Regulamento da Mobilidade Elétrica

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por mjr » 13 set 2019, 10:14

Eu só estou a clarificar a coisa. Não estou a defender nada. Lançar frases feitas é fácil, mas para sermos justos temos de ponderar todas as vertentes e não uma ideia simplificada que temos dentro da nossa cabeça. É que na verdade as coisas são SEMPRE muito mais complexas do que aquilo que nós achamos à primeira vista. Esta atitude de dizer que é tudo muito simples, basta o OPC vender eletricidade e está resolvido é o típico treinador de bancada. O mundo é muito mais complexo do que parece...

Por exemplo, achar que o lucro do CEME é apenas a diferença entre a TAR e o custo da eletricidade no mercado grossista é uma simplificação... grosseira. Têm ideia quanto custa criar e afinar um software de faturação? O "Billing" é uma parcela dos custos significativa nas utilities. E há certamente mais custos que não me estou aqui a lembrar.

Ou que a TAR é para a EDP distribuição. Demasiado simplificado e falso. Vai lá ver À ERSE para onde vai a TAR e depois falamos... Ainda por cima é completamente irrelevante para a questão em discussão pois um OPC que vendesse energia também teria de pagar TAR. Isto sim, é uma jogada de político, falar de coisas não relacionadas só para provar um argumento.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por beme83 » 13 set 2019, 10:33

mjr Escreveu:
13 set 2019, 10:14
Por exemplo, achar que o lucro do CEME é apenas a diferença entre a TAR e o custo da eletricidade no mercado grossista é uma simplificação... grosseira. Têm ideia quanto custa criar e afinar um software de faturação? O "Billing" é uma parcela dos custos significativa nas utilities. E há certamente mais custos que não me estou aqui a lembrar.
Neste caso o "Billing" é do mais fácil a fazer pois os dados são todos fornecidos pela Mobie ou seja apenas têm de pegar nos valores fornecidos pela Mobie e aplicar as suas tarifas e as tarifas dos OPC. Não será o mais custoso não. Tenho a certeza que ser CEME é mais vantajoso do que OPC pois o CEME não tem custos afundados pois só entra no mercado quando já há infraestutura o OPC não.

Esta Legislação está completamente obsoleta e impraticável no mundo real pois leva a que no Longo Prazo apenas existam PCRs nas cidades e AE e tudo o resto é paisagem tornando movimentos de longas distâncias com VE mais antigo impraticáveis.

É claro que com VEs de + de 50kw num país com a nossa dimensão os PCRs ou redes tornam-se quase desnecessários para o consumidor final. (empresas é diferente) se os preços praticados continuarem muito altos.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por mjr » 13 set 2019, 10:41

Não é o que tenho lido e ouvido dizer por parte dos CEMEs. ALiás tendo em conta o tempo que demoraram a afinar e os erros constantes nas faturas e a borrada do processo de entrada de novos contratos, mesmo sendo só incompetência o custo ainda é significativo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por BrunoAlves » 13 set 2019, 10:51

mjr Escreveu:
13 set 2019, 10:14
Ainda por cima é completamente irrelevante para a questão em discussão pois um OPC que vendesse energia também teria de pagar TAR
É exactamente isto que eu quero dizer quando insisto em permitir ao OPC comprar a energia onde lhe for mais vantajoso. Os 10cts/kWh (que até são preço de saldo para a ME) da TAR só se pagam em BT. Outros fornecimentos têm outras regras para pagar a distribuição.

Se o OPC se abastecer em MT, as contas são outras. Se o OPC se abastecer de uma instalação existente (ex: áreas de serviço que já terão MT, uma empresa que albergue o PCR, um parque de carregamento com múltiplos PCR e um único PT, etc) as contas são outras. Se o OPC tiver acesso a energia renovável (a empresa onde trabalho tem 80kW em painéis solares, porque não disponibilizar um ponto de carregamento pago se o quiser fazer?) as contas são outras.

