Regulamento da Mobilidade Elétrica

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por caz » 21 set 2019, 10:07

Sou completamente contra. Porque é complicar aquilo que poderia ser simples.

A questão que referes do restaurante não faz sentido, pois a ligação para os postos de carregamento não pode servir para outros fins.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por mjr » 21 set 2019, 10:15

Onde é que viste isso, que a energia da instalação apenas pode ser usada para o carregamento dos VEs?

Deixo como exemplo os DPCs que usam a instalação dos condomínios para o carregamento de VEs...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por caz » 21 set 2019, 15:31

mjr Escreveu:
21 set 2019, 10:15
Onde é que viste isso, que a energia da instalação apenas pode ser usada para o carregamento dos VEs?

Deixo como exemplo os DPCs que usam a instalação dos condomínios para o carregamento de VEs...

Num DPC é diferente. Mas se ele estiver a retirar energia da sua instalação, o termo de potência já está a ser pago.

Só que nos OPC com carregadores em que o quadro elétrico e contador estão dentro do posto de carregamento (PCN e PCR). A energia é exclusiva para o posto de carregamento.

Se for essa a dúvida é melhor obrigar todos os postos de carregamento a terem um circuito independente e contador único para isso.

Por isso é que não faz sentido estar com duas TAR diferentes, uma para os carregamentos e outras para os postos. Basta cobrar apenas o consumo dos carregamentos e do posto e aplicar sempre a TAR de mobilidade elétrica

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por mjr » 21 set 2019, 17:05

Esse é um caso particular mas a lei tem de ser geral e abstrata e não se focar num caso particular.

Exemplos onde a instalação é/pode ser partilhada:

- Shoppings.
- Areas de Serviço.
- parques de estacionamento fechados.
- condomínios.
- Empresas.

Além disso, no exemplo que dás nem vejo sequer a relevância de pagar 2€ de potência por mês e mais uns trocos em energia.

Cobrar a TAR da mobilidade elétrica para um consumo que não é de fornecimento a um veículo elétrico é que não faz, a meu ver, sentido.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por BrunoAlves » 21 set 2019, 17:09

Por isso é que isto é tudo ridículo. Alguém compra a energia como quiser, paga TAR e o que lhe for exigido, vende ao cliente o serviço de carregamento ao preço que define. Todas estas nuances estão imediatamente cobertas.

Fácil, não? Sim, fácil :clap:
Sistema ridículo para o qual foi proposto um regulamento igualmente ridículo. Estou curioso para saber o que vai resultar da consulta pública.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por mjr » 21 set 2019, 17:22

Pergunto se têm consultado os OPCs sobre a opinião que eles têm do RME e do modelo da ME. É que o principal opositor é aquele que menos esperam.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por mjr » 21 set 2019, 17:25

BrunoAlves Escreveu:
21 set 2019, 17:09
Por isso é que isto é tudo ridículo. Alguém compra a energia como quiser, paga TAR e o que lhe for exigido, vende ao cliente o serviço de carregamento ao preço que define. Todas estas nuances estão imediatamente cobertas.

Fácil, não? Sim, fácil :clap:
Sistema ridículo para o qual foi proposto um regulamento igualmente ridículo. Estou curioso para saber o que vai resultar da consulta pública.
Facílimo. E depois os pequenos OPCs desaparecem todos porque não conseguem ter preço nem escala para combater com os grandes.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por BrunoAlves » 21 set 2019, 18:07

Eu sei disso. Não tenho é a certeza que essa "vantagem" seja vantajosa (passe a redundância) para o consumidor.

Eu vejo uma Fastned a instalar postos que nem pipocas, cobertos, com painéis solares e um par de botas.
Vejo os 2 ou 3 operadores que mais se lêm na Noruega com estações mistas de carregamento que até me fazem babar.
Vejo a Sodetrel em França que tem a larga maioria dos PCR em auto estrada (nem sempre a funcionar bem, mas nada que já não estejamos habituados).
Já para não falar de ionity e a própria Tesla.

Todos eles, todos, permitem chegares ao posto e pagar. Em todos eles sabes quanto vais pagar antes de usar.

É assim tão importante termos 20 OPC registados? É assim tão diferente de outra área de negócio qualquer, onde quem mais disponibiliza (regra geral) mais preponderância tem no mercado?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por mjr » 21 set 2019, 18:13

Pressões por parte da inominável para alterar o modelo não têm faltado, de facto. Curiosamente muitos dizem que este modelo foi feito à medida dela, quando não podia estar mais longe da verdade.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por caz » 21 set 2019, 18:17

Não consultei nenhum OPC pois não conheço nenhum. O que constato é que não vejo investimento suficiente para termos os postos necessários à massificação da ME.

Em minha opinião não é problema dos OPC, mas sim porque percebo que este modelo coloca muitos custos fixos e o negócio deles é bastante variável, pois depende da evolução da adopção dos VE. Por isso é que não existe investimento (destes ou doutros OPC).

Por isso é que defendo que devíamos ter tudo variável. A principal barreira são as taxas da Mobi.e, que no meu entender deviam ser feitas directamente nos carregamentos num valor variável (acho que 2%-3% seria um valor razoável).

Mas relativamente ao modelo, eu concordo contigo e vejo vantagens no modelo atual, pois permite que pequenas entidades, se possam constituir como OPC e isso permite que possam existir muitos pontos de carregamento com pequenos investidores locais (muitas vezes com interesses de dinamizar o seu negócio local). Mas se tiverem custos recorrentes, estas pessoas obviamente não vão investir.

Responder

Voltar para “Carregamento”