Regulamento da Mobilidade Elétrica

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
caz
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Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por caz » 22 jul 2019, 08:08

mjr Escreveu:
21 jul 2019, 20:24
Sim, naturalmente que a UVE irá apresentar a sua visão de melhorias para este documento. Todos os associados podem fazer sugestões, mas para o processo ser ágil terá que haver uma comissão que faça uma compilação dessas sugestões para depois apresentar um documento único e estruturado.

A Tesla desde que opere em espaço de acesso privado não é obrigada a integrar a rede, como aliás é claro na proposta, embora o possa fazer se desejar. Terá é que limitar o acesso aos seus espaços de alguma maneira para não haver ambiguidades.

A questão do roaming e especialmente a de ser possível realizar o pagamento no local do carregamento é algo que terá de ser abordado, aliás no seguimento do manifesto recentemente publicado.
Se o RME deixa claramente a porta aberta à rede da TESLA (com a vantagem de não ter de pagar as taxinhas da EGME/Mobi.E) porque não regular para que o mercado fique livre para todos os cenários: Postos em espaço privado, Postos em espaço público,... ????

Precisamos de postos de carregamento para TODOS os veículos elétricos e com estas taxas à EGME é impossível alguém investir.

caz
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Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por caz » 22 jul 2019, 08:15

Um outro detalhe é o consumo de eletricidade do posto. No caso do regulamento atual o posto não pagava TERMO FIXO e agora passou a pagar para a parte do consumo próprio.

Em vez de estarem a fazer aquelas contas todas ( com curvas de potencia todos os 15min) para aferir qual o consumo de cada uma das partes (consumo do posto e consumo de cada carregamento), não era mais fácil efectuar as leituras directamente nos medidores instalados nos postos de carregamentos, cujos valores são lidos directamente pela Mobi.E ???

Bastava a Mobi-E enviar essa informação ao CSE e este faturar a diferença relativa aos consumo próprio do posto

Se todos os medidores têm de ser certificados, porque não confiam nos seus valores ??? Assim, quando liamos o consumo no posto, sabiamos logo qual o valor da fatura.

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mjr
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Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por mjr » 22 jul 2019, 09:21

Têm que ler o RME à luz da legislação existente. Não podem propor coisas para o RME que não encaixem no quadro legislativo existente pois pura e simplesmente serão ignoradas.

A questão do acesso privado/público está claríssimo na legislação, não será o RME que o irá alterar.
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Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por caz » 22 jul 2019, 09:26

BrunoFonseca Escreveu:
21 jul 2019, 20:30
mjr Escreveu:
21 jul 2019, 20:27
BrunoFonseca Escreveu:
21 jul 2019, 20:22
Outra conclusão que tiro sobre as garantias dos OPC, que servem para pagar as Taxas à EGME, é que 2.000€ por posto a cada 4 meses, dá 500€ por posto por mês. Isto irá certamente encarecer em muito a utilização do posto.
As garantias não são a cada 4 meses. São apenas uma espécie de caução para o caso de incumprimento, one shot. E não têm de ser em dinheiro, podem ser uma garantia bancária / seguro, mas têm sempre custos.
Sim, mas as garantias servem para garantir (passo a redundância) que algo é pago, e neste caso o que o OPC terá que pagar à EGME são as taxas:
"O OPC deve prestar uma garantia não inferior a quatro meses de pagamento da tarifa da EGME a que se encontre sujeito, não podendo tal valor ser inferior a 2000 euros por ponto de carregamento integrado na rede de mobilidade elétrica."

Só para reforçar que estas taxas não fazem qualquer sentido. Vamos imaginar que os OPC são entidades que investem sem querer ganhar nada e vamos fazer umas contas simples:

2000 em cada 4 meses são 6000€ ao ano por posto de carregamento

Cada posto de carregamento normalmente a grande parte do tempo está vazio (provavelmente agora não acontece, porque a rede tem postos a funcionar insuficientes para dar uma boa qualidade de servlço aos carros que existem). Mas vamos imaginar que 25% do tempo os postos estão ocupados.

Um dono de um hibrido na decisão de meto combustível ou eletricidade, o preço do carregamento com estas taxas e cobrando o OPC 0 (ZERO), fica somente 16€ por 15Kwh, logo a decisão é simples, mete gasóleo ou gasolina...