A imposição da TAR residencial para fornecimentos de energia que são maioritariamente (ou deviam ser!) em MT prejudica o cliente, na minha opinião.
Sei que é uma das sugestões da UVE, imputar o diferencial do custo ao CEME, mas não resolve o problema de fundo. Que é exactamente haver um CEME :mrgreen:

Edit:
Esta atitude de dizer que é tudo muito simples, basta o OPC vender eletricidade e está resolvido é o típico treinador de bancada
Não se trata de "o OPC vender electricidade". Trata-se de acabar com esta protecção ridícula aos comercializadores de electricidade num negócio que não é deles, no que ao utilizador final diz respeito. Não é o OPC vender electricidade, é o OPC ter a liberdade de ir buscar a electricidade onde lhe for mais vantajoso (nem que seja a uma cabine de um motor de poço numa aldeia se isso for tecnicamente viável - exagero intencional :mrgreen: ) e vender o serviço de carregamento de veículos eléctricos. Entre o fornecimento de energia e o carro há equipamentos aos quais o comercializador é totalmente alheio e, no modelo actual, dos quais está a obter lucro.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por BrunoFonseca » 13 set 2019, 11:29

mjr Escreveu:
13 set 2019, 10:14
Eu só estou a clarificar a coisa. Não estou a defender nada. Lançar frases feitas é fácil, mas para sermos justos temos de ponderar todas as vertentes e não uma ideia simplificada que temos dentro da nossa cabeça. É que na verdade as coisas são SEMPRE muito mais complexas do que aquilo que nós achamos à primeira vista. Esta atitude de dizer que é tudo muito simples, basta o OPC vender eletricidade e está resolvido é o típico treinador de bancada. O mundo é muito mais complexo do que parece...

Por exemplo, achar que o lucro do CEME é apenas a diferença entre a TAR e o custo da eletricidade no mercado grossista é uma simplificação... grosseira. Têm ideia quanto custa criar e afinar um software de faturação? O "Billing" é uma parcela dos custos significativa nas utilities. E há certamente mais custos que não me estou aqui a lembrar.

Ou que a TAR é para a EDP distribuição. Demasiado simplificado e falso. Vai lá ver À ERSE para onde vai a TAR e depois falamos... Ainda por cima é completamente irrelevante para a questão em discussão pois um OPC que vendesse energia também teria de pagar TAR. Isto sim, é uma jogada de político, falar de coisas não relacionadas só para provar um argumento.
Mas haver 2 intervenientes no processo CEME e OPC apenas duplica os custo operacionais. É claro que o CEME tem custos assim como o OPC, mas se um deles cair só alguns desses custos migram para o que existir e não a totalidade.
Ganha o agente e ganha o uve.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por mjr » 13 set 2019, 11:50

@BrunoAlves

Pois, já agora também instalo uns painéis solares num campo e começo a vender eletricidade à fábrica ao lado. Tudo o que usa a RESP tem de se sujeitar às regras. Eu discordo de várias, nomeadamente ao nível da produção para auto consumo, mas dura lex sed lex.

A TAR de MT não paga a parte da distribuição, mas a diferença não é assim tão grande quanto já cheguei a pensar. Há que pagar à REN (BTW, esta sim tem rendas garantidas) e os custos de interesse geral (os CMEC e afins).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por mjr » 13 set 2019, 11:54

@BrunoFonseca

Sim, é verdade. São mais bocas a alimentar, e sim nesta fase embrionária esses custos são mais significativos. É um ponto a favor do modelo simplista.

Claro que o custo extra trás as tais vantagens do modelo integrado. E a grande desvantagem que a meu ver é existir um ponto único de falha.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por caz » 13 set 2019, 13:26

BrunoFonseca Escreveu:
13 set 2019, 00:54
caz Escreveu:
12 set 2019, 17:37
Com uma revisão do regulamento da mobilidade elétrica em que os OPC têm de pagar 500€/ mês à Mobi.E, é óbvio que para os OPC é melhor que os postos fiquem avariados (ou desligados).

A questão do interior só se resolve com apoios do estado. Já no litoral acho que bastava acabarem com as taxas da Mobie aos OPC e o termo fixo de potência (que antigamente se chamava aluguer do contador) e passar a cobrar toda a energia como já cobram nos carregamentos (em que a TAR é mais cara para acomodar as componentes fixas).

Actualmente, quando os OPC fazem contas, para além do investimento inicial, têm de fazer quanto têm de estar a suportar em custos até que existam carros suficientes para fazer face ao seu investimento e custos mensais. Retirando estas componentes, o custo recorrente passava a ser variável, logo diminuía significativamente o risco

