Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Mensagem por RJSC » 12 mai 2019, 23:44

Nelson Escreveu:
12 mai 2019, 12:21
Paradoxalmente o tipo da MOBIE disse que estava a ser desenvolvido um sistema para estrangeiros que nos visitam. Estou extremamente curioso e provavelmente vamos chegar à conclusão que é mais muito simples que o sistema que temos para nós.

Volto a referir o que conta é transparência e simplicidade.
E o preço? Fui eu que questionei sobre os estrangeiros por ter feito uma viagem a Sevilha e poder carregar pagando na hora com cartão de crédito numa app, só que é muito, mas muito mais caro que em Portugal com um contrato com um CEME. Um carregamento para um Leaf 30kWh nas lonas que aqui me sai a 3€ lá ficou por 11,50€.
Essa alternativa pode ser simples mas só é boa para um turista que venha aqui menos de uma vez por ano como eu fui a Espanha.

Um Espanhol que inocentemente atravesse a fronteira sem ter pedido um cartão a um CEME português com meses de antecedência, precisa de carregar para voltar e fica a pé. Mas depois da barraca com a cobrança de portagens nas EX-Scut aos Espanhóis eles já não devem estranhar muito esta esquemas mirabulantes em Portugal.
Última edição por RJSC em 13 mai 2019, 22:37, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Mensagem por BrunoAlves » 12 mai 2019, 23:52

Mas carregaste. Seguiste viagem e não ficaste apeado.
11,5€ é muito caro sim, mas pontualmente pagar 5,75€/100km (talvez mais um pouco) não é nenhum ultraje. E pudeste seguir viagem, sem complicações, bastou pagar.

Como é que pagas só 3€ para carregar o Leaf em PCR ou PCN cá? O meu tem uma bateria equivalente e creio que consiga carregar por esse preço fora de casa :think:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Mensagem por RJSC » 13 mai 2019, 00:29

Num posto a cobrar ao kWh e CEME ao kWh com tarifário bi-horário em que o fim de semana (quando costumo utilizar PCRs) é período vazio.
Última edição por RJSC em 13 mai 2019, 12:15, editado 1 vez no total.

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Mensagem por Erbium » 13 mai 2019, 09:14

Nonnus Escreveu:
12 mai 2019, 07:48
A questão dos preços não estarem afixados e de nós só sabermos quanto vamos pagar por um carregamento no final do mesmo também foi abordada por mim e pelo Sérgio Magno. A resposta basicamente foi que não compete a mobi.e fiscalizar essas situações e se há ilegalidade no modelo tem de ser outras entidades a fiscalizar e atribuir as coimas.
Então a mobi.e serve para que? Não servem para reportar avarias, não servem para descomplicar a utilização dos postos, não servem para fiscalizar, servem para que? Fazer manutenções que deixam todos os postos fora de serviço?
Mais uma vez acabem com esta porcaria desta mobi.e! O dinheiro que poupam em presidentes, diretores, chefes, call-center, app's, site's, etc... dava para muitos postos...
Nonnus Escreveu:
12 mai 2019, 07:48
Ficamos a saber que até ao final do ano todos os concelhos do país terão pelo menos um posto de carregamento instalado. A funcionar é outra conversa porque mais uma vez a parte burocrática para certificação é complexa. Por exemplo os postos de Torres Vedras ficaram todos a funcionar para o ENVE mas alguns de forma ilegal, a qualquer momento podem ser desligados.
Quem é que disse isso?
Essa conversa da certificação complexa já enjoa... a Tesla certifica 20x mais potência em poucas semanas e "são estrangeiros"! :violin:

Nerusonu
Mensagens: 807
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Mensagem por Nerusonu » 13 mai 2019, 14:13

Segundo o Sr presidente serve para gerir a informação... Ou irá servir quando deixar de gerir a rede PCN tal como fez com os PCR. Ou seja vejam a Mobi.e como a SIBS para os multibancos, etc.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Mensagem por rimsilva » 13 mai 2019, 15:04

A questão deverá ser: para o que é que a mobi.e deveria servir (essas funções estão bem claras na legislação que regula a ME), não para o que serve, porque nesse caso sabemos que não serve de nada.
jfr2006 Escreveu:
12 mai 2019, 10:30
Eu já o tinha dito: o problema do modelo não está nos CEME e andar a fazer queixa aos mesmos pouco adianta.