Obviamente este cenário é irrealista, pois o OPC também deve querer ganhar algum dinheiro...

Com estas taxas sobre os OPC, alguém vai querer investir na ME ???

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BrunoFonseca
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Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por BrunoFonseca » 22 jul 2019, 09:44

Eu tenho muitas dificultades em compreender em que medida este RME protege os intereses dos UVE e dos OPC.
No caso dos UVE, este regulamento dá a entender que os preços terão tendencia a subir e muito. Repare-se que já se considerava elevado aplicar o mesmo tarifário €/kWh dos PCR nos PCN, agora com as garantias a 2k€ por posto (para pagar taxa EGME) o OPC vai ter que cobrar horrores. Veremos como é que a KLC vai descalçar a bota quando cobra 1,5 centimos/min nos PCN dos politecnicos.
No caso dos OPC, este não vê garantidas compensações por indisponibilidade da rede e as garantia, apesar de as poder fazer reflectir no custo para o UVE são absurdas. É até possível que os OPC comecem a subtrair da rede os postos com menores taxas de utilização. Neste sentido nenhum OPC irá colocar postos em zonas do interior do país onde a incidencia de VE é ainda reduzida. Assim o efeito "rede" será uma utopia, existindo apenas em Lisboa e Porto e pouco mais.

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Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por rimsilva » 22 jul 2019, 10:23

Ainda não tive oportunidade de ler esse regulamente, mas quando as coisas estão "tortas" logo à nascença, nada (ou muito pouco) haverá a fazer.

Enquanto não alterarem a lei para retirar deste processo a aberração que são estes CEME's, vamos continuar a falar sempre do mesmo... Cada vez estaremos mais isolados do resto da Europa.

Se à partida temos um mercado pequeno e pouco "apetecível" para operadores estrangeiros, assim será quase impossível, esperemos que surge alguma disposição europeia o quanto regular este sector fundamental para o crescimento da mobilidade sustentável!

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Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por jfr2006 » 22 jul 2019, 10:57

Este regulamento é machadada final para matar a mobilidade eléctrica que apenas interessa ao governo para as noticias e para o fazer ver. Na prática não lhes lhes interessa nada, pois representa uma perda enorme de impostos e taxinhas vindas dos produtos petrolíferos.. :twisted: :evil:

Na prática só vai restar uma alternativa: Tesla para quem puder chegar a eles :evil:

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Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por BrunoFonseca » 22 jul 2019, 11:08

"Assim, a presente consulta pública refere-se ao RME, abrangendo, fundamentalmente, as matérias anteriormente previstas para o Manual de Procedimentos da Atividade da EGME.
A consulta pública decorre até ao dia 2 de setembro de 2019, prazo no qual todos poderão enviar contributos sobre a proposta apresentada pela ERSE.
Os contributos podem ser enviados por email, correio ou fax para os seguintes contactos:
• Endereço eletrónico: consultapublica@erse.pt
• Morada postal: Rua D. Cristóvão da Gama, 1 3.º andar, 1400-113 Lisboa
• Fax: 213033201"

Está na hora de sermos nós a "contribuir" para a alteração do RME.

"A ERSE terá em conta os contributos quando elaborar a versão final do RME. Juntamente com a aprovação e publicação da versão final do regulamento, a ERSE disponibiliza igualmente um documento onde são identificadas as matérias que suscitaram comentários, respondendo de forma justificada aos mesmos e indicando, sempre que possível, se foram ou não considerados na redação final."

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Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por BrunoAlves » 22 jul 2019, 12:14

Não há contribuição que possa valer, porque como disse o mjr o regulamento tem de estar de acordo com a legislação actual. E essa obriga a CEME, MobiE, etc...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por BrunoFonseca » 22 jul 2019, 12:33

BrunoAlves Escreveu:
22 jul 2019, 12:14
Não há contribuição que possa valer, porque como disse o mjr o regulamento tem de estar de acordo com a legislação actual. E essa obriga a CEME, MobiE, etc...
Talvez as contribuições sirvam para abrir as portas a uma revisão da legislação.
Seja como for, os 2000€ de garantia por posto são um absurdo.

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