Regulamento da Mobilidade Elétrica

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por BrunoFonseca » 21 jul 2019, 20:30

mjr Escreveu:
21 jul 2019, 20:27
BrunoFonseca Escreveu:
21 jul 2019, 20:22
Outra conclusão que tiro sobre as garantias dos OPC, que servem para pagar as Taxas à EGME, é que 2.000€ por posto a cada 4 meses, dá 500€ por posto por mês. Isto irá certamente encarecer em muito a utilização do posto.
As garantias não são a cada 4 meses. São apenas uma espécie de caução para o caso de incumprimento, one shot. E não têm de ser em dinheiro, podem ser uma garantia bancária / seguro, mas têm sempre custos.
Sim, mas as garantias servem para garantir (passo a redundância) que algo é pago, e neste caso o que o OPC terá que pagar à EGME são as taxas:
"O OPC deve prestar uma garantia não inferior a quatro meses de pagamento da tarifa da EGME a que se encontre sujeito, não podendo tal valor ser inferior a 2000 euros por ponto de carregamento integrado na rede de mobilidade elétrica."

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por BrunoFonseca » 21 jul 2019, 20:32

mjr Escreveu:
21 jul 2019, 20:28
BrunoFonseca Escreveu:
21 jul 2019, 20:26
mjr Escreveu:
21 jul 2019, 18:53

Se por algum motivo o CEME não pagar o UVE é que se lixa!
Devia ser criado algum processo de contingência, caso o CEME seja suspenso, de forma a que o UVE possa proceder ao carregamento do seu VE até contratar outro CEME.
art 32º é insuficiente para garantir que o UVE possa utilizar a rede. 15 dias pode ser insuficiente para celebrar novo contrato com outro CEME e obriga o UVE a consultar a pagina da EGME todos os dias....?

Eu não entendi isso da leitura que fiz. O que acontece é que o CEME fica suspenso de validar novos cartões/clientes, havendo um prazo de meses até os cartões dos clientes atuais ficarem inativos (estou a falar um bocado de cor, é isto que me lembro do que li ontem). É para isso que serve a garantia de 100k€ dos CEMEs.
"Caso o incumprimento seja de um CEME em relação à EGME, imediatamente após o prazo de pagamento da fatura, o CEME é suspenso da rede de mobilidade elétrica (note-se que apenas será excluído na situação em que o incumprimento persista até ao final do quarto mês em dívida), o que significa que não será ativado nenhum outro meio de autenticação de um UVE cliente do referido CEME. Tal permite que os UVE do CEME em causa possam continuar a utilizar a rede de mobilidade elétrica, pelo menos até ao final do quatro mês em dívida, sem terem necessidade de contratar com um outro CEME. Ao mesmo tempo, permite também controlar a dívida que o CEME em causa possa gerar."
O não ativar outro meio de autenticação refere-se, a meu ver, a novos cartões. Os antigos têm o tal prazo de 4 meses.
Não me parece que os CEME deixem de cumprir as suas obrigações, mas se acontecer, este ponto vai dar raia...

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por BrunoAlves » 21 jul 2019, 21:21

O OPC dever garantias à MobiE :lol:
Admitam. Tem piada :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por mjr » 21 jul 2019, 21:44

BrunoFonseca Escreveu:
21 jul 2019, 20:30
mjr Escreveu:
21 jul 2019, 20:27
BrunoFonseca Escreveu:
21 jul 2019, 20:22
Outra conclusão que tiro sobre as garantias dos OPC, que servem para pagar as Taxas à EGME, é que 2.000€ por posto a cada 4 meses, dá 500€ por posto por mês. Isto irá certamente encarecer em muito a utilização do posto.
As garantias não são a cada 4 meses. São apenas uma espécie de caução para o caso de incumprimento, one shot. E não têm de ser em dinheiro, podem ser uma garantia bancária / seguro, mas têm sempre custos.
Sim, mas as garantias servem para garantir (passo a redundância) que algo é pago, e neste caso o que o OPC terá que pagar à EGME são as taxas:
"O OPC deve prestar uma garantia não inferior a quatro meses de pagamento da tarifa da EGME a que se encontre sujeito, não podendo tal valor ser inferior a 2000 euros por ponto de carregamento integrado na rede de mobilidade elétrica."
Por isso é que eu considerei excessivo e propus em primeira análise um valor de 500€ por posto por quadrimestre. Se num PCR em área urbana é possível 30-40 sessões por dia, num PCN as taxas para a EGME serão muito menores pois na fase comercial é expectável que os carregamentos sejam mais longos e não o oportunístico que uma carga gratuita proporciona. Mesmo com 40 sessões por dia dá 500/40/30 = 0,42€/sessão a pagar à EGME, o que continua, a meu ver, a ser excessivo.

Talvez uma separação de custos entre PCRs e PCNs nas garantias a prestar seja o mais ajuizado.