O problema está numa lei absurda criada para proteger uma determinada entidade :evil:

E como indivíduos nunca vamos conseguir fazer mudar isso.

Já como entidade colectiva, a pressão pode ser maior.

Mas como já disse, parece que a única entidade que poderia fazer esta pressão, não está interessada no assunto e cada vez que eu falo no mesmo, a resposta é sempre a mesma: estou a falar mal :roll:

Quando quiserem mudar de atitude, para realmente protegerem e actuarem em nome daqueles que vos pagam as quotas, eu também mudo :evil:
A lei absurda que foi criada, teve como consequência prática a inclusão deste agente "CEME", neste esquema mirabolante, fazendo com que tenhamos 2 intervenientes totalmente autónomos a ditar as "leis" que bem entendem, com os preços que querem e critérios de cobrança à vontade do freguês.

Sinceramente a minha única esperança é a que exista uma mudança de decisores políticos ou (melhor ainda) imposições comunitárias de forma a uniformizar as politicas de ME.

Tudo o resto não me parece que sirva de algo.
Está mais do que visto que nem numa comunidade tão pequena se consegue chegar a um consenso, de aspectos básicos a utilização correcta dos postos de caregamento (PCR vs PCN) ou mesmo um modelo simples de pagamento, porque até há quem ache que este modelo é bem simples...

Se não fosse tão triste até me ria com essa questão do pagamentos dos estrangeiros... E as justificações do presidente da mobi.e, ainda não tinham sido iniciados os pagamentos e já a mobi.e andava a testar uma aplicação fantástica que iria resolver tudo... Até estou a imagir, mais um fantástico esquema com um contrato instantâneo com um CEME para estrangeiros.

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Mensagem por Erbium » 13 mai 2019, 15:09

Nerusonu Escreveu:
13 mai 2019, 14:13
Segundo o Sr presidente serve para gerir a informação... Ou irá servir quando deixar de gerir a rede PCN tal como fez com os PCR. Ou seja vejam a Mobi.e como a SIBS para os multibancos, etc.
Gerir a informação... pedi para associar o meu cartão da galp à conta Mobi.e mandaram-me falar com a galp, a galp manda-me falar com a Mobi.e! :clap:

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Mensagem por hmendes » 13 mai 2019, 18:22

Erbium Escreveu:
13 mai 2019, 15:09
Nerusonu Escreveu:
13 mai 2019, 14:13
Segundo o Sr presidente serve para gerir a informação... Ou irá servir quando deixar de gerir a rede PCN tal como fez com os PCR. Ou seja vejam a Mobi.e como a SIBS para os multibancos, etc.
Gerir a informação... pedi para associar o meu cartão da galp à conta Mobi.e mandaram-me falar com a galp, a galp manda-me falar com a Mobi.e! :clap:
Same here!

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Mensagem por BrunoFonseca » 16 mai 2019, 12:29

A EVAZ também já me respondeu ao mail sobre os tarifários a aplicar nos PCN.
Dizem que estão a planear rever o tarifário actual e no qual também deverá ser tido em conta o tema dos PCN.

Parabéns à EVAZ pela boa relação com os clientes.

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Mensagem por RJSC » 16 mai 2019, 18:00

BrunoFonseca Escreveu:
16 mai 2019, 12:29
A EVAZ também já me respondeu ao mail sobre os tarifários a aplicar nos PCN.
Dizem que estão a planear rever o tarifário actual e no qual também deverá ser tido em conta o tema dos PCN.

Parabéns à EVAZ pela boa relação com os clientes.
A EVAZ cobra ao kWh, não faz qualquer sentido ter um tarifário diferente para PCR e PCN.
O OPC tem custos superiores com instalção e operação de um PCR por oposição a um PCN, o CEME não tem custos diferentes.

Responder

Voltar para “Carregamento”