Para pagar à Mobie, basta os CEME cobrarem-nos directamente uma taxa quando fazemos os carregamentos. Já que querem seguir o modelo da SIBS cobrem ≤3%.
Façamos então um levantamento dos custos de um OPC:
1) Licença OPC 1.000€
2) O Posto (entre ~3.000€ se for PCN e 18.000€ se for PCR)
3) Instalação do posto (entre ramais e diabo a 7, talvez uns 1.500€?? para PCN, não faço de todo ideia se for para PCR)
4) Custos de electricidade (running cost do posto ~175€ /ano?) - Não contempla a electricidade que vai do posto ao VE
5) Manutenção dos postos (~180€ /ano /posto?)
6) Contabilidade organizada (no minimo 150€/mes)
7) Seguro Responsabilidade Civil (prémio de um seguro obrigatório de 500.000€... não faço ideia quanto isto possa ficar)
8) Inspecção (de 4 em 4 anos pode ser alvo de inspecção com um custo de 200€ / posto)
9) Garantias Bancárias no valor de 2.000€ de 4 em 4 meses (julgo que garantias bancárias não é o mesmo que ter que pagar este valor a EGME)
10) Segundo o RME, o OPC deverá ter o seu próprio callcenter (não são especificos se bastará uma telefonista 24h/dia ou algo com mais prestigio, seja como for terá custos)
11) Vencimento da equipa de gestão. O negócio pode ter custos de outsourcing, mas o gestor da empresa tem que tirar algum para ele...
12) No meio disto tudo não sei se o OPC ainda terá que pagar mais taxas à EGME...
13) Possíveis rendas para colocar os postos em determinados sítios e/ou licenças

Será que a cobrarem entre 1,5 e 3 cêntimos / min conseguem fazer face a tantas despesas? (só com muitos postos para diluir custos fixo)
Será que a taxa de ocupação dos postos pagos é tão elevada como a dos gratuitos? (não me parece)

A minha conclusão é que a própria ME poderá estar a asfixiar, isto é, os 1ºs utilizadores de VE, devido a uma rede deficiente, têm na sua maioria postos de carregamento doméstico, logo não irão utilizar os postos públicos pagos por terem valores muito superiores aos praticados em casa. Por outro lado não surgem novos UVE pois os preços dos postos pagos+VE fica pouco atractivo face aos ICE. Assim os OPC têm que tratar "com pinças" o assunto do preço a cobrar, e isto acontece pois o CEME leva tudo...

Do que sei faltam-te aqui algumas rúbricas adicionais:
- Taxa de ligação para um PCN são um pouco mais de 500 €, para um PCR não sei quanto é
- Polícia para estar a olhar para os funcionários do OPC a fazerem o buraco no passeio (já ouvi dizer que eram 80 €, mas também ouvi dizer que eram uns 200€)
BrunoFonseca Escreveu:
13 set 2019, 00:54
12) No meio disto tudo não sei se o OPC ainda terá que pagar mais taxas à EGME...
Segundo a proposta do novo regulamento está previsto o pagamento de uma taxa e refere que o valor da garantia bancária dá para 4 meses desse valor.

A minha opinião é que este valor para a EGME (Mobie) deveria ser cobrado nos carregamentos, como uma percentagem do valor total.

Um dos problemas do regulamento é que atira o risco do negócio totalmente para os OPC. A Mobie independentemente de existirem VE ou não fica com os seus custos cobertos pelos OPC. Obviamente, com este modelo não existem interessados no desenvolvimento da rede.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por BrunoAlves » 13 set 2019, 13:37

mjr Escreveu:
13 set 2019, 11:50
@BrunoAlves

Pois, já agora também instalo uns painéis solares num campo e começo a vender eletricidade à fábrica ao lado.
Não... Isso é completamente diferente de carregar veículos eléctricos, é óbvio que não podes fazer uma puxada de uma empresa e alimentar a casa ao lado e paga a empresa. Mas instalares um posto e vender o serviço de carregamento, sim. Vendes um serviço (i.e. tens receita) e não tens despesa que a cubra porque não pagas o sol (ainda :mrgreen: ), maior lucro. Maior lucro, mais impostos. Não?

De qualquer forma isto é uma das razões na minha opinião, a da liberdade de escolha do fornecimento. A outra era não precisar da MobiE. É ver a discussão sobre a Parkio, é ver os carregamentos lá fora,...
Edit: e o fim da calculadora, que não é um caso menor, não se saber quanto custa até daí a 2 meses
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por mjr » 13 set 2019, 18:22

Para o estado carregar um VE é fornecimento de energia, o serviço de carga é como a bomba de combustível. Sendo fornecimento de energia não estou a ver o estado de abdicar de ter controlo sobre o mesmo, é uma questão estratégica para o país. Especialmente quando usa a RESP. Em instalações isoladas sem ligação à RESP já me parece mais exequível, pois não usa um bem comum que é a RESP. O Sol é e continuará a ser gratuito, seria escandaloso deixar de o ser. Em Espanha acho que já voltaram atrás na lei que tinham sobre taxar a energia solar.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Carregamento”