Algumas destas questões precisam que seja desvendado o racional por trás dos números apresentados pela ERSE.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por mjr » 21 jul 2019, 21:47

BrunoAlves Escreveu:
21 jul 2019, 21:21
O OPC dever garantias à MobiE :lol:
Admitam. Tem piada :mrgreen:
Esta questão das garantias só faz sentido se for recíproca, ou seja, que a EGME seja obrigada a indemnizar os OPC pelo tempo que não puderam faturar por indisponibilidade da rede.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por BrunoFonseca » 21 jul 2019, 23:41

Compreendo que é necessario regulamentar, mas parece-me que este RME vai afastar o investimento de privados, o que não é bom para a ME.

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por BrunoFonseca » 21 jul 2019, 23:43

Em suma, é entregar a ME aos gigantes do costume: Galp e EDP.

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por FullElectric » 22 jul 2019, 01:41

BrunoFonseca Escreveu:
21 jul 2019, 23:43
Em suma, é entregar a ME aos gigantes do costume: Galp e EDP.
Isso não é de agora. Essa é a intenção da ERSE desde o início
A ME está no caos que está grande parte culpa da ERSE, mas pelos vistos ainda querem afunilar mais
Quando vemos a entidade reguladora, que deveria estar preocupada em criar um sistema transparente, simples e concorrencial em prol da funcionalidade e do utilizador, mais preocupada em proteger EDPs e afins, está tudo dito
Este Regulamento é um disparate e um contrassenso. Continua assente no sistema convencional de distribuição elétrica, não permitindo a produção descentralizada de energia verde, que poderia/deveria ser produzida localmente pelos OPC o mais próximo possível dos locais de consumo, minimizando o stress nas redes elétricas permitindo o incremento sustentável das redes, maior disponibilidade de potência distribuída, melhor linearização de cargas.
O assunto deveria ser levado ao parlamento e convidar o Ministro de Ambiente e Transição Energética, Pedro Matos Fernandes a inteirar-se e pronunciar-se sobre o tema
Daqui a uns tempos, quando começarem a arder subestações da EDP devido aos incrementos esperados de consumo, vamos começar a ver notícias do género"...Carros Elétricos estão a provocar o Colapso do sistema elétricos Nacional...", e depois lá vamos nós todos ser obrigados a contribuir, ainda mais, para o reforço do sistema elétrico e garantia de operacionalidade das redes.
E isto porque a ERSE em vez de estar a fazer o trabalho que lhe compete, está mais preocupada em proteger a EDP

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por caz » 22 jul 2019, 07:57

mjr Escreveu:
21 jul 2019, 18:53
Estas garantias podem encarecer as operações dos OPC/DPC/CEME?
Naturalmente, mas são necessárias para todos os intervenientes se sentirem confortáveis. Eu considero o valor para os OPC muito exagerado, pois facilmente pode tomar valores muito elevados caso o OPC tenha muitos postos. Até porque esse valor serve para cobrir o risco da EGME face ao OPC, com uma utilização ainda muito reduzida em muitos postos tornaria ainda mais difícil a instalação de postos nos locais com menos utiização. Não pensei muito como mas acho que deveria ser um valor substancialmente inferior (tipo 500€ por posto no máximo) e ser ajustado anualmente consoante a evolução da rede. Nesta fase não podemos colocar entraves à instalação de mais postos.
É absurdo o valor das garantias e o facto de ser por posto. Então os postos normais vão pagar as mesmas garantias que os rápidos ???? Um posto rápido tem um investimento mais caro, mas também tem um nível de receitas muito mais elevado.

Se as taxas da EGME (leia-se Mobi.E) fossem directamente vísiveis na fatura, não eram precisas nenhumas garantias.

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por caz » 22 jul 2019, 08:02

mjr Escreveu:
21 jul 2019, 21:47
BrunoAlves Escreveu:
21 jul 2019, 21:21
O OPC dever garantias à MobiE :lol:
Admitam. Tem piada :mrgreen:
Esta questão das garantias só faz sentido se for recíproca, ou seja, que a EGME seja obrigada a indemnizar os OPC pelo tempo que não puderam faturar por indisponibilidade da rede.
Isto não faz sentido nenhum. O OPC deve receber dinheiro dos outros. Se a EGME / Mobi.E quer cobrar as taxas, então as mesmas devem ficar diretamente nas faturas cobradas aos clientes. Só assim temos transparência sobre o que nos custa a EGME /Mobi.E (será que é por isto que querem imputar as taxas aos CEME e aos OPC ????)

Adicionamente, a garantia diz que é para cobrir os custos das taxas da EGME num período de 4 meses, então estão a pensar cobrar 500€ por mês por cada posto de carregamento. Num posto rápido se estiver sempre a ser utilizado ainda penso que possa ser exequível, mas num posto lento é impossível pagar isto.

Responder

Voltar para “Carregamento”