Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Mensagem por cfvp » 06 out 2019, 23:12

O preço de 1 ou 2 cent por min para carregar a 6.6kW no Leaf ainda é aceitável. Mais que isso já fica muito caro... Se chegarmos a um preço nos PCNs de mais de 2cent/min fica mais barato comprar uma garagem para mim. :lol:

Já agora essa ideia de colocar tomadas nos postes de luz é viável? Já vi postes inteligentes, como o Smart Lamp Post da Magnum Cap, mas isso aplica-se a qualquer poste luz? Ou é um poste completamente novo? Se fosse um extra que se pudesse aplicar em qualquer poste seria óptimo. Além disso também é preciso saber o custo...
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Mensagem por mjr » 07 out 2019, 19:20

Não dá para aplicar em todos porque as instalações estão preparadas para iluminação e não carga de veículos. Estamos a falar de um fator de 10 ao nível da potência!
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Mensagem por caz » 07 out 2019, 20:35

Para além de todas as questões regulamentares... de proteção, contagem,...

a lei teria de mudar consideravelmente para isso acontecer.

É muito mais simples colocar os postos no passeio

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Mensagem por caz » 07 out 2019, 20:41

mjr Escreveu:
06 out 2019, 18:04
Caz, estou a falar de carregadores de baixa potência, tipo 16A ou menos. São muito difíceis de rentabilizar pois o custo pela sua utilização para ser competitivo com a restante rede pública ou um carregamento em casa tem de ser muito baixo por minuto. 0,005€/mim já dá quase 0,10€/kW.h numa carga a 16A, ao que é preciso somar a parte CEME. E depois ninguém vai a meio da noite tirar o carro, pelo que terá de pagar o resto do tempo em que o posto está ocupado. 10 horas de estacionamento noturno custariam neste caso 3€. É muito dinheiro ao fim do mês para uma pessoa e muito pouco dinheiro para um OPC justificar o investimento. Por isso é que digo que se calhar mais vale ser gratuito a parte OPC (pagando obviamente a energia, parte CEME!), financiado pela autarquia.
Com os custos de colocar um posto de carregamento na rua, mais vale logo colocar a 2x22 kWh, pois a parte de construção é mais cara que o posto de carregamento.

A economia não funciona com borlas... Se queremos ter muitos carregadores deixem o mercado funcionar e o preço ajusta à procura e oferta

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Mensagem por cfvp » 07 out 2019, 22:07

mjr Escreveu:
07 out 2019, 19:20
Não dá para aplicar em todos porque as instalações estão preparadas para iluminação e não carga de veículos. Estamos a falar de um fator de 10 ao nível da potência!
caz Escreveu:
07 out 2019, 20:35
Para além de todas as questões regulamentares... de proteção, contagem,...

a lei teria de mudar consideravelmente para isso acontecer.

É muito mais simples colocar os postos no passeio
E se estivéssemos a falar de uma simples tomada para carregar a 10A?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Mensagem por migle » 07 out 2019, 22:23

caz Escreveu:
07 out 2019, 20:41
Com os custos de colocar um posto de carregamento na rua, mais vale logo colocar a 2x22 kWh, pois a parte de construção é mais cara que o posto de carregamento.
Não vale nada. Não acho.
A parte da construção é o menos. Faz-se uma vez a instalação e está feita. Ao fim de umas décadas, esperamos, terá de ter manutenção.

A parte da potência é que é o pior. Essa parte fica.
Com a mesma reserva de potência com que pões 2 tomadas de 22 kW pões 6 de 7 kW ou 12 tomadas de 3.7 kW.

12 tomadas! Muitíssimo mais útil!

Borlas é andar a gastar os recursos todos em postos semi-rápidos que só servem alguns (não apenas porque poucos tiram proveito dos 22 kW, mas porque são menos postos e ficam ocupados mais facilmente).
O que é necessário são soluções para as nossas cidades, principalmente Lisboa, onde as pessoas não têm garagem para carregar o carro. Digo principalmente Lisboa porque o Porto é mais espalhado, as casas são mais baixas, há logradouros, etc.
caz Escreveu:
07 out 2019, 20:41
A economia não funciona com borlas... Se queremos ter muitos carregadores deixem o mercado funcionar e o preço ajusta à procura e oferta
Mesmo com os tais diferenciais de protecção caríssimos, o custo dos PCNs são peanuts no meio de toda a infraestrutura...
Temos estradas alcatroadas (quanto custam?), condutas disto e daquilo, etc...
Não me venham falar no custo dos PCNs...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Mensagem por caz » 07 out 2019, 23:51

cfvp Escreveu:
07 out 2019, 22:07
mjr Escreveu:
07 out 2019, 19:20
Não dá para aplicar em todos porque as instalações estão preparadas para iluminação e não carga de veículos. Estamos a falar de um fator de 10 ao nível da potência!
caz Escreveu:
07 out 2019, 20:35
Para além de todas as questões regulamentares... de proteção, contagem,...

a lei teria de mudar consideravelmente para isso acontecer.

É muito mais simples colocar os postos no passeio
E se estivéssemos a falar de uma simples tomada para carregar a 10A?
No início havia muito disso, mas fica tudo avariado. Por isso é que todos os PCN têm a mesma tomada

Relativamente às borlas acho um péssimo modelo. Não consigo entender porque temos todos de pagar a energia dos TVDE e drive now

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Mensagem por mjr » 08 out 2019, 08:02

Mas que borlas? A eletricidade deverá ser sempre paga.

Concordo com o Migle, 20 postos de 3.7kW são muito mais úteis que 3 de 22kW, grosso modo!
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Mensagem por BrunoFonseca » 09 out 2019, 00:15

mjr Escreveu:
08 out 2019, 08:02
Mas que borlas? A eletricidade deverá ser sempre paga.

Concordo com o Migle, 20 postos de 3.7kW são muito mais úteis que 3 de 22kW, grosso modo!
Não sei se concordo com essas contas. E o Migle não referiu 20 postos de 3.7 mas sim 6 ou 7 tomadas de 3.7 kW.
Mas veremos...
Com as 12 tomadas de 3.7 kw carregas 12 VE durante 8 horas (ou horário de trabalho ou período nocturno)
Com 2 tomadas de 22 kw podes carregar até 16 VE nas mesmas 8 horas, e note-se que nem todos necessitarão de carregar dos 0% aos 100%.

Certamente não há uma solução única.
Defendo que os locais de carga possam ter potências diferentes, desde PCR >=50 kW, passando por PCN de 22, 7,4 ou 3,7 kW, possibilitando o utilizador de escolher de acordo com as suas necessidades.

Mais uma vez estamos a discutir este temas por falta de pontos de carga.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Mensagem por mjr » 09 out 2019, 07:08

Bruno, a proposta era para carregamento noturno de baixo custo para permitir que pessoas sem garagem tenham uma experiência semelhante às pessoas que têm garagem. Não estou a ver as pessoas durante a noite a irem trocar os carros, não faz sentido.

As contas são simples um posto de 22kW tem 3x32A, logo dá para separar em 2x16 x 3, ou seja 6 postos de 16A por cada posto de 3x32A. Para os 3 postos de 22kW que indiquei dá então para 18 posto, que eu arredondei para 20.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Carregamento”