caz Escreveu: ↑22 jul 2019, 14:25
O que fazia sentido era um regulamento totalmente diferente, mas infelizmente, mas tendo este por base interessa darmos contributos por forma a tornarmos minimamente razoável.
O que precisamos é de fomentar o investimento por parte dos OPC, pois são estes que fazem os investimentos na rede de carregadores.
As minhas contribuições:
A) TAXAS EGME
1) A cobrança ser sempre como estava prevista anteriormente, ou seja,
UVE -> CEME -> EGME
CEME -> OPC
CEME -> CSE
2) A taxa a cobrar pela EGME deveria ser uma das componentes da fatura, ou seja, a fatura do CEME ao UVE deveria ter:
- Valor a pagar ao CEME
- Valor a pagar ao OPC
- Valor a pagar à EGME
- IVA
Esta taxa deveria ser uma percentagem do valor total (tal como é o IVA) e deveria ser baixa. Mais do que 10% já é demasiado.
3) O CEME deveria dar uma garantia bancária tendo em conta o montante que recebe dos clientes, por forma a salvaguardar o pagamento às outras entidades. Não faz sentido o OPC e DPC darem garantias bancárias pois são entidades que recebem dinheiro.
4) Não são cobradas quaisquer outras taxas aos CEME, OPC e DPC, pois as taxas são cobradas directamente na fatura aos UVE
5) O valor total das taxas devem ter em consideração que, se pretende ter o maior número de postos, mesmo que estes não tenham muitos carregamentos e que os valores a cobrar aos UVE, incentivem a mudança para a ME. Nesta última questão deve-se ter em conta que existem postos e veículos que carregam a 3.7 Kw e o custo de 15 Kwh aos 100 Km deve ser inferior a 5-7€ (incluindo todas as componentes)
B) MEDIÇÃO
1) Os carregadores têm de ser homologados pela EGME, logo os medidores devem estar de acordo com as directivas comunitárias (MID)
2) As medições dos carregamentos devem ser tiradas directamente dos medidores dos carregadores (não é necessário andar com curvas de potência da EDP para a Mobi.E)
C) Energia consumida pelo Posto de Carregamento
1) Deveria ser pago de acordo com a energia para a mobilidade elétrica, ou seja, não ter TERMO FIXO de potência e pagar a TAR da ME
2) Isenção da taxa de ligação à rede - um posto de carregamento de 2x20 Kw necessita de pagar >500 € para se ligar à rede.
D) Aprovações - Deveria existir um procedimento expedito para aprovação dos postos de carregamento. Uma vez que os postos são homologados e as regras são claras, deveriam existir SLA para ligação dos mesmos à rede
E) O RME deveria prever uma forma qq de pay-as-you-go, quer por APP quer por contactless payment
A parte dos CEME entrarem em incumprimento e ficarmos sem cartão para carregar não me preocupa, pois temos sempre vários cartões