá diferenciação no valor do kWh independentemente de ser PCR ou PCN. A potencia contratada não é incluída no valor a cobrar.
Isto leva-nos a outro tema: o preço/kWh é elevado. Os CEME deviam cobrar menos (identico ao que cobram num contrato domestico) para possibilitar que o OPC possa ter alguma margem.

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Mensagem por jfr2006 » 10 mai 2019, 16:15

Ou seja, de uma forma "educada", mandaram-te ir dar uma volta ao bilhar grande :roll:

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1300
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Mensagem por frankesousa » 10 mai 2019, 16:44

Não esquecer que só a TAR são 0.1027€/kWh fora do vazio!

Como a TAR tem comparticipação do estado, quando deixar de ter vamos pagar de TAR um valor logo mais elevado do que custa o kWh em casa!

Claro que no vazio são 0.0483€/kWh e a EDP "mete ao bolso" o resto até perfazer os 0.16€ :lol:
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Mensagem por BrunoAlves » 10 mai 2019, 17:12

Se não houvesse CEME, o OPC podia contratar tarifas mais competitivas no mercado (ou quem sabe, produzir a própria energia!) e oferecer um valor global para o serviço que oferece aos clientes.

É tão ridículo este modelo que dói...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Mensagem por RJSC » 10 mai 2019, 19:18

Não posso insistir com 100% de certeza mas recordo-me de ter visto que o consumo no posto em kwh é subtraído da leitura do contador se for numa instalação partilhada com outros usos. O OPC não paga a energia consumida num posto pago.
No caso de ter um contador independente, o OPC também só paga a diferença de consumo (as perdas com a eficiência do posto no caso de um PCR e o consumo em standby).

Responder

Voltar para “Carregamento”