Regulamento da Mobilidade Elétrica

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por Orlando » 16 set 2019, 21:56

Continuo a dizer que o modelo dever ser: Cartão Multibanco, só e apenas!
Tanta vez que abasteci diesel e a própria bomba tinha MB.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por caz » 16 set 2019, 22:09

Não é essa a tendência dos meios de pagamento. No país mais evoluído nesta área (China) é tudo feito por WeChat.

Cartões multibanco ou visa são mais taxas e custos... Logo menos postos.

Prefiro o modelo atual ou apps e ter mais postos

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por caz » 17 set 2019, 08:48

mjr

Tenho uma questão que provavelmente terás informações que podes partilhar

Eu não tenho particular preferência sobre o modelo da mobilidade elétrica, porque acho que isso não resolve o problema de falta de investimento em pontos de carregamento.

Em minha opinião acho que a rede/DGEG deveriam tirar dos OPC algumas taxas fixas aos OPC por forma a reduzir o risco do investimento.

Já percebi que achas que dificilmente nesta fase eles aceitam isso.

A minha questão é quais as medidas achas que eles vão melhorar para inverter a situação atual? Ou será que eles acham que a rede que temos já é excelente e está tudo bem?

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por rimsilva » 17 set 2019, 10:17

Não há modelo, regras ou cartões de multibanco que nos valha se não existir uma estratégia de alargamento da rede de carregamento por parte do governo. È urgente surgir um plano para que em X tempo, existam N postos a cobrir todo o território, obrigando (por exemplo) à tal instalação de carregadores em todas as estações de serviços nas AE.

Os privados só estão a olhar para o curto prazo, por isso só investem onde há lucro imediato - nas cidades - È isso que a EDP comercial, Prio e outros têm feito nos últimos tempos.

Os meios de pagamento poderiam ser vais diversificados, no entanto são meros pro-forma, o MB até está cada vez mais em desuso e está a ser substituído por aplicações ou cartões virtuais (paypal, revoluts, etc...).

Não adianta usar um MB se a rede mobi.e tem um mau sistema de comunicação, que está constantemente a ter quebras deixando os postos offline, não permitindo carregar sequer, quanto mais pagar...(sobretudo

Quanto às taxas e taxinhas, no final quem as acaba por pagar somos nós, de forma directa ou indirecta, acho que é uma falsa questão também, o grande mal, a meu ver é a limitação que o OPC tem na gestão da sua actividade, já que não pode negociar ou até produzir a energia a usar nos seus postos, vendo o resultado do seu investimento em postos ser "levado" por uma CEME que não contribui nada ou próximo de nada para o crescimento da ME.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por mjr » 17 set 2019, 13:01

Sou levado a concordar com o rimsilva de que para termos uma rede de PCRs no interior é necessário mais investimento público. Aliás a própria UVE já o propôs há cerca de um ano quando foram pedidos à sociedade cível grandes investimentos para o PNI 2020-2030, criando uma rede de carregadores de 150kW com vários stalls em todas as áreas de serviço das AE principais (sim, eu sei que muitos não consideram as AS das AE como o local ideal, mas são os locais mais óbvios, com todas as condições para ter esses postos, incluindo ligação em MT).

O racional foi de que só com uma rede abrangente é que seria possível manter as taxas de crescimento de vendas de VE.

Mas não tenho grandes ilusões sobre o assunto...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por migle » 17 set 2019, 22:33

mjr Escreveu:
17 set 2019, 13:01
Sou levado a concordar com o rimsilva de que para termos uma rede de PCRs no interior é necessário mais investimento público.
Ou dos construtores de automóveis. Pessoalmente, acho que o investimento deve ser público, porque o maior benefício não é para quem vende automóveis, é para o futuro e para o deficit comercial, e desligar a boa ou má execução orçamental das flutuações do preço do petróleo.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por caz » 19 set 2019, 18:46

Acho que o problema não é o investimento, mas sim os custos de operação e a incerteza regulamentar.

Já disse anteriormente que pagar as taxas que a erse propõe ou mesmo as que a UVE sugeriu é impossível fazer investimento em locais com pouca procura. Mesmo sendo agora de borla, ninguém vai investir para correr esse risco.

Os OPC já ficaram escaldados de ter de suportar a energia gratuita com sucessivos atrasos no início da liberalização.

Era importante fazer cair essas taxas e liberalizar todo o mercado.

Como disse anteriormente, é preferível que a mobie (através dos CEME) comece a cobrar já uma taxa de 2-3% e ficar o modelo definitivamente fechado

Também não se compreende como temos uma TAR para os carregamentos e outra para os pontos de carregamento. E fazer contas ridícula de calcular a potência a cobrar pelo posto. Só complica e coloca mais um custo fixo que é independente das receitas (logo mais risco). Aplicar a TAR da mobilidade elétrica a todos os consumos da mobilidade só facilitaria as coisas, iriam aparecer mais postos e no fim do dia todos iriam ganhar mais

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por mjr » 19 set 2019, 20:42

Como assim uma TAR para os carregamentos e outra para os pontos de carregamento?

Só há uma TAR da mobilidade elétrica, pode é ser de BT ou de MT.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por caz » 21 set 2019, 00:31

mjr Escreveu:
19 set 2019, 20:42
Como assim uma TAR para os carregamentos e outra para os pontos de carregamento?

Só há uma TAR da mobilidade elétrica, pode é ser de BT ou de MT.
Acho que estás enganado.

Pelo que li na proposta de regulamento, os consumos dos carregamentos são cobrados de forma totalmente variável com uma TAR que é mais elevada que o normal para incorporar o termo fixo de potência. Já os consumos do posto de carregamento, ou seja, o consumo da eletrónica que está lá dentro, é cobrado com uma TAR normal, em que para calcular o termo fixo e potencia é descontada a potencia dos consumos para calcular a potencia necessária para alimentar a eletrónica do carregador.

Isto é ridículo, pois o consumo do posto de carregamento é obviamente baixo relativamente ao total e estar a calcular termos de potencia todos os meses para calcular isto é simplesmente ridículo.

Adicionalmente, é mais uma componente fixa para o OPC pagar e logo é mais uma componente fixa para agravar um risco de um negócio cuja procura se espera crescente, mas não se sabe quando.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por mjr » 21 set 2019, 08:33

Ah, agora percebi.

Eu discordo que não faça sentido.

Primeiro, numa instalação normal apenas com os postos a parte a pagar pelo OPC será ridiculamente baixa. Será o valor de escalão mais baixo, ou seja 5A. 2 ou 3 € por mês. A parte do consumo dos postos líquida dos carregamentos também terá um valor muito baixo, mas é energia e tem de ser paga!

Segundo, quem te garante que na instalação apenas tem postos? A parte interessante da coisa é que podes ter uma instalação por exemplo de um restaurante onde ligas um posto de carregamento. Neste caso o consumo da instalação até pode ser mais elevado do que os carregamentos, mas o detentor da instalação não vai ter um aumento da potência contratada a pagar porque esse valor é também líquido da potência do posto.

Resumindo, de facto só há uma TAR da mobilidade elétrica. O que falas é a TAR normal (no termo fixo e na energia) que todas as instalações pagam. E claro que os OPC (ou o detentor da instalação!) têm de a pagar.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Carregamento”